Ja fiz um post sobre este assunto para o meu estado explicando sobre a declaração ou isenção do casamento no cartório.
Mas sei que algumas noivinhas(o) tem esta duvida ou ainda não sabe, então resolvi postar novamente, e um dindin que dá para economizar, aqui na cidade a taxa esta uns R$ 500,00 só para casar no cartório.
Tive uma dificuldade em ter esta informação aqui, mas consegui no cartório. Me informaram que devo ir na Defensoria Pública do Estado MT e solicitar a Declaração de isenção de selos, emolumentos e custas ou Declaração de probreza para casamento civil, com cópia dos documentos pessoais e comprovante de endereço. Assim que pegar a mesma, leva no cartorio, respeitando o prazo de agendamento que o máximo 90 dias e o mínimo 30 dias antes da data. Documentos para agendar no cartório cópia RG, CPF e certidão de nascimento(se tiver danificada eles pedem atualizada). Eles tem um cota de declaração por registro dentro da cidade.
Indiquei para alguns amigos que conseguiu e deu certo, tinha um certo receio, pois a informação era nova.
Já podemos economizar este dindin... 
https://comunidade.casamentos.com.br/forum/casamento-registro-civil--t76809