Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Rozilda
Top das Noivas Setembro 2015 Mato Grosso

Declaração de pobreza ou isenção para fins da taxa de casamento

Rozilda, dia 19 de Janeiro de 2015 às 17:38 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 24

Ja fiz um post sobre este assunto para o meu estado explicando sobre a declaração ou isenção do casamento no cartório.

Mas sei que algumas noivinhas(o) tem esta duvida ou ainda não sabe, então resolvi postar novamente, e um dindin que dá para economizar, aqui na cidade a taxa esta uns R$ 500,00 só para casar no cartório.

Tive uma dificuldade em ter esta informação aqui, mas consegui no cartório. Me informaram que devo ir na Defensoria Pública do Estado MT e solicitar a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas ou Declaração de probreza para casamento civil, com cópia dos documentos pessoais e comprovante de endereço. Assim que pegar a mesma, leva no cartorio, respeitando o prazo de agendamento que o máximo 90 dias e o mínimo 30 dias antes da data. Documentos para agendar no cartório cópia RG, CPF e certidão de nascimento(se tiver danificada eles pedem atualizada). Eles tem um cota de declaração por registro dentro da cidade.

Indiquei para alguns amigos que conseguiu e deu certo, tinha um certo receio, pois a informação era nova.

Já podemos economizar este dindin... Smiley smile

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/casamento-registro-civil--t76809

24 Respostas

Última atividade por Rozilda, dia 17 de Junho de 2015 às 16:20
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

De nada.. bjuss

• Responder
  • G
    Noiva Ativa Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aah obrigado
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha, aqui na cidade, precisamos ir na defensoria solicitar a declaração que vale por 90 dias... e o prazo com o cartório também de agendamento para a data e 90 dias.

Depois temos junto com os documentos solicitados e duas pessoas que não seja parente dos noivos, para agendar a data no cartório, por que aqui no dia do casamento pede 4 testemunha.

Imagino que estas duas pessoas e para agendamento da data porque realmente precisa e imagino que você consegue sim agendar antes do casamento que será em set.2015, pois o prazo do cartório e 90 dias antes data.

Mas pela certeza entre em contato ou va pessoalmente no cartório e pede informação.. assim você fica com as informações certa!! e agiliza o processo.

• Responder
  • G
    Noiva Ativa Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olaa
    primeiro passo ja fizemos eu peguei a folha inserção e todos nossos documento e levamos pro cartório eles marcaram pra voltar com a testemunhas no mês de julho
    Eis a questão será q vai acontecer casamento civil ou ainda existe outros passos a seguirem?
    Eu tbm vou casar de graça, so q a minha festa ta marcada pra mes de setembro. ..
    Será q vai dar tempo de casar no civil e depois ter a festa?
    Marcado pra voltar em julho
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, flor.. isso porque chega lá, o atendimento não e bom... e ainda quer levar na conversa..kk poucos sabem dessa declaração... passei para todos os meu amigos...kkkkk

• Responder
  • Thaís
    Super Noiva Março 2017 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pagamos tão caro em tudo e o que temos direito de conseguir gratuitamente elez querem enrrolar.
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, noivinha.... isso mesmo... se o cartório dificultar você pode denunciar o cartório...

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, se poder pesquisar no cartório de sua cidade certinho como fazer, assim já se programa antes do seu prazo de agendamento, tendo tempo para a burocracia, pelo visto em outras cidades tem seus procedimentos, aqui foi rápido os meu amigos pegar a declaração. de nada...bjus

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De nada.. flor!!! bjus

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, noivinha... quando descobri procurei logo esta informação porque aqui imagino que para este ano vai estar mas caro.. $$$$ será um dindin bem vindo...

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hummm.. eles complica com essa intenção mesmo das pessoas desistir... mas se o cartório complicar pode denunciar... e a cada ano esta mas caro... muitoo$$$$$$ kkkk, aqui pelo jeito esta facil.. espero que continue assim até eu solicitar.kkkk

• Responder
  • Hérida
    Top das Noivas Fevereiro 2016 Rio de Janeiro
    Hérida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso é lei. Temos direito sim. E com certeza é uma economia.

• Responder
  • Priscila
    Noiva Constante Dezembro 2015 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa sua dica é de grande valia, mto legal saber disso, eu já tinha ouvido falar mas ninguém sabia me explicar direito. Mto legal! Obrigada!
    • Responder
  • D
    Noiva Master Julho 2019 Rio de Janeiro
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otima dica e obg por compartilhar noivinha!

• Responder
  • M
    Noiva Constante outubro 2016 Distrito Federal
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótima dica para quem está com o orçamento apertado... qualquer dindin economizado é válido...

• Responder
  • Bianca
    Noiva Master Abril 2016 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que ótimo noivinha,aqui no rio é uma tortura tanto estresse que as vezes é melhor pagar, a cada ano está mas caro pra casar né rs
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sério noivinha, aqui pelo jeito foi rápido porque os meu amigos levaram na defensoria os documentos pessoais e no mesmo dia pego a declaração. levo no cartório e agendo a data....

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada, Ana... kkkk depois fiquei com uma vergonha..kkk mas ja tinha conseguido a informação...kkkk e agora falo para as minhas amigas, conhecidas e colegas....kkkkkk Smiley winking

• Responder
  • Bianca
    Noiva Master Abril 2016 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima dica, mas é muito complicado, um stress sem tamanho que precisa passar pra chegar no "Não vou pagar rs".
    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva VIP Maio 2015 Rio de Janeiro
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É isso aí, Rozilda! Assim é que se faz! Gostei. Smiley winking

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, eles abafam esta informação.... fiquei sabendo no ano passando em post aqui no casamentos.com, então resolvi pesquisar mesmo assim não falaram nada, voltei no cartório com a lei, foi desta forma que passaram a informação, indiquei para uns amigos que foram lá e conseguiram....

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É verdade, por aqui também não se sabe muito sobre isso. Eu também nunca tinha recebido maiores detalhes. Somente uma menina que se casou em dezembro e me contou que teve que dizer que moravam com os pais e estavam desempregados; assinaram um atestado (como se fosse um atestado de pobreza) e conseguiram mas com demora. Bom, pelo menos com os caminhos certos pode-se exigir os direitos sem paracer humilhação.

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade!!! tem um ditado que uso.."pra que facilitar se pode complicar" foi muito dificil conseguir esta informação porque aqui na cidade as pessoas não sabiam... tive que ir no cartório e perguntar, mas com insistência, eles não querem perder $$$$...

• Responder
  • Ana Maria
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dica bem legal noivinha! Pena que há uma burocracia sem fim pra que os noivos realizem o seu sonho. Penso que deveriam facilitar a vida de quem quer mudar o estado civil.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas