Oi noivinhxs! Desde o dia em que instalei o app do Casamentos.com.br eu vejo debates do tipo "Por onde começar?" o tempo todo!
A real é que ninguém sabe (kkk rindo de nervoso) e nem existe regra, mas todo mundo tem uma dica, seja por experiência própria, por pesquisa, pelo cronograma das planilhas prontas que rondam a internet, não importa!
Então pesquisei por esse título aqui nos debates e vi que todo mundo pergunta, mas que não tem dicas concretas reunidas em um lugar só. Mas... estou sábado a noite sozinha em casa e: AGORA NÓS TEMOS, NÃO É MESMO? hahahaha então senta que lá vai correr o textão!
DÚVIDA CRUEL N° 1: Com quanto tempo antes devo começar a organizar?
Resposta milagrosa 1: Com quanto tempo você tiver! Já vi gente organizando casamento em alguns meses, alguns anos... Vai depender de alguns fatores: o tipo e o tamanho da festa que você quer, a ansiedade ou a necessidade de acontecer logo, etc. A real é que o tempo mais recomendado é de 1 ano! Se você tem mais tempo que isso, vai poder relaxar no começo e só ir juntando uma grana e pesquisando referências, mas se tem menos tempo, vai ter que correr com algumas coisinhas pra ajustar o cronograma!
Mas independente do tempo: saiba seu orçamento e planeje tudo em cima da realidade desse valor!
DÚVIDA CRUEL N° 2: Quais são os primeiros passos?
Resposta milagrosa 2: Algumas decisões vão definir aspectos super importantes do casório, portanto, devem ser tomadas primeiro. A tão temida Lista de Convidados, por exemplo... É com base no número de convidados que você vai conseguir encontrar o espaço ideal (pra não sobrar nem faltar lugar), o Buffet, o aluguel de mesas, talheres e cadeiras, e é com base nisso que seus fornecedores vão definir os preços de seus serviços.
"Mas em 1 ano pode acontecer muito, e se minha lista mudar?" Meu bem, A SUA LISTA VAI MUDAR DE QUALQUER JEITO. Minha dica aqui é: defina um número, coloque os familiares e os que chamo "amigos da vida" (que não dependem de trabalho, escola, etc e sempre frequentam sua casa e os rolês) e deixe o restante reservado para os demais, como colegas de trabalho que você gosta muito mas que não faz parte ativa do seu cotidiano fora da empresa, amigos dos pais e sogros que eles possam eventualmente desejar convidar, parentes distantes que seria educado convidar, mas que se não rolar também, ninguém sofre pois vocês nem se falam direito mesmo, enfim! Mais próximo ao casamento (de 4 a 6 meses antes, perto da data do envio dos convites) você vai preenchendo as vagas com essas pessoas. Seus fornecedores precisam de números, não nomes!
Depois, defina o estilo do casamento e já pense na possível data, vai ser na igreja e no salão? Vai ser ao ar livre? De dia ou de noite? Clássico, rústico? Quanto dinheiro você tem pra investir? É com base nisso que você vai ter como pesquisar referências e guardar material pra mostrar pros profissionais que vão te ajudar no grande dia!
DÚVIDA CRUEL N° 3: Contrato ou não uma Cerimonialista?
Resposta milagrosa 3: Ao meu ver, esse tipo de ajuda é extremamente bem vinda. Sabia que o apelido delas é fada madrinha? Pois é... A toa não seria! Elas entendem muito mais que qualquer uma de nós sobre o assunto pois vivem isso todos os dias, várias e várias vezes. Pra quem trabalha e não tem tempo de ficar indo de fornecedor em fornecedor então, é uma ajuda primordial. Fora que elas também costumam ter parcerias e dar descontos se você fechar com essa rede de fornecedores específica. Se sua grana tá curta, pelo menos contrate uma para o dia da cerimônia, pois você vai estar ocupada casando, bebê! Não dá pra mandar a tia ir sentar na mesa certa, conferir se o garçom acertou a ordem dos pratos, se o DJ precisa de uma tomada extra... Enfim.
Dá pra organizar sozinha? Cerimônias pequenas, com muito esforço, dedicação e fé, sim. Do contrário: NÃO ARRISQUE!
DÚVIDA CRUEL N° 4: Quais fornecedores vêm primeiro e como contratá-los?
Resposta milagrosa 4: Os fornecedores que demandam mais tempo de pagamento (por serem mais caros, geralmente dividem seus pagamentos em até 10 ou 12 vezes) e que acabam sendo mais procurados também e por isso vale a pena você já garantir seu dia são: LOCAL DA FESTA, seja chácara, sítio, salão, igreja... Se você buscar em cima da hora corre o risco de não estarem livres para locação no seu dia desejado. Busque locais na sua cidade ou cidade vizinha pela internet, salve os que mais gostar e VISITE, não adianta pedir orçamento só por foto na internet e chegar lá e encontrar outra coisa! Depois vem o BUFFET, aqui não tem muito segredo, alguns fazem valor fechado, outros por pessoa, mas a melhor parte é: DEGUSTAÇÃO. Se o valor for ótimo e a comida ruim você vai economizar também a alegria da festa, então cuidado! Aqui também é interessante já pesquisar os FOTÓGRAFOS, fuça no Instagram, entra no perfil de quem tiver marcado, manda mensagem perguntando como foi, veja as avaliações e depoimentos e veja se combinam com você!
A partir daqui você já tem toda uma base do que será o casamento. Agora é hora de definir outros detalhes como cores, padrinhos, vestido, tipo de união e documentação necessária pro cartório, lugar onde vão morar, alianças e os outros detalhes que vão compor o primeiro dia da sua vida nova!
Outros debates e links que podem te ajudar nesse assunto:
Noivamos! Por onde começar a organizar o casamento?
Economia de Verdade 2: juntando dinheiro pro casamento!
Como organizar um Casamento? 5 primeiros passos!
Dica: Orçamento baixo - Como dividir os custos?
Acho que o mais importante no começo é isso, galera! Espero ter ajudado as pessoas perdidas!
Se você já está na reta final ou se já é uma casadinha, vem ajudar a gente nos comentários também!