Olá meninas,
Finalmente cheguei no debate mais esperado, o debate mais incrível que me ajudou tanto nessa caminhada no mundo dos casamentos. O texto é grande, leia com calma, e espero de alguma forma ajudar.
Saiba desde já que o meu dia foi incrível, não poderia ter sido mais perfeito. Nem nos meus melhores sonhos imaginei viver tudo o que vivi. Não tenho fotos oficiais mas fiquem tranquilas que assim que tiver vou mostrar tudo. Quis fazer o post com a cabeça fresquinha, então aproveitem.
.
👉🏼 DEU “ERRADO” mas nem tão errado assim.
· O TEMPO: Três dias antes do casamento estava chovendo por aqui na minha cidade e confesso que fiquei meio apreensiva. Só que no jornal estava sempre falando “domingo não chove e a máxima é 21º” eu suuper me agarrei nisso e fui pedindo pra Deus que o tempo ficasse firme e não chovesse. Quem me conhece sabe que eu não sou fã do verão e a minha tristeza quando tive que remarcar foi ter que casar no calor infernal de novembro com o risco de chuva, mas Deus é Deus e me preparou um “dia de outono” eu fiquei mega feliz porque não estava friozão nem calor demais.
· PADRONIZAÇÃO DOS PADRINHOS E MADRINHAS: Os padrinhos foram com o look certinho, calça preta, camisa social branca manga longa e o kit gravata e suspensório que eu presentei, pedi tom salmão para as madrinhas mas nem todas conseguiram. Fiquei triste, chateada? Antes do casamento sim no dia eu juro nem liguei.
· BRINDE DOS NOIVOS: No dia anterior eu lembrei que não tinha nenhuma taça nem champanhe para o nosso brinde acredita? Aí pensei “vamos brindar com um drink sem álcool” kkkkkkk para a minha sorte nem alarde nenhum quanto fomos fazer as fotos a menina da assessoria foi pegar as taças com o champanhe dentro delas já. Foi um milagre divino providenciado!
· LÁGRIMAS DE ALEGRIA: eu fiz umas simples e entreguei para a assessoria, mas infelizmente ela se perdeu em uma bolsa e só achamos no final da festa.
· SITE DE CASAMENTO: Fiz meu site pelo Casar.com achei ele bem completinho, por lá recebemos seis presentes que somaram R$707,00. Fiquei bem feliz, mas esperava ter ganhado mais.
· FOTOS NO TELÃO: Eu ganhei o telão do DJ para passar as fotos no decorrer da festa e super esqueci de passar as fotos para ele, ou seja tinha um telão lá e nada de fotos, fiquei triste na hora mas passou.
👉🏼 Não fizemos e não fez falta, mas eu gostaria de ter feito:
· CONVITE FÍSICO: Nós tínhamos recebido esse ano os convites que encomendei porém com o segundo reagendamento ‘perdemos’ eles, e acabei fazendo online mesmo, o bom é que não tive nenhum gasto para fazer porém vire e mexe recebia uma mensagem ‘me manda o convite de novo’.
· CHINELOS: A pista de dança dança bombou e tinha algumas pessoas descalças, pois foram de salto alto.
· MAPA DE ASSENTOS PARA CONVIDADOS: Não fiz por preguiça mesmo kkk nunca fui em um casamento que tenha isso, então não senti necessidade mas acho super chique.
· CABINE DE FOTOS: Desde o início não queria, mas foi chegando perto e senti uma vontade grande de ter aí respirei e pensei “deixa pra lá”. Não fez falta mas acho uma lembrancinha super bacana como já tinha uma não fiquei bolada.
· BOLO REAL: Eu queria muito uns três bolos de tamanho diferente na mesa, porque eu sou desses porém o dinheiro não me permitiu. Não tirou o brilho do bolo fake pois ele é liiiiindo.
· TOPO DE BOLO PERSONALIZADO: O meu sonho era colocar aqueles pop funko personalizado mas cai de costa com os preços, então decide que seria os passarinhos mesmo! Achei super fofo.
👉🏼 Não fizemos e não nos fez falta:
· CARRO DA NOIVA: Faltando alguns dias para o casamento não sabíamos como iríamos já que a ideia inicial seria alugar um carro porém não compensou já que a empresa queria que nós pegássemos dois dias antes, ficaria inviável e caro. Por sorte meu amigo que foi convidado me fez o favor de me levar para o meu dia de noiva, me buscou e fomos para a chácara, ele também nos esperou até o final da festa! Eu dei pra ele dinheiro para colocar gasolina.
· KIT TOALETE: Eu acho uma graça porém não estava no clima de fazer DIY e também não queria investir em mais gastos. Não fez nenhuma falta!
· LIVRO DE ASSINATURAS: Não fizemos, eu não curto.
· RETROSPECTIVA: Eu acho massante por isso não fizemos.
ACERTOS:
· DINHEIRO: Eu vou abrir a boca e falar a verdade nua e crua caso você não saiba: casar gasta dinheiro e muuuito! Se é seu sonho saiba que é um investimento alto. Meu intuito não é te desmotivar, muito pelo contrário eu quero que você saiba que os fornecedores que você vai contratar eles têm uma vida, boletos para pagar, entre outras coisas e ninguém trabalha pra não ter lucro. Por isso a dica que eu posso te dar é guarde dinheiro e não faça empréstimo para fazer a festa, e a mais importante só faça uma festa se você pode arcar 100% com ela, eu sempre falo isso para as pessoas, não vai fazer festa achando que fulano vai te ajudar, se no meio do caminho essa ajuda vier poxa que legal, seja grato e pronto! Agora ficar com o pensamento “ai tomara que minha mãe/sogra me ajude” é furada. Minha mãe me ajudou muito, mas nunca fiquei achando que era obrigação, obrigação é sua pagar a sua festa. Toda ajuda é bem vinda quando é ajuda mesmo, não pra meter a boca e querer fazer do jeito que a pessoa quer.
· PRIORIZAR OS NOIVOS: Sempre priorizei o que eu e o meu noivo queríamos para a nossa festa, demos o nosso melhor para que fosse tudo do nosso jeitinho e por isso ouvimos tantos elogios. Priorize seu conforto, sua alegria, sua saúde mental, pois assim as pessoas que te amam vão curtir esse momento contigo. Nossa condição foi 100 convidados, fomos muito julgados sabe? Mas foi aquilo, foi o que a nossa condição financeira pode e não me arrependo porque se fosse fazer algo maior iríamos nos atolar em dívidas. Planejamento, lembra?
· ORGANIZAÇÃO: Eu me tornei uma pessoa muito mais organizada quando comecei a planejar o casamento, já tinha uma base mas melhorou muito. Mesmo você tendo assessoria você precisa ter o controle de contrato, comprovantes de pagamentos, acordos verbais formalizados e uma porrada de coisa. Se você não sabe fazer isso sugiro que tenha o mínimo de controle. Eu abri uma pasta no google drive e fui separando tudo por fornecedor.
· ASSESSORIA: De todas as dicas que eu posso te dar sobre casamento essa será a minha primeira e mais importante: tenha uma assessoria com vocês, é de extrema importância fez toda diferença durante a organização da festa e claro no dia. Sempre fui uma noiva controladora com todos os detalhes, porém na festa eu soltei a mão e decidi confiar ainda mais no trabalho deles, e eis que foi a melhor coisa. Eu pude aproveitar cada momento da nossa festa com muita alegria no coração. Tive uma ‘anja’ comigo que me ajudou em TUDO! Me avisava do cronograma cumprindo os protocolos e também para curtir com nossos convidados, sem dúvida ela fez diferença pra mim.
· DIA DE NOIVA: Foi um dos luxos que me dei por ter adiado meu casamento, fechei um dia de noiva no Ateliê Cristiane Bastos e foi sensacional, me senti muito querida, cuidada, e claro uma princesa. A equipe me ajudou demais, eu amei do início ao fim. Tive massagem, banho de ofurô, fiz as unhas da mão/pé, uma mesa de café da manhã incrível para mim e para as minhas acompanhantes (mãe, irmã e avó), e claro maquiagem e penteado que não tenho palavras pra dizer o quando amei. Elas saíram por volta das 9h50 já que precisavam estar lá mais cedo, eu sai pontualmente às 10h45 como o cronograma dizia, cheguei na chácara umas 11h20 estourando e fiquei aguardando no carro.
· MAKING OF DA NOIVA: A fotógrafa e o videomaker chegaram na hora certinha, simplesmente perfeito consegui tirar muitas fotos, tanto sozinha tanto com as minhas acompanhantes (mãe, irmã e avó).
· MAKING OF DO NOIVO: Não teve nada de especial, ele até queria ter ido em algum lugar fazer, porém não fez falta alguma. Ele chegou na chácara às 10h00 e como a fotógrafa principal (a assistente estava comigo), conseguiram tirar muita foto sozinho! Ele me disse que tirou todas que queria até dos acessórios: meia, relógio, perfume, cinto. Estou ansiosa para ver.
· HORÁRIO COMBINADO COM OS PADRINHOS: O horário do convite estava às 11h00 (30 minutos antes do que o horário certo para o início da cerimônia). Combinei com os padrinhos para chegar com 30/40 minutos de antecedência para que a assessoria pudesse passar as orientações com relação às entradas, ordem do cortejo, posicionamento, cumprimentos e saídas. Foi a melhor coisa que fiz visto que ninguém se atrasou.
*Dica: fiz isso faltando um dia antes, recomendo fazer isso quando for entregar o convite dos padrinhos pois aí as meninas se organizam melhor em relação ao horário que devem sair do salão para o espaço da cerimônia.
· HORÁRIO DA CERIMÔNIA: Estava marcado para às 11h00 sabendo que começaria por volta das 11h30, teve um atrasinho básico que não influenciou em nada e às 11h50 começou! Graças a Deus o cronograma deu super certo, conseguimos fazer todas as fotos protocolares: comprimentos, saída, fotos com os padrinhos, fotos dos noivos, na mesa do bolo, brinde e também as fotos espontâneas curtindo a festa.
· CERIMÔNIA COM CELEBRANTE: Nossa cerimônia foi com o Celebrante Flávio Garcia, foi simplesmente incrível, quando respondi o questionário comentei que esperava que nossa cerimônia fosse sem enrolação, divertida e que não fosse maçante para os convidados. E para a minha alegria foi bem rápida, leve, com muitos risos e sorrisos.. todos os convidados adoraram!
· A ENTRADA DAS ALIANÇAS: Minha avó materna entrou com as alianças, foi super lindo e muita gente se emocionou. Eu mesma que fiz o meu porta alianças um dia antes do casamento socorro kkkk.
· VOTOS PERSONALIZADOS: O ponto alto da cerimônia foi a nossa troca de votos, pois foi simplesmente emocionante, a galera caiu em lágrimas!
· CERIMÔNIA E FESTA NO MESMO LOCAL: É mais prático não ter que ficar se deslocando então foi ótimo para os convidados saírem da cerimônia e logo ir para as mesas.
· PÉTALAS NA SAÍDA: A chácara não aceita arroz (nem curto), então jogaram as pétalas que pedi para a decoradora separar.
· BUFFET: Tivemos um coquetel de salgados na entrada, antepasto de berinjela com torradinhas, dadinho de tapioca com geleia de maracujá com pimenta, e o almoço foi arroz, salada, churrasco, feijão tropeiro, maionese e vinagrete. Eu e o marido abrimos o buffet! Conseguimos comer tranquilamente e a galera comeu beem.
· DECORAÇÃO: Nota mil para a minha decoração!! Amei de paixão cada detalhezinho, tudo como eu pedi, a mesa do bolo foi um espetáculo à parte sem palavras até agora. As mesas também, a toalha, o sousplat, e guardanapo de pano, a recepção.. tudo como eu sempre sonhei.
· BUQUÊ: A coisa mais linda do mundo, quase chorei quando vi de tão perfeito, mas confesso que tive um leve medo de me decepcionar porque fiquei muita indecisa pra decidir um modelo específico kkk.
· DOCES TRADICIONAIS E FINOS: Contratei 500 doces e não comi nenhum no dia, mas fizeram marmitinha para os noivos e comemos alguns já, maravilhosos por sinal.
· FORMINHAS DE DOCES: Comprei 300 unidades na Ju Fiori, ficaram lindas na composição da mesa do bolo.
· PASSAR A GRAVATA E SAPATINHO: Por aqui em SP é super comum passar gravata e sapatinho então fizemos e não nos arrependemos nenhum pouco, um amigo do meu esposo nos emprestou a maquininha e ajudou demais! Tivemos convidados que fizeram Pix também, um sucesso. Conseguimos um total de R$4.000 e pouco. Não dei nenhuma lembrancinha e não senti nenhuma necessidade.
· VALSA: Não treinamos nenhuma vez, foi estilo “dance e vamos ver o que acontece”, e não foi que deu certo? Dançamos ao som de “Ain't No Mountain High Enough” do Marvin Gaye.
· PISTA DE DANÇA E DJ: Não optei por banda por questão financeira e olha não me arrependo pois o nosso DJ mandou MUITO bem, tanto na cerimônia com as músicas instrumentais que escolhi tanto para a balada, que por sinal bombou demais já que ele tocou as músicas antigas até chegarem nas atuais. A galera dançou muito e nós nos divertimos também, nos jogamos na pista!!
· CHOPP: Contratamos 50 litros de chopp e de backup mais 50 litros consignado. Sobrou apenas 20 litros que vamos aproveitar com os amigos.
· BAR DE DRINKS: Tive um certo receio do bar não bombar já que contratamos chopp, mas olha bombou demais e raramente estava vazio! Abrimos após o coquetel pra ninguém ficar alterado de barriga vazia, ao total foram oito opções: seis drinks com álcool e dois sem.
· KIT BALADA: Comprei apenas óculos e algumas plaquinhas! Algumas pessoas que estavam na balada usaram, sobraram pouquíssimos.
· BUQUÊ RESERVA: O meu buquê estava incluso na decoração porém pedi para a decoradora fazer um menorzinho para que eu pudesse jogar na hora do buquê, foi a melhor coisa.
· FOTOGRAFIA/FILMAGEM: Foram fornecedores diferentes e senti no ar uma vibe muito boa deles juntos. Estou com ótimas expectativas do resultado final. Fiquei muito em paz como eles conduziram o making of, cerimônia e festa, não teve nada às pressas e conseguimos fazer todas as fotos. Foram duas fotógrafas e dois videomakers. A fotógrafa principal e o videomaker deixaram os assistentes comigo às 8h00 para o meu making of e correram para a chácara fazer o restante das fotos e também o making of do noivo mais próximo a cerimônia.
· LEMBRANCINHAS: Optamos por bem casados, e estava saboroso e fresquinho consegui comer dois na festa.
· TERNO DO NOIVO: Foi primeiro aluguel na cor e no estilo que ele queria, ele se sentiu super bem e amou o look todo, e eu também. A decoradora fez uma lapela para ele com as flores do meu buquê.
· VESTIDO: Meu vestido foi feito sob medida do jeitinho que eu imaginava, foi a melhor coisa que fiz na vida já que ele tem a minha cara, e foi desenhado para o meu corpo. Foi um processo maravilhoso criar ele do zero. Recomendo! Dá um medinho? Sim, mas o resultado é surreal e gostei bastante dele.
· SANDÁLIA: Usei uma sandália de salto grosso para o casamento e consegui usar bastante, porém quando a balada pegou fogo mesmo eu tirei, e usei um chinelinho que ganhei do Ateliê no meu dia de noiva, mas levei um tênis rosinha na mala.
· CONVIDADOS: Fizemos uma festa para 100 convidados, ainda não tive acesso a lista mas pelo meu controle tivemos uma quebra de 10% a 15% e estamos super felizes pois na real? Quem deveria estar estava e foi muito bom.
· CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA: Eu mesma fiz a confirmação de presença, fui bem incisiva e ajudou bastante. Comprei um chip novo só pra isso! Vou fazer um post detalhado com todos os textinhos que usei.
Bom é isso gente!