Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carol
Noiva Curiosa Julho 2025 Minas Gerais

Demoiselles - Cor do vestido, sentimento das amigas, entradas, manual

Carol, dia 22 de Janeiro de 2025 às 14:32 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15

Oiee noivinhas!

Tenho 2 amigas solteiras, inicialmente pensava na possibilidade de convidá-las normalmente como madrinha. Mas surgiu a questão da logística do cortejo. O cerimonial sugeriu a opção delas entrarem como Demoiselles. Me surgiram as seguintes questões:

1 - As madrinhas usarão verde esmeralda, elas poderiam usar a mesma cor? (Fico receosa de outra cor dar um certo destaque e elas ficarem com a sensação de isoladas! E comprei porta-joias nessa cor, considerando-as como madrinhas :/)

2 - Sendo outra cor, o que vocês me sugerem? (exceto champanhe - porta aliança)

3 - Elas entrariam antes de mim, não seria desconexo dos demais padrinhos?

4 - Em relação ao manual, posso manter "manual da madrinha" para convidá-las?

5 - Será de daria certo elas entrarem com a mesma cor, porém segurando buquês após os últimos padrinhos? Ou no meio? (Estou perdida :/)

Uma outra sugestão foi 2 padrinhos retornarem para entrarem com elas, tenho apenas 1 padrinho solteiro que entrará com uma outra amiga, os demais são todos comprometidos. Fico com receio de ser constrangedor e até mesmo repetitivo.

15 Respostas

Última atividade por Deborah, dia 25 de Janeiro de 2025 às 12:38
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz assim: minhas madrinhas foram de azul e minhas demoiselles de verde. Elas entraram logo depois dos padrinhos, cada uma com um buquê branco.
    • Responder
  • Talita
    Noiva Principiante Dezembro 2024 São Paulo Estado
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu também kkkDemoiselles - Cor do vestido, sentimento das amigas, entradas, manual 1

Demoiselles - Cor do vestido, sentimento das amigas, entradas, manual 2

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu entendo como essa decisão pode gerar dúvidas! Vamos por partes para tentar clarear suas opções:

Cor das Demoiselles (amigas solteiras): Se o receio é que elas se sintam isoladas, uma opção seria mantê-las na mesma paleta de cores das madrinhas, como o verde esmeralda. Isso criaria uma harmonia visual e evitaria que elas se destacassem demais de forma indesejada. Como você já comprou os porta-joias nessa cor, manter essa escolha parece prático e acolhedor.

Outra cor para Demoiselles: Se optar por uma cor diferente, cores suaves como rosa antigo ou lavanda podem ser uma boa escolha, complementando o verde esmeralda. Isso garantiria um contraste sutil, sem tirar a harmonia da cerimônia.

Ordem do cortejo: Elas entrarem antes de você não precisa ser desconexo. As Demoiselles podem servir para destacar a entrada da noiva, uma espécie de "pré-anúncio" especial. Além disso, elas podem entrar logo após os últimos padrinhos, dando um toque delicado e diferente ao cortejo.

Manual da madrinha: Mesmo que elas entrem como Demoiselles, você pode mantê-las no "manual da madrinha" como uma forma de valorizá-las. O papel de Demoiselle ainda é muito especial, e o manual pode trazer dicas que se aplicam a ambas funções.

Ordem e buquês: Elas podem sim segurar buquês e entrar após os padrinhos, criando uma transição para a sua entrada. Se preferir, podem entrar no meio do cortejo, entre alguns padrinhos, para quebrar um pouco a sequência e dar um toque dinâmico.

Em relação à última sugestão (os padrinhos retornarem para entrar com elas), se apenas um padrinho solteiro estiver disponível, pode ser um pouco forçado ou repetitivo. Talvez seja mais simples deixá-las entrarem sozinhas, o que, no contexto atual de casamentos, é algo bastante comum e elegante.

O mais importante é que você se sinta confortável com as escolhas e que o cortejo reflita a harmonia que deseja para o grande dia. Deus os abençoe.

• Responder
  • Anne
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

1 - Se você não tiver definido nada com elas ainda sobre cores, e for uma vontade sua que as demoisselles tenham cores diferentes, não tem problema nenhum, as minhas demoisselles vão entrar com cores diferentes das madrinhas

2 - Um terracota, azul tifanny ou marinho dependendo do horario da cerimônia, rosa pink, lavanda...

3 - Não vejo problema, alias o conceito das damas é realmente acompanhar a noiva, e caso não tenha crianças, elas podem até entrar no lugar das crianças, mas não se apegue muito a isso de ordem da cerimônia, quem vai definir isso são vocês

4 - Caso não tenha nada pronto ainda, considere faze um só pras damas só se você tiver toc por organização (como eu kkkkk) É legal também pra elas entenderem o papel delas no cortejo

5 - Continuo apoiando serem cores diferentes, e a ideia do buquêzinho super combina!

• Responder
  • Carol
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O cerimonial me falou exatamente isso, que se optar por esse formato nem preciso preocupar. É super tranquilo também 🥰❤️

• Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que nada! Ngm repara. No máximo fica com dúvidas se é ele mesmo hahaha
    No casamento de uma querida, o pai da noiva entrou com a mãe dela e depois voltou e entrou com ela, teve outras pessoas que tb aconteceu isso.
    • Responder
  • Carol
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Disse constrangedor pelo fato de repetir um padrinho que já entrou (entra com o seu par), e ter que fazer uma outra entrada novamente sabe?! Não por ciúme das parceiras ou dos parceiros das próprias amigas. Smiley heart

• Responder
  • Carol
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que tons de verde serão uma ótima opção, obrigada pela ajuda!! Smiley heart

• Responder
  • Carol
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelas ideias!! Smiley heart

• Responder
  • Carol
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelas sugestões noivinha!!

• Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui terei minhas madrinhas com padrinhos comprometidos e isso não é constrangedor, seus parceiros devem entender que uma entrada num cortejo não quer dizer nada, pra mim, isso só mostra insegurança de seus parceiros.

Terei madrinhas e duas demoseilles, elas irão entrar com cor diferente mas dentro da minha paleta e tb terão convites diferentes, já que elas. Aí serão madrinhas.
    Em relação ao manual, elas não serão madrinhas; logo não faz sentido um convite de madrinha.
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noiva! Pode mesclar a cor, já que as madrinhas vão entrar de verde esmeralda.. as demoiselles podem entrar de verde menta ou até mesmo verde oliva, iria ornar bastante.

Faça um manual separado, especifico, pois serão destinadas a serem demoiselles e se tiver escrito madrinha pode ser que entendam de maneira divergente.

• Responder
  • Camile
    Noiva Ativa Abril 2027 São Paulo
    Camile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oie noivinha! Por aqui eu penso em cores diferentes para as madrinhas e demoiselles, numa paleta bem parecida com a sua mesmo. As madrinhas podem usar verde esmeralda e as demoiselles um outro tom de verde (verde persa, verde água, verde menta, verde oliva...), elas podem entrar com placas ou buquês mesmo, fica ao seu critério. Elas entrando logo depois dos padrinhos, fica legal também.

• Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você pode escolher o cortejo americano, com homens e mulheres entrando separados. Se elas entrarem como demoiselles, é o ideal que sejam sim diferentes das madrinhas. Podem seguram plaquinhas, buquês, até mesmo bolsinha mesmo, sem nenhum problema.

• Responder
  • Jenifer
    Noivo Ativo Setembro 2025 São Paulo Estado
    Jenifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiee noivinha, caramba que situação.

Acredito que a cor deva ser diferente por diversos motivos, mas o principal è que pode dar a sensação que você nao tinha ninguém para ser a demosseiles e elas estão ali para te ajudar.
    Pensar no seu casamento como um todo pode ser importante, quais cores terão além do verde?
    As vezes pode ser interessante usar a mesma cor de quem vai te entregar as alianças.
    Fora isso não acho que será desconexo e acredito que as pessoas vão entender o papel delas ali.
    Também faria um manual separado, o papel delas è totalmente diferente das madrinhas
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas