Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jani Andrade Saboia
Noiva Master Maio 2019 Piauí

Curso de Noivos e Abertura do processo | Como funciona?

Jani Andrade Saboia, dia 12 de Fevereiro de 2019 às 10:10 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 13

Brides Smiley heart Tudo bem com vocês?
Hoje quero falar de algo que muitas noivas talvez não saibam como funciona direito, que é o curso de noivos e o procedimento de abertura do processo para o casamento.
O curso é pré requisito para poder dar entrada no processo do casamento religioso (me refiro aqui sobre a igreja católica, não sei os trâmites em outras religiões), e o processo é o ato de validação para poder casar na igreja. No caso se não cumprir essas etapas, fica inviável o casamento religioso.

giphy.gif
Vamos falar primeiro sobre o CURSO DE NOIVOS:
- Os noivos devem fazer o curso de noivos antes de iniciar o processo na igreja, o certificado do curso é um dos documentos exigidos. Eu e meu noivo faremos o curso no final do mês de fevereiro.
- O curso é realizado, na maioria das vezes, na igreja onde você irá casar. No meu caso, por ser capela (e apenas as paróquias que fornecem esse curso) farei o curso em uma paróquia.
- Neste curso é ensinado sobre a importância do casamento e principalmente da igreja na vida dessa nova família que se formará muito em breve. No curso de noivos, o casal assiste a palestras e testemunhos de outros casais, assim como de médicos, psicólogos e sacerdotes.
Além do mais, no curso são ensinadas as diferenças entre o casamento no civil e o casamento no religioso.
- A duração do curso tem uma variante grande, o que eu farei dura 3 dias (cerca de 4 horas cada dia).
- O curso de noivos deve ser realizado no mínimo 06 (seis) meses antes do casamento para que os casais preparem-se para a vida a dois, até porque a validade do curso é de 6 meses. Nós estamos fazendo um pouco cima, pois os cursos que tiverem no inicio de janeiro caiu em uma data que não estávamos disponíveis.

PROCESSO DO CASAMENTO - PAROQUIA:
- A abertura do processo deve se dar na paróquia da noiva ou do noivo
- Antes de dar entrada no processo, marque uma audiência com o padre e fale sobre o casamento e os documentos necessários (tire todas as suas dúvidas)
- Documentos exigidos: irei listar o que nos foi exigido, essa lista de documentos pode variar.
- Licença (transferência) de paróquia, necessária quando o casamento será em paróquia diferente de um dos noivos;
- Cópias autenticadas do RG e CPF do casal;
- Certidão de batismo dos noivos (ATUALIZADA);
- Certidão de casamento civil;
- Cópia de comprovante de residência;
- Certificado do curso de noivos;
- Carta do padre e cópia da identificação
presbiteral (caso não seja o padre da própria paróquia);
- Taxa da igreja (ESSE EU PAGUEI NA CAPELA QUE IREI CASAR)
- Ficha de duas testemunhas, que não pode ser pai, mãe nem menores de 18 anos. A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas.

- Após a abertura do processo, o padre da paróquia marcará a entrevista com os noivos, para validar todos os trâmites;
- No meu caso, a paróquia encaminhará toda essa papelada com o aval do padre certificando que estamos aptos a casar no religioso. E então é só aguardar o grande dia!

Noivinhas, espero que tenham gostado do debate. Lembrando que isso é para igreja católica, não sei como acontece nas outras religiões.
Minha dica: procure todas as informações com a secretaria da sua igreja. Algumas coisas podem variar!
Qual dúvida, estou aqui.
Beijos
Smiley heart

13 Respostas

Última atividade por Luciana, dia 12 de Fevereiro de 2019 às 20:14
  • L
    Noiva VIP Setembro 2019 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Válidas todas as informações. Tb vou correr para preparar toda documentação. O curso de noivos faremos em maio. Ja conversamos inicialmente c o padre. 🤗

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Anos mesmo, pois a igreja meio que estabeleceu o prazo minimo para o curso. Igreja não, as pastorais da família.

    • Responder
  • Irene
    Super Noiva outubro 2020 Paraná
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim 1 dia e não é o dia todo, e isso é coisa de anos atrás, meus pais e meus sogros que são de cidades diferentes fizeram em 1 dia, aqui o tempo varia de uma igreja para outra, umas mais e outras menos 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Só ficou muita coisa porque falei muito..rs!
    Porque em resumo: cópias dos documentos, comprovantes de residência, certificado curso de noivos e certidão do casamento civil (caso não seja casamento religioso com efeito civil).
    No caso você também irá precisar da carta do padre, mas isso é simples. Pelo menos você já tem o padre, nós ainda estamos procurando.
    Beijos.

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    1 dia? O dia todo né, porque curso de noivos ministrado em um dia não prepara ninguém para receber o sacramento.
    Já vi estados vizinhos que o curso chega a durar até um mês (aos finais de semana).
    Igreja = paróquia, que é diferente de capela. Pelo menos é o que eu sei...rs!
    A taxa do casamento diferente na paróquia está inclusa no pagamento da igreja/capela que irá casar.
    Irei casar na capela onde fica a sede da arquidiocese. Smiley heart

    • Responder
  • Julia Almeida
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Julia Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ufaaaaa, noivinha!!! Quanta coisa!!! Queremos que um padre amigo nosso que mora em Recife venha pra cá, quero só ver esse tramite...

    • Responder
  • Irene
    Super Noiva outubro 2020 Paraná
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa duração de 3 dias? Aqui existe as que fazem em 1 dia, e pode faz em qualquer igreja, não vamos casar na igreja do bairro mas podemos fazer o curso aqui, mas tem também a taxa de transferência de paróquia caso não case na paróquia que frequenta 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A gente tem que ser otimista..rs!
    Pensamento positivo atrai coisas boas.
    Beijos!

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Liiinda, obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • Paloma
    Noiva Esperta Agosto 2020 São Paulo
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que você enxerga assim, torna as coisas mais fácil. Meu noivo e eu também somos católicos praticantes, inclusive nos conhecemos na catequese.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master outubro 2019 Distrito Federal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ahhhhhhhh melhores dicas são as dela ♥

    obrigada noivinha..

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda tem a reserva da data. Bem, ao meu ver não é burocrático. De exigência a única coisa que pede é o curso de noivos e a cópia da certidão de casamento (isso se não for casar no religioso com efeito civil), de resto são apenas cópias dos documentos. Não sei o que tem de burocrático nisso..rs!
    Não sei se é porque sou católica praticante e já sabendo disso, não acho "burocrático".

    • Responder
  • Paloma
    Noiva Esperta Agosto 2020 São Paulo
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No momento, estou no aguardo da abertura do Calendário 2020 para poder marcar a data. Muito obrigada pelas informações, se casar na igreja é mais burocrático que se parece
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas