Olá, pessoal!
Vim escrever meu debate do que deu certo x o que deu errado no meu casamento.
Meu casamento foi um mini wedding (50 convidados) em junho de 2022, em Valinhos/SP. Foi INCRÍVEL! Eu e meu noivo amamos toda a experiência e concluímos que vale muito a pena fazer uma festa, mesmo que seja pequena como foi a nossa.
O que deu certo:
- Contratar filmagem
Quando começamos a organização, a gente dizia que não contrataria filmagem a fim de diminuir os custos. Mas, faltando 2 meses para o casamento, decidimos fechar. E, nossa, ainda bem que fizemos isso! Nós já recebemos o teaser (aquele primeiro vídeo curtinho) e eu amei TANTO! Já assisti umas 3.500 vezes, haha; é uma lembrança linda demais. Estou super ansiosa para receber o vídeo maior.
Dica: eu aprendi que o ideal é fechar filmagem e fotografia separadamente. São duas artes diferentes e o mesmo fornecedor não vai ser especialista nas duas coisas. Eu sugiro investir dinheiro em bons fornecedores, porque é o que fica para o futuro.
Fornecedor: @makeamomentfilmes (o teaser do nosso casamento é o que tem o Wall-e e a Eva na capa)
- Casamento no outono
Como nosso casamento seria ao ar livre, escolhemos um mês que chove bem pouco em São Paulo, que é junho. Deu super certo! Fez um dia maravilhoso, céu azul e nenhuma nuvem no céu. O clima estava ameno, nem muito quente e nem muito frio.
- Dia da noiva com várias pessoas
Eu me arrumei em um salão com mais 9 pessoas (madrinhas, mãe, sogra...) e fiquei um pouco preocupada com atrasos, mas foi ótimooo. O salão foi super organizado e pontual e nós nos divertimos muito juntas! Nós comemos lanchinhos, demos risada, tomamos muita espumante e tiramos várias fotos. As meninas se emocionaram quando coloquei meu vestido, me ajudaram a escolher um brinco para usar, me deram uma cesta de presente... Enfim, foi uma delícia me arrumar com elas.
- Contratar assessoria
Esse é outro serviço que eu dizia que não teria para diminuir os custos do casamento e paguei a língua! Acabei contratando quando faltavam alguns meses e foi a melhor coisa que fiz. Eu e meu noivo trabalhamos bastante e estava faltando tempo para organizar. Além disso, a assessora tem experiência nesse mercado, ela sabe como resolver os problemas que vão surgindo, tem soluções criativas, conhece as tendências e pensa numas coisas que você nem fazia ideia que precisava, haha. Recomendo MUITO ter assessoria para a organização (e nem foi tão caro!).
Fornecedor: @mariecerimonial
- Contratar uma banda de bar
Nós contratamos a banda que toca no nosso bar favorito para tocar no nosso casamento. Eles não têm muita experiência com casamentos, então, ficamos receosos. Mas, foi suuuuper legal! Todo mundo adorou, só ouvimos elogios. Ficou a nossa cara e foi muito barato.
Fornecedores: @tiosbrothers e @shellysimonsinger
- Gastar com um bom buffet
Escolhemos o Buffet Mestria para o casamento e o serviço deles foi incrível! Eles têm um cardápio de comida fina, com uma apresentação linda e um serviço muito simpático. Só elogios.
Fornecedor: @mestriabuffet
- Casar no condomínio dos pais
Nós fizemos o casamento no condomínio dos pais do noivo e economizamos um absurdo com espaço! A cerimônia foi ao ar livre, na ilha do lago e a festa no salão. Ficou lindo demais e de graça. Se seus pais (ou avós) moram em um condomínio de casas, com bastante natureza, vale a pena. Único detalhe é que teve de ser um casamento mais diurno (das 15h00 às 22h30) por causa do barulho.
- Organização financeira
Eu e meu noivo somos muito organizados finaneiramente e reforçamos isso com o planejamento do casamento. Usamos um aplicativo de gestão de finanças pessoal (YNAB) e fizemos reuniões mensais entre nós dois para conferir como estávamos indo. Deu tudo certo e conseguimos pagar com tranquilidade.
- Contratar carro da noiva
Eu também não ia contratar esse fornecedor, fechei só na última hora um carro antigo da Let's Go Noivas e foi um toque muito legal. O carro ficou lindo, foi prático ter um motorista para me pegar no salão e o moço era extremamente educado.
Fornecedor: @letsgonoivas
- Atenção às pequenas coisas
Minha sogra se envolveu muito na organização do casamento (ela foi incrível) e ela pegou para a si a responsabilidade com alguns detalhes que nós não tivemos tempo de pensar: lágrimas de alegria, leques para as mulheres se abanarem, kits para os banheiros... No fim, essas pequenas coisas foram super elogiadas e consideradas um carinho com os convidados.
- Fazer papelaria no Canva
Eu fiz os convites para os convidados, para os padrinhos, cardápios, números de mesas e todas as outras coisas no Canva e depois mandei imprimir na papelaria perto de casa. Eu me diverti muito fazendo, ficou a nossa cara e foi muito barato. Valeu a pena.
- Irmãos como celebrantes
Nós convidamos os nossos irmãos (minha irmã + o irmão do noivo) para serem os nossos celebrantes e ficou incrível! É diferente ter pessoas que nos conhecem muito no lugar de um profissional. Foi uma ótima ideia.
O que deu errado:
- Contratar um fornecedor de decoração inexperiente
A fim de economizar, contratamos um fornecedor de decoração mais barato e com pouca experiência. O resultado foi que passamos um pouco de nervoso durante a organização, a decoradora demorava muuuuito para nos responder, ela chegou a trocar de número de celular e não nos avisou. A assessora nos ajudou a fazer a gestão desse fornecedor de perto. No fim, a decoração ficou bonita, mas ela não entregou tudo o que contratamos.
- Maquiagem que não durou
Eu chorei bastanteee na cerimônia e as pessoas me abraçaram muito no momento dos cumprimentos. Resultado: a maquiagem não durou nada. Minhas bochechas ficaram marcadas pelas lágrimas que escorreram, a base derreteu, o delineado saiu... Minhas irmãs correram me ajudar a retocar a maquiagem antes das fotos; foi um pequeno estresse. Eu não sei exatamente qual foi o problema... talvez devesse ter escolhido um lugar com airbrush? Enfim, não estragou meu dia nem nada, mas foi um ponto negativo.
- Ausência de convidados (quebra)
Como o meu era um mini wedding, eu achei que não haveria quebra de convidados; afinal, todos são tão íntimos. Maaas, no fim, tivemos algumas ausências importantes de última hora e fiquei chateada pelas pessoas que eu não convidei. Minha recomendação: convidem pessoas a mais! Vai haver recusas de última hora e vai ter quem confirma e não comparece.
- Comprar vestido na liquidação
Eu sempre tive a ideia de comprar o meu vestido nos bazares que as lojas organizam uma vez por ano, na ideia de economizar. Mas, no fim, não valeu a pena! O primeiro motivo foi porque eu comprei dois vestidos. Um foi no bazar do Atelier Oui , mais de 1 ano antes da festa. Aí, eu ganhei peso durante a pandemia e o peça deixou de servir no meu corpo. Mais para frente, comprei o escolhido no bazar da Casamarela . Eu comprei larguinho e levei para ajustar numa costureira indicada e esse ajuste saiu mais caro que eu imaginava. Em resumo, somando o valor de ambos os vestidos + o valor do ajuste, teria compensado fazer o primeiro aluguel mesmo.
As fotos abaixo são de convidados, não recebi ainda as fotos oficiais.