Quem mora em cidade grande sabe como faz falta ter vegetais disponíveis no pé, em uma hortinha em casa.
É muito triste vê seus vegetais não durarem quase nada na geladeira não é mesmo?
Isso acontece principalmente em famílias pequenas, pois ninguém consegue comer um pé de alface inteiro em um dia né?
Isso sempre acontecia aqui, comprava aquele alface bonitinho e 2 dias depois já estava todo feio e impróprio para o consumo, o mesmo acontecia com cheiro verde, cebolinha, salsinha e outros vegetais.
Isso me deixava muito chateada, ao ponto de evitar comprar várias vezes, para não desperdiçar, mas faz muita falta um alface na salada, e principalmente aquele tempero fresco na comida.
Eu já tinha costume de congelar brócolis pré cozido, que dura um tempão na geladeira, sem ficar com aquele cheiro ruim.
Então pensei, por que não congelar cheiro verde?
Fiz o teste, sabe aquelas forminhas de gelo, o ideal é que seja com tampa?
Higienizei os temperos, piquei tudo e coloquei nas forminhas e congelei, quando fui usar, surtiu o mesmo efeito de que se estivessem fresco, o mesmo gostinho, cheiro tudo.
Só não fica legal para usar em salada, pois ele vai murchar, mas se for para cozinhar pode fazer sem medo, alem do que é muito prático né? não precisa ficar cortando e dura muito tempo .
Já com o alface, eu venho usando uma técnica há um bom tempo e tem dado resultado, só é um pouco trabalhosa.
Primeiro higienize os alfaces e lave bem lavados com água corrente.
Depois, seque folha por folha bem seca uma por uma, se tiver uma centrifuga melhor ainda, mas eu sinceramente prefiro usar um papel toalha.
Depois de secas, forre uma vasilha de fechamento hermético(também pode ser um saco ziplock )com papel toalha e vá colocando as folhas de alface, intercale com algumas folhas do papel toalha, mantenha fechado na geladeira na parte de baixo. Com essa técnica o alface dura bastante tempo as vezes até mais de 1 semana, parece trabalhoso, mas é prático pois na hora de comer é só pegar e colocar na salada, e você não desperdiça alimentos.
Tente essa técnica na sua casa, e me conta se deu certo!
Bjos e até a próxima!
Fonte: Blog Confissões de um Casmento