Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Débora
Noiva Master Novembro 2018 São Paulo

Deu certo x Deu errado: Casamento D&R

Débora, dia 17 de Agosto de 2020 às 12:11 Publicado em Fórum Organizar um casamento 35 96

Olá comunidade maravilhosa!! Smiley ring

Hoje trago pra vocês o meu debate "deu certo x deu errado". Quem aqui é fã desse tipo de debate levanta a mão aí!!
tenor.gif
Esse era o meu tipo de debate preferido enquanto eu estava nos preparativos do meu grande dia - até por isso escolhi o fórum "organizar um casamento" para colocá-lo!! Afinal, a gente sempre aprende um monte de coisas interessantes nos relatos de outras noivas! E como eu estava com a vida muito corrida nos últimos tempos, fui sempre deixando pra depois pra escrever meu relato aqui. E eis que chegou o momento, quase 2 anos depois!! E como todo e bom "deu certo x deu errado", se preparem que lá vem #textão!!

Para a alegria de qualquer noiva, não posso dizer que algo tenha dado errado propriamente dito! Tudo ocorreu absolutamente bem no nosso grande dia, foi tudo muito especial e mágico!! Somos noivos super detalhistas e achei que iria surtar se algo saísse do controle. Mas a verdade é que quando contratamos bons fornecedores, a gente relaxa e consegue curtir muito o nosso dia tão aguardado. Por isso, vale muito a pena pesquisar bastante para encontrar bons preços e boas recomendações. Mas chega de papo e vamos ao que interessa!!


Ao longo do meu "deu certo x deu errado", já vou comentar se me arrependo ou não de algo e quais foram as escolhas que "fiz x não fiz", já que está tudo muito relacionado. Tivemos quatro pequenos fatos que, se eu pudesse voltar no tempo, eu faria diferente para que tivéssemos a perfeita plenitude do dia. Por isso, considerei como "errado", entre aspas. Vamos lá!!


DEU "ERRADO":


Horário das fotos do making off do noivo:

Basicamente, deveríamos ter combinado para um horário mais cedo. Os fotógrafos iriam primeiro me acompanhar no making off para registrar meu dia da noiva e depois iriam juntos para o local da cerimônia onde meu noivo estaria se arrumando. Então, pedi que chegassem cedo no salão de beleza para que desse certo de tirarem fotos do making off e comigo já pronta para a cerimônia. O combinado era eu estar pronta às 18h00 e os fotógrafos ficariam até às 18h20 para que se deslocassem até o local da cerimônia com tranquilidade. Nosso casamento estava marcado para 20h00 (19h30 no convite) e eu planejei chegar no local às 19h00, junto com a abertura dos portões para os convidados (não queria que nada acontecesse no caminho e preferi chegar com antecedência!!). Os fotógrafos cumpriram certinho o combinado mas eu e meu noivo não antecipamos que os fotógrafos chegariam também perto das 19h00, horário em que meu noivo já gostaria de estar pronto, com as fotos já tiradas, só aguardando todos os convidados chegarem. E isso acabou deixando o meu noivo preocupado no dia, já que não pôde receber todos os convidados desde o começo. Então, minha dica aqui é que avaliem a possibilidade de ficar um fotógrafo com cada um de vocês (no nosso caso, isso não era possível por restrições dos fotógrafos mesmo) ou marquem com bastante antecedência a chegada para que ambos possam ter fotos feitas com tranquilidade.


Local para o noivo se arrumar:

O espaço onde nos casamos possui uma "sala da noiva" e, como eu iria me arrumar no salão de beleza, solicitei para que o noivo usasse a sala para se arrumar (pois nós morávamos longe do local do casamento). E eis que, quando meu noivo chegou ao local do casamento, a sala estava sendo usada pela assessoria para os últimos preparativos e estava com muitas coisas espalhadas pela sala. Logo, meu noivo não pôde se arrumar ali, sendo levado para um outro local que não tinha espelho, não tinha tomada, e teve que se trocar no banheiro do salão (que não tinha nenhuma cadeira ou apoio para colocar as coisas). Meu noivo é uma pessoa super tranquila e levou numa boa, mas ficou realmente chateado por não terem cumprido o combinado e não ter tido o conforto para se arrumar com tranquilidade (e ainda por cima, já estava preocupado que os fotógrafos não chegavam). Nesse caso, a dica é: confirmem antes onde cada um irá se arrumar e liguem no dia para confirmar que tudo está liberado para ser usado como combinado.


Não tive tempo de fazer lista de fotos:
Talvez essa tenha sido minha maior (e única) tristeza do grande dia. Até comentei uns 2 meses depois do casamento em um debate aqui. Acho importantíssimo fazer uma listinha com ideias de fotos para que a gente não se esqueça de registrar no grande dia (exemplos: foto com todos os padrinhos juntos, foto das madrinhas segurando a barra do vestido da noiva, foto do véu ao vento, foto em algum lugar especial da cerimônia, foto com determinados convidados, essas coisas). Fizemos uma listinha para o nosso pré wedding e foi ótimo!! Mas, na correria dos meses que antecederam o casamento e com tantos afazeres em mente, não tivemos tempo de organizar essa lista pro dia do casamento e aconteceu o que eu mais temia: esquecemos de tirar algumas dessas tão sonhadas e esperadas fotos!! É um momento único na vida e não podemos voltar no tempo. Então, para não terem essa tristeza, minha dica é: anotem o quanto antes todas as fotos que vocês sonham em tirar no dia do casamento, salvem inspirações em uma pastinha e mandem para o fotógrafo de vocês. Se tiverem assessora, deixem uma listinha por escrito com ela também, pois vocês nem vão se preocupar em lembrar disso no grande dia de tanto que vão aproveitar!!!!


Não conseguimos passar nas mesas:

Nem considero como errado, mas tínhamos a ideia inicial de passarmos nas mesas cumprimentando os convidados e tirando fotos, mas não conseguimos fazer isso porque o tempo voou, é impressionante!! Felizmente, os convidados vinham nos cumprimentar e aproveitávamos pra tirar fotos com eles nesse momento! Acabou que naturalmente formaram uma fila para virem nos cumprimentar, achei muito fofo da parte de todos eles!!! (E conseguimos fotos com quase todos os convidados na mesa do bolo!! A gente AMOU isso, temos recordações maravilhosas e muitoooo abraço e carinho nesse momento! Foi lindo!). Se fizerem questão de passar nas mesas, é importante ter um cronograma muito bem organizado e uma assessoria que auxilie a controlar o tempo. Mas o mais importante é: curtam!! Deixem rolar! Ficar presos a um cronograma engessado também não acho muito bom.


E agora vamos para a melhor parte: todas as nossas escolhas que deram certo!!!! Vou aproveitar pra fazer alguns comentários em cada um dos itens. Acho que pode ajudar bastante!!


DEU CERTO:


Casar quando tiver condições financeiras:

Gente, isso parece bobagem estar no "deu certo", mas é muito importante ajustarmos o nosso sonho ao nosso bolso! Sempre tivemos o sonho de casar e fazer uma festa, mas não tínhamos estabilidade financeira pra isso, já que nós quem iríamos arcar com os gastos. Então, esperamos até que isso acontecesse!! Fui pedida em casamento no nosso 17º aniversário de namoro (já morávamos juntos há 4 anos), e foi quando tínhamos emprego estável que garantisse que pagaríamos tudo em dia. Foi a melhor coisa que fizemos! Não me arrependo de ter esperado!!


Aluguel do vestido de noiva:

Me casei em Nov/2018 e não era tão comum comprar o vestido de noiva pela internet como é hoje em dia. Tinha bem menos opções de lojas recomendadas. Já existia sim o Aliexpress mas eu ficava muito receosa em comprar um vestido sem ver pessoalmente o caimento, tecido e os detalhes. E então, optei por alugar o meu vestido. Eu simplesmente amei o atendimento e me senti muito realizada quando o meu vestido ficou pronto, com todos os detalhes que eu tinha pedido. Então deu super certo e não me arrependo. Mas, se fosse hoje em dia, eu acho que compraria o meu vestido. Tem sites com valores de venda muito convidativos!! Não deixem de conferir essa opção.


Contratar fornecedor com vários serviços inclusos:

Sei que isso não é tão comum em todas as cidades nesse Brasilzão! Mas em SP capital e seus arredores existem muitas opções interessantes de pacotes completos. E sem dúvidas, foi um dos melhores fornecedores do nosso casamento!! Como nós não contratamos assessoria completa e não tínhamos muito tempo para organizar tudo devido à correria do trabalho, foi maravilhoso encontrarmos um pacote que tivesse praticamente tudo incluso (e muitos itens que geralmente são considerados "extras"): espaço para cerimônia, salão de festas, decoração e mobília completa, buffet de churrasco, DJ, equipamentos de som e iluminação, assessoria para o dia, doces tradicionais, bolo, bebidas (água, suco, refrigerantes e cerveja), totem de fotos, lembrancinhas (mudas de temperos), gerador de energia e buquê. Tiramos a sorte grande em encontrar um lugar perfeito, com atendimento impecável, lugar deslumbrante, comida saborosa e o melhor: que pudéssemos pagar. Hoje em dia, não conseguiríamos custear a festa onde nos casamos pois houve muitas melhorias e os valores aumentaram, então tivemos uma sorte imensa de ser um lugar perfeito e que coubesse no nosso bolso naquela época!! Lembrem-se: ajustem o sonho de vocês ao que podem arcar para não se endividarem. E claro, escolham um lugar que vocês se identifiquem e que se imaginem casando ali!! Foi exatamente assim quando pisamos lá!!

Deu certo x Deu errado: Casamento D&R 1

Assessoria para o dia:
No nosso caso, a assessoria estava inclusa no pacote do espaço/buffet. Se não estivesse, eu contrataria à parte pois considero extremamente importante ter alguém para dar o suporte no dia do casamento, assim você não se preocupa com nada (e, por isso, tem que ser alguém com boas indicações). A assessora e sua equipe foram responsáveis por conferirem tudo, organizar cortejo e acompanhar toda a cerimônia, dar o suporte para noivos e convidados, receber os convidados e principalmente fazer com que a gente seguisse o cronograma estabelecido (o que fez com que a gente conseguisse fazer tudo o que a gente queria na festa, sem ficar muito tempo numa mesma atividade). Recomendo muito, é um bom investimento!!


Cerimônia e festa no mesmo endereço:

Sempre pensamos em fazer nossa celebração no mesmo local da festa. Isso é muito prático para todos pois não necessita que os convidados se desloquem entre os locais, evitando que se percam. Pelo fato do meu noivo e eu não sermos religiosos, não fazíamos questão de casarmos na igreja. E o espaço da cerimônia era formidável, um verdadeiro sonho!! Então, foi uma escolha incrível que fizemos!! Não me arrependo e faria tudo igualzinho de novo!!


Celebrante:

Há muitas pessoas que ainda nem conhecem esse profissional. Celebrante é o responsável por conduzir cerimônias de casamento. Como comentei anteriormente, não somos religiosos e queríamos uma cerimônia sem religiosidade (pois nossos familiares e convidados são das mais diversas religiões e queríamos que todos se sentissem confortáveis em nossa celebração). Então, procuramos por um celebrante que tivesse esse perfil. E foi perfeito!! Tivemos uma cerimônia leve e muito emocionante, com direito à história do casal, homenagem aos nossos pais e votos personalizados um para o outro. Todos elogiaram muito nossa cerimônia e foi a realização de um verdadeiro sonho para nós!! Não me arrependo e faria tudo de novo!!


Horário combinado com os padrinhos:

O horário do convite para todos os convidados foi 19h30 (30 minutos antes do que o horário certo para o início da cerimônia). Mas combinei com os padrinhos que eles chegassem às 19h15, explicando que a assessoria iria conversar com eles e explicar o andamento de entrada e saída do cortejo. Dessa forma, teríamos 45 minutos até o início real da cerimônia. E combinar isso foi ótimo! Com isso, mesmo que algum padrinho atrasasse alguns minutos, ainda teríamos bastante tempo até o início da cerimônia. Nenhum padrinho atrasou (sendo que uma madrinha se perdeu, tadinha! Mas deu tudo certo!!). Não me arrependo de ter combinado dessa forma e recomendo!!


Dia da noiva:

Não costumo ir muito a salões de beleza, mas para o dia do meu casamento eu fiz questão de me presentear com um dia de rainha!! Fechei um pacote que estava incluso teste de penteado e make, penteado e make para o dia, manicure e pedicure, hidromassagem, almoço, ducha, sala exclusiva para a noiva e assessoria (que auxiliava a colocar o vestido e organizar o cronograma para não ocorrer atrasos). Valeu a pena o investimento pois o preço foi excelente pela quantidade e qualidade de serviços inclusos. E fiquei pronta antes do horário combinado, o que me deu uma tranquilidade imensa. Não me arrependo e faria tudo novamente!


Site de casamento | Lista de presentes em valores

Eu e meu noivo já morávamos juntos há alguns anos, e então já tínhamos o essencial para vivermos a dois. Sendo assim, e sabendo que muitos convidados queriam nos presentear pelo casamento, optamos por fazer uma lista de presentes para a nossa lua de mel, em que os convidados optariam por passeios, ingressos ou jantares para curtirmos o nosso tão desejado destino de viagem!! Todos os presentes eram convertidos em valores, mas tudo o que colocamos em nosso site era real, não era fictício. Ou seja, colocamos ali passeios que realmente gostaríamos de fazer, restaurantes que gostaríamos de conhecer, e assim por diante. E depois da nossa viagem, enviamos por whatsapp para cada um dos convidados que nos presenteou algumas fotos nossas aproveitando o presente na lua de mel juntamente com algumas fotos do casamento com aquele convidado. Isso foi algo que nossos convidados realmente amaram, todos ficaram muito felizes por poderem curtir tudo isso com a gente e de terem recordações tão especiais. E já que iríamos fazer uma lista de presentes em um site, aproveitamos para deixar aquele site realmente completo, com todos os detalhes do nosso grande dia. Antes do casamento, colocamos informações de hospedagem e de salões de beleza (pois tínhamos muitos convidados de fora), mapa de como chegar ao local, diversas dicas sobre o casamento (dress code, dicas de transporte/estacionamento, entre outras), fotos do nosso pré-wedding e claro, a confirmação de presença que comentarei em seguida. E depois do casamento, aproveitamos pra deixar o site no ar para que os convidados pudessem retornar e ver as fotos e vídeos do casamento, além de nos deixarem recados para que a gente guardasse de recordação. O site ficou tão completo e tão bonito, que acabamos até estendendo o período dele no ar, estando online até hoje (pelo menos, até a data deste debate! hahaha). Deu bastante trabalho pra deixar o site tão completo, mas posso dizer que valeu muito o esforço! Não me arrependo! Aliás, muito pelo contrário, faria tudo de novo!! Recomendo!


Confirmação de presença:

Pedimos aos convidados que confirmassem a presença em nosso site e, para aqueles que não confirmavam, nós mesmos perguntávamos se iriam ou não. Se as pessoas não respondiam, a gente insistia! haha... Pra nós, deu super certo!! O número de pessoas confirmadas foi praticamente o mesmo das pessoas que realmente foram, deu uma diferença em torno de apenas 10 pessoas (confirmamos 150 pessoas e compareceram 140!! Foi ótimo). Como nossa festa tinha sido contratada para 150 pessoas, foi praticamente perfeito, sabendo que é muito difícil bater certinho o número!! Nossa preocupação maior era de aparecerem mais do que 10% do contratado, pois aí pagaríamos multa e correríamos o risco de não ter um bom atendimento, faltando comida e bebida. Por isso, ter certeza do número era crucial! Como tínhamos muitos convidados de fora (com maior chance de não poderem comparecer), convidamos muito mais pessoas do que o contratado: 205 pessoas. E aí, caso mais do que 150 pessoas confirmassem, pagaríamos o excedente com antecedência. Fiquei chocada e muito feliz quando exatamente 150 pessoas confirmaram, haha... Recomendo fazerem a confirmação, não me arrependo!!


Fiz mapa de assentos para convidados:

Esse é um assunto que divide opiniões. Nós optamos por fazer mapa de assentos e achei excelente termos feito!! Assim que os convidados chegavam, a equipe de assessoria já avisava qual era a mesa em que eles ficariam sentados após a cerimônia. E isso foi muito bom pois evita que famílias fiquem separadas por não terem espaços suficientes nas mesas. Aconteceu em diversos casamentos que fui: casais "avulsos" sentavam cada um em um mesa, e famílias grandes precisavam se separar pois não cabiam todos juntos. Fazendo o mapa de assentos, deixamos todos esses casais "avulsos" em uma única mesa, deixando as mesas maiores para famílias ou grupos de amigos. Nossas mesas variaram de 6 a 10 pessoas, sendo de diversos formatos (quadradas, redondas e retangulares). Foi perfeito, não tivemos nenhum problema com isso, então não me arrependo de ter feito!! Deu trabalho, mas valeu a pena!! Faria novamente!!


Dança dos noivos | Dança dos pais e padrinhos:

Eu e meu noivo queríamos ter uma primeira dança juntos e fizemos uma valsa com coreografia bem simples ao som do tema de Game of Thrones (amamos!!). Ensaiamos por poucas horas, coreografia bem simples mesmo. E foi um verdadeiro sucesso!! Adoramos!! Eu recomendo muito pois temos fotos maravilhosas desse momento!! Além disso, tive a ideia de fazermos uma segunda valsa convidando pais e padrinhos para dançarem e essa também foi uma ideia que recomendo muito pois aproveitamos para dançar com nossos pais nesse momento, o que também nos proporcionou registros maravilhosos em foto e em vídeo!! No finzinho da valsa, o DJ já convidou todos os demais convidados a se juntarem a nós e a partir dali abrimos a pista de dança. Foi perfeito e todos amaram!! Não me arrependo e faria de novo!!

Deu certo x Deu errado: Casamento D&R 2

Filmagem:
Alô, alô, noiva indecisa: tá na dúvida se contrata filmagem ou não? Eu lhe digo minha opinião: se houver condições financeiras pra isso, CONTRATE!! Eu era dessas noivas que falava "Ah, não faço questão de filmagem!!". E depois de muito ler debates aqui, fui percebendo que eu perderia momentos muito importantes se não tivesse a filmagem!! Eu não veria meus convidados chegando, não veria a entrada do meu noivo, dos meus sogros, da minha mãe e padrinhos. E mesmo a minha própria entrada! Queria ver a emoção do meu pai entrando junto comigo. Eu não queria perder esses momentos tão especiais!! E a verdade é que tanto a foto quanto a filmagem são os nossos olhos por todo o evento, já que não podemos estar em mais de um lugar ao mesmo tempo! haha. E então, optamos por contratar uma empresa de vídeo que tivesse o valor bem acessível e fizesse a cobertura da cerimônia completa, um vídeo curtinho com melhores momentos e um resumão da festa. E foi um dos melhores investimentos que fizemos!!!! A emoção ao assistir aos vídeos é tanta que a gente REVIVE o momento, fiquei mais nervosa do que no próprio dia. Me emocionei inúmeras vezes! E essa história de que "a gente não assiste os filmes depois" é coisa do passado. Os filmes atuais são curtinhos e a gente assiste um zilhão de vezes sim! haha... Então, eu não me arrependo de ter contratado! Muito pelo contrário, indico para todos que puderem!! Faria tudo de novo!!


Fotografia:

Contratamos uma equipe de fotografia fantástica composta por 2 fotógrafos. O bom de ter pelo menos 2 profissionais é que temos ângulos diferentes das fotos, principalmente na cerimônia em que tanta coisa linda está acontecendo ao mesmo tempo!! Enquanto um profissional se concentra na entrada da noiva, por exemplo, o outro está fotografando a reação do noivo e dos convidados em geral. Contratar uma boa equipe é importante, já que as fotos (e os vídeos) são os registros que irão eternizar esse momento tão lindo!! Então, recomendo muito a contratação de profissionais. Não sendo possível por questão financeira, combine com os convidados para que registrem em seus celulares ou câmeras fotográficas. Um momento tão único e especial merece ter muitos registros para ser recordado!!


Não contratei músicos para a cerimônia:
Sempre falo para todas as noivas que essa é uma decisão muito pessoal (como tudo no casamento, na verdade!). E não contratar músicos para a cerimônia foi uma escolha nossa!! Preferimos escolher músicas instrumentais orquestradas que foram colocadas pelo DJ nos momentos específicos da cerimônia. A emoção com as músicas gravadas não deixou nada a desejar, todos nos emocionamos muito e os convidados elogiaram muito todas as nossas escolhas da trilha sonora. O importante é apenas conversar certinho com o DJ para que coloquem as músicas certas nos momentos certos. Testem antes!!! E claro, equipamento de som bom é imprescindível! Eu não me arrependo, faria assim tudo de novo!


Não contratei banda para o jantar/festa/balada:

O DJ arrasou aqui também, deu tudo super certo!! Eu e meu noivo fizemos playlist para a recepção dos convidados antes da cerimônia (com músicas instrumentais) e outra playlist para o coquetel/jantar, com músicas tranquilas cantadas (versões acústicas, baladas românticas e afins) para que as pessoas pudessem conversar tranquilamente enquanto jantavam. E claro, o DJ arrasou depois na pista de dança colocando as músicas conforme percebia o gosto das pessoas que dançavam lá. Foi tudo um sucesso!! Mas aqui eu confesso: se eu tivesse condições financeiras, contrataria uma banda para a festa. Acho que anima DEMAIS e é uma atração a mais no casamento!! Mas todos se divertiram muito sem banda, então não me arrependo não!! Todos elogiaram muito nossas seleções de músicas.


Não contratei doces finos:

Como comentei anteriormente, os doces tradicionais estavam inclusos no pacote do buffet. Foram: brigadeiro, beijinho, casadinho, surpresa de uva, leite ninho e doce de côco queimado, além do bolo. Então, não me preocupei em contratar doces finos para o casamento, seria um gasto extra que economizamos bem. Não me arrependo e faria dessa mesma forma de novo.


Não contratei carro especial:

Eu cheguei a fazer muitos orçamentos e achei que os aluguéis de carro eram muito caros. E eu não queria que nenhum familiar me levasse, pois queria que todos curtissem muito a festa (já que tivemos bar com bebidas alcoólicas e não queria ninguém dirigindo após beberem). Então, a minha escolha foi ir de Uber. O que eu fiz foi contratar com antecedência um uber com boas recomendações. Para isso, usei um app de serviços e procurei por "Motorista": encontrei um uber super bem recomendado que me levou com segurança até o casamento e depois nos levou para o hotel. Fizemos um valor fechado, pois ele ficou à minha disposição no período da noite (combinei horário para ele pegar meu noivo no hotel, depois me pegar no salão e depois o horário no final da festa). Durante o período da festa, ele ficou liberado para fazer corridas de Uber ou pra descansar em casa com a família. Não me arrependo e recomendo!! Faria da mesma forma de novo!


Não contratei chinelos:

Optamos por não contratar um dos queridinhos das noivas. Eu adoraria ter chinelos personalizados do meu casamento, mas optei por não contratar para economizar mesmo. Deixei um aviso no meu site de casamento para que as mulheres levassem um calçado confortável caso quisessem trocar para descansar os pés, e foi tranquilo!! Não me arrependo!!


Buquês para a solteiras e para as casadas:

Eu presenteei minha mãe com o meu buquê usado na cerimônia. Ela e meu pai tiveram vários problemas no dia do casamento deles (simplesmente o vestido não estava pronto no dia, imaginem só!!) e foi a minha forma de homenageá-los. Então, mandei fazer um buquê igualzinho ao meu, um pouco menor, para jogar para as solteiras e foi um sucesso. Pensei em fazer o de fita, mas queria ter a realização de jogar o buquê, achei que me arrependeria se não jogasse. E além de jogar o buquê para as solteiras, fiz um buquê DIY de corações de feltro para jogar para as casadas. Foram 15 corações e todas adoraram participar da brincadeira. Uma coisa que eu aprimoraria: colocaria mensagens diferentes em cada um dos corações, só pra dar uma graça a mais. Eu adorei, faria tudo de novo, não me arrependo!!

Deu certo x Deu errado: Casamento D&R 3


Não passamos gravata/sapatinho:
Esse é um assunto que pode ser polêmico! Mais uma vez: decisão pessoal de cada casal. Eu e meu noivo optamos por não passar gravata nem sapatinho. Sabemos de pessoas que ficam super constrangidas em momentos assim, e definitivamente não queríamos colocar nenhum dos nossos queridos convidados em uma situação assim. Não é do nosso perfil a farra envolvida na gravata, e meu noivo disse que preferiria curtir mais momentos comigo e com os convidados de outras formas (afinal, demanda um certo tempo da festa pra passar gravata!!). E aí, tive a ideia de colocar uma pequena urna na recepção para as pessoas que fizessem questão de nos presentear com dinheiro. Sabemos que muitas pessoas já vão preparadas para o momento da gravata (alguns optam por nem dar presente para poder contribuir na gravata!), então deixamos um pequeno aviso em frente à urna de que não passaríamos a gravata e que quem quisesse contribuir, que poderiam depositar ali na urna. Deixamos envelopes com cartões para quem optasse por isso. E foi ótimo!! Tivemos algumas contribuições, e ninguém se sentiu obrigado a contribuir com nada. Não me arrependo e faria de novo!!


Kit toilette:

Minha madrinha de batismo estava super feliz com o nosso casamento e quis nos presentear com os bem casados (ela mesma quem fez), mas queria nos dar algo que ficasse de recordação pra gente depois. E aí ela comprou caixas decoradas para o kit toilette, que ficaria de presente pra mim depois do casamento pra guardar bijus e outras miudezas. Eu sinceramente não fazia nenhuma questão do kit e não teria feito caso ela não me desse as caixas de presente. Mas como ela fez essa surpresa, comprei alguns poucos itens para compor o kit e as pessoas realmente usaram. Não me arrependo de ter feito pois vi que teve utilidade, mas confesso que não faria de novo pois acho que é algo dispensável. Minha dica aqui é deixar alguns poucos itens com alguém da assessoria, ou da família caso não tenha assessora. Assim, se alguém tiver alguma urgência, solicita para essas pessoas. É dispensável.

Não fiz "lágrimas de alegria":

Esse é um outro item que nem considerei fazer. Já fui em inúmeros casamentos que tinha e poucas pessoas usavam, pois a maioria era precavida e já levava algo para secar as lágrimas (eu, por exemplo, sou manteiga derretida e sempre me emociono. Sempre levo lencinhos na bolsa em casamentos!). Então, acho algo totalmente dispensável e que podemos economizar. Não me arrependo de não ter feito!

Livro de assinaturas:

O nosso livro de assinaturas foi uma caixinha de recados em que colocamos "O que você quer que os noivos leiam daqui 1 ano?" e deixamos fechada até completarmos nosso primeiro ano de casados. Eu tinha muitos recortes de cartolina coloridos que estavam sobrando em casa, que havia usado em uma surpresa para o meu noivo. E na correria dos preparativos do casamento, não tive tempo de pensar e encomendar um livro de assinaturas específico. Como sou uma pessoa que AMA guardar recados de recordação, essa foi a forma rápida e prática que encontrei de termos registros para quem quisesse nos escrever. Não me arrependo de ter feito!! Mas confesso que gostaria de ter elaborado melhor a ideia e ter feito um livro de assinaturas mais caprichado para guardar de recordação. De qualquer forma, mesmo sendo improvisada a ideia, foi uma experiência incrível ler os recados dos convidados em nossas bodas de papel!! Recomendo!!


Fizemos retrospectiva e passamos fotos no telão:

Hoje em dia é algo que vejo cada vez menos em casamentos (lembrando que me casei em 2018). Mas é um momento que eu sempre aguardava em casamentos pois sou muito fã de fotografia e de recordar bons momentos. E como namorávamos há 18 anos até nos casarmos, havia muitos momentos lindos que passamos juntos e que queríamos compartilhar com os convidados. Então a dica aqui é fazer algo curto e direto ao ponto na retrospectiva. Só colocamos fotos nossas mesmo, no máximo com nossos pais e irmãos. E deixamos passando fotos com os outros convidados ao longo de toda a festa no telão, não na retrospectiva. Assim, as pessoas puderam curtir as fotos enquanto faziam outras coisas (conversavam, jantavam ou curtiam a pista de dança). Não me arrependo de ter feito, todos adoraram!!

E é isso pessoal!! Espero que esse meu relato possa ajudar muitas outras noivinhas, assim como fui ajudada com debates deste tipo. Pensem bem em cada escolha que fizerem, não contratem nada sob pressão ou sem pensar muito bem!! O casamento é um momento SUBLIME na vida de um casal e desejo que todas vocês possam ter um dia de verdadeiro conto de fadas, seja lá qual for o sonho de cada uma!! Sejam felizes!!


tenor.gif


Um grande beijo!! Smiley heart

96 Respostas

Última atividade por Daniela, dia 10 de Fevereiro de 2023 às 11:09
  • Daniela
    Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo Estado
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada noivinha, esses relatos ajudam demaisSmiley heart

    • Responder
  • Emily
    Noiva Ativa Setembro 2023 São Paulo Estado
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que reconfortante ler seu relato. Eu simplesmente amei as dicas, tem coisas aí que me ajudou em algumas indecisões, mas o que mais me tocou foi a questão de ter casado quando tiveram condições financeiras. Meu namorado sempre fala isso para mim, já que é meu sonho e eu faço questão que seja tudo como sonhei, para esperarmos e realizar esse sonho do meu jeitinho. Estamos juntos há 3 anos e moramos junto há 1 ano, e eu queria muito casar esse ano, aí passamos para o ano que vem mas ainda não temos condições financeiras para tal, e diferente de você, eu sou bem religiosa e queria casar conforme manda a doutrina, e me sentia mal por isso, mas depois de ler seu depoimento me senti mais confortável e entendo que ainda não é o momento, que é melhor esperar do que fazer meu casamento de qualquer jeito, já que é algo único na vida da gente. Obrigada pelas dicas, simplesmente me ajudou muito! Smiley heart

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mikaela, foi muito especial realmente. Adoraria voltar no tempo e curtir tudo de novo e de novo.
    Contratei a empresa Sodres Fotografia Artística. Maravilhosos!! Veja minha crônica de casamento para ver mais do trabalho incrível deles!! Segue o link :
    https://www.casamentos.com.br/cronicas-casamento/rodrigo-debora--rw46961
    • Responder
  • Mikaela
    Noiva Ativa Maio 2023 São Paulo
    Mikaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo seu relato, Amei.
    Que Bom que ficou marcado como um dia especial na sua vida, foi tudo lindo ❤️👏🏼

    Só uma dúvida, quem vc contratou para fotografia????
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Paula, fico muito feliz que tenha gostado do meu relato. Amei o atendimento no Silvia Helena's, você está em excelentes mãos.


    O app que usei pra achar motorista foi o Get Ninjas. É bom ser bem específica no seu "anúncio" la no app, dizendo a ocasião, o tipo e a cor do carro caso queira algo específico (era a única coisa que eu fazia questão, que fosse preto e sedan), assim você evita pessoas que não estejam no perfil que deseja (já que você receberá orçamento de 3 ou 4 pessoas apenas). Nada impede de vc abrir outro anuncio, mas dá mais trabalho... Eu devo ter o contato de quem me levou, caso queira. Me manda msg particular, se tiver interesse. Ele fez 3 viagens de ida e volta: pegar meu marido no hotel e levar até o casamento, depois me pegar no Silvia Helena's e levar pro casamento, e depois nos buscar no casamento e levar pro hotel. Deu tudo super certo!! A gente vai se falando se quiser mais detalhes. Beijão!!
    • Responder
  • Paula
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dé, amei seu relato, o dia da noiva aquece meu coração, vou fazer no Silvia Helena's também.

    Estou achando um absurdo também os carros dos noivos, nenhum menos que R$600, qual app usou para achar seu motorista? Está sendo minha atual preocupação hahaha

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Rapha, infelizmente há pessoas que dizem isso por não terem sido felizes em seus casamentos ou terem acompanhado alguma história assim. Mas quando a gente encontra a pessoa certa, o casamento dá mais do que certo!! Sou muito feliz por ter um marido tão especial e amoroso, meu companheiro pra todas as horas mesmo!! E como você disse, o importante é viver o sonho!! Continuem sendo muito felizes e tenho certeza que o casamento de vocês será muito especial!! Parabéns!! Um grande beijo!!

    • Responder
  • Raphaela
    Noiva Esperta Setembro 2021 Minas Gerais
    Raphaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada noivinha , ♥️ hoje em dia eles dizem que casamento e coisa falida , é que é só casar que a história acaba , mais nós estamos aqui pra provar que isso e lenda kkk é que existe amor de vdd , é que não importa quanto tempo dure o nosso sonho , pois o mais importante que sonhar e viver o sonho , que os nossos casamento dure para sempre ,♥️
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Luciana. Fico muito feliz que tenha gostado!! Adoro compartilhar as minhas experiências e espero que possa ajudar muitas noivas!! Beijos!!

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Rapha, que mensagem mais linda!! Sim, é muito bom a gente realizar sonhos, mesmo já morando juntos né? Era um sonho nosso desde que começamos a namorar, só faltava a grana mesmo... E nos planejamos para que conseguíssemos realizar esse sonho! Vocês também tem uma longa e linda história de muitos anos, tenho certeza que a celebração será muito especial!! Não tenho dúvidas de que será ainda melhor do que você espera, casar é muito booooom!!

    Obrigada pela mensagem e pelo carinho, e desejo que vocês também continuem sendo muito felizes!! Um grande beijo!!

    • Responder
  • Luciana
    Noiva Ativa Julho 2024 Rio de Janeiro
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Débora! Adorei ler seu debate. Obrigada por compartilhar sua experiência Smiley smile
    • Responder
  • Raphaela
    Noiva Esperta Setembro 2021 Minas Gerais
    Raphaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha que lindo e emocionante cada palavra alegrava o meu coração , e olha como é lindo vcs já tinham uma vida de casados e mesmo assim realizaram o seu sonho. ,comigo tbm será da mesma for estamos juntos a 16 anos é só agora vamos realizar o nosso sonho ,conforme nossas condições e vou falar a vdd , está saindo muito melhor do que eu sonhei , que vcs continuam muito felizes e que o amor cresça cada dia mais ♥️♥️ felicidades noivinha
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gisley, muito obrigada. Fico feliz que tenha gostado do meu relato.

    Confesso que não senti essa "menor ansiedade" não! hahaha.... Eu sou super ansiosa e os preparativos foram um pouco estressantes pra mim, justamente por conta da ansiedade. Mas o bom é que depois que passa a correria, só ficam as lembranças boas dos preparativos e a gente quase não lembra porque teve stress! kkkkk.. Fico feliz que minhas dicas tenham sido úteis!! Felicidades pra vocês!!

    • Responder
  • Gisley
    Noiva Constante Março 2022 São Paulo
    Gisley ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei seu relato Débora!! tbem ja sou "casada", e ano q vem vamos apenas formalizar tudo.

    Acho q é tudo diferente qdo vc ja mora com a pessoa né? menos pressão, menos ansiedade.

    Peguei várias dicas Smiley heart

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kahh, fico muito feliz que tenha gostado!! É muito bom relembrar e compartilhar esse momento tão importante!! Beijos!!

    • Responder
  • Kahh
    Noiva Curiosa Abril 2024 São Paulo
    Kahh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiii seu relato, obrigada por compartilhar! 😘
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhhh, muito obrigada Bruna. Fico muito feliz que tenha gostado!! Grande beijo e bons preparativos por aí!!
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai Mayara, eu também adoro. Debates de "deu certo x deu errado" são os que mais ajudam as noivas, na minha opinião. Obrigada, fico feliz que tenha gostado!! Beijos!!
    • Responder
  • Bruna Galvan
    Noiva Ativa Maio 2021 Santa Catarina
    Bruna Galvan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom seu relato, zero defeitos!!

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adooooooooro esses debates, adorei seu relato Smiley winking

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Janaaa, fico muito feliz que tenha gostado!! Smiley heart Obrigada!!

    • Responder
  • Janaina
    Noiva VIP Abril 2022 Minas Gerais
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ameeeeeei. Que leitura deliciosa. Parabens!

    • Responder
  • Aline
    Noiva Constante outubro 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ajuda muito saber a experiência de outras noivas! Obrigada, mesmo!
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que tudo!!!!

    Amei amei!!!



    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sue, foi muito bom termos deixado um tempo depois do casamento ainda no ar, assim os convidados puderam voltar pra conferir as fotos e os vídeos e todos adoraram!! Mais do que recomendado! hehehe... Beijão pra você!

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Luana! Fico muito feliz que tenha gostado do meu debate!! Me casei em São Bernardo do Campo/SP e fiz o meu dia da noiva no salão Silvia Helena's (unidade Tiradentes). Essa unidade é especializada em noivas, um sonho de lugar e atendimento impecável. Recomendo de olhos fechados!!! Como ainda não escrevi minha crônica dando mais detalhes de cada fornecedor, fique à vontade pra me mandar msg particular caso tenha interesse por mais detalhes e do contato deles. Fala com a assessora Manu, foi ela quem me acompanhou - @silviahelenasoficial . Beijos!! Smiley heart

    • Responder
  • F
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh, você é muito especial! ❤️
    Claro que vou compartilhar tudinho sobre o meu grande dia com você. Excelente sugestão essa da Nane. Como pude esquecer do seu site, é o mais completo é rico em detalhes que já vi na vida. Esse deu super certo mesmo!!!
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sua linda! Ficou ainda melhor esse debate (tinha como?) hahaha! Obrigada você por compartilhar esse dia lindo e especial conosco! Abraços quentinhos para você!



    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amei o acréscimo do site de casamento Dé, eu adoraria manter o site de casamento depois. Achei uma ideia incrível ir atualizando. 😍

    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaahhhhh vou olhar simmmmmmmm. Obrigada ❤️
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sua linda!! Seria uma ótima ideia, depois conversamos mais sobre. Obrigada por tanto, estamos ansiosos nos preparativos! Da pra sentir o amor em todos os detalhes do seu casamento, Dé! Abraço quentinho pra você! ♥️♥️♥️
    • Responder
  • L
    Noiva Esperta Novembro 2020 São Paulo
    LUANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii Débora, tudo bem? Adorei o seu relato, onde você fez o seu dia de noiva? Beijo

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas