Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Beca
Noiva Ativa Maio 2022 Rio de Janeiro

Curso de Noivos - Noivas católicas do rj

Beca, dia 14 de Novembro de 2021 às 20:39 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 28

Olá noivinhas,


Gostaria de partilhar uma experiência e saber se alguém passou por algo parecido. Vou casar no ano que vem em uma capela em outro bairro, mas estou fazendo o curso de noivos na paróquia próxima da minha casa (não vou citar o nome).


Eu fui criada na fé católica, tenho quase todos os sacramentos e estou buscando o Matrimônio. Conheço a doutrinha da Igreja.

Eu e meu noivo começamos o curso há três semanas. Eu já esperava ouvir algumas coisas desagradáveis, mas, infelizmente, está sendo bem difícil para nós. São palestras de quase 3 horas de duração que só reforçam coisas como: "A mulher não deve trabalhar", "Vocês devem ter quantos filhos Deus quiser".


Eles falam que podemos fazer perguntas, mas os palestrantes falam tanto que, no final, nunca dá tempo de ninguém falar nada. Nem dá tempo de interagir com outros casais.


Eu esperava que dessem mais dicas práticas para o dia-a-dia. Porém as palestras são realmente forçadas. E olha que eu já muita coisa dentro da igreja...


O curso de vocês foi assim?




28 Respostas

Última atividade por Dayane, dia 15 de Dezembro de 2023 às 18:11
  • Dayane
    Noiva Novata Junho 2024 Rio de Janeiro
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde Renato , por favor , você pode me oferecer o contato da igreja ?
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Novata Junho 2024 Rio de Janeiro
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde Nathalia , por favor , você poderia me oferecer o número da igreja . Caso no primeiro semestre de 2024
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Novata Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde. Pode me passar o nome da paroquia de mage de 1 dia e a de Botafogo online?
    • Responder
  • Beca
    Noiva Ativa Maio 2022 Rio de Janeiro
    Beca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal, Nathalia Smiley smile A fase mais difícil foi o curso e graças a Deus já passou. Agora estou na contagem regressiva porque caso em maio. Já estamos com a documentação certinha.

    • Responder
  • Cibeli
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Cibeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Luiza,

    Eu fiz na própria paróquia que irei casar, fica aqui em São Paulo. Normalmente a igreja que você vai casar ou faz o curso ou te encaminha para um igreja que tenha.

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Novata Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, pode indicar em qual paróquia você fez?
    • Responder
  • Renata
    Noiva Novata Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, acredito que este curso que iniciou agora em março já não tenha mais vagas. Mas sabe se iniciará um próximo curso nesta igreja em breve?

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Novata Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, infelizmente não tem mais vagas. 😢
    • Responder
  • Renato
    Noivo Novato Abril 2022 Rio de Janeiro
    Renato ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Nathalia, consegue me passar o telefone da igreja para o curso agora de março??

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Novata Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    ****
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Natália, me manda seu número, por favor. Smiley smile


    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Novata Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Me chama no zap que te coloco no curso de noivos on line que vai até agora em março na paróquia de Botafogo. ****
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Novata Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas vai ter um on-line na paróquia de Botafogo. Dei preferência pra esse, por causa do meu trabalho. Se quiser te indico. Começa em março e dura 6 dias, os 6 dias são on line e a noite. 1:30 de duração, aí no dia 20/3 pegamos o certificado na missa
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Novata Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em Magé-Rj


    • Responder
  • J
    Noiva Novata Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Nathalia, boa noite. Onde você conseguiu o curso de 1 dia? Em qual igreja?
    • Responder
  • Beca
    Noiva Ativa Maio 2022 Rio de Janeiro
    Beca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que o casal era legal. Na minha paróquia, o casal que coordenou era bem jovem, mas tinha esses pensamentos. O pároco passa a impressão de "moderno", mas deixa esse pessoal tomar conta, fazer o que, né? Pelo menos o curso já acabou rsrs.

    • Responder
  • Cibeli
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Cibeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa Beca, que horror!

    Eu fiz o curso aqui em São Paulo, próximo a minha casa. O curso foi virtual, devido a pandemia, e foi bem legal! O casal que ministrou o curso era bem dinâmico e "pra frente" os temas abordados foram: o sacramento do casamento, vida conjugal, organização familiar e financeira e etc.

    Acho que o dirigente dessa paróquia deve ser bem antiquado, pois isso reflete muito na condução das coisas.

    • Responder
  • Beca
    Noiva Ativa Maio 2022 Rio de Janeiro
    Beca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, Beatriz. Pelo visto, sua experiência foi ainda pior do que a minha.
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Constante Fevereiro 2022 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu fiz a minha em outra cidade, outro estado e foi uma experiência quase horrível. Eles chegaram até quase comparar sexo entre animais (zoofilia) com casais homossexuais. Neste dia eu perdi até o sentido de tão nervosa que eu fiquei. Além de falarem que quando um homem bate em mulher precisa conversar na igreja, pois não pode haver separação, que aborto mesmo sendo estupro era porque Deus tinha um propósito para aquela vida. Foi extremamente difícil!

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Novata Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Beca, o curso de noivos que vou fazer é de apenas 1 dia.
    Depois disso marcamos apenas com o padre para uma conversa mais pessoal. Mas conheço outras pessoas que fizeram o curso e foi bem legal, dinâmicas ,brincadeiras,palestras,conhecer mais sobre a religião e por aí vai. Mas tenha fé, td vai da certo.
    • Responder
  • Beca
    Noiva Ativa Maio 2022 Rio de Janeiro
    Beca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Jaque! Obrigada pela dica Smiley smile
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Beca.

    Eu fiz meu curso de noivos em outro estado, mas digo que nosso curso foi muito bom! os temas foram passados não de uma forma impositiva, mas de uma maneira a trazer para nós o conhecimento da verdade e das condições essenciais do matrimonio enquanto sacramento. Foram abordados os temas sobre abertura a vida, condições de nulidade matrimonial, organização financeira na vida familiar, a harmonia do casal e etc. Eu sugeriria que voce e seu noivo procurassem um padre para auxiliá-los com relação aos temas que incomodaram voces ou que deixaram duvidas para que voces possam ir ate o sacramento bem orientados e entendidos dos temas.

    • Responder
  • Rosana
    Noiva VIP Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada!!! tente buscar outra igreja se possível!
    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiii Beca, não moro na mesma localidade que vc mas fiz o curso recentemente... e posso te passar minha experiencia.

    Por aqui foram 04 encontros com palestras de 01:30 de duração, as duas primeiras eu gostei bastante, a primeira foi ministrado por um diácomo e falava do sacramento do casamento mesmo, achei muito bom saber de alguns detalhes e a história envolvida, a segunda falava sobre a vida conjugal mesmo, e foi dada por uma pessoa da igreja, muito gente boa... e que trouxe um momento muito lindo de conexão entre os casais.

    Confesso que os dois ultimos dias foram meio dificeis pelos temas, paternidade responsável e métodos naturais, não gostei da forma que fizeram, e trouxeram um casal que acho que mais assustou a galera do que inspirou ( a moça teve 04 abortos, 02 natimortos e 01 filho que sobreviveu ), achei a história de vida linda, mas não sei se pra noivos era a melhor opção...

    Realmente, esses cursos as vezes soam meio fora da realidade, forçados até, mas como vc mesma disse, nós que já estamos na igreja a algum tempo sabemos como funciona, foca nas coisas boas do curso, e vamos que vamos.

    Smiley heart

    • Responder
  • Beca
    Noiva Ativa Maio 2022 Rio de Janeiro
    Beca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelas dicas Smiley smile
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa Beca, nosso curso foi MUITO legal! Sugiro que vcs complementem lendo livros legais sobre o tema. Tem vários legais como os que falam dos santos casados como Nos passos de São Luís e Santa Zélia; Amor que dá a vida; O método Billings... Se possível, procurem tbm o pároco da Igreja ou a secretaria pra partilhar sobre essas dificuldades e ajudar outros casais. Talvez esteja faltando uma preparação melhor para os palestrantes 😘
    • Responder
  • Beca
    Noiva Ativa Maio 2022 Rio de Janeiro
    Beca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Rosana. Obrigada pela sua respostas. Fico feliz em saber que pode ser diferente rsrs

    • Responder
  • Rosana
    Noiva VIP Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Beca, o curso de noivos que eu fiz foi bem legal, os palestrantes tinham história de vida na igreja, fizeram dinâmicas o dia foi dividido em temas legais, como: organização familiar, organização financeira... nada foi imposto ou ordenado... existem pastorais que não tem o dominio do tema... ai acabam nos assustando, pois sabemos que o dia a dia não é assim.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas