Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jessica
Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado

De: uma Ex noiva Para: Uma nova noiva 👰🏻‍♀️

Jessica, dia 2 de Maio de 2024 às 09:04 Publicado em Fórum Antes do casamento 7 27





Bom dia, meninas!


Estou desde ontem com um bichinho me cutucando para escrever esse texto! Talvez tenha alguém aqui que precise dessa mensagem, e se alguém tivesse me falado isso antes, talvez as coisas seriam diferentes!

Casei dia 06/04! Uhul! Foi tudo como deveria ter sido! Se quiserem eu faço o post mais detalhado sobre a festa, mas não é bem esse o assunto desse post…

Vamos lá -

Quando eu fiquei noiva um tempo atrás, a notícia começou a correr rápido! E as pessoas começaram a perguntar sobre como seria, se teria festa!

Minha tia foi no minha casa me contar que ja tinha vestido pra festa!

Meu vô de mais de 85 anos, me pedia bolo de casamento!

Nossos pais, religiosos, pediam uma cerimônia!

Nossa lista de convidados, enorme!

As redes sociais? Mostrando aqueles casamentos maravilhosos, chiquerrimos! E muitas blogueiras, incentivando o casamento, que Deus iria fornecer tudo! Ou aquela frase popular “só se casa uma vez!”

Os fornecedores? Também querendo que feche os pacotes mais caros e mais chiques!

Porque eu to falando isso? Eu senti uma pressão enorme de: corresponder expectativas dos outros sendo que eu nunca quis um casamento enorme, nunca quis me vestir de princesa, nunca sonhei com minha entrada de noiva.

Durante os preparativos, os fornecedores ficavam loucos comigo, porque eu aceitava de qualquer jeito, já que eu não tinha um sonho, qualquer coisa estava boa. Falava pra eles decidirem, já que eles eram os profissionais 😂 A minha cerimonialista até falava “ mas você não queria de outro jeito? Como você quer??” E eu “qualquer jeito está bom 😌”…

Resumindo: gastei um dinheiro ENORME com algo que eu nem queria tanto 🤷🏻‍♀️

Vou trazer algumas perguntas pra vocês pensarem:


1ªssima!! Você REALMENTE quer tanto um casamentão?? Segue preços de um casamento que eu vi em video de uma cerimonialista do youtube:


Casamento SIMPLES: A partir de 40k.

Casamento Medio: 130k

Casamento de Luxo: 300k


2ª perguntinha: fez sua lista de convidados? Agora se pergunte, quem dessas pessoas realmente te convida para eventos pessoais? Sabe aquele amiguinho do seu noivo que tem um filhinho, mas nunca convidaram vocês para o chá de bebê, nunca convidaram para o aniversário. Sabe aquela pessoa que você nem sabe a cor da parede da casa dela porque nunca fui convidada pra ir na casa dela? Veja ai, pessoas que não me mandaram uma mensagem nos últimos 3 meses… e vai vendo se vai diminuir a lista!


3ª perguntinha: os dois cônjuges estão na mesma empolgação pela festa? Estão alinhados? Ou a festa vai sobrecarregar um que quer e o outro só vai aparecer no dia? Ja vi casos do noivo estar muito animado e a noiva não saber de nada e na maioria das vezes a noiva fica totalmente sobrecarregada sozinha.


4º você tem um sonho maior que casar? Por exemplo: uma viagem dos sonhos para Maldivas?? Para Paris? Vou te contar que dá pra ir com o dinheiro do casamento! Hahaha


5º e final polêmico: você quer só ostentar uma festona e está dizendo que Deus irá prover? Acredito que muitas nem pediram a opinião de Deus e podem até receber um NÃO e estar ignorando, e ainda estão esperando que Deus proverá de algum jeito (no fim, acabam endividadas, sem dinheiro para uma bala! Isso não é de Deus!)


Para finalizar: me casei no civil e comecei a morar com meu marido em dezembro, e desde disso já estava me arrependendo de ter feito uma festa tão grande. O almoço depois do civil só com a familia intima, já era o bastante pra mim 💜 e esse é o MEU relato! Bjs 😘

27 Respostas

Última atividade por Melyssa Pinheiro Lopes, dia 6 de Maio de 2024 às 12:22
  • Melyssa Pinheiro Lopes
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Melyssa Pinheiro Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gabi, faz um detox das redes que isso já ajuda e muito.

    Não tenta seguir os padrões alheios. Juro pra você que a melhor coisa é fazer tudo dentro das suas possibilidades. Eu não trocaria minha festa por nenhuma outra mais cara, pq foi a que eu pude fazer, não me enrolei, não fui pela cabeça de ninguém, estou tranquila após 6 meses. Quanto aos fornecedores, o mais caro não quer dizer nada! Uma amiga gastou rios de dinheiro no casamento, e nada saiu como planejou, até familiares ficaram em pé no dia, e era um salão super renomado aqui no RJ. Outra pessoa bem próxima fez tudo como o figurino mandava, e mesmo assim a equipe cerimonial atrasou o casamento em 2 horas mesmo todos estando prontos e a casa de festas não entregou tudo que havia prometido.

    Não dá pra prever se os melhores fornecedores farão tudo certo. Não encuca com isso!

    • Responder
  • Kira
    Noiva Esperta Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas vocês duas estão certas. A questão é que esse não era exatamente um sonho dela. Quando a pessoa tem um sonho, é muito válido querer realizá-lo. O que ela quis dizer pra não se deixar influenciar por pressões externas e fazer como vc quer mesmo. Enfim, vai dar tudo certo no seu casamento e vai ser lindo noivinha❤️
    • Responder
  • SILVANA
    Noiva Novata Dezembro 2024 Paraná
    SILVANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu pensava dessa forma. Ah mais vai ser muitooóoó gasto, não vou ter dinheiro pra isso, e se eu perder o emprego, etc e tal....
    Independente se guardou dindim ou se fará empréstimo, ou fazer rifas, os gasto são os mesmos.
    Só que parei de pensar NEGATIVO. Isso é ruim, me caso em dezembro. Tudo q estou fechando, esta dando super centro, grana??? Não tenho... Mas farei uma linda festa de casamento porque sempre foi nosso SONHO, e sonhos são pra ser realizados. Trabalhamos e batalhamos todos o santo dia, millllll mas millllll vezes gastar com um sonho do que com remédios para doenças sem cura. Conheço pessoas que passaram a vida inteira trabalhando e guardando dinheiro, gastando com nada, hoje gastam com tratamentos médicos, e outros morreram jogado no asilo e não aproveitou 1/3 da grana que tinha.
    Horrível isso!!!
    Deus quer nos ver feliz, realizando nossos sonhos de forma consciente e positiva aos olhos dele... E pra mim, dane - se se não sou convidada pra festinha infantil do colega de trabalho, ou se não sei a cor do sofá da casa daquela tia que não vejo a tempos, convide quem vc quiser, faça o que puder, seja primeiramente Muito feliz em todas as escolhas. A vida é curta pra ficar lamentando pelos "SE" "MAS" e "TALVEZ".
    VAI E SE JOGA. ✌✌✌✌
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gabi,


    A experiência está sendo muito negativa pra você, eu cancelaria sem dúvidas. A festa passa muito rápido, nem vale a pena todo estresse, ainda mais com seu noivo por algo que passa tão rápido e tantos gastos! Não é possível agradar a todo mundo e infelizmente não temos dinheiro infinito para conseguir contratar tudo que queremos! Temos que ser realistas! Por isso mesmo fiz esse post! Compensa muito mais vc cancelar agora, e ficar com esse prejuízo, do que no final terminar seu relacionamento, ficar doente, não aproveitar nada e ainda sair arrependida, com um prejuízo financeiro maior ainda!!
    • Responder
  • Nara
    Super Noiva Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gabriela, uma vez eu vi o post de um psicólogo falando que o nosso grande problema é a comparação. E ele cita um exemplo, vc ganha um presente e fica super feliz pelo presente que ganhou. Depois, vc vê que outra pessoa ganhou um presente melhor que o seu. E aí o seu presente já perde o valor. Vc já não fica tão feliz com ele porque outra pessoa ganhou uma coisa melhor. As redes sociais pioram isso, estamos o tempo todo nos comparando com outras pessoas. E a grama do vizinho sempre é mais verde que a sua. Sobre a indicação de fornecedores, uma amiga minha indicou vários fornecedores e não fechei com a maioria mas não porque queria investir mais ou menos, mas porque não era o que eu e meu noivo queríamos. Minha amiga indicou uma pessoa que fazia bolo, disse que era maravilhosa e isso é aquilo. E eu não gostei do bolo. Então na minha experiência, o fato delas não fecharem com seus fornecedores não diz menos dos seus, é que não faz sentido para elas e para o casamento delas. Cada pessoa aqui tem uma realidade diferente e todo mundo faz o que consegue dentro da sua realidade, não dá para ficar comparando um casamento com o outro. E muitas vezes o casamento caro não quer dizer que foi legal. Eu acho que casamento depende das pessoas e não do valor gasto. E o casamento tem que ter a sua cara e o seu jeito, e não o da sua prima, irmã, mãe e sei lá quem.



    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Principiante Novembro 2027 Rio de Janeiro
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Contratamos um buffet em conta para 70 pessoas, em um sitio simples... eu comecei a querer colocar mais coisa e isso me deixou muito mal também... eu nao sei se só to com medo e por isso to com vontade de desistir, de fugir, ja tive vontade de fugir gente... até de terminar... minha cabeça ta louca demais... to orando, indo a igreja, ao centro espirita, fazendo terapia, para tentar me acalmar... n sei se é nervosismo por realizar algo ou se realmente eu nao quero mais, mudei de ideia, as pessoas podem mudar de ideia ne? se eu tiver me enganando?

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Principiante Novembro 2027 Rio de Janeiro
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que essas comparações foram o meu problema sabe? Eu ficava achando que meu convite era simples demais, que meu sitio era simples, preocupada com oq as pessoas iam fazer... pra piorar, uma amiga e minha irmã casam ano q vem e estão investindo mais que eu, e eu ficava me sentindo mal quando mandava algum fornecedor e elas n fechavam, escolhiam outro (mais caro) gente eu sei que isso tudo é muito infantil, mas eu to sendo sincera aqui nesse fórum porque ta me consumindo... eu ficava achando que tudo meu era pouco, sabe? medo do que as pessoas iam achar... nossa, horrivel... mas nós escolhemos algo simples e nem é tão simples assim... minha perna ta formigando nesse momento de nervoso. ta muito dificil.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Principiante Novembro 2027 Rio de Janeiro
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Comecei a me julgar, me comparar com a fulana que queria as rosas na cor tal, eu NÃO LIGO, eu escolhi uma paleta e pronto... não ligo para cada detalhe, me preocupei com a qualidade da comida e pronto... mas esse universo tem diversas coisas e eu sempre com a sensação de que to sendo insuficiente ou errada por não estar igual a "todo mundo", por não querer TUDO isso, ou com vontade de fazer mas influenciada pelos outros... me sentindo mal com minhas escolhas, pq o fotografo que eu escolhi é mais em conta que o que fulana escolheu, pq n vai ter drone, gente, ta um momento dificil demais dentro de mim... eu n consigo nem trabalhar direito (agora por exemplo to aqui).

    abri o jogo com meu noivo pq tenho medo de nao conseguir curtir o dia, ele ta disposto a cancelar tudo se eu quiser, pegar o dinheiro que conseguimos e casar depois só no civil, fazer uma viagem, mas eu tenho muito medo de me arrepender de cancelar a festa... fico pensando: se chegar o dia e eu ficar pensando: esse seria o dia do meu casamento?


    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Principiante Novembro 2027 Rio de Janeiro
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu estou pensando em cancelar a festa. Eu achava que era meu sonho porque nunca tive festa de 15 anos, achava que queria uma festa. Virou um tormento. Comecei a querer algo simples mas achar que as pessoas iam falar mal. Meu convite de padrinhos foi simples e eu ficava com vergonha, por exemplo... ficava com receio de mostrar meu sitio e as pessoas acharem simples demais. Acho que isso me fez mal. Estou desanimada, pensando em cancelar tudo e fazer só um almoço. Eu me deslumbrei também, pensei em fazer algo absurdo, enorme, achava que super poderiamos fazer algo carissimo e ter dividas, ainda bem que meu noivo me colocou a cabeça no lugar, estamos fazendo algo simples, mas eu to de saco cheio... ainda moro em outro estado e tem coisas que precisarei ir no meu estado resolver, nossa, da muita preguiçaaa.... da burocracia do cartório... eu to vivendo um inferno gente, não durmo, crise de ansiedade... comecei a questionar meus sentimentos também pelo meu noivo. MULHER. EU SÓ QUERO CHEGAR NO FINAL DO ANO E CONTAR PRA VCS QUE DEU TUDO CERTO, porque olha, nossa senhora.

    • Responder
  • Nara
    Super Noiva Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!! Teve um que falou que eu tinha que colocar a pista Paris e eu acho aquilo totalmente inseguro. Falei logo de cara que não queria. Aí falaram que tinha que por globo no teto, eu falei que não queria aquilo porque não gostava. Aí que tinha que colocar fumaça e eu não quis porque odeio aquilo também. No final, tirei um monte de coisa “extra” que eles colocam no orçamento para aumentar de valor. Mesmo agora, ainda penso que poderia ter cortado algumas outras coisas extras de outros fornecedores como o pre-wedding, por exemplo.
    • Responder
  • Nara
    Super Noiva Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opa, podemos sim!
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkkkkk se tem muita gente, fica caro pq é muita gente! E se tem pouca gente, eles cobram a mais pq aí não conseguem fazer compra no atacado e precisam ter lucro kkkkkkk eles conseguem deixar caro sempre! Por isso, vou prefirir viajar de agora em diante.
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatemente, Gi!
    Se for seu sonho, acho super válido gastar o quanto for necessário para sair do jeitinho que você sonhou!
    Tendo planejamento, tudo é possível! Muitas vezes a parte de “complementar a união” fica de lado, e pensamos nos convidados, no que as famílias querem, no que os outros vão pensar e até brigamos com nossos noivos.
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muita pressão nessa etapa! ☹️


    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, eu estava bem deslumbrada! Queria contratar tudo!!! E igual eu falei, as redes sociais nos impulsionam a fechar mesmo! Porque é um dia único! Porque dívidas, a gente paga depois! E muita gente se estrepa! ☹️ eu consegui me controlar, porém os gastos inesperados, vieram! E eu também acho que acabei me precipitando muito porque me falavam que tinha que fechar logo para não perder data!
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se ajudar alguma noivinha, já cumpri a meta 🤍
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você está igual eu então ☹️ uma trabalheira danada, algumas passam mais de anos organizando e planejando, pagando centavo por centavo e o pior - o dia C passa muito rápido! Os fornecedores tinham dificuldade de aceitar que não tinha luxo, não precisava dessa ostentação, mas sempre aparecia alguem pra falar “ah, não vai ficar bom, tem que ser desse jeito aqui”
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, exatamente! Eu encontrei fornecedores maravilhosos! Porém, realmente os valores são mais caros por tratar de casamento! Virou até piada ser noiva 🥴
    Depois pensando, eu e meu noivo não precisamos desse “marcador social” kkkkkk ou de um marcador tão grande, como eu disse no final do texto… só o civil e o almoço com nossos pais, foi suficiente! Nós tivemos ajuda de algumas pessoas, mas o valor final continuou muito alto 🙃
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro, Gabi!!
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Principiante Novembro 2027 Rio de Janeiro
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Podemos conversar?

    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu simplesmente amei seu relato! Eu amei!! É realista, é honesto e é forte. Eu digo pros meus pacientes direto que "quem não sabe o que quer aceita qualquer coisa que oferecem". Se você não se conhece, não conhece seus desejos, você precisa repensar realmente se está prota pra casar (com ou sem festa). As pessoas vão pressionar, vão impor suas expectativas, vão fazer um monte de inconveniências, se você não souber exatamente o que quer vai aceitar tudo isso e sairá num prejuízo. E seu discurso abre a possibilidade pra pensar também numa outra coisa: o quanto as empresas lucram com os sonhos das noivas? Aquele serviço custa mesmo (e vale mesmo) tudo aquilo ou esse preço é só porque é casamento? Eu compartilhei o mesmo sentimento que você teve, não sonhei em me casar, imagine com casamentão... os valores achei todos descabidos e eu ficava com muita raiva quando a justificativa do valor era "ahh, mas é um momento tão especial, vai ser o melhor momento de sua vida...", "você só vai casar uma vez...". A justificativa nunca era do custo do serviço em si, era sempre baseado na importância do momento. Tipo, o valor do bolo era altíssimo... e eu quando falava que não dava pra mim (e sim, eu não pechinchei nada, se eu achava caro eu só dizia que não dava pra mim...) as pessoas com quem orcei não falavam nada sobre preço do material, das horas de trabalho... nada era sobre o custo. Era sempre sobre "ser um dia importante la la la...". A diferença era tanta que a boleira com quem eu fechei fez um bolo incrível por um valor que chegava a ser 1/4 de alguna dos orçamentos que eu pedi para fazer exatamente o mesmo bolo.
    Eu e meu noivo decidimos fazer o casamento conscientes de que era uma festa pra ser um marcador social, mesmo que ele tenha sonhado com isso a vida toda tivemos uma conversa muito honesta sobre como esse sonho era caro e explorado pelas empresas. No nosso caso não pagamos o casamento todo, a família dele custeou metade e isso ajudou bastante... mas sempre tínhamos em mente o que queríamos alcançar : viver o marco social (falo aqui da cerimônia com festão etc) e o que era importante pra esse marco acontecer (roupas, alimentação, local, logística...) e fizemos o possível considerando isso.
    • Responder
  • Nara
    Super Noiva Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com vc! Casar também nunca foi meu sonho e agora me pergunto se não deveria ter organizado uma festa mais simples. Não vamos ter dívida, nem nada. Mas toda a organização com casamento está me deixando cansada. É muita coisa e é muito difícil escolher algo quando vc não se importa com nada disso. Eu sei claramente na minha cabeça o que eu não quero. Mas tirando isso, o resto eu não me importo. Eu quero a festa para curtir com as pessoas que gosto mas para mim, tendo comida boa, bebida boa e música boa já é suficiente. E casamento não é só sobre isso, tem toda uma coisa de ostentação de tem que ter isso e tem que ter aquilo que é cansativo.
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Curiosa Novembro 2024 Alagoas
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Necessário!
    • Responder
  • Melyssa Pinheiro Lopes
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Melyssa Pinheiro Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perfeito, Jessica.

    Antes de marcar o festão é preciso parar e pensar se você quer mesmo, e como você quer.

    Há demandas que vem de um desejo nosso, outras que são geradas quando vemos algumas coisas. As redes Sociais acabam nos mostrando muito mais coisas do que realmente queremos ou precisamos, se não tiver a cabeça no lugar vai acabar se lascando rsrsrs

    Fui muito feliz com minhas escolhas, não me deslumbrei com nada, não gastei mais do que podia e queria, no dia seguinte não tinha mais nada pendente, e isso fez toda diferença.

    Ótima reflexão

    • Responder
  • Lorranny
    Noiva Master Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Relato muito importante!
    Muitas precisam ouvir isso, porque infelizmente, passamos muita pressão durante essa etapa
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super concordo com tudo que você disse. Casamento não é barato, precisa ter uma organização financeira muito grande para uma festa de casamento.

    Eu sabia como eu queria meu casamento desde os meus 10 anos de idade. Sempre amei casamentos e me planejei muito para quando chegasse o meu e mesmo assim quando começamos a ver as coisas do casamento (com um bom dinheiro guardado) vimos que gastaríamos o dobro e até mesmo o triplo o que nos levou a adiarmos um pouco para realizarmos sem perrengue.

    Casamento tem que complementar a união, é uma festa. Não se deve gastar mais do que tem em hipótese alguma, porque o casamento passa e a dívida fica.

    • Responder
  • Kira
    Noiva Esperta Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui já vamos fazer 10 anos de casamento civil e resolvemos fazer nossa renovação de votos. Depois que vimos os valores das coisas, bate um pouco um arrependimento de não fazer só um elopement wedding. E olha que a nossa lista de convidados tem 30 pessoas só e nunca sonhamos com casamentão, nenhum de nós gosta de multidão e de local com muvuca de muita gente. Ainda sim é tudo muito caro.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas