Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Adrieli
Noiva Master Setembro 2021 Paraná

Dica da Adrieli: Como se planejar financeiramente para o casamento

Adrieli, dia 14 de outubro de 2019 às 10:56 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 39

Olá noivinhas(os) e casadinhas(os)!

Hoje vim contar um pouco mais para vocês de como foi a minha organização e planejamento financeiro do casamento (#vem21demarço).


Como já comentei em um debate anterior, a princípio eu e meu noivo iríamos fazer um casamento por adesão, em um restaurante ou algo assim. Porém, ao começamos a pesquisar e a fazer as contas, percebemos que ia ser possível nós pagarmos o nosso casamento, mas ele teria que ser simples. Aos poucos as coisas foram se encaixando e nosso casamento tomou uma proporção maior que nem sequer sonhávamos que ia acontecer, mas sempre dentro do nosso orçamento. Então vou dar algumas dicas de como eu me organizei para que nada saísse do nosso controle.


1 – Estudem as possibilidades e decidam a data.

Primeiro passo que eu e meu noivo tomamos e que acho importantíssimo é sentar e conversar sobre as possibilidades. O que é o sonho do noivo? O que é o sonho da noiva? O que seria indispensável? Ao terem uma ideia do que querem, é possível terem um ponto de partida sobre as ideias um do outro.

Ao decidir a data vocês já podem ter noção de quanto tempo de preparação vocês terão. Lembre-se sempre que quanto mais tempo de antecedência, mas tempo terão para pagar as contas.


2 – Sejam realistas

Façam as contas! Se vocês morarem juntos, já vão saber quanto mais ou menos que gastam por mês, se não morarem juntos, sentem e conversem sobre quanto vocês podem disponibilizar por mês para pagar o casamento. Foi o que eu e meu noivo fizemos. Estabeleça como um compromisso mensal, como se fosse uma conta de celular ou de internet e não deixem falhar os meses, isso pode atrapalhar lá na frente.

Não ultrapassem os limites do que vocês podem gastar. Toda a dívida pode virar uma bola de neve e começar a vida de casados com contas ou com o nome sujo pode ser muito prejudicial e frustrante para o casal.


3 – Eliminem todo o gasto desnecessário

O que realmente é prioridade? O que é apenas luxo? Priorize sempre as coisas que você considera mais importante. Eu e meu noivo contratamos um pacote que incluía local, buffet, docinhos, decoração e cerimonial. Achei o máximo isso, pois são fornecedores que já se conhecem, sempre trabalham junto então conhecem a forma de trabalhar um do outro e além disso, incluía todo o essencial. O resto são coisas que você pode pesquisar e ver de acordo com o seu bolso. E nunca se esqueça de investir em DIY (faça você mesmo), isso pode ajudar a economizar muito em convites, papelaria em geral e decoração, entre outras coisas.


Prioridades podem variar muito de pessoa pra pessoa, vou citar as coisas que eu considero prioridade no casamento.

01 – Celebrante/cerimônia religiosa: Pesquise celebrantes ou a igreja que você quer realizar o casamento, isso é essencial.

02 – Cerimonial/assessoria: Gente, não deixem de contratar cerimonial! Aqui no fórum mesmo tem muuuitos debates comentando sobre a importância de um profissional bem qualificado que te guia e te ajuda nos detalhes que podem não sair como o esperado. Pode ser apenas do dia ou uma assessoria completa, mas não deixem de contratar.

03 – Local: Muitos locais têm disponibilidade apertada e pode ser que sua data não esteja livre. Não deixe de pesquisar com antecedência os locais que você deseja realizar sua festa.

04 – Buffet: A comida é a principal impressão dos convidados. Acredite, assim como uma boa comida é sempre lembrada, uma comida ruim também é sempre lembrada. Invista na comida e pesquise buffets, pois é uma parte cara, porém essencial também.

05 – Decoração: É o seu dia, e ele tem que ter a sua cara. Invista em itens que combine com o casal e principalmente em DIY.


Obs importante: Esses são os itens que EU, Adrieli considero importante. Analisem juntos quais os itens que vocês consideram importantes e descartem os menos necessários, existe uma planilha na internet que eu acho bem bacana, de quantos % dedicar para cada fornecedor e indica como realizar um casamento até R$5.000,00, é bem facinho de encontrar.


4 – Pesquisem e se organizem!

Planilhas, planner/diário da noiva, entre outros. Existem muitas formas de se organizar, mas não deixem de fazer isso! Pesquisem bem os fornecedores. Aqui no fórum, grupos de redes sociais, indicações, não deixe de tirar tempo para pesquisar e ver sobre os fornecedores. Vou deixar a planilha que eu utilizei como exemplo para vocês, ela pode ser utilizada para qualquer fornecedor que você estiver buscando.

Dica da Adrieli: Como se planejar financeiramente para o casamento 1


Eu indico sempre essa sequência:

a) Organize os orçamentos recebidos;

b) Pesquise avaliações sobre os fornecedores;

c) Faça uma reunião e converse pessoalmente com o fornecedor (pode ser que ele seja o melhor fornecedor na cidade, mas que você não vá com a cara dele!)

d) Não priorize somente os valores. Priorize fornecedores que você se sentiu bem, pois é seu dia e você precisa ter segurança da sua escolha.


5 – Aceitem toda a ajuda possível, mas tenham cuidado!

Pode ser que ao você comentar que irá se casar, muitos ofereçam ajuda. Seja com os docinhos, o buffet, ou até mesmo em dinheiro. Aceite toda a ajuda possível, pois pode ser que seja importante pra pessoa ajudar você. Mas tenha cuidado, já vimos muitos casos aqui no fórum, sobre amigos de amigos que prometeram ajuda e no dia acabaram dando pra trás ou até mesmo “se esquecendo”. Esteja certo de que aquela ajuda é verídica e não foi somente dita no calor do momento.


6 – Não se esqueçam que o mais importante é a união de vocês!

Não deixem de cuidar do seu relacionamento na fase dos preparativos. Tirem tempo pra namorar, pra passear e falar um pro outro da importância dele na sua vida. E nunca esqueça que o mais importante é que vocês estão iniciando uma nova e mais importante fase na vida de vocês. A festa é um sonho, mas a celebração da união de vocês é o mais importante.


Depois do passo inicial, as coisas fluem, podem ter certeza!

Mas não deixem de ir atrás do seu sonho porque vc acha que é impossível. Nada é impossível quando se vai atrás.

Abraços, sucesso e boa sorte pessoal!


39 Respostas

Última atividade por Adrieli, dia 4 de Dezembro de 2019 às 14:06
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que ótimo ler isso Bruna! Bom saber que pude te ajudar! ♥

    • Responder
  • Bruna Sitta
    Noivo Constante Setembro 2020 São Paulo
    Bruna Sitta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau, essa diquinha veio no momento certo Smiley heart

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada noivinha! Com certeza, uma ajuda é sempre bem vinda! Vai dar tudo certo, confia! ♥

    • Responder
  • Leidiane
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Bahia
    Leidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gratidão Adrieli😍 dicas maravilhosa,adorei!
    Também queremos organizar tudo dentro do nosso orçamento sem contar com a ajuda de outras pessoas ,mas se vier alguma ajuda estaremos analisando e aceitando sim!Afinal uma ajudinha é sempre bem vinda!😘
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Ana!!!
    • Responder
  • Ana Karoline
    Noiva Constante Janeiro 2022 Minas Gerais
    Ana Karoline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei da dica 👍🏼
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Opaaa pode deixar.. vou ir lá votar

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou May! Espero ter ajudado. Quer me ajudar votando no meu debate no concurso?

    Vote nas finalistas do concurso

    Obrigada!!!

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que debate sensacional!!!!! Adoreeeeei Smiley heart

    • Responder
  • Laís Fernanda
    Noiva Esperta Novembro 2021 Paraná
    Laís Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficou demais 👏🏼👏🏼👏🏼 Parabéns
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mayara! Que bom que gostou
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!!! Que bom que gostou
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou show de bola esse debate!! Maravilhoso!

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pelo debate, ficou mara!!!

    • Responder
  • Elaine
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina😘😘
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Elaine! Que bom que gostou.
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo debate. Organização financeira faz toda diferença no casamento. Felicidades noivinha.
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Noivinha, vou te mandar por mensagem o link, agora que vi que é proibido a distribuição sem o consentimento da autora.

    • Responder
  • Janine
    Noiva Constante Novembro 2025 Minas Gerais
    Janine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Brigado 😗
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha, vou te mandar por mensagem o link, agora que vi que é proibido a distribuição sem o consentimento da autora.
    • Responder
  • Janine
    Noiva Constante Novembro 2025 Minas Gerais
    Janine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menina, tem link da planilha de como fazer o casamento com 5mil ?
    Deve ser bem interessante. E mesmo que temos mais que isso, deve ter dicas ótimas pra economizar
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada linda! Beijosss

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Danny, que bom que gostou!

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ahh que dicas ótimas Adri!! Parabéns!

    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, eu vou fazer qndo chegar em casa.

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tem vários né?! Também fiquei em dúvida, acho que vou fazer mais alguns se ter tempo até o fim do dia, rs!

    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Menina não ainda, estou pensando no tema.

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada noivinha! Isso, a intenção é que as que estão começando agora possam saber por onde partir, rs.

    • Responder
  • Karen
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas pra quem está começando nesse processo 🤩
    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada! ☺️😘
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Smiley smile Smiley catface

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Bárbara, que bom que gostou!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas