Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais

Divergência de crenças e de dinâmica familiar

Natiele, dia 29 de Dezembro de 2020 às 22:27 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 21
Oi pessoa, tudo bem? Como estão.

Vi um debate sobre convites e me veio a tona uma questão minha e queria saber se alguém passa pelo mesmo
#alertatextao

Bom, pra contextualizar: eu sou católica e pro católico matrimônio é indissolúvel (guardem essa informação é importante)

Pois bem, meus pais são separados desde que eu tinha 12 anos. Minha mãe, por obediência ao sacramento, decidiu viver a castidade e não ter mais ninguém (não é passível de nulidade no caso deles). Já meu pai bem... Ele vê o casamento como algo descartavel, o famoso: se não der certo, se não tiver bom, separa.

Depois que separou da minha mãe ele casou no civil pela segunda vez. Como ele casou durante a semana e eu e meu irmão estávamos em idade escolar (e matar aula nunca foi u ma opção nem quando estávamos doentes ) não tivemos problema com ter que enfrentar e falar que não íamos (vai contra a nossa crença, não iríamos pois ele estaria tornando público o que, perante o catolicismo , é adultério).

Até aí ok. Convivíamos com ele e a esposa muito pouco, até porque ele se afastou da gente (eu e meu irmao) pra viver a vida. Viajava sem a gente, vivia passeando e na minha casa faltava até comida. Enfim, superamos, afinal o cristão é chamado a amar o inimigo. Quando nossa relação com a esposa dele estava ok e cada um respeitava seu espaço, eis que do nada ele comunica que eles se separaram (fiquei chocada pq pareciam o casal 20, mas não é da minha conta).

Daí um tempo depois (menos de um ano pra ser exata) ele casou no civil com outra mulher. Não bastasse eu achar aquilo um erro pelo pouco tempo da segunda separação e que ele estava atropelando, não me manifestei, afinal não é da minha conta. Apenas comuniquei que não iria a comemoração. Ele começou a me pressionar e chegou ao ponto de dizer: o que as pessoas vão falar? Ou seja, pra ele ok eu ofender a minha crença, o importante é mostrar pra sociedade como ele tava feliz.

Resumo: não fomos (eu e meu irmão tivemos que dar desculpas diferentes pois o simples: vai contra a minha fé pra ele não bastava. Ele chegou a dizer: se um dia você casar e estiver ruim, o que você vai fazer? Ao passo que respondi: vou chorar nos pés de Jesus Cristo. A menos que ele não me agrada física e moralmente (que a igreja da motivo justo pra separação de corpos) vou enfrentar porque pra mim casar é pra vida toda.

A questão é: vou me casar. Meu namorado sabe toda a história acima e apesar de no início ter sido difícil pois ele sempre tinha algo como: ah seu pai tem que estar nos seus momentos etc, hoje ele entende, apesar de não compreender do meu pai não ir aos locais que minha mãe está , mesmo que seja algo meu ou do meu irmão. Também não compreende minha dinâmica de o meu pai ser um caso totalmente a parte e uma pessoa irrelevante na minha vida (irrelevante é aquele cuja a opinião acerca das minhas decisões não interessa. Decido sem me importar se ele está ou não de acordo.

Ufa, mas porque contei isso tudo? Então ela a questão. Ele queria uma celebração tipo jantar de noivado. Eu disse: se você quiser podemos ir a casa dos seus pais, sem minha mãe e meu irmão, e jantamos juntos. Você pode fazer discurso se quiser (Eu ele sabe que não rola de eu me pronunciar. Odeio discursos, me soam melosos e desnecessários) e trocamos alianças. Sem convidados de fora, sem mesa de bolo e sem me forçar a tirar foto (no casamento vai ser dureza kkkkk odeio tirar foto). O momento dele e por ele.Pros meus pais apenas vou comunicar. Minha mãe não faz questão dessas coisas, até pq assim como eu ela acha que quem tem que decidir somos nós e ninguém tem nada com isso. Meu pai, como falei, por culpa própria é irrelevante, se vai achar ruim não me importo.

Ele achou ruim e baseado aqui em um debate, eu disse a ele: ok vc organiza. Liga pros meus pais e convida. Como eu previa deu confusão e ele desistiu kkkkk

Agora vem a questao: não quero e não vou entrar no dia do meu matrimônio com um homem que diz: se estiver ruim, separa. Não faz sentido nenhum. Assim como não vejo sentido do nome dele no convite. Não é falta de respeito, é coerência sabe ? Colocar um "com a bênção de seus pais" e o nome dele não faz sentido pq ele não abençoa. Ele pensa: vai lá, brinca de casinha, se não der certo tenta com outro. Não é coerente sabe?

Mas ele quer o nome dos pais. Já cedeu em relação ao noivado (que ele queria muito) e a festa (não vai ter, não só por causa da minha situação familiar. Mas pq concordamos que é muita grana pra 6 horas alimentando pro povo sair falando mau. Vamos pra um restaurante por adesão- ainda sim pra atender o desejo dele de celebrar ). Acho injusto, por mais que ache incoerente, ele não ter o nome dos pais no convite.

O que vocês fariam:

1 - colocaria o nome dos pais pra lá, é só um convite. Ainda que eu ache incoerente

2- tentaria um meio termo pra ele homenagear os pais como quer

21 Respostas

Última atividade por Natiele, dia 1 de Fevereiro de 2021 às 19:19
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você fala no meu caso, meus sogros entrarem com alianças ou bíblia? Bom, eu até acho legal a sugestão, mas não curto. Na verdade eu não vejo muito sentido em usar casamento pra homenagear quem quer que seja sabe? Porque pra mim não é momento disso. Mas enfim, obrigada pela sugestão, tenho certeza que foi de coração. As alianças vão no bolso dele, até pq aqui não pode entrar depois (teria que ser na minha frente, normas da diocese ) então não teria como. Entrada de bíblia também não faz parte da liturgia, que é algo que nós dois prezamos muito.

Não terei sequer dama de honra hahahah
    Quanto ao convite, depois de muito deliberar, vamos colocar: juntamente com seus pais. Pronto. Não é o que eu gostaria mas é o meio termo.
    Te entendo sobre isso de não sacrificar a saúde mental. Aliás, se tem uma coisa que pessoas como nós que tiveram pais ausentes aprendemos é que nada paga nossa saúde mental. E isso implica sim em desagradar os pais. Porque estão tão presos neles mesmos que não enxergam que não somos canal pra canalizarem as próprias frustrações!
    • Responder
  • Clara
    Noiva VIP Abril 2021 Minas Gerais
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Menina... te entendo viu. Meu pai nunca foi presente na minha vida, e durante todo o meu relaconamento fez questão de tentar atrapalhar. Resultado? Me distanciei ainda mais dele, o que foi um pouco dificil, afinal ele é meu pai, mas não posso sacrificar minha saúde mental por causa de birra e pirraça.

No noivado aconteceu comigo o oposto haha meu noivo é um pouco mais reservado nesse quesito, e enquanto eu queria uma celebração ele queria só a troca de alianças. Mas no final ambos cedemos e fizemos algo pequeno só pra amigos especiais.

No casamento pensamos apenas em nós... Vamos fazer tudo como queremos e do nosso jeitinho..

Não colocamos os nomes dos pais nos convites, não tenho nenhum dos pais presentes e ele não tem o pai presente também.

Acho que seria legal se os pais dele entrassem com as alianças ou com a bíblia... Seria uma forma linda de homenageá-los.

• Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uma frase perfeita: a dureza da vida nos mostrou quem realmente se importa. Maior verdade. No fim é estranhar o choque de realidade. Na boa? Também não troco a minha estrutura. Porque ela mostrou quem é real.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz por ter ajudado de alguma forma! Pessoas diferentes, histórias diferentes. Mas ao ler seu relato, pensei bastante na forma que somos vistas pela família do outro: não é porque temos pais separados que é uma família desestruturada, apenas é uma família estruturada de outra forma, onde ficam aqueles que realmente se importam uns com os outros, sem que seja necessário que estejamos sempre juntos; por passarmos necessidade, sabemos quem realmente importa e quem se importa. Já na família do meu marido, aquela família grande, "estruturada", "unida", tem uma dificuldade muito maior para manter-se assim porque vivem muito de manter aparências. Todos parecem se preocupar muito uns com os outros, mas é porque ninguém nunca passou por dificuldade para ver quem realmente estende a mão; tem pai e mãe em casa, mas gente que mal se conversa e que vive junto mais baseado na hipocrisia de se dizer "casados há anos"... Então, isso que causa a eles estranheza: a dureza da realidade nos "moldou" de forma a ver quem realmente vale a pena enquanto a "vida estruturada" que eles têm é uma doce ilusão porque nunca foi colocada à prova. E é difícil aceitar um mundo real quando a fantasia é mais encantadora... Eu não troco a minha família "desestruturada" pela "família unida" que ele tem. E por mais que diga que apenas dois ou três se preocupam de verdade, eles ainda tendem a acreditar que não é assim. Mas, é isso que deve ser "dosado" entre as partes.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Menina gostei dessa ideia... É bem se pensar.

Ah verdade, tenho que parar de enrolar essa parte. Queria entrar com meu irmão, mas vou acabar entrando sozinha mesmo
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Vanessa, primeiro muito obrigada por comentar.

Aos pontos. Concordo plenamente com a sua fala que precisamos fazer as coisas com a fé em Deus. Porém, como bem diz Tiago: "A fé sem obras é morta. " Não imponha absolutamente nada ao meu pai. As minhas atitudes para com ele, são apenas consequências das ações dele. Toda ação tem uma reação. Ele sabe que perante o que eu acredito está em pecado. E eu já falei pra ele: sua convivência comigo vai depender das suas ações. Se eu tiver que escolher entre ofender a Deus e ofender a ele, escolho sem pensar ofender a ele, a Deus não. Por mais que doa. Não é meu pai que vai me dar o céu, é Deus.

Concordo que nossa obrigação como cristãos é apresentar a palavra. Mas mais que isso, nossa obrigação é viver a palavra. Lembra do evangelho: se teu irmão pecar contra ti, chama-o em particular. Se ele te ouvir ganhaste o teu irmão. Se não te ouvir tome duas ou mais testemunhas para que a questão seja resolvida. Se ainda sim não vos ouvir, dizei a igreja. Se nem a igreja ouvir, seja tratado como um desconhecido.

A máxima é essa. Só apresentar a palavra não basta. E esse é o desafio. A minha relação com ele diz respeito às consequências do pecado dele. Eu o honro, o ajudo quando precisa, mas os conselhos dele ou o que ele pensa já não faz mais diferença por única é exclusiva culpa dele. Ou seja, ele não abençoa meu matrimônio porque não acredita no matrimônio (conforme os cânons do direito canonico). E aí já não entro na questão da doutrina... Ele não crê na indissolubilidade, na abertura a vida (quantos filhos o senhor nos confiar). Bênção é isso: apoiar e dar aval. Ponto. Está no dicionário. Perdoar eu já perdoei. Mas como com Davi o perdão não apaga a consequência. O filho da esposa de Hur morreu.

Quero o meu pai na minha vida. Sim ele vai conviver com os nossos filhos: de forma separada, nunca junto ou no mesmo ambiente que minha mãe. Ex: aniversários dos filhos: ele será convidado sem a esposa dele. Vai dele querer ir ou não. Meu aniversario: ele não vai em nada, até pq não faço festa. Geralmente encontramos separado se é o caso. Quem escolheu não participar foi ele, não eu.

Sim, meu noivo está incomodado. Creio que por ter os pais casados e fiéis ao sacramento e em parte por convenção social (a qual sou aversa). É aquela coisa, não podemos entender o que não vivemos. Entendo o lado dele e já falei que nossa relação com os pais dele será como ele achar melhor, mas os meus não estarão. Acho que com o tempo e conversa a coisa flui. Você tem toda razão, preciso não enrolar e começar a deixar claro como é a relação com meu pai e que ele vai ter que se adaptar.

Boa sorte pra nós!

• Responder
  • Gabrielli
    Noiva VIP Março 2021 Rio Grande do Sul
    Gabrielli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu citei os nomes dos pais, coloquei assim:
    Gabrielli e Patrique, juntamente com seus pais e com as bençãos de Deus convidam..."
    É uma forma de citar os pais, mas não colocar nomes.Caso você convide seu pai para o casamento, deixe claro que quem entrará com você é sua mãe ou sozinha... enfim, assim evita confusão.
    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim... essa também é uma ótima forma de ambos cederem um pouquinho...

espero que as coisas se ajeitem da melhor forma por ai Smiley heart

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Janeiro 2021 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Natiele!

Poxa, que situação em!

Deixa eu te mostrar a minha opinião a respeito disso:

Eu sou cristã e acredito nas coisas em que vivo, por meio da minha fé em Deus. Acontece, que não é todo mundo que tem a mesma crença que a minha, e isso eu não posso mudar.

A nossa obrigação como cristãos, dada pelo próprio Cristo é apresentar a palavra. Não podemos forçar a ninguém viver do nosso modo. Acredito que cada um tem responsabilidade pelas próprias atitudes.

Sendo assim, você já percebeu que não pode mudar a forma como seu pai vive, nem no que ele acredita, porém, cabe a você diferenciar até onde a relação com ele abala a sua fé e a sua convicção.

Acredite, se o seu noivo realmente está incomodado com a sua relação com o seu pai, diante do casamento, não será a primeira vez que impasses como este vão acontecer.

Depois disso tem as festas e confraternizações de vocês dois, vem os filhos, talvez... como vai ser a exigência do seu noivo em relação as coisas que vem por aí?

Você tem duas opções, conforme você apresentou para nós aqui.

Ou você procura um perdão e ignora o fato do seu pai viver um estilo diferente de vida do seu, principalmente em relação à "benção" que você acredita que ele não pode te dar.

Ou você se firma na posição de que não quer alguém contrário as suas crenças sendo envolvida nas coisas do casal.

A minha opinião, sem ser redundante, é: Encontre um meio termo, você pode colocar no convite "com a benção de seus pais" sem citar os nomes. Daí não fica o nome do seu pai lá mas nao deixa de constar que eles participam disso tudo.

No meu caso, nem isso eu coloquei. Benção é coisa espiritual e não precisa ser impressa em um convite para receber.

Outra coisa que eu tenho a dizer é: Estabeleça essa relação (entre você e seu pai) com o seu noivo logo. Diga a ele qual é o lugar do seu pai na sua vida, caso contrário, como eu disse, esses impasses sempre tornarão.

Por fim, espero que você arrume uma solução que não te traga arrependimentos!

Um abraço!

• Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso o mesmo. Até falei pra ele: ah a gente compra um presente pra eles já que vc faz questão (eu não faço nenhuma questão de presentear meus pais, não é aniversário deles nem Natal ou coisa assim. Fui criada com: presente só em data especial, até pela falta de grana).

As meninas me deram boas ideias aqui de como resolver, como manter o jantar com os pais dele e ele abrir mão do nome dos pais no convite
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sinceramente acho super desnecessário colocar o nome dos pais nos convites, pq afinal quem ta convidando pro casamento são os noivos né?

Acho que tem outras formas de homenagear os pais deles, ainda mais q não será um evento mto formal.

• Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim. Essas coisas eu trabalho em terapia. Mas a questão é formação de caráter mesmo. Meus pais se separaram (e nos largaram a própria sorte, ainda que estando fisicamente) quando eu estava em pleno desenvolvimento de caráter (dos 12 aos 16 anos desenvolvemos nosso caráter.). Não sou mais tão presa a isso, mas são coisas contra as quais eu luto diariamente. É como combater um diabetes sabe? Doses de insulina (,terapia, oração) amenizam, dão qualidade de vida. Mas não deixa de existir, infelizmente.

Esse ponto tem sido muito a questão entre nós. Ele sabe que se quer casar é pra vida, porque jamais quero meus filhos passando o que passei. E deixo claro pra ele: se quiser desistir, só falar que dá tempo. Eu o amo, mas não acredito em sentimentalismo.

Quanto ao convite, a Deborah me deu uma ótima ideia: manter o jantar com os pais dele sem ninguém do meu lado. Os meus vou comunicar mesmo e deu, não faço questão. Assim ele tem o momento com os pais, faz a cena de querer me pedir na frente dos pais dele (ele não sabe pq não vou tirar isso dele, mas pra mim é o cumulo do brega e da vergonha alheia. Vou deixar pq sei que ele quer e vai ficar feliz) e deu.
    E no convite só os nossos nomes mesmo. Não gosto da ideia só o nome da minha mãe, apesar de ser o coerente, porque como boa designer gráfica não acho harmônico na peça.

Obrigada por comentar viu? Realmente essas questões mostram que minha "insulina" precisa ser aplicada com mais frequência. Pq a "diabetes" tá lá...
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu penso assim também. Mas esse ceder tá um pouco acima sabe. Pra mim é uma falácia e uma simples convenção social. Pra ele é ok, até pq é verdade a bênção dos pais. Mas pra mim... Eu não suporto falácias, muito menos convenções sociais baseada no que os outros esperam.

A Deborah me deu uma ideia otima: manter o jantar com os pais dele, sem ninguém do meu lado e sem o nome dos pais no convite. Não me sinto confortável só com o nome da minha mãe. Até pq tenho uma convivência (ainda que pífia) com meu pai e a esposa dele é uma praga que eu aturo pra fazer a boa vizinhança... Infelizmente ele vai ter que entender. Até lá, haja conversa
    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha!

essa é uma questão beeeeem delicada... mas como o casamento é baseado em cada um ceder um pouquinho pra dar certo .... eu colocaria o nome dos pais no convite sim ... seria um gesto delicado com seu noivo, que já cedeu pra ti também Smiley heart

• Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nati acho que a questão do convite é a mais fácil de se resolver coloca o nome dos pais dele é o da sua mãe assim agrada a ele e não vai ser tão incômodo para vc fora que o seu pai não acredita no modelo que vc acredita. Mas na minha opinião existe questões que vc precisa trabalhar melhor é talvez a ajuda profissional possa ajudar, vc repete varias vezes as palavras : Traumas, Cicatriz, esses sentimentos tem que ser trabalhados de uma maneira melhor
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu Deus que história. Em muitos pontos igual a minha. Tenho compreendido que só quem teve uma falta de estrutura pesada como nós entende.

Eu ri de "fazia questão de uma firulas " kkkkk é bem isso. Ele tem uma coisa de "Ah a família, pessoas queridas" . E Eu fico: amor, tirando seus pais e no seu caso seus irmãos, tá todo mundo cagando se você vai ter o que comer amanhã ( ele não enxerga isso, mas já notei uma certa falsidade). Então não tem sentido.

O meu pai será convidado. Bem ou mau nos deu um mínimo de assistência (só financeira mas vá lá) em especial depois que deu com os burros n'água com a segunda). No mais era minha mãe com depressão sofrendo pelo casamento e pra pagar as contas com a pensão que ele pagava (e atrasava todo mês) . Faltava comida porque ela é do tipo que passa fome mas não fica devendo conta. E meu pai era: já pago a pensão, quer o que mais? Arruma um homem pra você (Sim até isso eu escutei ele falar pra ela). E como ela não tinha como trabalhar por causa da doença, vivíamos ali, nos criando sozinhos sem estrutura, sem nenhum tipo de afeto.

Por um lado é triste, por outro criou duas pessoas ( eu e meu irmão no caso) que sabem que ninguém nos deve nada. Que se quisermos algo, vamos atrás. Que ninguém além de Deus se importa com a gente (salvo duas ou três excessoes tipo cônjuge Ou um ou dois mais seletos). E ele meio que não entende esse meu desapego. Tipo, esse ano os parentes da minha mãe não reuniram por causa do covid. Pensa numa mulher que ficou mega feliz de não ter essas obrigações?

Enfim, você tem razao. Vou falar pra ele pra fazer o jantar com os pais dele do jeito que quer. Pedir do jeito que quer (mesmo eu achando bem vergonha alheia - ele não sabe dessa minha opinião. Não vou tirar isso dele) e pronto. Nao ele não vai "Pedir minha mao " pro meu pai e vai ter que viver com isso.

Sobre o convite, vou ser bem firme mesmo: sem nome dos pais. De certa forma, não posso ceder em tudo. Aliás, pensando bem cedi: eu queria cerimônia sem convidados (só nossos pais e irmãos) , ele quer convidados. Ok Eu não queria festa nem nada (não vejo sentido, nao comemoro nem meu aniversário-pelo menos nao em larga escala). Vamos fazer por adesão. Não custa o convite ser do meu jeito.
    Obrigada por compartilhar sua história. Ajudou muito.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. Tenho me pegado apegada ao meus traumas. É tipo cicatriz sabe? Que a gente tem sequer medo de tentar... Eu sempre pensei em estar com alguém com a vida tão desestruturada quanto eu (acredite se quiser) porque na minha cabeça seria mais fácil sabe. Mas não aconteceu e todos esses acontecimentos tem me feito rever muitos conceitos que eu criei pra mim (até como proteção, quem passou por isso entende).

Eu sou a pessoa mais difícil do mundo em "aproveitar o momento". Como minha vida sempre foi um tsunami atrás do outro, nunca me dei ao direito de viver uma vida leve, ao contrário, pra mim vida leve era uma afronta e um não levar a vida a sério.

Ainda não me sinto confortável em só minha mãe e meu irmão irem nesse jantar sabe? Talvez pq eu rejeite essa coisa da minha família ainda. É algo que tenho que trabalhar, mas creio que ainda não estou pronta. E pra alguém que veio de uma estrutura que eu nunca tive, tem sido difícil compreender. A Deborah contou a história dela e me ajudou demais a pensar.

Muito obrigada pelo apoio!
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nati, eu namoro meu noivo há quase 10 anos. Venho de uma família desestruturada, meu pai era violento e minha mãe se separou dele quando eu tinha 16 anos. Como toda família desestruturada, sobraram traumas, receios e mágoas entre todos os envolvidos.

Aí eu conheci o meu noivo. Família grande, unida, pais casados e amorosos. Uma estabilidade que eu nunca tive. E, com realidades tão diferentes, nós aprendemos um com o outro. Ele respeita a minha história e as dificuldades que eu passei e eu aprendi com ele que é possível levar uma vida mais leve.

Conclusão, meu recado para você é se desfazer também de alguns traumas e se permitir aproveitar com intensidade este momento com o seu noivo, com tudo que vocês dois têm direito. A sua família pode ter tido problemas, mas esse ciclo pode acabar aqui; você pode fazer diferente. Pelo menos é o que eu penso e aplico para a minha vida.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Posso contar minha história?
    O cidadão que me gerou, porque pai é uma palavra forte e é um papel que ele nunca exerceu, foi casado com minha mãe por 14 anos. Nesse tempo nós moramos com os pais dele, veja bem: constituiu família dentro da casa dos pais, então meu avô fez o papel que o filho não se prestou a fazer, minha avó cuidava da gente (eu e meu irmão), minha mãe trabalhava para sustentar a família e o "bostão" nunca fez nada. Sabe o que é ver alguém saudável nunca ter um emprego, nunca ter como sustentar os filhos, depender do pai e da esposa? Pois é...
    Um dia, saímos da casa dos meus avós mas ele nunca prestou, nunca conseguiu se manter em um emprego, e minha mãe ali: papel de esposa, mãe e arrimo de família. E ele era abusivo de todas as formas, até o ponto que começou a espancá-la, e aos filhos também.A gota d'água foi quando minha mãe deixou 5,00 em casa para comprar leite para minha irmã (que tinha 6 anos, não era bebê, mas era o que tínhamos para oferecer - veja bem, sim, passamos fome), e saiu para trabalhar. O que ele fez? Pegou o dinheiro e foi beber. Quando minha mãe chegou, foi aquele escândalo e foi a última vez que ela apanhou. Saímos todos de casa e fomos tocar a vida.Vi minha mãe dormir 3 horas por noite para nos sustentar. Eu tinha 14 anos quando veio essa mudança. Fomos crescendo e as coisas caminhando. Eu nunca mais, desde então, falei com esse bosta. E até hoje é assim.Quando conheci meu marido, mesma coisa: família grande, unida e a minha pequena onde cada um aprendeu a cuidar de si.Namoramos 6 anos, ficamos noivos por 3 anos e, quando tivemos tudo certo, decidimos casar.Para ele era importante o noivado, a festa de casamento e tudo mais... Somos católicos também, então o sacramento era mais importante, mas ele fazia questão de umas firulas.O que fizemos: um se colocou no lugar do outro. Fizemos um jantar para anunciar a data do casamento, como era importante para ele, mas só tinha a família dele; para a minha mãe eu só avisei que casaria um mês antes, e ele entendeu minha escolha.Para ele, era importante o nome dos pais no convite. Eu concordei mas ele entendeu meu lado de novo: ele teve o nome dos pais, eu tive o nome da minha mãe e do meu avô.No casamento ele queria a família toda, mas chegamos a um bom senso, porque concordo com o que diz: muitos pensam que é boca livre e gastamos demais com quem sai falando mal. Mas ele teve 70% dos convidados, só "os mais chegados". Eu avisei que não convidaria o bostão. Ele ficou em choque no começo, contei a história e ele entendeu. Entrei sozinha na igreja e ponto final.Toda pessoa tem uma história diferente da outra e nada obriga ninguém a seguir com alguém que não entende isso. Ou cada um aprende a entender e ceder, sem que sinta-se ofendido, ou cada um segue seu caminho. O mais importante é que um ampare o outro e respeite as diferenças. Ele tem pai e mãe? Que bom para ele, coloque o nome de ambos. Você sente-se melhor sem o nome do seu pai? Não precisa fingir para ninguém, coloque o que sempre foi e coloque apenas o nome da sua mãe. Não se prenda a um padrão que não se encaixa a você. Cada um cuida de si e é feliz ao seu modo.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, meu ponto é bem esse. Noivado até provavelmente vai ter um jantar mas só com os pais dele, sem ninguém do meu lado. Não é o que ele queria (ele insiste que quer "pedir minha mao" - não vou mentir, acho brega e desnecessário, mas vou deixar ele fazer pra ele se realizar - não disse a ele que acho brega. Vou deixar ele fazer apesar que tô treinando pra não revirar os olhos hahayahahah) mas é o que tem.

Como já deu confusão, tô pensando em chamar minha mãe e meu irmão (só) pra esse jantar como você falou. Mas sei lá, não tô confortável sabe. Talvez seja trauma pq meus avós se odiavam entre si (os paternos odiavam os maternos) e por isso eu não quero mistura. Parando pra pensar, é até uma forma de superar isso.

Mas do convite você tem razao. Não as sentido os dizeres "com a bênção" de alguém que sei que não abençoa...
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Nati!
    Olha, essa é uma questão delicada, né. Meu pai já não é mais vivo, mas eu não me dava bem com ele em vida. E eu não gostaria de ter o nome dele no convite... Eu não abriria mão disso. Ele não era uma boa pessoa, sofri muito com ele e não faria esta homenagem. Eu esperaria que meu noivo entendesse este ponto.

Agora, é preciso ceder em algo, rs. Eu preferiria fazer o jantar de noivado, por exemplo, mesmo sem o meu pai. Assim o seu noivo tem a oportunidade de incluir a família dele, que também é importante. Assim como ele precisa entender os problemas que vive tem com o seu pai, você precisa também entender a necessidade que ele tem de comemorar com/homenagear a família dele.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas