Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luiza
Noiva Novata Março 2025 Santa Catarina

Diferença na Religião

Luiza, dia 23 de Novembro de 2024 às 21:36 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 10
Gente, estou em uma situação difícil.
Sou católica, minha futura sogra evangélica e o noivo agnóstico.
Minha futura sogra quer muito que eu siga na religião dela porém assisti cultos e não me identifiquei bem, por mim sigo católica. Meu noivo é agnóstico mas quando falamos entendo que ele quer que eu siga na religião de sua mãe e eu não quero deixar ela triste, é uma pessoa maravilhosa, tem Deus em seu coração, pede muito que eu veja os cultos mas prefiro seguir católica. Não sei o que fazer, estou bem desanimada pois converso com meu noivo e vejo que nossos pensamentos não batem, pequenas críticas na religião e não pensamos o mesmo referente ao batismo de um futuro filho. Não sei que caminho seguir, tenho medo, dor no coração pois quero me casar com ele. Essa questão de religião é difícil, cada um pensa de uma forma. Minha futura sogra queria muito me batizar em sua igreja e não quero, como dizer isso a ela sem parecer grossa ou que venha deixar ela triste? Respeito porém não quero seguir. Minha mãe queria levar meu noivo até o santuário de Aparecida e ele falou para sua mãe ela não gostou muito e já falou, não vai se casar com ela na igreja católica. Então estou no meio de tudo isso, não sei o que fazer, falar de religião não é fácil 🥹

10 Respostas

Última atividade por Isabela, dia 26 de Novembro de 2024 às 08:54
  • Isabela
    Noiva Esperta Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O assunto religião sempre é delicado, mas vocês como casal devem entrar em um acordo entre si pq se vocês pensarem sempre nela vão acabar se desagradando, sabe? Amar a religião é respeitar o espaço e a opinião do outro, vocês que precisam decidir como querem casar. Se o próprio filho é agnóstico ela não tem o direito de intervir na sua escolha de religião.

Minha religião é diferente dos meus sogros e ao falar que não queria me casar na igreja católica rolou um desconforto, mas mesmo que desconfortável é um assunto extremamente necessário. Coloquei meus pontos e meu marido também, então resolvemos casar sem efeito religioso e todos entenderam. Até pq a concordância tem que vir do casal, não por influência dos pais pq eles já se casaram da forma como queriam ❤️
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você tem que se impor, porque eles podem ficar te apurrinhando pra levar pra culto e te batizar na igreja deles e você não poe oferecer um passeio pro seu noivo? pondere bem as escolhas e corta essa sua sogra abelhuda

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom Luiza vou tentar ser direto e se quiser conversamos no particular, eu sou católico e casado com uma evangélica a 10 anos kkkkkk, completo mês que vem, não é fácil, no entanto a um problema aí o de seu noivo que é agnóstico como você disse, querer que você siga a religião da mãe dele, não faz sentido algum nisso, cada um é cada um, se você se identificar com a religião tudo bem, o que não é o caso, então a decisão tem que ser do seu noivo a quem ele quer apoiar, eu me casei na católica, no entanto eu disse a minha esposa minha religião não aceita casamento de outra denominação, porém para eu continuar a participar da minha religião eu preciso casar na minha igreja e lhe fiz uma proposta, casaria na minha igreja numa cerimônia simples (noivos, padre, testemunhas e pais e irmão) e depois casaria na igreja dela com tudo o que ela tinha direito, mas ela não aceitou, então casamos na católica mesmo, porém sem imposição, foi uma decisão em conjunto, caso queira conversar mais sobre, me aceita como amigo aí e me chama no privado e continuamos a conversar. Deus os abençoe.

• Responder
  • Thamara
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! 👏
    Não existe isso de familiares ficarem dando pitaco na relação do casal.
    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você vai casar com o seu noivo, é entre vocês dois apenas que devem se resolver.

• Responder
  • Agnes
    Noiva Ativa Abril 2026 São Paulo
    Agnes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lu, o princípio básico de toda e qualquer relação, amorosa ou não, é o respeito. Se ela não pode respeitar sua religião e te aceitar como você é, não é uma relação que valha a pena lutar. Se ela fosse de fato cristã, mesmo com todas as diferenças de crenças, ela entenderia que o mais importante é que a sua Igreja te ensine a amar a Deus acima de tudo e te torne uma boa pessoa, afinal ambas religiões vêm do mesmo princípio do Cristianismo.

Quanto ao seu noivo, ele não pode te impor algo que nem mesmo ele segue. Vale uma conversa sincera e franca sobre expectativas e limites, se ele não entender seus pontos então você precisa pensar em como lidar e seguir!
    Boa sorte na sua jornada, que Deus e Nossa Senhora te guiem com muito amor e discernimento ❤️
    • Responder
  • Pâmella
    Super Noiva Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou católica e meu noivo evangélico, a família mais evangélica ainda. Apesar de gostar muito da minha sogra, jamais seguiria uma religião que não gosto e não me identifico apenas pra não deixá-la triste, isso não é brincadeira. Ela precisa entender sua decisão e você respeitar a religião dela, a questão do santuário, meu noivo não tem vontade de ir e é uma coisa que eu respeito, ele não se sente bem. No início foi muito complicado nossas ideias baterem e os dois precisam estar dispostos, ele precisa ser firma nas decisões dele e posicionamentos referente a mãe.
    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uai, seu noivo n segue a religião a mãe dele e vc q vai seguir? Se ela entendeu q o filho é agnóstico pode mto bem entender q vc é católica. Inclusive esse foi meu caso tb. Eu sou católica, minha sogra evangélica e meu marido n se declara agnóstico, mas tb n segue nenhuma religião. Casamos na igreja católica e minha sogra foi super compreensiva. Conversamos mto sobre religião. Cd uma demonstra seu ponto de vista, mas sempre c respeito.
    • Responder
  • Thamara
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente! 👏👏👏
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A pessoa boa de verdade sabe respeitar o outro. A religião de uma não é mais importante que a religião da outra. A vida de casado não comporta vontade de sogra, você muda de religião e aí? Quantos direitos mais ela passará a ter e quanto mais ela determinará a sua vida? Entendo que queira se dar vem com ela, mas não tem nexo querer se adequar a ela em tudo, principalmente porque ela quer te moldar dentro da vontade dela, despeitando a sua vontade. Luis Fernando Veríssimo (o autor), uma vez disse: "a pessoa que quer dividir as coisas dela com você nunca vai querer que você divida as suas coisas com ela" - e é bem isso que sua sogra quer: que você se converta à religião dela enquanto seu noivo se nega a conhecer a sua fé, dada a recusa de ir à Aparecida. Por que a vontade dele é respeitada e a sua não? Quem determina o que os filhos farão enquanto estão sob a responsabilidade dos pais, são os pais, não os avós, então, se te preocupa como seus filhos serão doutrinados na fé só depende de você, já que seu noivo é agnóstico: se continuar a se manter firme na sua fé invés de baixar cabeça para sogra, ele entenderá que é a a doutrina que você segue que será seguida pelos filhos. A mulher sábia edifica o seu lar e se dar bem com sogra também passa por saber se impor e deixar seu lugar marcado. Nora não é filha, sogra não é mãe, a relação é muito diferente e isso implica em limites. O respeito que tem por ela não é recíproco então não precisa "ter jeito para falar que não se batizará na fé dela", diga apenas que não e corte o assunto. Quanto mais pano para manga, pior fica.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas