Bom dia, comunidade!
Tenho visto muitos debates relacionado a escolha dos padrinhos, muitas decepções na escolha, enfim, variados jeitos. Embora seja um assunto constante aqui (até artigos prontos da própria comunidade) achei interessante essas dicas que pesquisei na internet, até pra mim mesmo, pois também tive uns conflitos no pensamento em relação às minhas escolhas.
Vamos lá? Espero poder ajudar! Retirei de um site chamado "dicas de mulher", texto de Estênio Azevedo, consultor matrimonial. No site tem mais tópicos, mas peguei os que eu achei mais comum.
O primeiro desafio é realmente escolher aqueles que quer ter ao seu lado. Esclareça algumas questões sobre este momento:
1. Quem chamar para ser padrinho?
Preciso convidar meus familiares para serem padrinhos? Ou posso escolher somente os amigos? Muitas pessoas se veem neste dilema, mas o que deve prevalecer é a real vontade dos noivos!
O ato de apadrinhar significa zelar, cuidar, orientar, apoiar, e vai muito além do cortejo de entrada na cerimônia! Escolha para ser padrinho aquela pessoa que você sabe que poderá contar em qualquer momento da vida. A cerimônia é o momento mais importante de todo o evento, os noivos escolheram para entrarem primeiro e demonstrarem que apoiam e fazem parte do nascimento daquela nova família.
A escolha de cada padrinho e cada madrinha é uma questão 100% emocional. Quem você quer ver ao seu lado no momento mais importante da vida? Como os pais já têm lugar fixo na cerimônia, este é um ótimo ‘cargo’ para os irmãos.
2. Quantos padrinhos devo escolher?Tudo vai depender do local do casamento: se a cerimônia será na igreja ou no local onde será realizada a festa, se o espaço é grande ou pequeno etc. Mesmo sendo uma escolha em que é importante ouvir a emoção (e não a razão), é necessário pensar na logística do cortejo, do cerimonial.
3. O que levar em consideração na hora de decidir os casais de padrinhos?Escolher um padrinho ou madrinha para o casamento é o mesmo que escolher padrinhos para os filhos. Busque pessoas que conheçam a sua história, a história do casal, que te acompanharam em momentos especiais e com quem você queira compartilhar muitos outros momentos da vida de casados. Se a pessoa que você quiser convidar tiver um companheiro(a), não se sinta obrigado a convidar o casal, faça isso apenas se esta outra pessoa também for próxima a você e vocês tiverem uma boa relação.
O convite
4. Quando convidá-los?
Este é também um ponto importante: com quanto tempo de antecedência deve-se convidar os padrinhos?
Mais ou menos 6 meses de antecedência, se possível. Principalmente, porque se a ‘função’ dos padrinhos é apoiar, estar ao lado do casal, por que não contar com eles também durante a preparação do evento?! Preparar um evento não é fácil.
5. É preciso convidá-los formalmente e com um presente especial?Formalmente, sim. Faça com que eles se sintam privilegiados e cientes de que, dentre vários, você os escolheu. Já o presente não é um mimo obrigatório.

Espero que esses 5 itens ajudem esclarecer as ideias de vocês! Um beijo!