Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

P
Noiva Esperta Fevereiro 2014 Distrito Federal

Dicas de ouro / nome no convite

Patrícia, dia 20 de Abril de 2018 às 12:21 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 12
Hello brides!!!

Regras que valem ouro, vi em um site na internet e resolvi compartilhar aqui

Como endereçar os convites corretamente:

Solteiros: Ao convidar um amigo ou amiga solteira, utilize o nome completo do convidado, sem necessidade de Sr. ou Srta.

convite-de-casamento-para-amigos-solteir

Casados: Para casais que são casados, o nome do homem vem antes do nome da mulher. Quando for convidar um casal sem filhos ou cujos filhos estão todos casados, ou ainda que tem filhos solteiros que não serão convidados, utilize o nome do marido e logo depois a citação da esposa, como no exemplo: “Sr. Antônio de Sousa e Sra.” ou “Antônio de Sousa e esposa”.

convite-de-casamento-casados-mesmo-sobre

Se o casal não compartilha o sobrenome, você pode colocar os dois separadamente “Sr. Antônio de Sousa e Sra. Maria Carvalho”.

convite-de-casamento-casados-sobrenomes-

Casal e família: Quando for convidar um casal e todos os membros que residem na casa, ou pais e seus filhos, utilize a expressão “e família” logo após o nome do homem. Exemplo. “Sr. Antônio de Sousa e família“, “José Martins e família”.

convite-de-casamento-casal-e-familia.png

Filhos de casais: É melhor que os filhos adultos solteiros ou casados que não moram com os pais recebam seus próprios convites, separados. “Não se usa mais a expressão ‘Extensivo a filhos casados'”, orienta Myriam.

convite-de-casamento-filhos-solteiros.pn

Solteiros e familiares: Quando for convidar uma pessoa solteira e o convite for extensivo aos familiares residentes na casa, lembre-se que não se deve escrever “e família”, e sim “e familiares”. Exemplo: “Luísa Maia e familiares”.

convite-de-casamento-solteiro-familiares

Colegas de trabalho: Se você deseja convidar os colegas do trabalho, recomenda-se não colocar um convite no mural, afinal não fica explícito quem você está convidando. Faça convites individuais para cada pessoa que você deseja realmente convidar e se forem casados o convite deve incluir o nome do marido ou mulher.

convites-de-casamento-colegas-de-trabalh

Parentes, padrinhos e amigos íntimos

“Quando for convidar os pais e sogros, você pode utilizar uma maneira mais carinhosa, como ‘Aos queridos pais Angelina e José’. O mesmo é válido para tios e avós: ‘Queridos Tio Jorge e Tia Joana’, ‘Vovô Gilmar e vovó Francisca'”

convite-de-casamento-pais.png

Padrinhos de casamento também podem receber um endereçamento carinhoso. Você pode utilizar a expressão “Aos queridos padrinhos”, antes do nome dos mesmos. Tal conselho também é aplicável no caso dos amigos íntimos do casal. Vale lembrar que nestes casos deve-se evitar o uso de apelidos.

convite-de-casamento-padrinhos.png

Formal ou informal?

“atualmente, já é aceitável um tratamento mais informal a alguns parentes e amigos próximos, principalmente se o casamento for mais informal também. Porém alguns protocolos ainda são seguidos”.

É sempre importante considerar qual é o tipo de cerimônia de casamento está sendo organizada. Se for uma cerimônia íntima, informal e para poucos convidados os convites podem ser mais informais e sem o uso do “Sr. e Sra.”, porém se a festa for mais social o ideal é manter a formalidade. O respeito ao convidado e ao tipo de casamento sempre serão determinantes.

Espero que as dicas tenha tirado dúvidas e ajudado, as noivinhas que estavam meio perdidas em relação a isso, como eu kkkkk Smiley xd

12 Respostas

Última atividade por Dayane, dia 20 de Abril de 2018 às 18:46
  • Dayane
    Noiva VIP Setembro 2018 Goiás
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas, mas não vou colocar Sr. Ou Sra.
    Vou colocar o nome da pessoa, "fulano e família "😊
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho essas regras muito muito formais e um tanto antiquadas para os dias de hoje, rs, acho que como todos os itens do casamento somos livres para fazermos como quisermos, eu por exemplo não coloquei nenhum sobrenome nem sr. e sra. nos convites, fiz de acordo a intimidade que eu tenho com cada convidado e todos que foram convidados são íntimos o suficiente para abrir mão da formalidade Smiley smile

• Responder
  • Camila
    Noiva VIP Março 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei! Ótimas dicas! Obrigada!

• Responder
  • Iara
    Noiva Ativa Novembro 2019 Maranhão
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada por compartilhar essas dicas conosco, noivinha Smiley smile

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimas dicas!Smiley smile

• Responder
  • A
    Noiva Ativa Abril 2020 Bahia
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada 😘
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Esperta outubro 2018 Paraná
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimas dicas Noivinha..

Sempre bom termos pesquisas e dicas antes não é mesmo

Obrigada

Beijos de Noiva Smiley heart

• Responder
  • Carina
    Noiva Master Março 2021 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom seu debate.
    • Responder
  • Kimberli
    Noiva Esperta Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Kimberli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ia colocar "fulano e família" hahahaha mas é sempre bom fazer da maneira correta
    • Responder
  • Thamiris
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei essas dicas noivinha. É muito bom saber,não fazia ideia de todos esses itens.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada por compartilhar essas dicas!
    No meu caso não vou seguir regra vou de acordo com a intimidade que temos com o convidado.

• Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dicas bacanas noivinha admito que não sabia disso rsrs.

Inclusive nem sei o nome completo de todos rsrs.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas