Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Constante Abril 2021 Santa Catarina

Damas de honra e madrinhas: qual a diferença?

Cinthia, dia 25 de Fevereiro de 2013 às 08:22 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 10

Bom dia noivas! vamos começar essa segunda tirando algumas dúvidas,qual é o papel das damas de honra e das madrinhas?

Muita gente desconhece, mas há sim diferença entre esses dois termos!

Diz à tradição da Idade Média, que asDamas de honra”( “bridesmaids” ou “demoiselle”) eram asamigas da noiva que se vestiam de forma parecida e entravam antes dela no cortejo para confundir os espíritos maus e afastar qualquer energia negativa de perto da noiva. Geralmente são as amigas solteiras, que não possuem nenhum laço afetivo mais duradouro.

As madrinhas vêm com os padrinhos, em casal, em sua maioria possuem um laço afetivo ou relacionamento sério há mais tempo. Estes casais são escolhidos a dedo e a quantidade vai conforme os noivos acharem mais apropriado, geralmente os números coincidem para os dos casais de padrinhos do noivo e da noiva.

No entanto para que a cerimônia não vire uma bagunça, é preciso definir bem os papeis de cada um.

Na hora do cortejo, os padrinhos entram primeiro, seguidos pelo pai do noivo acompanhado da mãe da noiva, depois vem o noivo acompanhado de sua mãe, logo depois entram as daminhas e pajens, e antecedendo a entrada da noiva vêm as damas de honra adultas.

madrinhas-e-damas-de-honra-1.jpeg

Mais comuns nos Estados Unidos e na Europa, as damas de honra normalmente usam vestidos parecidos (da mesma cor ou do mesmo modelo) e carregam um buquê (que pode ou não ser idêntico ao da noiva).

Vale lembrar que elas não interferem na existência ou não de daminhas e pajens, pelo contrário, ambas complementam o cortejo da cerimônia.

Damas de honra e madrinhas: qual a diferença? 1

Entre as mais famosas “Damas de Honra”, algumas marcaram pelo estilo, elegância e simpatia com Pippa Middleton, irmã da duquesa de Cambridge (Kate Middleton) que despertou olhares ao usar um modelo criado por Sarah Burton, diretora criativa da grife Alexander McQueen.

Pippa foi a “Dama de Honra” da princesa Kate e como os britânicos geralmente seguem as tradições a risca, o modelo escolhido levou em consideração a crença de enganar os maus espíritos.

Damas de honra e madrinhas: qual a diferença? 2

Já as madrinhas, geralmente são as casadas ou estão em um romance há mais tempo. Mas nada aqui é regra, que isso fique claro. Geralmente as damas são em menor número e muito mais próximas a noiva, com vinculo afetivo maior (irmãs, melhores amigas, etc).

madrinhas-e-damas-de-honra.jpeg

Um detalhe importante, é que as madrinhas entram antes da noiva, geralmente são as primeiras a entrar na cerimônia.

Damas de honra e madrinhas: qual a diferença? 3

De qualquer forma se você foi convidada para ser ”madrinha de casamento” ou “dama de honra”sinta-se lisonjeada por tal convite, pois em ambos os casos, para o casal você é uma pessoa especial e com certeza os noivos desejam que sua presença faça parte da história. deles.

10 Respostas

Última atividade por Renato, dia 25 de Julho de 2013 às 03:28
  • Renato
    São Paulo
    Renato ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vejam algumas dicas de uma visão masculina...

Beijos,

Renato Soares

http://mafiadocasamento.blogspot.com.br/2013/07/daminhas.html

• Responder
  • Luciana
    Noiva Master outubro 2014 Rio Grande do Norte
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

As minhas damas vão ser adultas ,vão ser minhas amigas de infancia que até hoje somos muito amigas pessoas que eu posso sempre contar,mas tô pensando em colocar 2 crianças p/ vim antes de mim segurando as placas,seria assim entrava as damas adultas com buques e depois uma daminha(criança) com a placa (lá vem a noiva)e em seguida entrava o pagem(criança) com a placa(e ela está linda!!)e aí eu entrava!!

• Responder
  • Tamara
    Noiva Constante Maio 2014 Bahia
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super esclarecedor ^^

#Curti

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que lindo, você já tem tudo controlado. E qual a cor?

• Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley laugh

• Responder
  • C
    Cinthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim vou ter quatro damas de honrra vestidas iguais que vão entrar na frente e 8 casais de madrinhos quando eu estiver entrandoi e vai ter meu irmãozinho na minha frente carregando uma plaquinha dizendo "lá vem a noiva" e para levar a aliança vai ser minah irmãzinha!

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É verdade Van, na verdade entre os padrinhos somente dois assinam, são as testemunhas!! Muito legal esse debate.

Você vai ter madrinhas vestidas iguais? QUantas? E damas e daminhas?

• Responder
  • C
    Cinthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obriigaaada Smiley winking

• Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·