Olá noivinhas! Tudo bem?

Tentei separar algumas dicas que eu segui, durante o planejamento do meu casamento. Então, senta que lá vem textão.
Local da cerimônia
Olhem o buffet/igreja/local da cerimônia bem antes, se vocês puderem, visitem pelo menos uns 4 ou 5 locais, para conseguir ter uma base melhor para diferenciar os preços.
Foto e filmagem
Olhem com uma boa antecedência, pesquise muito, entrem no portfólio do profissional, procure no Reclame Aqui para ver se não tem nenhuma reclamação desse profissional. Escolha um que siga um padrão de foto que vocês desejarem para o casamento... Apesar que isso de padrão, conversando e fazendo os planejamentos dá pra alterar e ficar bem legal, caso ele não siga um padrão especifico que tu queira.
DJ
É a mesma coisa do fotógrafo, pesquisem bastante, mas nesse caso pesquisem mais sobre opiniões, reclamações e afins. No planejamento: deixe bem especificado o que vocês querem que toque e o que vocês não querem que toquem, pra no dia não haver problema de tocar algo que tu não queria que tocasse.
Cerimonialista/Juiz
Veja com bastante antecedência e tenha em vista que cerimonialistas geralmente são mais caros... Procure por vídeos de casamentos que eles fizeram a cerimônia. Especifiquem bem sobre o que quer que eles falem, bole um texto legal contando a história de vocês ou o que vocês esperam da cerimonia.
Vestido
Procurem vestido em pelo menos 4 ou 5 locais. Pesquisem muito sobre a reputação da loja... E sempre é bom levar uma foto de um modelo que tu goste ou que queira que seja parecido.
Sapato, joias da noiva, buquê também são coisas que é bom dar uma pesquisada com antecedência, pois se caso não achar um sapato que goste 100% pode customizar algum, isso vale também para o buque.
Aliança
Essa é bom ver com antecedência mesmo... Geralmente, alianças de ouro mesmo são bem mais caras, se não estiver ao seu alcance ou se não fizer muita questão, tem aliança de prata banhada a ouro, aliança de tungstênio banhada a ouro que são bem mais em conta.
Convites
Vejam com antecedência também, pois algumas produções levam até 15 dias ou mais... E fora o tempo de entrega.
Eu acho que resumidamente, é isso. No quesito de chamar madrinha/padrinhos, eu acho interessante chamar até 6 meses antes, para eles terem tempo de ir atrás de penteados, maquiagens, roupas e adereços.
Ps. Alguns buffet, já vem com foto/filmagem e DJ inclusos... Nesse caso, antes de fechar, peça para ver portfólio do fotógrafo/cinegrafista e procure sobre o DJ na internet... Vídeos de festas que ele já atuou e afins.
Ps. Pré-wedding é bom ver com muiiiiita antecedência e seguir os padrões de ver portfólio/reclamações do fotógrafo contratado.
Digo com muita antecedência para conseguir fazer uma sessão que vocês gostem e para não atrapalhar no planejamento de outras coisas.
É basicamente isso, noivinhas... Antecedência, muitas pesquisas, muita atenção, paciência e muito foco.
Desculpem o textão, é impossível resumir muito.
Espero ajudar vocês de alguma maneira.