Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Raíra
Noiva Master Novembro 2016 São Paulo

Curso de noivos - o que é?

Raíra, dia 15 de Dezembro de 2015 às 11:30 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 23

Bom dia noivinhas e noivinhos!!!

E ai como estão os preparativos???

Quem ai vais e casar na igreja católica???

Bom, quem tomou essa decisão, automaticamente faz a opção de fazer o curso de noivos, que na Igreja Católica Apostólica Romana é obrigatória nessa fase. Como eu e meu noivo fizemos essa opção, procurei saber um pouco mais sobre este curso.

O curso de tem validade de 1 ano.

Curso de noivos - o que é? 1

O que é o curso de noivos?

É um curso oferecido aos casais que irão se casar sob a doutrina católica. Para a Igreja, o matrimônio é um sacramento muito importante. Espera-se que ambos se amem de maneira a consolidarem a união, caminhando a santificação e a vida eterna.

Por mais que haja o divórcio (lei dos homens), a união dos noivos permance indissolúvel perante Deus.

Objetivos do curso

Por mais que alguns encarem apenas como um burocracia da igreja, o curso tem por objetivo preparar o novo casal para as dificuldades do casamento, aconselhando-os a resolverem os problemas de acordo com os ensinamentos católicos.

O que a Igreja busca é aconselhar, e de certa forma preparar os noivos para a futura vida a doi, uma vez que a vida muda brutalmente após a união. Assuntos como a cumplicidade, a vida sexual, a participação do casal na Igreja são alguns dos temas abordados.

Para a Igreja é errado casar na Igreja e depois nãos eguir aquilo que ela prega. Se o casal não tiver maturidade para entender aquilo que o casamento implica, é melhor pensar duas vezes antes de dizer o "sim", ainda mais se for na Igreja.

Sabia que aqueles casais que não pensam em ter filhos não deveriam se casar na Igreja?

Afinal, o sexo na Igreja vai além do prazer, acima de tudo vem a procriação.

Minha visão em relação ao curso é que sim, ele serve como preparação para a futura vida a dois, que mesmo que estamos o tempo todo juntos, após o casamento ainda teremos responsabilidades diferentes, que dificuldades surgirão, e que acima de tudo que se esquecemos que Deus está ali para nos ajudar, que orar ainda é um dos melhores conselhos.

Acho super válido o curso e não vejo a hora de fazer o meu.

Esse debate explica um pouco sobre o curso ministrado pela Igreja Católica, mas tenho curiosidade se outras religiões também oferecem esse tipo de orientação.

Diz ai noivinhas como é na sua igreja?

23 Respostas

Última atividade por Lyllyan, dia 13 de Fevereiro de 2020 às 17:07
  • Lyllyan
    Noiva Novata Fevereiro 2020 São Paulo
    Lyllyan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas então tenho uma dúvida eu sou de outra religião e meu noivo é católico mais vou casar na igreja católica por ele
    Eu preciso ser católica pra fazer esse cursinho ? Ou batizar na igreja pra poder fazer? ou não tem problema eu ser de outra religião e fazer o curso ?
    • Responder
  • Tracy
    Super Noiva Janeiro 2016 Paraná
    Tracy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que linda esta imagem noivinha, diz tudo mesmo.

    Meu noivo e eu já o fizemos e foi mesmo um dia abençoado e emocionante.

    • Responder
  • Léia
    Noiva VIP Maio 2016 Espírito Santo
    Léia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na minha paroquia o 1º encontro é com todos os casais, depois passa a ser com a pastoral familiar, que faz o acompanhamento até o dia do casamento, sendo esse apenas com o casal. O primeiro foi em novembro, os proximos serão em 2016.

    • Responder
  • Francyane
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Francyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha o curso é muito bom sou da igreja Comunidade Evangelica Rhema e la tem o curso mais e 3 meses e muito bom, eu recomendo, aprendemos muitas coisas.

    • Responder
  • Roberta
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noiva, o nosso curso foi ótimo, valeu muito a pena, ouvimos muita gente legal, o dia passou voando ...

    Foi bem deiferente do que eu imagina (imaginava uma coisa chata e massante).

    Boa sorte! Smiley smile

    • Responder
  • Ainoa e Rodrigo
    Noiva Esperta Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Ainoa e Rodrigo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    EU vou casar no religioso.cristianismo.acho legal ease curso. MAs Como o mim ele nao é algo obrigatorio descartei. MAs acho muito legal
    • Responder
  • Stefanie
    Super Noiva Setembro 2019 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou da Catolica Apostólica Romana E tbm estou ansiosa pelo curso. Obrigada por dividir conosco noivinha Beijos
    • Responder
  • Mari
    Top das Noivas Setembro 2016 São Paulo
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não vou casar no religioso. Conhecia por alto esse curso de noivas, obrigada por compartilhar conosco.

    Bjks

    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva Dezembro 2017 Amazonas
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou Adventista do Sétimo Dia e cooooom certeza vamos fazer o curso de noivos. E dos de casamos vamos sempre ir aos encontros de casais e congressos sobre família tbm com ceeeerteza, super importante, e minha igreja querida valoriza muito isto *-*
    • Responder
  • Daiana
    Noiva Constante Novembro 2016 São Paulo
    Daiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou me casar na Católica! Todos noivos que já fizeram o curso amaram, disseram que ajudou muiito. Não vejo a hora
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Setembro 2016 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na igreja em que irei me casar parece que é somente um dia, vou me informar direito no começo do ano que vem. Deve ser muito interessante, pois fala da união de um casal perante a Deus, e isso é muito importante.
    • Responder
  • Raíra
    Noiva Master Novembro 2016 São Paulo
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que não tem problema, pq é só 1 mês de diferença, provavelmente a paróquia aceite

    • Responder
  • Denise
    Noiva Esperta Julho 2016 Rio de Janeiro
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc falou que tem validade de 1 ano, eu entendi duração de 1 ano, hahaha. Mas agora fiquei pensando, fiz o curso em agosto/2015 e me caso em setembro/2016... Smiley surprise
    • Responder
  • L
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou procurar saber direitinho!! Smiley smile depois conto aqui..

    • Responder
  • Raíra
    Noiva Master Novembro 2016 São Paulo
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, o seu curso são vários dias, na minha comunidade são 2 dias ou 1 dia, sempre de fds

    • Responder
  • Raíra
    Noiva Master Novembro 2016 São Paulo
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Le, acho que vc pode participar mesmo não casando na igreja, procura saber na sua comunidade

    • Responder
  • Denise
    Noiva Esperta Julho 2016 Rio de Janeiro
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O curso é muito edificante! Pena que o nosso durou só 1 mês... Foram 5h de curso em todos os sábados de agosto. Mas mesmo assim valeu muito a pena, a gente sai outra pessoa de lá, com muito o que refletir, o que colocar em prática, enfim, vc vai amar quando fizer!
    E engraçado que na minha turma tinha um casal que o tempo reclamava que a hora não estava passando, que estavam perdendo o sábado deles... Acredita?! Tiveram momentos tão bons e não souberam aproveitar, uma pena!
    • Responder
  • L
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha sou católica, e queria mtooooo participar do curso de noivos que a igreja oferece, porém não vamos nos casar na igreja!! :/ devido a religião dos pais do meu amado.. Mas acho isso super importante! Pois devemos ter Deus na frente do nosso relacionamento, como base, para que ele caminhe conforme a nossa vontade e vontade dEle. Beijo

    • Responder
  • Raíra
    Noiva Master Novembro 2016 São Paulo
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Estou ansiosa pelo meu, tenho certeza que sairei renovada. Abençoe a nós todas

    • Responder
  • Raíra
    Noiva Master Novembro 2016 São Paulo
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Basicamente é o mesmo fundamento né, que não devemos banalizar esse sacramento tão importante, não pensar nele apenas como um dia de festa, de realização de um sonho, mas sim de uma nova vida com base em Deus

    • Responder
  • Marlely Luis
    Super Noiva Fevereiro 2016 Pará
    Marlely Luis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso mesmo Noivinha amei o meu sair de lá com novo pensamento.. muito importante cada conselho.. que Deus te abençoe Noivinha
    • Responder
  • Y
    Noiva Master Abril 2018 Ceará
    Yana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah e Deus abençoe seu casamento, noivinha! Acho o curso muito importante e espero que vc e seu noivo se edifiquem bastante na fé através do curso :* bjoos
    • Responder
  • Y
    Noiva Master Abril 2018 Ceará
    Yana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, eu sou evangélica. No meu caso, o curso vai mais pró lado do aconselhamento e de ensinar o que a bíblia diz sobre casamento. Os papéis que cada um deve executar, como resolver impasses e conflitos, enfim, como colocar Deus acima de tudo no relacionamento Smiley smile acho legal tb falar de divórcio pq hoje em dia é banalizado... E não era pra ser. Mas TB é importante ensinar valores como respeito, carinho, consideração e sobretudo fé. Acho muito importante esse curso pq n é burocracia, é colocar Deus na frente de tudo, principalmente do relacionamento, da união do casal e entregar a futura família nas mãos dEle Smiley smile
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas