Ola, noivinhas
A sensação é de estar a vencer uma corrida, a poucos metros da linha de chegada, quando toda a prova é cancelada.
Na quarta-feira, dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia pelo novo coronavírus e eu e meu noivo fomos postos de ferias por 30 dias. Na minha cabeça tudo isto ia passar rapidamente e, só de pensar em ter de adiar a data que tanto sonhei, os meus olhos enchiam-se de lágrimas. Afinal, por que motivo todas as noivas têm o direito de planear um casamento e ver esse dia acontecer exatamente como sonharam, menos eu? Ao longo de todos os dias, pesquisei, li matérias, participei de grupos de debates, para ver se envergava uma luz, mas a minha cabeça alternava de um cenário imaginário em que uma cura milagrosa apareceria, para uma festa em que todos estivessem a usar máscaras e luvas. No dia 08 de Abril de 2020 meu noivo recebe a noticia que sua empresa de 10 anos no mercado solido optou por demissão, é meninas ele estava na lista😢 . Não pude chorar, nem espernear, apenas apoia -lo e mantermos a fé.
Noites seguidas mal dormidas, cálculos e contas até que acordei decidida: temos de adiar o casamento.Frustração é a palavra. Estávamos na fase final, Chá de panela marcado, 99% do nosso sonho estava concluído. E agora não sei mais quando vou casar-me. Dramas à parte, eu e o meu noivo sentamos e conversamos bastante (diga se de passagem que isso é natural, sempre conversamos muito rs) porque sabíamos que era uma cenário atípico, e que precisávamos de agir. E aqui deixo uma dica para quem ainda não se casou, sempre espere de tudo.
E vem o que eu não queria cancelar ou adiar, quem também está a preparar um casamento sabe bem que a data é uma das primeiras coisas que definimos. Pode ser no dia do aniversário de namoro, ou num mês que não seja nem quente nem frio, em que o buffet é mais barato, que toda a família que mora longe esteja de férias e possa estar junta para celebrar. Não sei, mas tem alguma coisa sobre a data que, até agora está a ser o mais difícil de aceitar. A “minha” data já não é mais a minha data. Mas juntos eu, ele e minha mãe começamos a olhar o calendário 2021 ( eu um pouco irredutível e eles com mais carinho), ainda estou a trabalhar uma forma de tirar toda esta negatividade da minha cabeça, mas confesso que está a ser difícil de assimilar. A minha mãe diz que, depois que a minha “ex-data” passar, vou começar a “criar laços” de novo com o meu casamento. Então estou a tentar ver os lados bom… E a data escolhida foi 24/07/2021, o aniversario dele, a ex-data 01/08/2020.
Depois de ter interiorizado o adiamento, o primeiro passo foi conversar com o nosso salão, e torcer para que a data estivesse definida estivesse disponível.
E a luz no fim do túnel enfim começava a clarear o caminho, o salão tinha a nossa data, a nossa wedding planner estava disponível, a fotógrafa que conhecemos e por quem temos um carinho especial super concordou sem adicionais. Cruzar datas disponíveis com os três, considerando o número de eventos que estão a ser adiados nesta situação, foi quase impossível, mas conseguimos. Yes!
Sobre o meu projeto noiva: vai continuar, mas com calma. Já não faz sentido ter pressa, apesar de continuar focada em ter uma vida mais saudável. Depois desta semana o meu mundo ficou de pernas para o ar, a sensação mudou. Agora, é como se a poucos metros da linha de chegada, a minha corrida de 100 m tenha sido transformada numa maratona. Sei que preciso desacelerar para chegar até o final, mas continuo motivada. O caminho só ficou um pouco mais longo. E comecei terei mais tempo para encomendar aquelas coisinhas de última hora que parecia não ter tempo de conseguir devido aos meses de antecedência que são necessários!
E eu que sempre fui positiva, vista pelo amigos queridos como uma pessoa sempre consegue ver o lado positivo de quaisquer situação, essa me deixou abalada. Mas Deus é poderoso, e soube me mostra o quão será bom esse adiamento. Um tempo a mais para criar e acrescentar algumas coisinhas a mais e poder deixar meu casamento mais especial ainda.
Com carinho
Líbia Ex Noiva de 01/08/2020 para Noiva 24/07/2021