Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Sandra
Super Noiva Abril 2024 Bahia

Deu certo x Não deu muito certo (versão casamento nigeriano)

Sandra, dia 4 de Maio de 2024 às 23:41 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 13
Eu escolhi dividir esse post em 4 porque só assim pra diferenciar o que houve de bom e o que podia melhorar em cada cerimônia, afinal tivemos fornecedores diferentes pra cada dia. Será então esse post, um segundo sobre o casamento ocidental, um sobre o religioso e um sobre coisas que foram comuns entre as celebrações.
Esse primeiro é sobre o casamento Efik, a cerimônia nigeriana que tivemos. Muita coisa deu certo na cerimônia, mas estou ressaltando aqui as que deram super certo, sabe? Aquela coisa que a gente para e diz: rapaz, que maravilha foi essa aqui? E muitas coisas deram errado também, muitas! E vou contar como resolvemos.
***Pra começar vamos com as coisas que deram certo:
1 DEU CERTO: ACESSORIA BILINGUE!Ter uma pessoa bilíngue na acessoria ajudou muito! Sério! Eu recebi a indicação aqui, já estava conformada que ia contratar outra profissional, muito boa, mas que não falava inglês e eu teria o custo extra de uma tradutora. Mas quando tudo parecia que ia dar errado postei aqui e Nara, uma noiva que temos aqui no grupo, me indicou a acessora dela e estava com uma promoção de Black Friday, fechei em dois dias! Isso nos ajudou a economizar, a tradutora era cara e facilitou as coisas todas no dia da cerimônia. A acessoria foi a QUERO CASAR, aqui em Salvador.
2 DEU CERTO: COMIDANo casamento nigeriano minha sogra escolheu fazer um buffet nigeriano (já falei em outros posts sobre isso, mas na cultura de meu esposo a organização é por conta da família do noivo, nós só fizemos mediar encontrando os fornecesores que atendiam às decisões dela e aos nossos, ja que teríamos dois dias de cerimônia). Mesmo morando em Salvador-BA, conhecida pela cultura afro, não encontramos buffet que fizesse comida nigeriana. Mesmo os restaurantes africanos da cidade não nos responderam sobre quando entramos em contato. Foi aí que eu vi um post no ig de uma moça que fazia bolo pra festa de candomble, entrei em contato, expliquei a situação e ela me indicou uma pessoa incrível que não sabia fazer a comida nigeriana, mas que podia aprender. E foi o que fizemos. Isso merecia um post inteirinho pra explicar, rsrsrsrs. Assim que conhecemos a Patricia Bahiana, ela foi muito honesta e disse que o buffet dela sabia fazer comida baiana e comida de terreiro, mas comida nigeriana não, mas ela se comprometeu a aprender. Marcamos um dia de ela vir na nossa casa e fizemos o oposto do que se xostuma fazer. Ao invés do buffet chamar a gente pra prova, a gente que chamou ela pra provar rsrrss. Sendo justa, antes desse dia nós enviamos pra ela um pdf com todas as receitas, ela fez uma das receitas e trouxe, e nós fizemos outras 3 receitas do mesmo livro pra ela provar. Ela veio, provou, conversamos sobre os processos... ela estudou, aprendeu e no dia do casamento ela simplesmente deu um show. Sério, ela fez maravilhas. O povo todo comeu muuuuito, e tava tudo uma delícia. Eu mesma me acabei de comer antes da cerimônia, pois ela mandou um pratão pra mim onde eu estava esperando a cerimônia começar Deu certo x Não deu muito certo (versão casamento nigeriano) 1
3. DEU CERTO: AVISAR AOS FORNECEDORES DOS ATRASOSEu e meu esposo conhecemos muito bem a família da gente e avisamos a todos os fornecedores, desde a assinatura dos contratos, que a cerimônia iria atrasar bem umas duas horas. Colocamos 15:30 no convite e avisamos para eles: antes de 17:00 não começa. Como essa cerimônia era a cerimônia feita pela família do noivo (inclusive paga por eles) a gente só começaria com eles, afinal, as famílias eram parte da cerimônia os noivos só entram no final de tudo na cultura Efik, somos os últimos a chegar pois o casamento é sobre unir as famílias na tribo deles, não é exatamente sobre os noivos. E assim, ninguém ficou chateado, ninguém ficou dando pressa (só o povo do vídeo, mas aí eles que fizeram-se de desentendidos...). Avaliem quem são os seus convidados, planejem seus casamentos pensando em vocês, mas considerando seus convidados, sejam realiatas (dica).
4. DEU CERTO: DJ NIGERIANOTer um Dj que era nigeriano mas morava em Salvador-BA há alguns anoa foi maravilhoso. Esse foi um acerto que pode servir de dicas para quem vai ter casamento intercultural aí, um dj que conhece as duas culturas envolvidas é ótimo e é menos um problema com idioma, rsrsrsrs. Nosso DJ foi o Dami, e recomendo muito se você curte afrobeats. E ele fala português, inglês e yorubá.
DEU ERRADO!!!Gente, muita coisa deu errado!
1. DEU ERRADO: ROUPAS! (Quase todas!!!!)As roupas do noivo, da noiva, dos padrinhos, das madrinhas e os tecidos das roupas dos convidados ficaram sob responsabilidade da mãe do noivo. Ela não aceitou ajuda, mesmo que tenhamos oferecido. Não aceitou opinião também, rsrsrsrs. Eu não conaeguiria entrar em detalhes, estou realmente resumindo, mas o fato é que ela demorou de comprar os tecidos do asoebi (é assim que chamam os trages uniformizados que os convidados usam em casamentos nigerianos, eles comoram um mesmo tecido e cada um escolhe seu modelo e encomenda sua roupa/asoebi por conta própria. A pessoa responsável por escolher e comprar o tecido era a minha sogra. Ela escolheu, todos aprovaram na família e ela simplesmente demorou de comprar, o tecido escolhido foi vendido, a quantidade que precisava ntinha mais, e tiveram que escolher outro encima da hora. Mas esse foi o menor dos problemas. Ela mandou fazer meu vestido numa pessoa com pouca experiência e o resultado ficou de dar medo, quando vi a foto eu disse: gente, isso é o que? Sério, não parecia com nada. Nadaaa. Faltando 8 dias pro casamento outra costureira desfez o vestido pra usar o mesmo tecido e construir outro. Aí deu certo, mas ficou hiper apertado.quando ela chegou no brasil a costureira daqui teve que descosturar de novo pra folgar. Nisso o recido deu uma leve esgaçada, mas paciência. O vestido entrou, casamos! Deu certo x Não deu muito certo (versão casamento nigeriano) 2o pior mesmo foi a roupa do noivo e dos padrinhoa que ela esqueceu se trazer. As roupas estavam prontas 5 meses antes, ela esqueceu de por no correio pra ela receber e trazer pro brasil. Isso gerou muita dor de cabeça e como resolvemos? Eu casava 03/04, dia 29/03 (plena sexta-feira santa) eu pedi pra costureira que fez meu vestido de noiva do casamento ocidental (o vestido branco) que fizesse de última hora as batas dos rapazes, ela começou a fazer no sábado, fez e teve que vir terminar de fazer aqui em casa, usando minha maquina de costura, e aí eu fui finalizando com ela. O tecido das camisas foi fácil achar, mas A gente não achou tecido adequado pras saias dos rapazes em canto nenhum de salvador. Pedimos pra um dos padrinhos oegar em nova iorque antes de embarcar, ele trouxe mas disse que ia trazer ja as saias. Aparentemente não deu tempo, mas ele também não disse, só entregou os sacos com os panos. Na noite anterior ao casamento eu disse pro meu amigo: vamos deixar logo as saias separadas, cada uma com uma bata... que a gente abriu o saco, nada estava cortado nem costurado. O que fizemos? Meu amigo passou a noite aqui, porque ele também sabe costurar, e nos reversamos costurando as roupas do noivo e dos 4 padrinhos na noite anterior ao casamento. A gente quase não dormiu, mas a gente costurou tudo. Fizemos os acabamentos no dia seguinte e ele ainda passou as roupas todas. Terminou de passar 14:00, levamos onde os padrinhos estavam se arrumando 14:30 e o casamento marcado pra 15:30 rsrsrsrs. Deu certo x Não deu muito certo (versão casamento nigeriano) 3
Já as roupas das madrinhas o problema foi que ela descobriu muito encima da hora o tamanho da cobrança da alfandega e aí mudou de ideia e pediu pra fazermos aqui as roupas. Mas ela que escolheu o modelo e eu fui na rua, procurei tecidos, mandei fotos pra ela escolher e encontrei uma costureira pra confeccionar pra nós. Eu, particularmente, não fui a maior fã do modelo e tecido (nem elas), mas garantimos que elas estavam de acordo com o que mandava o figurino, confortáveis e se divertindo.Deu certo x Não deu muito certo (versão casamento nigeriano) 4

2. DEU ERRADO: PLAQUINHAS NAS COMIDASjuro, na correria das roupas a gente esqueceu de colocar o nome das comidas nas plaquinhas e aí teve gente tendo que adivinhar rsrsrs. Paz, a gente tinha uma emergência em curso, tivemos que eleger prioridades e as plaquinha estavam conosco, não dava tempo parar tudo pra levar pra outra pessoa colocar.
3. DEU ERRADO: LISTA DE CONVIDADOS NA ENTRADA.Pois é, não tivemos. Porque? Rsrsrsrs a cada minuto a gente descobria um convidado novo, especialmente da família do meu esposo. Horas antes do casamento ainda tinha gente que a gente nunca tinha ouvido falar chegando no aeroporto pra ir pro nosso casamento. Meu primo tem uma agencia de turismo e eu deixei ele incubido de receber os convidados no aeroporto com uma plaquinha dizendo que era pro nosso casamento, o povo chegava dizia que ia pro casamento, mas o nome não estava na lista. Ele tinha que ligar de hora em hora perguntando se era pra levar esse e aquele convidado. Chegou num ponto que eu disse: se disser que vem pra nós tu trás, qualquer um... Acreditem, deu tudo certo, ninguém desconhecido tentou entrar, mas se a moda pegar aposto que os pilantras vão aparecer. Façam lista é uma questão de segurança, não tivemos por puro descontrole da lista de convidados sa família, e no nosso caso (que é muito diferente do que é comum) o casamento estava mesmo sendo promovido pela família.
4. DEU ERRADO: ENTRADA DA NOIVAQuando ensaiamos a entrada antes do casamento não consideramos que não dava oara passar na frente de todo mundo vestida, e tivemos que mudar os planos encima da hora. Também não tinham avisado pra mim antes que eu deveria entrar com todas as minhas amigas solteiras... na hora do casamento foi engraçado, porque a tia de meu esposo começou a falar "call all the single ladies, all the single ladies" e eu perguntei: vai mudar pra música de Beyoncé?, rsrsrsrs só depois eu entendi que era pra chamar as "single ladies" e aí cerimonial teve que ir chamar de mesa em mesa as solteiras, eu fui acompanhando o casamento pela live até a hora se minha entrada (os noivos entram só no finalzinho, a noiva entra nos minutos finais especificamente), aí por um celular eu fui olhando na live as convidadas solteiras que eu conhecia e em outro celular mandando mensagem pro cerimonial "chama a fulana de verde no fundo, a fulana de azul perto do bar, essa de vermelho atrás do arranjo..." e aí entrei com as madrinhas, as dançarinas e cheia de solteiras atrás. Deu certo no final

13 Respostas

Última atividade por Cíntia, dia 12 de Maio de 2024 às 07:26
  • C
    Noiva Esperta outubro 2025 Rio de Janeiro
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza! Graças aos relatos de vocês, a cada dia estou ficando mais consciente disso.

    • Responder
  • Adrielle
    Super Noiva Julho 2024 São Paulo Estado
    Adrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que correria, misericórdia KKKKK

    O bom é que no fim deu tudo certo e vocês não pagaram por nada hahahahha

    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigadaa!!! A gente ralou viu, mas tudo deu certo, a lição que ficou foi que precisamos avaliar bem as pessoas que escolhemos pra ter do nosso lado e reconhecer o que elas fazem mesmo sem ser obrigação delas
    • Responder
  • Nara
    Noiva Constante Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sandra, que nervoso hein! Vc estava tão linda nem parecia que teve que passar por tanto sufoco para deixar as roupas prontas. Que bom que deu tudo certo no final
    E Fico feliz que a Aninha deu certo e que minha dica te ajudou.
    • Responder
  • C
    Noiva Esperta outubro 2025 Rio de Janeiro
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amooooo os seus relatos! Você e a galera que te ajudou foram incríveis. Que jogo de cintura! No final, vocês conseguiram fazer tudo dar certo.

    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A segunda costureira desfez o primeiro vestido e refez outro com o mesmo pano, então a gente já sabia o pano, quando compramos o tecido das madrinhas aqui no brasil eu fui na loja olhei os que tinham cor parecida e mandei fotos pra minha sogra escolher ... agora o tecido do noivo e dos padrinhoa foi sorte mesmo o padrinho ter achado de ultima hora na cor que a gente precisava. Ele rodou um monte de loja, mas achou hahahahahaha a tribo deles tem uma cultura muuito diferente, são tantas coisas... a cerimônia que fizemos não tinha nenhum aspecto religioso, mas algumas pessoas da tribo tem crenças em entidades que protegem eles. Eles são poligamicos, o avô de meu esposo mesmo teve 6 esposas, mas por aqui vai ser uma esposa só mesmo, amém? Não a tia dele já não tenha perguntado quando vamos começar a buscar minha "esposas irmã"... mas a gente disse pra ela que nossa religião não permite kkkkkkkkkk outra coisa diferente, eles pagam o dote da noiva pro pai. Meu pai não quis aceitar, se sentiu ofendido, mas ainda assim deram muitas bebidas de presente pra ele pelo casamento... whisky, conhaque, gins...
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menina, quero saber mais dessa cultura e do seu casamento! Tudo muito diferente! E apesar das roupas terem dado errado, nas fotos seu vestido parecia um arraso de lindo! E bem combinadinho com a roupa do noivo e das madrinhas
    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siiim!! Todos empenhados! Minha vó dizia sempre que "mais vale o amigo na praça do que o dinheiro no bolso" e foi exatamente assim hahahahaha uma força tarefa
    • Responder
  • Kira
    Noiva Constante Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa mas esse post me deu um quentinho no coração, apesar dos percalços, quantas pessoas maravilhosas se empenhando pra te ajudar ❤️ A Patrícia diva aprendendo a culinária, as costureiras, seu padrinho ajudando na costura… No fim do dia acho que deu tudo muito certo mesmo com os perrengues.
    Obrigada por compartilhar conosco essa história maravilhosa de um casamento intercultural, fico fascinada.
    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E nós hahahaha!!! Quando a gente abriu o saco e só viu os panos a gente ficou até sem reação, eu lembro como hoje eu, meu amigo e meu esposo se entreolhando com um desespero pairando no ar. Parecia o final de Avenida Brasil, sabe? Que congelava, tinha um som dramático e ficava em preto e branco? Então... aí meu esposo ligou pro amigo e perguntou... fulano, acho que você trocou os sacos, aqui só tem tecido, você falou que tinha as saias, e o amigo: cara, desculpa eu não achei as saias iguais. E a gente nem podia reclamar, porque ele achou um bom tecido e ele tinha arrumado os sapatos de todos e os ketés (os chapéuzinhos )
    • Responder
  • Sara
    Noiva Principiante Fevereiro 2025 Mato Grosso do Sul
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aaa menina! fiquei até sem fôlego aqui kkk. Que bom que deu tudo certo. Toda felicidade para vocês!

    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já garanto que foram fortes emoções hahaha

    • Responder
  • Kira
    Noiva Constante Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai que delícia, já estava ansiosa pelo seu próximo post ❤️ Amanhã vou ler tudinho com calma.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas