Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Paula
Super Noiva Dezembro 2014 São Paulo

Dica: como casar no civil de graça!!!

Ana Paula, dia 30 de Julho de 2014 às 10:14

Publicado em Fórum Organizar um casamento 183

Olá Pessoal! Todos sabemos o quanto é caro para casar...tudo está muito caro e nesta faze acabamos conta moedinhas (eu estou fazendo isso...kkk) Depois de pensar na decoração, no buffet, no vestido, fotografia ...e por ai vai ... não pode esquecer que o casamento no civil é pago e no meu ponto de...

Olá Pessoal!

Todos sabemos o quanto é caro para casar...tudo está muito caro e nesta faze acabamos conta moedinhas (eu estou fazendo isso...kkk)

Depois de pensar na decoração, no buffet, no vestido, fotografia ...e por ai vai ... não pode esquecer que o casamento no civil é pago e no meu ponto de vista bem caro ...

Então fui fazer umas pesquisas e vi que tem como você fazer uma declaração de pobreza para não pagar o cartório tem que aceitar e fazer seu casamento sem cobrar nada ...tudo bem que eles vão tentar dificultar um pouco ...mas insista isso é um direito que todo brasileiro tem.

Passo a Passo para casar de graça:

1. Faça a certidão de pobreza. Este é um documento que você pode escrever em casa e, em seguida, levar ao cartório onde deseja casar. É importante que você e seu companheiro façam declarações individuais, como as informações pessoais de cada um. Veja abaixo um modelo que você pode seguir para montar o atestado:

Declaração de pobreza
Eu, ____________________________________________ (escreva seu nome), RG _________________________ (coloque o número do RG) declaro, nos termos da Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983, que sou pobre na acepção jurídica do termo e não tenho condições financeiras de pagar pelos custos do casamento civil sem que haja sacrifício do sustento meu e de minha família.

Assumo inteira responsabilidade pelas declarações acima, estando sujeito às penas da lei, e assino a presente declaração para que produza seus efeitos legais.

________________ (coloque a sua cidade), ____, de _____________ de 20__.

__________________________________ (assine)

2. Vá ao cartório dar entrada no processo. Essa é a primeira etapa do casamento. Você precisa ir ao cartório da sua região (ou da região onde seu companheiro mora) e dar entrada no processo de habilitação. Aqui já é necessário levar duas testemunhas. O cartório costuma pedir o RG original e a certidão de nascimento dos noivos, além do RG original das testemunhas. E lembre-se de levar as declarações de pobreza! Quando agendar a data desta etapa do processo, confirme com o cartório qual a documentação necessária.

3. Volte ao cartório na data marcada. No dia do casamento civil, você também precisará de duas testemunhas, que podem ser as mesmas que estavam presentes na primeira etapa do casamento.

Quem Pode ter esse beneficio?

Qualquer um pode entregar a declaração de pobreza, mas com a seguinte condição: precisar realmente deste benefício. Como o cartório não pode pedir uma comprovação da sua situação financeira, você precisa ser honesta e fazer a declaração somente se não puder pagar pela documentação.

Além disso, não existe uma definição por lei sobre qual a renda mensal mínima ou máxima que dá direito ao atestado de pobreza. Então, se o dinheiro cobrado pelo cartório vai fazer muita falta no fim do mês, principalmente para pagar as contas básicas, você pode assinar o documento.

Fonte: /financas-seus-direitos/como-casar-de-graca-no-civil

183 Respostas

  • Débora
    Noiva Novata Setembro 2019 Goiás
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O cartório cobra muito caro para se deslocar com o livro oficial. Acho difícil o casamento gratuito se estender a tal.
    • Responder
  • Carina
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tbmm tenho essa dúvida
    • Responder
  • JU Santiago
    Noiva Novata Agosto 2019 São Paulo
    JU Santiago ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como já foi dito acima, eles não podem pedir comprovante de renda.
    • Responder
  • Lucimara
    Noiva Novata Setembro 2019 São Paulo
    Lucimara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Queria casar de graça porque eu não tenho dinheiro para pagar
    • Responder
  • A
    Noiva Novata outubro 2019 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vo deixa meu contato aki ****
    • Responder
  • A
    Noiva Novata outubro 2019 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi queria marca para mim casar no cartório que não paga
    • Responder
  • Marcos
    Noivo Novato Junho 2019 São Paulo
    Marcos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola galera, atestado de pobreza existe para tirar documentação, morrer, viver entre outras fazes de nossas vidas. Como já foi dito não existe parâmetro legal para negar nem para uma casal muito rico!! Nossa constituição e clara e eles tem que seguir. Se mostrarem que nao conhecem seus direitos ficaram sem o direito do atestado de pobreza, ok.

    "Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

    Segundo decisão do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, José Antonio de Paula Santos Neto (Processo ****-74.2010.2.00.0000, assinado em 26/04/2011), "Como o intuito da lei é o de facilitar ao máximo a obtenção da gratuidade, parece de melhor alvitre que nada mais se imponha além do já estabelecido no art. 1.512 do Código Civil: simples declaração de pobreza, sob as penas da lei, que poderá ser até manuscrita, sem forma especial." Portanto, se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça."


    Boa sorte espero ter ajudado os futuros noivos.

    Obs: Esse direito e valido para todos os municipios e estados do Brasil. Porem não seja mal educado, só mostre que você ira acionar ministério publico.

    • Responder
  • Jhessica
    Noiva Novata Junho 2019 Goiás
    Jhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você fez o atestado? Deu certo?
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Novata Novembro 2019 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou autônoma, como vou comprovar minha renda?
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Curiosa Agosto 2019 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguma noivinha que casou no religioso com efeito civil, conseguiu a insensao do cartório?
    • Responder
  • Thais
    Noiva Esperta Junho 2021 Rio de Janeiro
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho que é o mesmo processo pra todo mundo.

    • Responder
  • Kelly
    Noiva Novata outubro 2020 Rio de Janeiro
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, qual seu estado ? Onde eu moro me pediram isenção nao sabia que podia so fazer esse contrato
    • Responder
  • Sthéfany
    Noiva Ativa Junho 2020 Minas Gerais
    Sthéfany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já fiz o meu atestado,espero que dê tudo certo.
    • Responder
  • Denize
    Super Noiva Setembro 2019 São Paulo
    Denize ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou dar uma passadinha lá na próxima semana, espero que dê tudo certo e eu consiga marcar o gratuito! Vamos ficar na torcida!

    • Responder
  • Erika
    Noiva Novata Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É vdd sim. Aqui onde moro pediram!
    Tirei xerox da carteira do meu noivo q tem uma renda maior que a minha. E a minha, tirei xerox do meu penúltimo trabalho. Pois mesmo eu trabalhando, gastar quase mil reais é um absurdo...
    • Responder
  • Erika
    Noiva Novata Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aonde moro custa 880,00, isso sem as aberturas de firma e autenticações dos noivos e testemunhas.
    Pediram xerox das nossas carteiras.
    • Responder
  • Denize
    Super Noiva Setembro 2019 São Paulo
    Denize ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha algumas pessoas falam q tem cartório q pede a carteira de trabalho dos noivos, sabe se é verdade?

    Nós dois trabalhamos mas economizar os $400 do civil seria muito bom!

    • Responder
  • R
    Noivo Novato Janeiro 2019 Paraná
    Raihenriquekamishma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por favor me ajuda eu preciso casar com gay

    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Setembro 2019 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Arrasou,!! Concordo

    • Responder
  • Eidilena
    Noiva Novata Abril 2018 Minas Gerais
    Eidilena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quabto tempo demora para sair esse processo
    • Responder
  • Eidilena
    Noiva Novata Abril 2018 Minas Gerais
    Eidilena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    450 aqui em minas gerais absurdo por um pedaço de papel
    • Responder
  • D
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sou de Campinas também!

    Qual a documentação que pediram? E qual cartório foi??

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Março 2019 São Paulo
    Alane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde!

    Me chamo Alane Celes, sou de Taubaté - SP e preciso casar, mas não temos condições de pagar o valor que o cartório solicita, só meu esposo trabalha e pagamos aluguel.

    Gostaria de saber se ambos teremos que fazer a declaração de pobreza?? E se alguém aqui já conseguiu casar obtendo esse documento???

    Meu esposo trabalha de carteira assinada!

    Desde já agradeço...

    Atenciosamente

    Alane Celes

    Taubaté - Sp

    • Responder
  • Rodrigo
    Noivo Novato Novembro 2018 São Paulo
    Rodrigo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente povo só quer venha a nos
    • Responder
  • Fabiola
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Fabiola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola sou de Campinas também e vou me casar em fevereiro, qual cartório você se casou? Como assim comprovar? De que forma? Meu noivo em assalariado tem registro eu não será que conseguimos?
    • Responder
  • Carool
    Noiva Novata Dezembro 2018 São Paulo
    Carool ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como vc fez para atestar a pobreza? Em qual cartório? Precisou de que documentos?
    Onde posso me informar melhor?
    • Responder
  • Jhony
    Noivo Novato Junho 2025 São Paulo
    Jhony ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau \o/ que máximo!
    • Responder
  • Francielle
    Noiva Ativa Dezembro 2019 São Paulo
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui em Campinas
    Eles pedem documentação pra comprovação da declaração d e pobreza
    É preciso que algum dos dois não tenha registro a um certo tempo

    Irei pagar uma taxa apenas de 57,00
    Ao invés de 408,00

    Economia otima
    • Responder
  • S
    Noiva Curiosa Setembro 2019 São Paulo
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Só acho que deveria ser de graça para todos.

    • Responder
  • T
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me informaram q preciso renovar a certidão de nascimento minha e do meu noivo e custa uns 30,00 cada declaração tem como fazer isso de graça ou não fazer isso ? Me respondam por favor !!!!!!!
    • Responder
  • T
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fui ver hj 15.08.2018
    405,00😱
    • Responder
  • Laís
    Noiva Novata outubro 2018 São Paulo
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não adianta ir sem o noivo e sem as testemunhas, não consegue dar entrada no casamento de forma alguma sem eles.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas