Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Iza_Barbosa
Noiva Principiante Maio 2022 Rio de Janeiro

dispensa do edital de proclamas - Casamento Civil

Iza_Barbosa, dia 12 de Julho de 2019 às 20:30 Publicado em Rio de Janeiro 0 2

Olá, noivinhas. Boa noite!

Sabemos como o processo de casamento no civil pode ser demorado, 60 a 90 dias e esta demora dá-se por conta das proclamas - acredito eu.

Preciso acelerar meu processo de casamento e ouvi falar neste recurso.

Alguém já aplicou e conseguiu? Ou não teve sucesso...

Na verdade, também queria saber como e onde devo dar entrada. Se é no cartório em que vou casar ou tem que ser em algum outro especificamente.

Estou no Rio de Janeiro.

Obrigada! =)

2 Respostas

Última atividade por Iza_Barbosa, dia 24 de Julho de 2019 às 05:45
  • Iza_Barbosa
    Noiva Principiante Maio 2022 Rio de Janeiro
    Iza_Barbosa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada, Rafaela! Smiley smile
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Izabel! Eu não tinha ouvido falar sobre isso, mas dei uma pesquisada. Me parece que você só pode fazer essa dispensa se houver motivos muito sérios e claros para que você precise acelerar o seu casamento.

O oficial do registro, mediante despacho da autoridade competente, a vista dos documentos exigidos no art. 180 e independentemente do edital de proclamas (Art. 181), dará a certidão ordenada no art. 181 § 1.o;I - Quando ocorrer motivo urgente que justifique a imediata celebração do casamento. II - Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida.” (https://arisp.files.wordpress.com/2008/12/boletim-maio-jun-1953_colaboracao-motivos1.pdf)

A dispensa de proclamas pode ser requerida em petição dirigida ao juiz quando houver urgência, ja indicadas as devidas provas. Também é necessária a ciência do Ministério Público que poderá se manifestar em até 24 horas. É o que dispõe o Art. 69 da Lei 6.015/73.” (https://www.perguntedireito.com.br/559/quando-e-possivel-a-dispensa-de-proclamas)
    Logo, você precisa ter um sério motivo para pedir a dispensa e fazer o pedido com um advogado para um juiz.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas