Meninas, estava pesquisando um pouco mais sobre esse tema e vou compartilhar as dicas que achei (e o que decidi)
Existem 3 formas de dispor seus convidados nas mesas: livre (cada um senta onde quiser), mapa de lugar (cada um já tem um lugar ou mesa marcado) e setor (uma ala para familia da noiva, outra pra amigos etc).
Todas tem prós e contras, como tudo na vida.
Livre pra mim particularmente não rola. Acreditem já passei por muita coisa chata em casamento assim...do tipo ficar super sem graça caçando um lugar porque todas as mesas tinha pelo menos um desconhecido ocupando ela..em outro ficou metade da familia numa mesa de um lado do salão e a outra na mesa do outro lado..além disso tem os mal educadinhos que saem antes da cerimônia pra guarda mesa (ou guardam com bolsa/blusa)...e o pior: noivinhos super mal organizados que chamaram gnt demais e eu e mais uma galera, inclusive da família dos noivos, ficamos sem lugar afff - aqui ressalto a IMPORTANCIA ABSOLUTA do RSPV rs. Por isso este modo de disposição sempre esteve descartado, sou organizada e metodica demais pra isso rsrs (respeitando opiniões contrárias).
Eu gosto de mapeamento de lugares, acho o mais organizado..no entanto pra "Grupos" muito grandes pode dar uma certa confusão, pq vc não sabe quem quer sentar com quem.
Então eis a minha solução: MIX! rs...a maior parte dos meus convidados não são grupos grandes (inclusive minha família), não ocupam mais do que duas mesas, sendo muito facil presumir com quem iriam se sentar, por isso irei mapear as mesas de todos...já a família do meu noivo é bastante gente, fica dificil marcar lugar certo já que tem inumeras combinações rs..então pra eles serão reservadas mesas determinadas e próximas (setor). Assim, vou fazer uns cartõezinhos com o nome de cada convidado na capa e dentro terá o numero de mesa que ele irá se sentar (será entregue na entrada da recepção)...e pra família do noivo tb terá este cartão, mas dentro inves de indicar uma mesa especifica, irá indicar mesas "2 a 5" por exemplo, que foram reservados pra familia do noivo. Vou bolar textos fofos pra eles ainda, quando estiver pronta minha papelaria eu posto.
E ah, pra não ficar uma festa totalmente dividida, organizamos as mesas de um jeito que os grupos fiquem juntos, mas tb do lado de outros grupos.