Meninas... Isso existe!! Eu não tinha noção:/
Para começar, gostaria de deixar claro que o termo depressão nesse caso é apenas para nos remeter a uma situação/estado de tristeza, melancolia, angústia, e não se trata especificamente de uma doença, apesar de poder chegar a tal.
Não é novidade para ninguém que o casamento é uma mudança e tanto na vida de uma pessoa e é uma decisão muito séria, pois é o momento de escolhermos com quem dividiremos o mesmo teto, a mesma cama e todos os nossos dias até que a morte nos separe (pelo menos é o que esperamos). Acontece que quando somos pedidas em casamento e começamos os preparativos para o nosso “big day”, nos vemos imersas em um mundo tão cheio de opções e com tantas coisas a serem resolvidas, que esquecemos de nos preparar para o mais importante: o casamento (não estou falando da cerimônia, mas do que vem após o SIM).
Tenho contato com muitas noivinhas e já vi, não foi uma nem duas, logo no início do casamento se perguntarem o porquê tinham casado, olharem para o homem ao seu lado na cama e não o reconhecerem como seu esposo, chorarem escondido do marido com saudade de casa, ou reclamarem que estão brigando muito mais. Conheço uma moça que chorou tanto na núpcias, que o marido teve que leva-la para almoçar na casa da mãe no meio da lua-de-mel.
Não quero assustar as noivinhas! Início de casamento pode sim ser uma delícia (o meu tem sido, graças a Deus!). Mas eu vejo alguns fatores de risco para se desenvolver a DPC e caso você se enxergue em algum deles, aproveite que dá tempo de concertar e evitar que isso afete seu casamento. São eles:
Estar envolvida demais com os preparativos e esquecer a razão disso tudo.
Tem noiva que se deixa dominar por essa loucura que é o mundo casamentício, que não tem outro assunto e quando encontra com o noivo não sabe mais o que é namorar, só quer saber de falar sobre o casamento. Meninas, não se esqueçam de que tudo isso é para comemorarem o início de uma vida ao lado daquela pessoa que você escolheu amar. Não se esqueçam de que a razão desse dia vir a existir está aí do seu lado e que você precisa continuar cuidando dele. Ame seu noivo mais do que nunca, cultive a paixão para que sejam momento lembrados com muita saudade por vocês dois e que não sejam momento lembrados por distanciamento e brigas.
Não pensar na seriedade da sua decisão.
Queridas, o momento de vocês descobrirem o que é casar, não é depois de já terem casado, mas é antes de dizer o sim. Casar, não é vestir de branco, ter seu noivo te esperando lá no altar e depois ter uma festa linda para vocês na qual todos te desejaram muitas felicidades. Casar é saber que, apesar de todas as pessoas que você ainda conhecerá, você escolheu aquela para dividir suas alegrias e tristezas, é se comprometer a cuidar dela e fazer tudo o que tiver ao seu alcance para que ela seja feliz, é estar disposta a suportar seus defeitos durante 365 dias do ano, todos os anos da sua vida. Além disso, é estar disposta a ser esposa, mãe (quem sabe um dia), dona de casa e profissional. Se você não tem certeza se está disposta a isso ou se tem o pensamento “se não der certo, eu separo”, meu conselho para você é: não case!
Não fazer um planejamento financeiro.
Uma das áreas onde há maior dificuldade de adaptação é nas finanças. Ou o casal já entra no casamento com dívidas, ou ao casar seu poder aquisitivo diminui (isso é o mais comum, pois geralmente não tinham uma casa para manter antes), ou a mulher não trabalha e aí tem dificuldade de depender do marido ou o marido é “mão de vaca”… Aqui tenho dois conselhos. O primeiro é não entrar com dívidas no casamento. Sei que às vezes isso não é possível. Mas então, tente deixá-las menores. Seu casamento será igualmente lindo tendo flores da época na decoração e ninguém perceberá que seu vestido não é importado. Vocês viverão bem sem uma TV nos primeiros meses, um home theater não é item indispensável. Segundo, sente com seu noivo e façam um orçamento do quanto ganharão (casar é dividir tanto as contas quanto os salários) e do quanto gastarão com cada coisa. Separem as dívidas fixas, como aluguel, contas de telefone, água e luz, dos gastos variáveis, como passeios e farmácia. Já casem sabendo como será o padrão de vida de vocês e se preparem psicologicamente caso tenham que apertar no início. Depois, não poderão reclamar de que não sabiam que seria assim… Ah, não esqueçam de separar um dinheiro para um cineminha ou um restaurante, é importante que o namoro continue no casamento!
Ser muito apegada à sua família.
Isso não é ruim, mas pode trazer sérios problemas ao seu casamento se você não estiver disposta a sair da barra da saia da mamãe e do papai. O desligamento emocional, o processo de “deixar” de ser filha para ser esposa é mais difícil para quem é mais apegado aos pais e/ou irmãos. Se você é assim, meu conselho é: inicie terapia JÁ! Não deixe para depois do casamento, pois poderá te trazer muitos choros escondidos e problemas conjugais.
Pensar que vai ser tudo lindo sempre.
A maioria de nós, se não todas, temos muitas a expectativas sobre a vida com o nosso amado. Isso faz parte da paixão e do romantismo. Contudo, temos que ter em mente, que muitas vezes as coisas não acontecem exatamente como esperávamos. Meu esposo tem manias que eu nem ousava imaginar e pequenas atitudes não existiam no universo da casa dos meus pais. E meninas, isso não deve ser novidade para nós, pois no namoro também é uma descoberta constante, tem os dias bons e os ruins e não teria porque o casamento ser diferente. Eu sinceramente queria que nossa lua-de-mel não acabasse nunca, mas não tem jeito, precisamos voltar à realidade e rotina existe. Mas acreditem, tudo se ajeita e pode ser ainda muito melhor do que nos nossos sonhos!
Queridas, se você é noiva e observou algum desses fatores de risco, tente revolvê-los antes do casamento para que tenham um casamento harmonioso desde o início. Algumas vezes a ajuda de um psicoterapeuta será necessário e não deixe para procurar ajuda depois de casar. Prepare-se não apenas para o grande dia, mas para o dia-a-dia. Se seu relacionamento com seu noivo tem sido mais difícil durante os preparativos, se você tem estado demasiadamente nervosa e irritada, peça ajuda, e já. Agora, se você já é casada e está com dificuldades de se adaptar, lembre-se: você não é a única! Lembro do meu pai sempre me dizendo que os 5 primeiros anos e em especial o primeiro ano, são os mais difíceis do casamento! Mudanças nunca são fáceis! Mas nunca se esqueçam de renovar o amor pelo seu esposo a cada dia e não desistam! Mantenham um diálogo (não é briga) aberto com ele e se estiver atrapalhando muito seu casamento, não hesite em ir atrás de um profissional!
Casamento pode e deve ser muito bom!
Retirado do http://perfeitasocasioes.com.br/2012/11/coluna-da-heve-sobre-saude-depressao-pos-casamento/
O conteúdo da publicação foi ocultado
Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui
Artigos relacionados
Os convites de casamento
200 Frases para convite de casamento para você escolher
Te mostramos a melhor opção de frases para convite de casamento, entre elas você...
Conselhos para a vida em casal
Poemas de aniversário de casamento: 20 versos para celebrar...
Uma coletânea inspiradora para emocionar, agradecer e reforçar o amor em cada...
Planificação do casamento
Como se tornar um influencer de casamentos? 6 motivos para...
Para ser um autêntico influenciador de casamento, ajude e inspire outros casais,...