esperando
Bom diiaaa gente linda!!
Quem não fica feliz com cada passinho que se dá rumo ao GRANDE DIA?? Pois bem, sábado o noivo e eu demos entrada no casamentoo civil! Uhhuuu! \o/ Foi super rápido, ficamos mais tempo esperando do que fazendo o procedimento. Acredito que por conta da vida corrida, todo mundo só tenha tempo de fazer esse tipo de coisa no final de semana.
Pra quem tem dúvidas, procurem na internet, liguem ou vão até o cartório de vocês e peguem o máximo de informações possíveis, pois imaginem.. Vocês esperam um tempão por isso e dá algum problema na documentação? Melhor não correr o risco, né?
1 - Documentação
Para os noivos: Precisamos somente do RG e da certidão de nascimento ORIGINAL. Com esses documentos o Cartório confere se você é você mesmo, se você é solteiro(a) mesmo, se não tem nenhum impedimento para se casar.. É o que se chama de ''habilitação''. Essa habilitação é realizada perante o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do domicílio dos noivos. Ou seja, onde vocês moram. Se vocês moram em bairros diferentes, é necessário que o outro cartório também seja comunicado. Para os desavisados, a certidão de nascimento fica retida no cartório!! A certidão de casamento que será emitida terá o mesmo valor da certidão de nascimento.
Para as testemunhas: Precisam de RG ou carteira de motorista. São 2 testemunhas - uma para cada noivo. Chamei meu irmão, e o noivo chamou uma das irmãs dele. As testemunhas não precisam ser as mesmas que vão estar no dia do casamento civil. Na verdade, queríamos chamar nossas mães como madrinhas do civil, mas achamos por bem que fossem as testemunhas mesmo, pra facilitar a vida de todo mundo, já que ambas as mães tem uma certa dificuldade de locomoção.
2 - Regime de bens
Nesse processo de habilitação, o cartorário faz um memorial com a qualificação dos noivos - nome, documentos, filiação, onde mora, profissão - e informa sobre o desejo de contrair matrimônio sob o regime de bens que vocês escolheram. Escolhemos o de comunhão parcial de bens - é NOSSO somente o que se contraiu após o casamento. O que ERA meu continua sendo meu, e o que ERA dele, continua sendo só dele.
Para os outros tipo de regime (comunhão universal e separação total), os noivos precisam fazer um pacto antenupcial ANTEEEESSSS de dar entrada no civil.
3- Mudança de nome
Nessa hora também se pergunta aos noivos se há o desejo de mudança no sobrenome. Lembrando que tanto o noivo como a noiva podem acrescentar o sobrenome um do outro, desde que não descartem por inteiro seu sobrenome de solteiro(a). Conheço casais que fizeram essa troca e achei super bonito. Nós optamos por manter os nomes de solteiro.
Lembre-se também que quando houver a alteração do sobrenome, é necessário também mudar os outros documentos. Ooou andar com a certidão de casamento por aí pra comprovar que é casado.
Após conferir se toda a documentação está correta, se não há nenhum impedimento para o matrimônio, pagar as taxas devidas e escolher a data no cartório para realizar a cerimônia civil, os noivos estão habilitados para o casamento! A partir daí, os noivos têm 90 dias para casar.
Se por algum motivo, passados esses 90 dias não houver casamento, os noivos devem fazer novamente o processo de habilitação.
E só pra constar, é possível casar no civil gratuitamente, é só seguir essas dicas aqui do Luis:
https://comunidade.casamentos.com.br/forum/casamento-civil-utilidade-publica--t105811
E É isso! No total, acho que gastamos 20 a 30 minutos para fazer esse procedimento, sem contar 1h30m de espera..
Nós esperando - mais do que pacientemente - no cartório..rsss...
Espero que tenha ajudado quem estiver com dúvidas..
Besitos e boa semana pra tod@s!!