Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Laríssa
Noiva Principiante Setembro 2021 Minas Gerais

Declaração para casamento fora da igreja católica

Laríssa, dia 14 de Janeiro de 2021 às 10:20 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 24
Alguma de vocês pode me ajudar, preciso fazer uma carta para entregar na igreja o quanto antes, falando dos motivos para eu querer me casar fora da igreja, eu já até fiz um esboço da carta, queria dicas para poder melhorar e ficar algo mais certo
Obrigada 🥰

24 Respostas

Última atividade por JULIANA, dia 21 de Agosto de 2023 às 14:41
  • JULIANA
    Noiva Novata Fevereiro 2024 Minas Gerais
    JULIANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Larissa poderia me passar o modelo da sua carta? Me caso em Fevereiro e já estou com o local tudo pago e preciso escrever a carta para conseguir a liberação. ********.************@*****.*** Obrigada.

    • Responder
  • JULIANA
    Noiva Novata Fevereiro 2024 Minas Gerais
    JULIANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Larissa poderia me passar o modelo da sua carta? Me caso em Fevereiro e já estou com o local tudo pago e preciso escrever a carta para conseguir a liberação. ********.************@*****.*** Obrigada.

    • Responder
  • Lais
    Noiva Ativa Janeiro 2023 São Paulo
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou bem tb Larissa, ah sim eu vi seu post com a carta agora. Muito obrigada!!! Fico feliz que deu tudo certo 😘😘😘
    • Responder
  • Laríssa
    Noiva Principiante Setembro 2021 Minas Gerais
    Laríssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii Laís, estou bem e vc? Consegui sim, eu até deixei um post com a minha carta de liberação, deu tudo certo.
    • Responder
  • Lais
    Noiva Ativa Janeiro 2023 São Paulo
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Larissa tudo bem? Vc conseguiu a liberação para casar fora da igreja ? E a carta deu certo? Pergunto pois estou na mesma situação.
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, entendi. Não sabia desses detalhes.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dica: esqueça a paróquia, vá direto na cúria. Quem tem o poder de dar dispensa é o bispo. Então tire a dúvida lá.
    • Responder
  • F
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Flavia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É então vou procurar tirar essa duvida , como nao fui a fundo talvez nao tenham me passado mais informações também só me falaram isso.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quero entender essas maracutaias aí... Porque se o bispo não está informado, o casamento é nulo por forma. Mas enfim, cada diocese na sua. A norma que vem de Roma é clara: casamento só na igreja. Agora os bispos tem autonomia. A questão é se não estão burlando. Mas aí já é outra história.
    • Responder
  • F
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Flavia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom o que fui enforma e isso tem o casamento religioso mais nao são todos os padres que fazem, aqui na paroquia sao 2 padres um faz e o outro não, o que nao vai celebrar meu casamento e pq estará em celebrabdo um em uma chacara, eu não sabia que o padre fazia fora da igreja fiquei surpresa e curiosa, mais ja iria me casar na igreja por ter uma feto de criança, fou onde fiz catequese, primeira comunhão, então tenho algo de berço lá.
    Mais essa foi a informação que a mulher da secretaria me passou no dia que fui marcar a data
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem que ser tipo algum dos noivos está morrendo. Fora isso muito difícil. Quem dispensa é o bispo e tem que ser caso muito muito especial. Não é só uma igreja, essa ordem é de Roma
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é questão de burocracia, é questão de zelo pelo sacramento. Pelo menos eu enquanto católica me sinto feliz com esse zelo. Porque pro católico não é questão de ser bonito, é questão de sacramento. Claro, a gente pode e deve fazer a cerimônia com a maior beleza e dignidade possível, mas perante a igreja não é o primordial.


    Quanto aos padres que fazem fora da igreja, tem muitos. Porém não são da Igreja católica apostólica romana. Existe a igreja Católica carismática, a católica brasileira. Tem a anglicana. Todas elas tem padres. Então isso confunde as pessoas. Porém cerimônias feitas por esses padres não possuem calar sacramental. Portanto o casal, perante Roma, permanece solteiro e se coabitar não pode comungar, servir no altar etc pois está em fornicação.

    O que muitos casais fazem é: casar antes na igreja sem pompa nem nada e no dia da festa contratam um cerimonialista (teoricamente pelo casal já ser casado, um padre poderia ir. MAS a maioria não vai porque uma foto pode fazer com que ele tenha que se explicar pro bispo. Ou seja, até pra ir na festa ele tem que pedir autorização do bispo).Quanto a terem falado que o padre já tinha um casamento fora da igreja, creio eu que a pessoa quis dizer em outra igreja.
    • Responder
  • F
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Flavia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quanto burocracia né, eu so sei sabia que não são todos padres que podem realizar o casamento religioso fora da igreja. Mais ta bom né vai atrás das pepeladas noivinha e lindo cerimônia religiosa fora da igreja tbm
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pra fazer o casamento fora da igreja é preciso dispensa do bispo (raríssimo tá). Se o padre insiste em desobedecer a Santa Sé (sim isso é uma ordem de Roma) o mesmo pode perder o uso de ordem (tipo OAB, CRM, CRO etc) e não poder mar exercer o sacerdócio, além do casamento ser nulo por erro de forma (ou seja inválido). No caso a secretaria tem que tentar uma dispensa do bispo. Se ele não conceder (provável) o casal tem que casar na igreja.
    • Responder
  • F
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Flavia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa precisa disso ? quando vi não fui avisada sobre, so que o padre também ja tinha um casamento para celebrar fora da igreja.

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No caso você deve estar se referindo a pedido de dispensa pra oratório privado a cúria regional (só o bispo pode autorizar). Nesse caso é ser sincera e caso ele não autorize (não vou mentir, isso é raríssimo. Já vi acontecer só quando um dos noivos estava no hospital no leito de morte) é obedecer. Se você faz questão do sacramento, case na igreja antes e contrate um cerimonialista pro dia.
    • Responder
  • Laríssa
    Noiva Principiante Setembro 2021 Minas Gerais
    Laríssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo o que eles me falaram eu consigo fazer fora da igreja mediante a essa carta, creio que deve ser para mandar pro bispo olhar, mas eu ainda vou fazer entrevista com o padre, a moça só me pediu para adiantar a carta para ficar mais fácil, eu queria mesmo era saber de alguém que já tenha feito para me dar uma instrução de como fazer certinho, mas obrigada ❤
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acredito que a recomendação que o padre lhe fez foi receber o sacramento do matrimonio na igreja com os pais e padrinhos e somente depois (outro dia) receber uma benção nupcial (com todo um contexto, oração, leitura, reflexão etc... uma celebração) fora da igreja, no lugar que você sonha. Acredito que somente assim é possível.

    Ou a carta que vc quer escrever é pro bispo da sua paróquia?

    Acredito que somente ele pode lhe autorizar receber o sacramento fora da igreja, tendo em vista que a ordem do vaticano é uma só: receber o sacramento no altar da igreja.

    Boa sorte Smiley heart

    • Responder
  • Laríssa
    Noiva Principiante Setembro 2021 Minas Gerais
    Laríssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda não consegui finalizar 😓, está indo muito bem o restante das coisas🥰
    • Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Larissa!

    Conseguiu fazer a carta?

    Como andam os preparativos?

    Smiley kiss

    • Responder
  • Laríssa
    Noiva Principiante Setembro 2021 Minas Gerais
    Laríssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que pena 😔
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os nossos planos era casar fora da igreja, mas a gente queria que o padre nos casasse. Inclusive o padre é meu primo. Ele já disse que a igreja não permite. 😓
    • Responder
  • Laríssa
    Noiva Principiante Setembro 2021 Minas Gerais
    Laríssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu fui na igreja ontem, o padre da minha paróquia também não faz fora da igreja, mas indica quem faz, eu ainda tenho que pagar o aluguel da igreja que é 600 reais e fazer essa declaração contendo o motivo do porque eu quero casar fora da igreja. Mas acho q vai de igreja para igreja, eu te indico a ir conversar com o padre da sua paróquia antes de tudo, ele pode te explicar melhor, e ver se na sua igreja aceita o casamento fora da igreja
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahhhh, queria tbm casar fora da igreja, mas a minha igreja não permite que o padre faça casamentos fora. Não sabia que tinha esse tipo de declaração. Tem que ter um motivo específico para conseguir?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas