Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carina
Noiva Principiante Julho 2023 São Paulo

Damas de honra, daminhas, madrinhas/padrinhos?? Muitas dúvidas?

Carina, dia 11 de Fevereiro de 2022 às 13:20 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 7

Oi pessoal!! Por aqui estamos no processo de consolidar a lista de padrinhos e madrinhas, e como uma boa noivinha principiante estou perdida hahah Vocês me ajudam?

1) Padrinho/Madrinha entrarem sozinhos, fica ruim? Pensamos que a pessoa é muito importante para nós, e não vemos muita necessidade de obrigá-la a entrar de casal com alguém...

2) É muito chato convidar a pessoa para Padrinho/Madrinha e o parceiro(a) dela não? Alguns dos nossos padrinhos começaram a namorar recentemente e praticamente vimos a outra pessoa 1 ou 2 vezes, daí não sentimos que faça muito sentido convidar pra ser padrinho também.

3) Vi alguns comentários sobre damas de honra adultas, mas ainda não entendi muito bem a função delas. Tenho algumas amigas que gostaria de convidar como damas de honra, mas nesse caso eu ainda assim poderia chamar daminhas crianças? Qual é a diferença de uma dama de honra pra uma madrinha?

4) 25 pessoas como padrinhos/madrinhas é muito? Eu gosto da ideia de ter poucos padrinhos, mas tá muuuuito difícil de reduzir essa lista, porque são todas pessoas muito especiais pro casal. Alguma dica? kkk

Agradeço qualquer ajuda hahah

7 Respostas

Última atividade por Bárbara, dia 13 de Fevereiro de 2022 às 11:22
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

1. Acho que não tem problema nenhum eles entrarem de forma individual.

2. Casais casados é super chato de separar e se namora a muitos anos é chato também, porque é só se colocar no lugar do outro, você ou seu marido/noivo iriam com outra pessoa como padrinhos? No nosso caso, a maioria eram casados, e eu e meu marido não tínhamos amizade com a esposa ou com o marido, mas chamamos porque fica super desagradável e a pessoa não ia gostar de não chamar o cônjuge, obviamente.

3. A daminhas adultas podem ser demoiseles, elas entram antes da noiva de forma individual.

4. Acho muita coisa sim, e dependendo de onde for casar o lugar não permite. Por aqui tivemos 8 casais

• Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha, tudo bem? Minha opinião 👇🏼
    1. Não tem problema algum você pedir para alguns (ou todos) padrinhos entrarem sozinhos. É um costume de casamentos americanos e muitas noivas aqui do Brasil tem adotado essas forma de entrada do cortejo então está super ok.

2. Se não faz sentido para vocês convidar aquela pessoa, eu não vejo o porquê convidá-la. Vocês podem explicar para a pessoa que vocês forem convidar o porque não vão chamar o(a) parceiro(a) dela e se essa pessoa gosta de vocês, ela vai entender.

3. As damas de honra são amigas/parentes da noiva que não se encaixaram como madrinha, sabe? No meu caso por exemplo, tenho duas amigas que vão entrar juntas com um buquê antes de mim. Eu queria chamar elas para serem madrinhas porém a entrada dos meus padrinhos vão ser em casal e eu não tenho um par para elas então dei uma outra função para elas, entendeu? Você pode colocar as suas para entrar com alguma plaquinha, algum item (imagem, bíblia, mini buquê) ou destinar um papel importante a elas. E não, não tem problema nenhum você ter damas adultas e daminhas crianças!

4. A regra de etiqueta recomenda 5 casais mas eu mesma vou ter 10 🤭 só precisa tomar cuidado com a quantidade de pessoas do seu casamento para não ficar muitaaa gente no cortejo, sabe? Mas assim, já vi casal com 84 casais de padrinhos kkkk então, vai de cada um né!
    • Responder
  • G
    Noiva Esperta Novembro 2022 Minas Gerais
    Geisianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Carina! Sobre entrar sozinho/a, eu acho que faz mais sentido se todos entrarem sozinhos, pesquisa por cortejo estilo americano, você vai ver com mais detalhes como é. Sobre separar casais, pra quem é de fato casado eu, particularmente acho chato, agora namorados eu também não vejo muito sentido em convidar, ainda mais se vocês não tem convivência. Sobre as damas adultas e quantidade de padrinhos, por aqui eu optei por fazer assim: 3 casais de padrinhos para cada lado (6 casais no total), 4 demoiselles (damas adultas, entrarão antes de mim) e 1 daminha e 1 pajem que entrarão com as alianças.
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Adorei as dicas! Muito obrigada Kethy!! Smiley heart

• Responder
  • Kethy
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Kethy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha...

1) Padrinho/Madrinha entrarem sozinhos, fica ruim? Não, você dar uma plaquinha para eles entrar se for solteiros ou fazer todas as madrinhas entrar sem par e todos os padrinhos sem par.

Ex: Com plaquinha de solteira

Damas de honra, daminhas, madrinhas/padrinhos?? Muitas dúvidas? 1

Ex: Todas sem par.

Damas de honra, daminhas, madrinhas/padrinhos?? Muitas dúvidas? 2

2) É muito chato convidar a pessoa para Padrinho/Madrinha e o parceiro(a) dela não? Acredito que não kkk. Minha irmã vai entrar com um amigo meu e ela começou a namorar a pouco tempo, então meu cunhado vai como convidado normal.

3) As damas de honra levam as alianças até o altar, jogar pétalas ao longo do caminho ou carregar outras coisas que os noivos preferirem. As madrinhas ou padrinhos são pessoas que além de ser importantes para vocês, possam ser pessoas que vão ajudar e dar bons conselhos tanto nos preparativos quanto na vida de casados.

4) 25 pessoas como padrinhos/madrinhas é muito? No meu casamento são 16 casais, 8 meus e 8 do meu noivo. A principio algumas pessoas acharam muito, porém eu queria todas as minhas tias por parte da minha mãe e minha irmã e meu noivo queria todos os irmão dele que são 5 e mais 3 amigos bem próximos.

Algumas pessoas vai achar exagero, principalmente na entrada, mas o casamento é de vocês e a escolha também.

• Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amei!! Muito obrigada Natália!! Me esclareceu bem esses pontos.

"Seu casamento, suas regras" = novo manta do planejamento do casório haha

• Responder
  • Natália
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha!

1- não fica ruim não, pelo que vejo na comunidade muita gente tem feito assim

2- Depende! Nós não separaremos casais casados, mas namorados não acho que precisa necessariamente convidar ambos. Meu noivo já foi padrinho sem mim (na época éramos namorados), e alguns dos nossos padrinhos serão chamados sem as namoradas/namorados

3- Acredito que você possa sim ter daminhas crianças e damas adultas, nada impede. Eu terei apenas adultas porque queria minhas amigas num papel especial no casamento e não tenho muitas crianças na família. Acho que a diferença entre dama adulta e madrinha é mais na entrada mesmo. A dama normalmente entra sozinha e com um buquezinho ou jogando flores (ou levando o que você quiser hahaha)

4- Não é muito, até então eu e meu noivo teremos 18 casais hahahaha 36 pessoas sim! Eu acho bastante, mas não conseguimos reduzir e queremos essas pessoas conosco nessa posição no dia. Seu casamento, suas regras!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas