Olá gente,
Casei no dia 15/05/2022 (já tinha casado no civil em Janeiro de 2020) e agora que tenho fotos oficiais vim fazer esse tipo de post que eu amava ler e me ajudou demais com a organização do meu casamento.
O meu casamento foi para 100 pessoas, evitei muitas coisas tradicionais e adaptei para ter a nossa cara.
Como já tinha adiado 3x por conta da pandemia, eu estava com expectativas bem baixas, não estava mais tão neurótica com detalhes, só queria que meu dia acontecesse e foi MUITO acima do que eu tinha imaginado!
A começar pela chuva que tinha previsão de cair um temporal, que só rolou no dia seguinte! O dia ficou nublado, mas nem uma gota para impedir que a cerimônia acontecesse na rua como eu queria!
Vamos ao que interessa agora hahaha. Eu considero que deu tudo mais que certo, mas tem alguns detalhes que talvez outras noivas se importassem mais que eu e vou comentar aqui para as futuras noivas prestarem mais atenção.
Deu Certo:
Convites e papelaria: Eu mesma fiz a arte dos convites e de toda a papelaria do casamento. Eu mandei imprimir algumas unidades do convite para tios, pais e avós, mas isso em 2020 quando o casamento aconteceria, para essa nova data eu mandei convites virtuais para todos. Não tive nenhuma reclamação de ter sido virtual e pude economizar nesse item.
Vestido de Noiva e acessórios: Quem fez meu vestido foi minha mãe, junto com a professora de costura dela. Eu achava um absurdo de caro e não curtia a ideia de gastar tanto em algo que nunca mais usaria. Então nós compramos os tecidos e ela fez, era um cropped e saia separados, nas fotos nem parece que eram separados e eu amei! Posso usar o cropped em outros momentos e ter essa lembrança feita pela minha mãe por mais tempo. A grinalda e brincos eu mandei fazer do jeito que queria e a sandália eu comprei uma nude básica, que eu pudesse usar depois e fugia dos preços altos de coisas "para noiva" do mercado.
Bolos e docinhos: Super acerto! Também fugi de fornecedores "de casamento", a pessoa que fez o bolo é uma conhecida que sempre fez bolos para o meu aniversário, como eu não queria nada com aquela mega cara de casamento, eu perguntei se ela toparia fazer para o casamento e ela topou! Eu pedi 3 bolos de sabores diferentes para que eu pudesse colocar em suportes de alturas diferentes (eu mesma comprei os suportes e pintei), foi sucesso, pessoal pirou nos bolos! Nos docinhos eu resolvi só pedir brigadeiros, de 5 sabores diferentes (churros, limão com suspiro, doce de leite com coco queimado, branco e tradicional), o sucesso foi tanto que dos 700 docinhos só sobraram 10 que a cerimonialista separou para mim e o noivo
Dia da Noiva: Eu fiz o making off na minha casa, que tem um bom espaço (assim pude economizar com hotel só para isso) e tive a companhia das minhas madrinhas (somente 2), minha mãe e a amiga dela de infância que é como uma tia para mim.
A princípio eu não queria chamar o fotógrafo, mas acabei chamando e foi a melhor coisa que eu fiz, tenho fotos lindas e comprei camisetas combinando para esse momento que ficou registrado. E ainda rolou um first look com as madrinhas super por acaso, sem ser combinado nem nada.
Recomendo demais a minha maquiadora Renata Tomé que é um anjo, deixou a vibe do dia mt mais gostosa e tudo durou até o final!
Madrinhas e padrinhos combinando: Era algo que eu queria mt fazer, eu escolhi a cor terracota para as madrinhas e para os padrinhos eu comprei as gravatas e pedi que fosse calça bege, camisa branca e eles animaram de colocar suspensório. Mas não fiquei neurótica em seguirem a mesma tonalidade de calça, suspensório e sapatos para todos, cada um comprou o que achava/gostava, eu amei não ter essa dor de cabeça e as fotos ficaram lindas de qualquer forma.
Local cerimônia e festa: Eu fechei o casamento com o Bistrô do Ouvidor aqui no RJ para fazer a cerimônia e festa lá. O pacote que eu fechei tinha a comida do próprio bistrô, cerveja e caipirinhas incluídas, eu só comprei espumante e whisky a parte que eles serviram no dia. Serviço excelente, a comida mega elogiada, o dono é um querido, sempre super paciente com os nossos adiamentos.
A cerimônia foi na rua ao lado do Bistrô, sim, no meio da rua! Nossa cerimonialista faz esse tipo de evento lá e foi um dos motivos de eu ter fechado com esse espaço. Foi demais! Eu estava noiada pelo fato de não ter cadeiras para os convidados, somente para os idosos. Mas como a cerimônia foi rápida, não tive nenhuma reclamação em relação a isso, só elogios dos convidados.
Cerimônia: Aqui eu fugi bastante do convencional, primeiro porque coloquei os padrinhos e madrinhas já nos esperando lá na frente, não teve entrada deles. Como eu não tinha casais certinhos, não quis ter o estresse de pensar como iriam entrar.
Quem celebrou nosso casamento foi o irmão do meu marido (que também era um padrinho) e ele leu o texto que todos os nossos padrinhos e madrinhas escreveram juntos, sobre nós e nossa história. Ficou absurdo de lindo, todo mundo chorou, foi tão além do que eu imaginava, pensei que seria um caos, mas foi de outro mundo! Foi por isso que escolhi aquelas pessoas específicas, sem ligar para casais, número, etc. Sabia que eram amigos mtmt próximos que estavam com a gente ao longo do caminho e permanecerão.
Trocamos votos também, super recomendo fazerem! Foi 1 minuto e meio para cada mais ou menos, mas que fizeram toda a diferença.
Eu tive uma daminha que foi a minha sobrinha, ela não é criancinha e eu não queria, queria uma criança que tivesse alguma relação com a gente, em ficar "enchendo linguiça" só para foto. Não combinei roupa com ela e no final ela escolheu uma cor que tinha a ver com o terracota. (Ah, o porta alianças minha mãe fez também)
Na saída dos noivos eu usei confete (eu mesma comprei e coloquei nos saquinhos)! Li em algum lugar que era o que mais causava efeito em fotos diurnas e deu certo mesmo!
Cerimonialista e decoradora: Recomendo a Fernanda Gurjão de olhos fechados! Ela foi a cerimonialista e decoradora, ela foi recomendação do Bistrô, e foi um dos motivos de eu ter contratado, por ela já ter trabalhado e entender as logísticas do local. Ficou tudo ótimo, ela não esqueceu de nenhum detalhe que eu pedi, foi um amor o tempo todo e permitiu que eu curtisse totalmente esse dia! Inclusive até me avisou para eu retocar o batom para continuar linda nas fotos hahaha.
Fotógrafo: Gente, não é besteira quando dizem que esse deveria ser o maior e mais importante investimento! Recomendo até a lua o Gustavo Marialva, o olhar dele é surreal e as fotos ficaram as coisas mais lindas! Ele tem um olhar único!
Feliz demais que investi nisso e agora tenho esse momento eternizado.
Lembrancinhas: Não queríamos o tradicional bem casado e a nossa lembrancinha foram donuts. Quem for do Rio tem que provar o Fome de Donut. Eles nunca tinham feito em grande quantidade como para um casamento, foi a primeira vez, eles toparam, eu conversei como queria os donuts e a embalagem, entreguei as tags de agradecimento e eles fizeram o resto. Ficou lindo e mtmtmt bom! Tão bom que tinha convidado no dia seguinte encomendando donuts com eles hahahaha
Deu Certo mas prestaria mais atenção:
DJ: DJ Orlando foi demais! Seguiu todas as músicas da cerimônia, eu estava com medo de por ser na rua não ser possível ouvir direito, mas como ele já fez eventos lá, sabia o que era necessário e o som estava tão maravilhoso que eu já quis chorar na minha entrada!
Ele foi um querido e pediu músicas que tinha que ter na festa, para não deixar de tocar as nossas preferidas e realmente não deixou.
Porém acho que a nossa lista estava com músicas bem diversas e em alguns momentos da festa ele tocou músicas que não eram nossas favoritas, nada que comprometesse a festa, até porque tinha gente de todos os gostos e idades, então enquanto uns não curtiam tanto, outros amavam. No fim a galera dançou até o chão e não queriam ir embora em pleno domingo, coisa que eu nem imaginei que aconteceria.
Eu só prestaria mais atenção na lista do DJ para ter certeza de que absolutamente todas as músicas que tocarem vcs curtem mt, se isso for super importante para vcs.
Bouquet: Outro item que eu zero via sentido em gastar horrores. Eu queria algo simples, então fui na floricultura do meu bairro e mandei foto para a dona do estilo que queria e com fotos das cores que gostaria. O que ela fez, apesar de lindinho, não tinha a ver com as cores que eu queria (queria algo mais colorido, lembrando a decoração da mesa). Zero tirou meu sono isso, na hora que eu vi fiquei "poxa", mas não alterou em nada meus dias, e nem enfeiou minhas fotos hahaha. Mas se isso é um item primordial para vcs, talvez fazer com quem tenha mais experiência faça sair exatamente como vc deseja.
Primeira dança: Fiz mais porque queria uma foto daquelas super impactantes, mas acabou não tendo. Não falei para o fotógrafo o que queria exatamente. Então se é algo que fazem mtmt questão, falem tudo da cabeça de vcs para não faltar nada hahaha
Lágrimas de alegria: Não fiz, mas se eu soubesse o tanto de gente que chorou e usaria eu teria feito! Muita gente que recebeu o saquinho dos confetes achou que era lenço hahaha
Fotos específicas: Outra coisa que na hora não prestei atenção, acho que faltaram algumas fotos com certas pessoas, no calor do momento não lembrei e também não fiz uma lista para o fotógrafo.
Bom, que eu me lembre foi isso. Espero que ajude vcs de alguma forma, como muitos posts desse me ajudaram
Seguem as fotinhos: