Noivinhas, uma noivinha me pediu algumas dicas de como organizar um Mini Wedding, já que meu casamento será um \o/ e decidi compartilhar com todas. Já avisando que o debate é loooongo, então peguem um cafézinho, sentem-se confortavelmente, tirem o sutiã kkk (ok não precisam) e fiquem totalmente a vontade...
Então, o mini wedding está sendo a opção mais queridinha das noivinhas atualmente e os motivos para essa escolha variam. Uns por estarem com o orçamento apertado, outros por desejarem algo mais intimista, outros por acreditarem gastar menos, enfim, cada um com seus motivos (e no seu quadrado rsrs).
Eu decidi fazer um mini wedding, por um pouquinho de cada um desses motivos (haha). Primeiro porque o meu orçamento e o orçamento do meu noivo está apertadinho (e eu tinha decidido antes não fazer nada disso, iria casar apenas no civil e apresentar no religioso, pois somos cristãos).
Segundo porque não estava a vontade em convidar todo mundo que conheço. (Acredite: o meu casamento estava sendo muito esperado por aqueles que nos conhecem, por achar que iríamos fazer uma festooona de celebridade sabe, então só iriam pra olhar e sair falando depois.) Por isso reduzi uma lista de 180 convidados, para 90 convidados e não me arrependo disso, sei que o meu dia estará com as pessoas mais especiais pra mim.
Terceiro por achar que era mais econômico (leve engano kkkk).Quando a gente se envolve nesse mundo de casamento, queremos fazer do nosso dia O dia mais importante de nossas vidas e cada detalhe conta (esses detalhes são tããão caros kkk) e na maioria das vezes saímos do orçamento planejado (isso acontece com 9 em cada 10 noivas kkkkk fato comprovado e estudado no meu debate https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/casar-e-arte-ultrapassar-o-orcamento-faz-parte--t100400)
Bom noivinhas, pra não me prolongar muito (estudante de Direito gosta de fundamentar suas idéias, então me perdoe se me prolongar tá rsrs)
- Comece a organizar com no mínimo 1 ano de antecedência.
Eu decidi me casar em 6 meses, é totalmente possível, mas a correria também está a altura. Temos menos tempo para pesquisar, pensar, decidir e pagar. Se quiser em menos tempo como eu, saiba que será mais corrido, mas totalmente possível.
- Marque a data.
Esse é o primeiro passo importante que você precisa dar. Ela é a primeira informação que normalmente os fornecedores querem saber.
- Faça uma primeira lista de convidados.
Sim, primeira lista porque você sempre estará fazendo alterações, mas essa primeira lista é para você ter uma média de quantas pessoas irão ao seu casamento. Uma característica do mini wedding é ser intimista, então se você estiver pensando convidar mais de 150 pessoas, você sairá das características do mini wedding. Liste primeiramente aquelas pessoas mais especiais, as que não podem faltar tipo nem se morrerem kkkk (Deus o livre, é apenas uma expressão para mostrar o nível de amor) Depois aqueles parentes e amigos que tipo, é, eles são legais sabe?! E você gostaria de tê-los nesse dia. E por último aquelas pessoas que você até abriria mão. (Nesse caso está incluso aquelas pessoas que você só irá convidar porque: 1)Se chamar o X e deixar esse Y de fora irá se chatear 2)É a melhor amiga da minha mãe 3)Só quer comer bolo 4)Só vai em casamento para reclamar e sair falando mal 5)Qualquer outro motivo semelhante. Esses vocês não precisam ter dó nem piedade para retirar da lista (sem sentimento! Ele custa caro)
- Local:
É o terceiro passo importante que você precisa definir tanto para a cerimônia quanto para a recepção. Pesquise preços, espaço, serviços oferecidos e etc... Leve em consideração a época que estará casando, se é inverno, outono, primavera ou verão. O horário. O acesso até o local. Se caso a cerimônia for em um lugar e a recepção em outro, a distância que terá de um lugar para o outro e como algumas pessoas irão se locomover até lá. O preço.
- Pesquise os preços dos fornecedores.
Peça orçamento em no mínimo 3 lugares diferentes para cada área do seu casamento. Isso te ajudará a ter uma média dos preços do mercado. Converse com noivinhas recém-casadas. Avalie também o serviço oferecido, mesmo que você esteja com o orçamento apertado, haverá serviços que você irá fechar não pelo preço exclusivamente, mas também pela qualidade do serviço e isso noivinha é de extrema importância. Não se prenda apenas ao preço dos fornecedores porque é mais barato, avalie também a qualidade do serviço.
- Defina o seu orçamento.
Com base em todos os procedimentos anteriores, você definirá o seu orçamento. Saiba que casar gasta e quem está na chuva é para se molhar! Como também, estamos falando da realização de um sonho (talvez o maior de todos, já que desejamos realizá-lo desde menininhas) então una o útil (orçamento) ao agradável (sonho) e que comece o jogo (hahaha). Esteja aberta também noivinha para eventuais aumentos no orçamento, isso acontece com muitas, é verdadeiramente esticar mais um pouquinho a grana para cobrir todo o sonho. Mas no final valerá muito a pena.
Bom noivinhas, acho que isso é primordial para se começar a organizar um casamento.
Desculpe por me prolongar, mas quis passar a realidade mastigada de todas essas coisas. Beijinhos e até mais.