Os preparativos do casamento são um tanto quanto enlouquecedores, a decoração é sempre o maior desafio, está deve refletir a minha personalidade e do meu noivo bem como nossos estilos de vida e etc. São tantos detalhes e preparativos para cerimônia quanto para recepção que, às vezes, é complicado se lembrar de tudo. Os noivos precisam se preocupar com todos os detalhes da cerimônia, desde a escolha do bouquet de noivas até toda a decoração de casamento.
Uma boa dica é inspirar seu casamento/decoração com base nas cores. Para isso, escolher os tons que irão compor a cerimônia é importante para manter a harmonia da decoração. No site Colorschemedesigner é possível verificar a paleta de cores e procurar as cores harmoniosas para sua decoração – vou usar o dourado com branco.
A determinação da paleta de cores é um item crucial, porém além disso temos as flores, elas determinam o estilo do casamento, seja ele romântico, formal, moderno ou descontraído.
As flores deixam qualquer ambiente uma lindeza só. Saber escolher as melhores espécies para decorar o seu casamento é um detalhe todo especial, porque como nós sabemos muito bem, elas possuem significados diversos.
Para que sua festa seja o maior sucesso, você vai querer escolher uma flor que transmita a ideia de felicidade, amor e todo o clima que envolve esse dia lindo, não é verdade?
Qual a Melhor Flor?
Responder essa perguntinha não é nada fácil diante tantas flores que representam o amor e a felicidade. Claro que existem aquelas espécies que já se tornaram tradicionais em festas de casamento e você pode seguir essa regrinha para não errar ou querer de fato ousar em sua cerimônia.
Para escolher as flores certas você deve levar dois principais fatores em conta.
Estação do Ano – Saber qual é a flor da estação a qual vai acontecer a sua festa de casamento é importante para deixar o ambiente mais agradável e também ter menos gasto na organização. Se você vai casar, digamos que no verão e sua flor preferida é a tulipa, esqueça a possibilidade de usá-las no dia da sua festa.
Essas flores ficam praticamente escassas nessa época e você pode pagar muito mais caro por isso. Sem falar que as características do clima fazem com que o tempo de duração delas seja bem menor.
Valor das Espécies – Não existe flor mais tradicional para representar o amor do que as rosas, principalmente as vermelhas. Decorar um ambiente de casamento todo com essas espécies pode sair muito além do seu orçamento.
Na hora de decidir, pense primeiro em suas flores favoritas. Se não conhece muitas, informe-se – no meu caso eu fui me informar pois, só conhecia alguns tipos. Estão de acordo com o seu estilo, o estilo do casamento e com o tema? Elas poderão ser encontradas com facilidade na época do seu casamento?
É importante também estar ligado nas épocas do ano, utilizar flores da estação podem render boas economias e flores com um aspecto mais vivo.
No meu caso particularmente irei casar no mês de Novembro durante a PRIMAVERA. Portanto estou olhando as seguintes flores: Amor perfeito, Áster, Cáspia, Cravo, Crisântemo, Dália, Gardênia, Gérbera, Gipsofila, Lírio branco, Lisianthus, Lobelia, Margaridinha, Miosótis, Petúnia, Rosa, Tango.

Ainda na primavera temos: camélia, lisianthus, delphinium, alstroeméria, agapanto, rosa, cravo, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia, lírio, catleya, gérbera, copo-de-leite, boca-de-leão, gérbera, violeta, narciso, petúnia, bromélia, crisântemo.
Já para o verão recomenda-de: lisianthus, alstroeméria, rosa, cravo, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia, flor-de-lis, gérbera, amarílis, bromélia, bico-de-papagaio, flores e folhagens tropicais, orquídeas, phaleanopsis, lírios de todas as cores, antúrios, cravos e cravínea.
Para o outono as mais indicadas são: angélica, gérbera, boca-de-leão, alstroeméria, flor de ervilha, animajo, gypsophila (mosquitinho), rosas, hortênsia, flor-de-maio, azaléia, rabo-de-gato, margaridinha, begônia, bauinia, paineira, espatódea, jasmim do cabo, bico de papagaio, quaresmeira e buganvília.
As flores ideais para o inverno são: flor de cerejeira, gérbera, boca-de-leão, copo-de-leite,gypsophila (mosquitinho), flor de ervilha, tulipa, rosas, alstroeméria, lupino, lírio-da-Paz, orquídea, flor-de-sino, begônia, prímula, azulzinha, amor-perfeito.
É possível encontrar rosas e orquídeas quase todo o ano, procure se informar quais as espécies dessas flores estão em alta na estação do seu casamento.
Lembre-se que essas dicas valem tanto para a decoração do casamento como para a festa de comemoração.