Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Natalia
Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo

Data - conversão da união estável para união civil

Natalia, dia 27 de outubro de 2015 às 14:09 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 14

Olá Smiley smile

Alguém que tenha feito a conversão da união estável pro casamento civil sabe me dizer como fica a data do casamento na certidão?

Fizemos a união estável em cartório por motivos de convênio, rs, no dia 22/10/2015 com início da união estável em 14/07/2013 que foi quando começamos a morar juntos.

Quando eu converter para o casamento civil posso escolher a data em 2017 (que será o ano do meu casamento religioso) ou a data do casamento será a mesma do início da união estável, em 2013?

Estou com essa dúvida mais para efeito de licença-gala... Imagino que se utilizada a data de início da união estável, fica difícil negociar a folga, né? rs

Obrigada!

14 Respostas

Última atividade por Analuiza, dia 3 de Agosto de 2017 às 15:34
  • A
    Noiva Novata Agosto 2017 Minas Gerais
    Analuiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola, vou fazer a uniao estavel agora e vou casar em janeiro, mais quero saber se na igreja eles aceitao apenas uniao estavel sem o casmento no civil.

• Responder
  • Thamiris
    Noiva Esperta Janeiro 2016 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha só!!!! A noivinha já tá toda antenada!

Eu parei de usar depois que casei na verdade rs só quando me mandam msg diretamente entro pra responder.

Como vão os preparativos? Já marcaram data?

Se precisar de alguma coisa não hesite em me chamar hein...vc viu como a correria é grande até os últimos momentos rs

😘😘

• Responder
  • Hellen
    Noiva Curiosa Abril 2019 Distrito Federal
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que coincidência te achar aqui !!!! Smiley laugh Smiley heart

• Responder
  • Tamires
    Noiva Constante Novembro 2016 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada!!!

• Responder
  • Natalia
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Tami, que bom que gostou e foi útil pra você! Então, pelo que me parece, sim, paga-se normalmente... Vê se pro convênio não serve a versão da união estável que é feita a próprio punho e só autenticadas/reconhecidas as assinaturas do casal e das duas testemunhas! Fica infinitamente mais barato, eu só fiz a lavrada em cartório por R$ 330,00 pq foi às pressas, meu noivo levou documentos pra admissão numa quinta à tarde e a moça do RH pediu que ele levasse tudo até o dia seguinte e não tínhamos testemunhas na hora pra fazer pra nós... Para a maioria dos convênios, essa é suficiente!

Boa sorte, gatona \o/

• Responder
  • Tamires
    Noiva Constante Novembro 2016 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que ótimo esse debate.....estou querendo fazer união estável também para entrar no convenio rs, mas não sabia como funcionava....Mas fiquei com uma duvida, para fazer depois o casamento civil. tenho que pagar novamente a taxa do cartório?

• Responder
  • Natalia
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ufa, que bom! Muitíssimo obrigada, Thamiris!
    • Responder
  • Thamiris
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha é a segunda opção. Fui no cartório e saiu a certidão certinha como se fosse a do casamento mesmo. E sim, vc não é obrigada a fazer q conversão, pode só fazer o casamento civil. É o que estou fazendo.
    • Responder
  • Natalia
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelas respostas, meninas!

• Responder
  • Natalia
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas, Thamiris, a sua união estável é simbólica, ou foi reconhecida em cartório?

No cartório sei que tem duas formas:

1ª: o casal leva uma declaração a próprio punho (ou impressa) e assina junto com duas testemunhas, e reconhece firma de todos (casal e 2 testemunhas)

2ª: o casal pede a união estável no cartório, sai uma certidão do próprio cartório, com papel timbrado, igualzinha à do casamento ou de nascimento (aquela que custa R$ 330,00)

E aí essa 2ª opção é que tem a possibilidade de converter para casamento civil direto. Não sei se posso fazer o casamento civil normalmente, sem ser pela conversão... vou me informar e volto pra contar pra vocês, mas se alguém aí souber, agradeço também! rs

• Responder
  • Natalia
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelas respostas, meninas!
    Mas, Thamiris, a sua união estável é simbólica, ou foi reconhecida em cartório?
    No cartório sei que tem duas formas:

1ª: o casal leva uma declaração a próprio punho (ou impressa) e assina junto com duas testemunhas, e reconhece firma de todos (casal e 2 testemunhas)

2ª: o casal pede a união estável no cartório, sai uma certidão do próprio cartório, com papel timbrado, igualzinha à do casamento ou de nascimento (aquela que custa R$ 330,00)

E aí essa 2ª opção é que tem a possibilidade de converter para casamento civil direto. Não sei se posso fazer o casamento civil normalmente, sem ser pela conversão... vou me informar e volto pra contar pra vocês, mas se alguém aí souber, agradeço também! rs

• Responder
  • Paulla
    Noiva Constante Maio 2016 Sergipe
    Paulla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa eu não havia pensado nisso, tenho união estável por causa do apto ue compramos, mas não moramos juntos, ainda somos solteiros. ..kkkkkSmiley tongue Vou querer minha data no dia que vou casar, afff nos ajude aí tirar essa dúvida, que passou ser minha também. Smiley sad
    • Responder
  • Thamiris
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho união estável e farei casamento no cartório normalmente. Não vou converter pq não tem cerimônia e nem direito a núpcias.
    • Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou fora desse assunto ainda, espero que alguém possa te ajudar noivinha, bjos
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe