Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daniele
Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo

Dando entrada no casamento civil

Daniele, dia 26 de outubro de 2015 às 11:01 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 29

esperando

Bom diiaaa gente linda!!

Quem não fica feliz com cada passinho que se dá rumo ao GRANDE DIA?? Pois bem, sábado o noivo e eu demos entrada no casamentoo civil! Uhhuuu! \o/ Foi super rápido, ficamos mais tempo esperando do que fazendo o procedimento. Acredito que por conta da vida corrida, todo mundo só tenha tempo de fazer esse tipo de coisa no final de semana.

Pra quem tem dúvidas, procurem na internet, liguem ou vão até o cartório de vocês e peguem o máximo de informações possíveis, pois imaginem.. Vocês esperam um tempão por isso e dá algum problema na documentação? Melhor não correr o risco, né?

1 - Documentação

Para os noivos: Precisamos somente do RG e da certidão de nascimento ORIGINAL. Com esses documentos o Cartório confere se você é você mesmo, se você é solteiro(a) mesmo, se não tem nenhum impedimento para se casar.. É o que se chama de ''habilitação''. Essa habilitação é realizada perante o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do domicílio dos noivos. Ou seja, onde vocês moram. Se vocês moram em bairros diferentes, é necessário que o outro cartório também seja comunicado. Para os desavisados, a certidão de nascimento fica retida no cartório!! A certidão de casamento que será emitida terá o mesmo valor da certidão de nascimento.

Para as testemunhas: Precisam de RG ou carteira de motorista. São 2 testemunhas - uma para cada noivo. Chamei meu irmão, e o noivo chamou uma das irmãs dele. As testemunhas não precisam ser as mesmas que vão estar no dia do casamento civil. Na verdade, queríamos chamar nossas mães como madrinhas do civil, mas achamos por bem que fossem as testemunhas mesmo, pra facilitar a vida de todo mundo, já que ambas as mães tem uma certa dificuldade de locomoção.

2 - Regime de bens

Nesse processo de habilitação, o cartorário faz um memorial com a qualificação dos noivos - nome, documentos, filiação, onde mora, profissão - e informa sobre o desejo de contrair matrimônio sob o regime de bens que vocês escolheram. Escolhemos o de comunhão parcial de bens - é NOSSO somente o que se contraiu após o casamento. O que ERA meu continua sendo meu, e o que ERA dele, continua sendo só dele.

Para os outros tipo de regime (comunhão universal e separação total), os noivos precisam fazer um pacto antenupcial ANTEEEESSSS de dar entrada no civil.

3- Mudança de nome

Nessa hora também se pergunta aos noivos se há o desejo de mudança no sobrenome. Lembrando que tanto o noivo como a noiva podem acrescentar o sobrenome um do outro, desde que não descartem por inteiro seu sobrenome de solteiro(a). Conheço casais que fizeram essa troca e achei super bonito. Nós optamos por manter os nomes de solteiro.

Lembre-se também que quando houver a alteração do sobrenome, é necessário também mudar os outros documentos. Ooou andar com a certidão de casamento por aí pra comprovar que é casado.

Após conferir se toda a documentação está correta, se não há nenhum impedimento para o matrimônio, pagar as taxas devidas e escolher a data no cartório para realizar a cerimônia civil, os noivos estão habilitados para o casamento! A partir daí, os noivos têm 90 dias para casar.

Se por algum motivo, passados esses 90 dias não houver casamento, os noivos devem fazer novamente o processo de habilitação.

E só pra constar, é possível casar no civil gratuitamente, é só seguir essas dicas aqui do Luis:

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/casamento-civil-utilidade-publica--t105811

E É isso! No total, acho que gastamos 20 a 30 minutos para fazer esse procedimento, sem contar 1h30m de espera..

bhbjgyg6u

Nós esperando - mais do que pacientemente - no cartório..rsss...

Espero que tenha ajudado quem estiver com dúvidas.. Smiley winking

Besitos e boa semana pra tod@s!!

29 Respostas

Última atividade por Blenda, dia 9 de Setembro de 2019 às 10:40
  • Blenda
    Noiva Constante Janeiro 2020 Sergipe
    Blenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado pela dica, não sabia!

    • Responder
  • Elis
    Noiva Novata Julho 2019 São Paulo
    Elis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A discussão é antiga, mas só para deixar claro para se de repente alguém (como eu rs) acabar lendo isso aqui em tempos mais atuais: apesar de mencionado no texto essa possibilidade, nem pai nem mãe podem ser testemunha do civil, hein?

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não , darling!

    Só com a certidão em mãos.. Smiley winking

    • Responder
  • Thay
    Noiva Novata Maio 2018 Amazonas
    Thay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma pregunta, no mesmo dia que você da entrada na papelada, você já pode se considerar casado? Ou isso só é possivel depois da cerimônia?
    • Responder
  • Izabela
    Super Noiva Janeiro 2016 Minas Gerais
    Izabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legaaaaal, dei entrada em meus documentos hoje!

    • Responder
  • Damaris
    Super Noiva Dezembro 2015 São Paulo
    Damaris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal noivinha, marquei o meu tbm.. Foi no ínicio de outubro e tivemos sorte q foi bem rápido kkk

    Felicidades

    Bjs

    • Responder
  • M
    Noiva Esperta Dezembro 2015 São Paulo
    Mayle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que coisa ein rsrs

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigadaa!!! Smiley laugh

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Né??? Agora, como a mocinha do cartório disse, ''é só chegar no dia e dizer sim''! eehhehehe Smiley smile

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olha só, que coisa! Porque a nossa ficou lá.. o noivo até perguntou, pq ele não estava preparado psicologicamente pra deixar lá..rsssss.... o mais perdido..kkkkk..

    • Responder
  • D
    Noiva Constante outubro 2016 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ParabénsssSmiley winking

    • Responder
  • Karina
    Noiva Ativa Janeiro 2017 Rio de Janeiro
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Um grande passo já foi dado !
    • Responder
  • M
    Noiva Esperta Dezembro 2015 São Paulo
    Mayle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A minha certidão e nem a do noivo ficou retida no cartorio, eles deram um carimbo na do noivo não entendi eu perguntei para a mulher do cartorio e ela falou que fica com a gente

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que te ajudei! Mas Entra no site do cartório de vcs.. É sempre bom ter tudo beeem com calma antes.. Smiley smile

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom! Espero ter ajudado, pq é tudo muito burocrático...

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mto boas as dicas noivinha, estava td perdida rs

    • Responder
  • K
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Karoline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas noivinha!

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Uhh, tá pertinho! Depois conta como foi pra ver se tem diferença entre cartórios! Smiley smile

    • Responder
  • Susana
    Super Noiva Janeiro 2016 São Paulo
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada ajudou bastante , dia 31 vou marcar o meu
    • Responder
  • Hellen
    Noiva Ativa outubro 2016 São Paulo
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Siim, bjinhos Smiley catface
    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que ajudou!! Qualquer dúvida pergunta pro Google, liga pro cartório ou dá uma passada lá.. É bom saber tudo direitinho.. Smiley smile

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eh, eu tinha lido que o ideal era ir entre 90 e 30 dias... nunca menos.. Melhor evitar, né? Enquanto ue estava na fila teve gente com problemas na documentação... Imagina ter que voltar outro dia, perder a data que já tinha pensado ou agendado... complicado..

    • Responder
  • Dâmaris
    Super Noiva Abril 2016 Santa Catarina
    Dâmaris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, Vou seguir suas dicas então que li no outro debate pra tentar pagar menos hehe. Obrigada Daniele! Smiley winking

    • Responder
  • Hellen
    Noiva Ativa outubro 2016 São Paulo
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Precisava mesmo saber, tava cheia de duvidas! RsrsParabéns noivinha, obrigada!!
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Junho 2016 Paraná
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanta burocracia né! Muitos detalhes. Aqui em Curitiba o cartorio so libera pra marcar o civil 60 dias antes
    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Dâm's, acho que depende do cartório, mas em média custa uns 300, 300 e pouco... Smiley smile

    Porque tem várias taxas... umas 4 reais, outras de 60... outras de 300...

    • Responder
  • Dâmaris
    Super Noiva Abril 2016 Santa Catarina
    Dâmaris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aah muito obrigadaa pela explicação, tava em dúvida com isso mesmo. Qual o valor que temos que pagar?

    • Responder
  • Daniele
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com pelo menos 30 dias de antecedência, heim!!!!!

    • Responder
  • Carol Sgubim
    Top das Noivas Setembro 2016 Paraná
    Carol Sgubim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal, não vejo a hora de marcar o meu hihi

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas