Boa tarde noivinhas.
Tenho visto muitos debates com dúvidas sobre papeis, aonde achar envelopes e qual fonte escolher.
Eu ganhei a arte do meu convite e toda identidade visual do meu casamento de um amigo/design gráfico que fez tudo com muito amor e carinho, agora sobrou pra gente fazer a impressão, a compra dos envelopes e todos os acabamentos ( o convite por completo)
Sobre papeis:
Na pesquisa, eu conheci estes papeis:
-Vergê e suas gramaturas (indicada para convites de casamento é a 250grs)
-Markatto stile( que foi a nossa escolha) que é um papel com textura e o mais utilizado em casamentos no campo.
-Casca de ovo ( papel que lembra o reciclado, ele é mais off white e tem uma textura fina)
-Glossy ( é igual ao um papel de fotografia, é liso e brilhoso, indicado para convites mais coloridos e simples)
-Color set ( indicado para convites que os noivos optem por um papel colorido, como preto e escrita branca)
-Vergê Brilhoso ( da um aspecto de glitter na folha e é indicado para convites bem tradicionais.)
-Canson ( indicado para impressões a jato e simples feita em casa, lembrando que, é o mais simples de todos)
-Kraft ( indicado para casamentos rusticos)
-Papel semente ( é como se fosse o reciclado, e quando amassado e colocado na terra e regado com agua, cresce a florzinha escolhida... indicado para casamentos sustentáveis)
Vou mostrar as inspirações:
Convite com papel vergê

Convite com Color set

Convite com Glossy

Convite com kraft

Convite com canson - exemplo

Convites com papel markatto

Convite no papel vergê brilhoso

Sobre cores e outros estilos de papeis:
Cores de papeis e estilo

Sobre fontes:
A fonte é mega importante na escolha, porque você deve seguir o padrão pra existir a identidade visual:
No site FontSpace você encontra todos os tipos de fontes e ideias para a escolha perfeita.
Letras e suas caligrafias

Sobre efeitos na letra:
Existem os relevos:
relevo americano: é o mais utilizado para casamentos e o mais em conta também... na verdade, os efeitos que mudam e é conforme a ideia do casamento, a escolha do papel e o formato da ideia da arte do convite:
Relevo Americano

Relevo Frances: é feita um a um manualmente, então é a opção mais cara.

Tipo de impressão:
Serigrafia:
É uma impressão que se limita em até 3 cores ... não é indicada para convites mais modernos e sim tradicionais.
legal citar que não se trata de uma impressora e sim uma máquina especifica, ela tem baixo custo por ser limitada.
Impressão digital ou laser:
É uma impressão indicada para artes mais elaboradas além de ser a mais econômica e mais eficaz e rápida sem limites de cores.
Sobre envelopes:
A eu amo envelopes rs, adorei pesquisar mais confesso que pra comprar na 25 de março ou em lojas foi a parte mais dificil e não é a toa que comprei por internet:
Envelope cartão - TRADICIONAL

Envelope feito com doile - ECONÔMICO

Envelope vertical

Envelope cartão- FLORIDO

Envelope saco de juta - ECONÔMICO

Envelope cartão postal

Envelope retangular - nossa escolha - esse com opção florida

Envelope retangular - ECONÔMICO

Sobre acabamentos:
Estilos de fitas, rendas e cores

Fecho do convite

Fecho medieval do convite

Pingentes para os convites

Detalhes para envelopar o convite

Dicas:
Sobre os papeis, compre na 25 ou na kalunga, eu super indico, tudo bem em conta, a diferença da 25 pra kalunga é de no máximo 5 reais no pacote.
Sobre impressão: escolha gráficas express ou empresas de convites de casamento solicitando apenas a impressão do convite. Tem a opção de fazer como eu fiz, de solicitar a impressão e seus acabamentos ( colocação da fita, das tags, do relevo sobre as letras e o saquinho para o convite)
Sobre relevo: se não foi algo que você queira, nem opte rs encaresse muito e não faz tanto sentido a não ser que você seja uma noiva muuuuito detalhista como eu sou.
Sobre envelopes: As próprias casas de convites fornecem só o envelope e com certeza tem grandes variações. No mercado livre, no site chic no ultimo tem opções incriveis para os convites. Na kalunga tem apenas o cartão, mais tem variedade de cores. Na 25 tem apenas os simples e finos.
Acabamentos: compre as fitas na 25, meu, tem uma grande variedade lá e você vai pirar... sobre as coloridas, são fitas de barbante aonde você lá consegue comprar o rolo grande por preço bem acessivel. Sobre os clássicos, você também encontra fácil, principalmente na armarinhos.
Pingente: compre ou mande cortar na casa de artesanatos ou compre na chic no ultimo, eles tem tantas opções que meus olhos até brilham rs
Tags: imprima em papel de 120 grs ( verge ou canson) e corte com guilhotina ou estilete.
Não esquecer:
Não esqueçam da lista de casamento, da tag para entrada no casamento, mapinha caso tenham e RSVP ( site de casamentos com confirmação de presença.)