Olá noivinhas(os) e casadinhas(os)!
Hoje vim contar um pouco mais para vocês de como foi a minha organização e planejamento financeiro do casamento (#vem21demarço).
Como já comentei em um debate anterior, a princípio eu e meu noivo iríamos fazer um casamento por adesão, em um restaurante ou algo assim. Porém, ao começamos a pesquisar e a fazer as contas, percebemos que ia ser possível nós pagarmos o nosso casamento, mas ele teria que ser simples. Aos poucos as coisas foram se encaixando e nosso casamento tomou uma proporção maior que nem sequer sonhávamos que ia acontecer, mas sempre dentro do nosso orçamento. Então vou dar algumas dicas de como eu me organizei para que nada saísse do nosso controle.
1 – Estudem as possibilidades e decidam a data.
Primeiro passo que eu e meu noivo tomamos e que acho importantíssimo é sentar e conversar sobre as possibilidades. O que é o sonho do noivo? O que é o sonho da noiva? O que seria indispensável? Ao terem uma ideia do que querem, é possível terem um ponto de partida sobre as ideias um do outro.
Ao decidir a data vocês já podem ter noção de quanto tempo de preparação vocês terão. Lembre-se sempre que quanto mais tempo de antecedência, mas tempo terão para pagar as contas.
2 – Sejam realistas
Façam as contas! Se vocês morarem juntos, já vão saber quanto mais ou menos que gastam por mês, se não morarem juntos, sentem e conversem sobre quanto vocês podem disponibilizar por mês para pagar o casamento. Foi o que eu e meu noivo fizemos. Estabeleça como um compromisso mensal, como se fosse uma conta de celular ou de internet e não deixem falhar os meses, isso pode atrapalhar lá na frente.
Não ultrapassem os limites do que vocês podem gastar. Toda a dívida pode virar uma bola de neve e começar a vida de casados com contas ou com o nome sujo pode ser muito prejudicial e frustrante para o casal.
3 – Eliminem todo o gasto desnecessário
O que realmente é prioridade? O que é apenas luxo? Priorize sempre as coisas que você considera mais importante. Eu e meu noivo contratamos um pacote que incluía local, buffet, docinhos, decoração e cerimonial. Achei o máximo isso, pois são fornecedores que já se conhecem, sempre trabalham junto então conhecem a forma de trabalhar um do outro e além disso, incluía todo o essencial. O resto são coisas que você pode pesquisar e ver de acordo com o seu bolso. E nunca se esqueça de investir em DIY (faça você mesmo), isso pode ajudar a economizar muito em convites, papelaria em geral e decoração, entre outras coisas.
Prioridades podem variar muito de pessoa pra pessoa, vou citar as coisas que eu considero prioridade no casamento.
01 – Celebrante/cerimônia religiosa: Pesquise celebrantes ou a igreja que você quer realizar o casamento, isso é essencial.
02 – Cerimonial/assessoria: Gente, não deixem de contratar cerimonial! Aqui no fórum mesmo tem muuuitos debates comentando sobre a importância de um profissional bem qualificado que te guia e te ajuda nos detalhes que podem não sair como o esperado. Pode ser apenas do dia ou uma assessoria completa, mas não deixem de contratar.
03 – Local: Muitos locais têm disponibilidade apertada e pode ser que sua data não esteja livre. Não deixe de pesquisar com antecedência os locais que você deseja realizar sua festa.
04 – Buffet: A comida é a principal impressão dos convidados. Acredite, assim como uma boa comida é sempre lembrada, uma comida ruim também é sempre lembrada. Invista na comida e pesquise buffets, pois é uma parte cara, porém essencial também.
05 – Decoração: É o seu dia, e ele tem que ter a sua cara. Invista em itens que combine com o casal e principalmente em DIY.
Obs importante: Esses são os itens que EU, Adrieli considero importante. Analisem juntos quais os itens que vocês consideram importantes e descartem os menos necessários, existe uma planilha na internet que eu acho bem bacana, de quantos % dedicar para cada fornecedor e indica como realizar um casamento até R$5.000,00, é bem facinho de encontrar.
4 – Pesquisem e se organizem!
Planilhas, planner/diário da noiva, entre outros. Existem muitas formas de se organizar, mas não deixem de fazer isso! Pesquisem bem os fornecedores. Aqui no fórum, grupos de redes sociais, indicações, não deixe de tirar tempo para pesquisar e ver sobre os fornecedores. Vou deixar a planilha que eu utilizei como exemplo para vocês, ela pode ser utilizada para qualquer fornecedor que você estiver buscando.
Eu indico sempre essa sequência:
a) Organize os orçamentos recebidos;
b) Pesquise avaliações sobre os fornecedores;
c) Faça uma reunião e converse pessoalmente com o fornecedor (pode ser que ele seja o melhor fornecedor na cidade, mas que você não vá com a cara dele!)
d) Não priorize somente os valores. Priorize fornecedores que você se sentiu bem, pois é seu dia e você precisa ter segurança da sua escolha.
5 – Aceitem toda a ajuda possível, mas tenham cuidado!
Pode ser que ao você comentar que irá se casar, muitos ofereçam ajuda. Seja com os docinhos, o buffet, ou até mesmo em dinheiro. Aceite toda a ajuda possível, pois pode ser que seja importante pra pessoa ajudar você. Mas tenha cuidado, já vimos muitos casos aqui no fórum, sobre amigos de amigos que prometeram ajuda e no dia acabaram dando pra trás ou até mesmo “se esquecendo”. Esteja certo de que aquela ajuda é verídica e não foi somente dita no calor do momento.
6 – Não se esqueçam que o mais importante é a união de vocês!
Não deixem de cuidar do seu relacionamento na fase dos preparativos. Tirem tempo pra namorar, pra passear e falar um pro outro da importância dele na sua vida. E nunca esqueça que o mais importante é que vocês estão iniciando uma nova e mais importante fase na vida de vocês. A festa é um sonho, mas a celebração da união de vocês é o mais importante.
Depois do passo inicial, as coisas fluem, podem ter certeza!
Mas não deixem de ir atrás do seu sonho porque vc acha que é impossível. Nada é impossível quando se vai atrás.
Abraços, sucesso e boa sorte pessoal!