Oi Pipowsss
Tudo bem?
Gente, eu tô bem animadinha haha Por aqui faltam 72 dias, e semana que vem marcaremos o nosso casamento civil, que terá que ser separado do religioso e feito com pelo menos 10 dias de diferença um do outro, a pedido da igreja.
No começo eu fiquei um pouco frustrada, porque queria muuito fazer o religioso com efeito civil, seria mais prático, mais rapido, enfim.. Mass como nao dava, a gente se reprograma ne.
Então comecei a pesquisar tudo que precisava saber sobre o casamento no cartório.
Liguei 284757 vezes lá, acho que ja até decoraram minha voz pra nao me atenderem mais kkk E uma coisa que percebi é que varia muito de cartório pra cartório, inclusive na mesma cidade, viu?
Então por mais que o intuito deste debate seja pra ajudar voces, procurem semmpre buscar a informação no cartório da sua comarca, pois pode ser que o que eu fale aqui nao se encaixe ai na sua terrinha!!
Vamos lá?
1- Eu perguntei sobre os documentos necessários para o trâmite:
CPF; RG; Certidão de Nascimento ATUALIZADA (Max de 2 anos e isso varia, pois não são todos os cartórios que pedem), Minimo de duas testemunhas e máximo de 4 (neste caso os pais podem assinar, mas ja vi cartórios que não aceitam), e é preciso que eles levem os documentos juntamente à certidão de casamento. O valor total do processo seria de R$ 405,50.
2- Sobre a Declaração de Hipossuficiencia (Também conhecido como atestado de pobreza), era necessário que os dois preenchessem o modelo que qualquer um encontra atualizado no google, não é nada de outro mundo. E junto precisaríamos levar a carteira de trabalho de um dos dois. Como sou meio cabreira com essas coisas, vamos levar a dos dois heheh.
Pra quem não sabe o que ela é:
A Declaração te isenta da taxa do cartório, que varia de 300 até 700 reais dependendo da comarca (região) em que a pessoa vive. ENTRETANTO, ainda existem taxas minimas, para a postagem do casamento no jornal e outras, que variam na casa dos R$40,00 (diferençona né). E pode ter acesso quem tem a renda limitada a 2 salários minimos (se nao me engano) ou então quando um dos conjuges nao trabalha no momento.
Do contrário, existem outras formas de comprovar a inadaptação para os custos, então seria legal cada um analisar sua própria situação e ver onde se encaixa melhor.
No começo meu noivo era SUPER contra esta declaração. Ele se sentiu ofendido porque eu tava chamando ele de pobre kkk gente isso nao tem NADA A VER, OK?
Esta declaração é um DIREITO do cidadão. Pois as taxas são absurdas, e ainda mais por ele ser de outra comarca, a transferencia dos documentos dele pra cá faria com que essa brincadeira ficasse uns 600,00. E na fase final do casamento, não estamos podendo "gastar" tudo isso com a prefeitura né.
Enfim, preenchemos e agora só falta assinar. Mas isso pode ser feito no dia.
E vou deixar aqui pra vocês o modelinho, caso alguem tenha dúvidas de como fazer.
Eu liguei vaaárias vezes pra tirar toodas as dúvidas. Li bastante a respeito e digo: BUSQUEM a informação gente. É horrivel a gente se programar pra algo e no dia sair do planejado por falta de um documento, uma informação ou outra.
O povo do cartório é muito burocrático e eles farão de tudo pra impedir que a gente use o nosso DIREITO da declaração. Então se informem sobre a lei, sobre as penalidades que voce está se sujeitando caso omita ou transforme alguma informação, enfim. Se preparem para que tudo saia conforme programado.
Segue o modelo