Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Larissa
Noiva Master Setembro 2018 São Paulo

Curso dos noivos: Ensinamentos para a vida do casal!

Larissa, dia 21 de Maio de 2018 às 08:45 Publicado em Fórum Organizar um casamento 6 26

Olá comunidade!


Como foi o final de semana de vocês? O nosso foi bem corrido, e cheio de reflexões. Pois, nesses final de semana, fizemos o curso dos noivos.

Para quem não sabe, a igreja católica, exige que os seus fiéis façam o curso antes do casamento.

Eu não entendia o porquê disso, mas depois desse final de semana, tudo ficou muito claro.

Se o casal é católico, eu sugiro que façam esse curso. Se o casal não é, eu sugiro que tirem um tempinho para discutir alguns assuntos, que por vezes são ignorados no namoro, e depois do casamento, se tornam motivos para a separação. Smiley winking

Para evitar dor de cabeça no futuro, vou apresentar alguns assuntos importantes pra vocês discutirem com o noivo (a) de vocês. Façam o teste, e depois me contem como foi. Combinado? Smiley laugh



Vamos as dicas!!!!


Mesmo com a correria do casamento, separe um dia na agenda, para vocês discutirem alguns assuntos importantes. Eu indico, que façam isso longe de casa. Pois, em casa há muitas distrações que podem tirar o foco dessa conversa. Façam um piquenique, ou vão para uma praça, ou algum lugar sossegado, e longe de distrações.


Perguntas para serem discutidas:



1- Porque vocês estão casando?


Para ser feliz? Porque eu amo meu noivo (a)? Porque eu quero uma família? Porque é meu sonho?

Resposta do Padre: Se vocês estão casando por todos esses motivos acima, vocês estão ERRADOS! É importante você ser feliz? SIM! É importante vocês amarem o seu parceiro (a)? SIM! Mas, o casamento se concretiza mesmo, quando casamos para fazer o OUTRO FELIZ. Vocês estão dispostos a isso? O seu parceiro (a) está disposto a isso? Mesmo nas vezes, que o parceiro (a) te machucar? REFLITAM!!!!!


2- Vocês pretendem ter filhos? Como vocês estão se preparando para isso?


Se o seu parceiro (a) não quer ter filhos, mas você quer, então vocês precisam discutir isso agora, e encontrar uma solução. Pois, se deixarem para decidir isso depois do casamento, pode dar problema, e pode ser um dos motivos do divórcio.


3- Como está o controle financeiro de vocês? Como vão se organizar depois do casamento?


Resposta da Palestra: A crise financeira, é o segundo maior motivo da maioria dos divórcios. Então, vocês precisam se organizar e planejar, para não passar sufoco. Além disso, vocês precisam ter CONFIANÇA um no outro, TRANSPARÊNCIA, PARCERIA, e COMUNICAÇÃO. Não há espaço para o que é meu e o que é seu, e sim, o que é NOSSO!


Dinâmica: Em um pedaço de papel, cada um deve escrever UM SONHO particular, que seja possível realizar, com um bom planejamento financeiro. Não deixe o parceiro (a) ler antes! Depois, vocês trocam os papéis.


Conclusão: A partir de agora, o sonho do seu noivo (a), é o seu sonho, e vice-versa. Isso é amar! Isso é o casamento! E depois que vocês conseguirem realizar esses sonhos, vocês refaçam essa dinâmica.


4-Com qual regime de bens vocês pretendem casar? Porquê?


Pensem bem nesse tópico... É importante que tudo fique bem claro, para ambas as partes. Reflitam sobre essa parte burocrática. É melhor agora, do que depois, não é mesmo? Até porque, para trocar o regime de bens depois do casamento, é uma canseira.


5-Específico para casais cristãos - Como está a vida de oração de vocês? Vocês estão orando juntos? Um pelo outro? Vocês acreditam em Deus? Vocês têm FÉ? Como vocês vão educar os filhos na igreja? Porque estão casando na igreja?


É isso pessoas! Reflitam bastante sobre isso! Pois, casamento não é fácil, e nem um conto de fadas! É preciso muito respeito, mútuo perdão, confiança, e amor, para superar os obstáculos que vocês devem enfrentar juntos.


Até o próximo debate, beijão....Smiley kiss

26 Respostas

Última atividade por Caroline, dia 24 de Fevereiro de 2020 às 18:20
  • Caroline
    Noiva Constante Janeiro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Legal
    Gostei muito
    • Responder
  • Verônica
    Noiva Ativa Setembro 2023 Minas Gerais
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não sou católica nem cristã, logo não farei curso. Mas vim conferir as dicas, por que assim eu posso pensar nesses tópicos que muitas vezes a gente ignora durante o namoro. Bom eu já moro com minha noiva e mesmo assim as dicas foram super úteis! Amei principalmente a de compartilhar um sonho particular. Achei incrível. Obrigada pelas dicas e felicidade ao casal

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal ter esse feedback do curso, estamos ansiosos para fazer o nosso.

    • Responder
  • Mayra
    Noiva Constante Julho 2021 Espírito Santo
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo, vou salvar aqui.


    • Responder
  • Caroline
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou ansiosa para realizar esse curso com o meu noivo. Acredito que irá contribuir muito como pessoa e consequentemente para o nosso casamento.

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Constante Março 2020 Minas Gerais
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Algumas igrejas evangélicas, como a minha por exemplo, também dão o curso de noivos.

    Só podemos realizar o casamento na igreja se tivermos concluido o curso, mas independente da escolha for casamento só no civil ou civil+ religioso, eu aconselho a todos fazerem, realmente é um divisor de águas!

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah sim! Pensei que fosse todos os dias. Nós fizemos um final de semana todo. E realmente, não tem como sair de lá a mesma pessoa. Smiley smile

    • Responder
  • Brenda
    Noiva VIP Abril 2019 Santa Catarina
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Foram durante 3 meses, todos os domingos das 13:30 as 18:00... cada semana era tratado um tema diferente. Foi beeeeeeeem bom!

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal, Brenda!

    3 meses? Deve ter sido intenso ein? Mas, são ensinamentos tão importantes. Smiley smile

    • Responder
  • Brenda
    Noiva VIP Abril 2019 Santa Catarina
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Lari!

    Que legal, eu nao sabia que a igreja católica exige isso. Nós somos evangélicos e fizemos durante 3 meses o curso de noivos, realmente foi muito bom. Nos ajudou a abrir os olhos para diversas questões... durante o período do curso até nos conhecemos mais.

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fica tranquila! Quando menos esperar, já está aí. Passa tão rápido. rsrsrs

    • Responder
  • N
    Noiva Constante Julho 2019 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou ansiosa pra fazer, mas só é permitido 6 meses antes do casamento.

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que ajudem vocês... Beijos Smiley kiss

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom, Reh!

    Vocês vão amar! Desde já, é possível refletir sobre esses assuntos. Smiley smile

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Lari!

    Eu também não sabia! Smiley ups

    Foi muito importante! Questões que não discutimos no dia-a-dia.

    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante outubro 2020 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que dicas maravilhosas! Obrigado Smiley smile
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Me fez pensar com esse debate Lari!

    Como sempre trazendo tópicos interessante pra debate!

    Eu to bem ansiosa pra fazer o curso rs

    Mais ainda agora!

    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sim Larissa, independente da religião são ensinamentos valiosos!! Beijos ❤️
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também fiz o curso esse mês e amei! Muito bom... principalmente a parte dos filhos, eu não sabia que teria que ser feito um juramento q vc deve aceitar ter filhos, achei que poderia ser nossa escolha caso não quiséssemos ter.

    Achei o curso maravilhoso! muito bom e muito importante



    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que maravilha, Kelly! Independente da religião, os ensinamentos são importantes na vida do casal. Tenho certeza, que vocês vão amar! Beijos Smiley kiss

    • Responder
  • Andressa
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Sul
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada querida! Que Deus abençoe vocês também! Smiley smile Smiley heart

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bênção, Andressa! O curso é de extrema importância para a vida do casal. É transformador! Que Deus continue abençoando vocês. Beijão! Smiley kiss

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso mesmo, Débora! Faça sim! É ótimo! Smiley kiss

    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou crista da igreja universal e lá também tem curso p noivos, eu e o meu noivo vamos fazer dois meses antes...
    • Responder
  • Andressa
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Sul
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nosso curso de noivos foi uma bênção muito grande... acho que todo mundo que vai casar deveria fazer, independente da religião... são muitos os ensinamentos que nos passam com a experiencia deles... e no meu caso, fez meu noivo enxergar a importância de termos Deus no nosso relacionamento e então começou a me acompanhar nas missas e entendeu que devemos criar nossos filhos junto de Deus também... Não me canso de agradecer por esse curso e pelas mudanças que trouxe na nossa vida...

    • Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também vou me casar na igreja católica, tenho que fazer o curso de noivos , ainda não agendei, vou fazer mais próximo do casamento, segundo informações que recebi o certificado tem validade apenas de 6 meses.....

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas