Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriella
Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro

Divisão de gastos

Gabriella, dia 10 de Agosto de 2021 às 19:43 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 19
Olaaá? Como está a terça de vocês? Espero que ótima!



Quero saber como vocês noivinhas e noivinhos estão fazendo a divisão dos gastos do casamento... eu ganho bem mais que meu noivo pois sou microempresária e ele ganha 1 salário mínimo mesmo. Eu sou dessas que quer pagar quase tudo porque sei que é injusto dividirmos igualmente, mas ele não gosta, imagino que por essa pressão dele ser homem e TER que arcar com tudo, eu acho isso nada a ver. Nós fechamos a festa quase completa (espaço, decoração, buffet, dj, suíte, quase tudo que precisamos, só vai restar os detalhes) e ele já vai dividir comigo as mensalidades. O vestido eu ganhei de uma tia e nossa estação de sorvete nós ganhamos de uns padrinhos. Vai restar apenas fotografia, filmagem, meu cabelo e make, as lembrancinhas, sabe, essas coisas.. eu tô pensando seriamente em deixar ele pagar agora só a roupa dele, e o resto eu pagar sozinha, de repente deixar ele me ajudar só com o material de coisas diy que vamos fazer. O que vocês acham? Como estão fazendo essa divisão?

19 Respostas

Última atividade por Thaisa, dia 23 de Agosto de 2021 às 11:49
  • Thaisa
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Thaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii Gaby.

    Por aqui a situação é o contrario, meu noivo ganha beeeem mais do que eu, e ele pagou praticamente tudo, buffet (decoração e dj inclusos), fotografo, até o aluguel da casa que alugamos ele que esta pagando.

    Eu paguei meu vestido, e o meu dinheiro ele disse para guardar para usarmos com alguma coisa na lua de mel.

    • Responder
  • Raiane
    Noiva Esperta outubro 2021 Pernambuco
    Raiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui abrimos uma empresa juntos mas devido a pandemia, ele precisou sair para trabalhar em outro lugar e eu continuo aqui, na luta. Tudo saía de um canto só, agora sai mais do dele para pagar a festa do que do meu. Mas, por aqui nunca teve isso de meu e dele, temos uma dívida juntos e vamos fazer de tudo para pagar. Quem tem mais dá mais. Eu gostaria de ganhar muuuito mais que ele, para aliviar a carga dele tb mas, só lutamos com as armas que temos no momento.
    Acredito que não seja o caso mas, homem não gosta de se sentir diminuído, então eu honraria a dedicação e empenho dele, dizendo: sou muito grata por você ser tão dedicado, esforçado e trabalhador, e fala que os detalhes já acertados ficam como estão e que os demais, você assume. Por que te sobra mais dinheiro, no momento.
    Desejo sucesso nos preparativos e na sua união Smiley smile

    • Responder
  • Stella
    Noiva Constante Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Stella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Noivinha!

    Aqui decidimos o valor do orçamento do casamento e quem ganha mais coloca mais na conta, no caso aqui é o noivo, porém desde que fomos morar juntos começamos a tratar o dinheiro como nosso. Pq a vida dois é dividir tudo mesmo rs!

    Beijo Gde

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que tudo é proporção. Pretendo cada um tirar uma porcentagem do salário pra isso. 10% cada um. Quem ganha mais fatalmente vai pagar mais, mas isso é proporção.


    Penso que já é um treino. Na vida a dois não vai mais existir o meu ou o dele, vamos colocar os salários numa conta conjunta e o dinheiro passa a ser da família. Dai planilha de contas, contando com uma retirada pra cada um para despesas próprias (unha, corte de cabelo, roupa etc). O caixa que restar reserva de emergência.
    Então já vamos fazer na organização
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui, não sei falar como "dividimos"... acabamos criando uma conta destinada apenas aos gastos do casamento... Então, definimos um valor mensal que cada um iria depositar lá (de acordo com os nossos salários), e sempre que precisava pagar algo, o valor saia daquela conta.
    Tinha mês que eu depositava mais, por ter ganho algo extra, outro mês, ele... e assim foi.
    Atualmente usamos essa conta para as coisas da casa.. pois juntamos a renda, sem pensar em quem ganha mais

    • Responder
  • Aliky
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Aliky ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui também ganho mais que meu noivo, dividimos igualmente o buffet, a fotografa, e se eu consegui guardar um dinheiro a mais por fora irei utilizar para comprar outras coisas: lembrancinhas, convites etc... ele tbm quer dividir td igual, por ser esforçado, trabalhador e achar mais justo, só que a gente é um casal e se ajuda como pode, tbm não acho justo com ele, arcar igual a mim se ganho mais, logo irá me sobrar mais tbm é normal.

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, ganho bem mais que meu noivo(apesar dele ser concursado e ganhar bem), aqui dividimos uma quantia exata por mês para cada(algo q ambos conseguissem pagar) e eu estou guardando bem mais que ele para as outras coisas .
    Acho bem tranquilo isso .. e realmente Qm ganha mais acabar arcando com mais coisas, se não , não dá certo rs
    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, entendo o lado dele, homem é mais orgulhoso com essas coisas.

    Por aqui dividimos igualmente, apesar de ter diferença de salário. Ele paga apenas a decoração sozinho, porque a mãe dele disse que arcaria com o gasto, mas depois voltou atrás, e como não estava no meu planejamento, ele decidiu pagar sozinho.

    Conversa com ele direitinho, quem sabe ele entende?

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Gabriela. Por aqui nós não dividimos exatamente por item, pegamos o salário de cada um, tiramos as despesas fixas de cada vez e vimos oq sobrava. Ele transfere esse valor X pra uma poupança q tenho e eu transfiro minha parte. Juntamos tudo e pagamos todos os fornecedores por mês. Concordo que não seria justo dividir por igual, pq dificilmente ele não terá como pagar o mesmo valor que vc. Acho que vale a pena vc conversar com ele e explicar q vcs vão se casar e não importa quem ta pagando mais ou menos, é tudo dos dois. Mas tbm vale ficar atenta pra ele não "aproveitar da situação" e não fazer o melhor que ele pode pra ajudar nas despesas e tbm pra vc não falar coisas como "eu paguei isso e aquilo". Eu tbm falaria sobre a questão da sogra, ajudar é uma coisa, agora abusar é outra.

    Mas vai dar tudo certo!! Boa sorte pra vcs!

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Maio 2022 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oie!

    Aqui não temos muito essa "divisão", quem tem dinheiro no momento paga...

    Mas eu também ganho mais que meu noivo e tento me policiar, porque senão, faço igual você, acabo pagando mais e ele ficando meio de lado...

    O que tentamos fazer é dividirmos o que cada um consegue juntar/pagar por mês... Se nesse mês tiver uma conta, alguma compra pra casa, boleto que eu sei que está dentro do orçamento dele... eu deixo ele pagar, senão pode ser que ele se sinta mal, tanto por não estar contribuindo, quanto por achar que eu acho que ele não pode ajudar...

    Entrem em um acordo, aqui sempre conversamos e dividimos assim... E vamos juntando o NOSSO dinheiro, independente de quem pagar, o objetivo é o mesmo, vai pro mesmo lugar Smiley smile

    • Responder
  • Thaix
    Noiva Esperta Agosto 2022 Minas Gerais
    Thaix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui e dividido conforme que ganha mais no mes (somos autonomos) eu tenho ganhado mais ultimamente e tenho pagado quase tudo e pra mim e bem de boa.....

    nos ja moramos juntos a 1 ano entao ja estamos costumados ao dinheiro ser nosso dinheiro em vez de um o outro sabe?

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gabi. Por aqui não tem divisão 😂. Se eu deixasse meu noivo pagava tudo sozinho, mas meus pais e família fazem questão de ajudar tbm e ganhamos bastante coisa. Não tem uma divisão, tem coisas que eu nem lembro quem pagou kkkkk
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estou pagando tudo por 2 motivos: eu tenho condições e inclusive atualmente sustento nossa casa sozinha, e ele não no momento; e porque os nossos pais queriam pagar tudo mas eu sou orgulhosa demais pra aceitar, meu sonho meus gastos e to bem tranquila com isso
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gabriella,
    Eu não ganho 1/3 do que meu marido ganha, eu sou autônoma, trabalho com gastronomia e com consultoria, então "minha renda" na pandemia quase chegou a zero. Mas somos uma família e não existe o meu e o dele, é o nosso, já tivemos época que quem segurou a barra financeira fui eu. Então aqui entendemos que somos parceiros e isso inclui a vida financeira. Até pq precisa ter muito equilíbrio de ambas as partes, tenho total autonomia e ele tbm, não precisamos pedir/solicitar pq nossa vida financeira é nossa.
    Entrar nessa linha é a melhor solução, até pq estamos em 2021 já, não dá pra ter um pensamento tão retrógrado em relação a papéis trocados né! Não existe mais nenhuma necessidade do homem ser o PROVEDOR , e está tudo bem! Precisa alinhar com ele essa questão de "nós". Fica tudo mais leve, o mesmo vale para as mulheres, a vida financeira precisa ser algo leve, o que já vi de mulher tendo que pedir pro marido pra comprar itens básicos, não tá no gibi! ⚠️ Aproveitando a linha de pensamento pra alertar: Noivas, se o cara te regula em itens básicos, se você precisa de permissão pra comprar coisas do dia de dia, e se o cara insiste em jogar na cara mesmo de modo de "brincadeira" que ele é o que ganha dinheiro, fiquem atenta que é um dos primeiros indícios de relacionamento abuso, e se chama ABUSO FINANCEIRO. Mesmo que não trabalhe, se for por na ponta do lápis quanto se paragaria pra alguém fazer todo um trabalho doméstico que fazem, não teria salário suficiente.
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui tentamos dividir igualmente, mas eu tbm ganho mais e acabei pagando mais coisas. Homem tem isso de orgulho masculino, mas tem coisa q não tem o q fazer msm.
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ajudou muito, obrigada ❤️
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gabi,
    Já conversou com ele sobre isso?

    Acredito que vocês podem conversar e chegar a algum tipo de acordo, uma vez que isso visivelmente incomoda ele. Acho que uma coisa que aliviaria a situação, é justamente mostrar o como o dinheiro não é SEU e sim NOSSO. Talvez, diminua essa ideia de "eu preciso pagar o mesmo que ela", já que no próprio casamento não tem isso de seu e meu.
    Por aqui a situação é um pouco diferente, eu estou na trajetória da medicina e por isso não posso trabalhar, só vendendo algumas coisas minhas, doces...Mas emprego fixo não. Então quem está de fato arcando com todos os custos do casamento é o noivo! Eu não era muito confortável com essa ideia também Gabi, mas foi algo que depois de muita conversa e alguns acordos, deu certo e estamos felizes. Essa visão dele de "o dinheiro é nosso" me tranquilizou muito, por isso dei a idéia de tentar passar para ele também!
    Espero muito que ajude, boa sorte! 🤍
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    *** AHHH, e ainda estamos fazendo obra, e ele tá tentando colocar a mesa quantidade de dinheiro que eu tadinho, acho que ele dividir só a festa e a obra comigo já tá ótimo, fotografia, e essas coisas que mencionei no texto, eu posso pagar sozinha
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E esqueci de mencionar, a mãe dele suga muito ele financeiramente, ela não alivia sabendo que o filho vai casar, o que acaba piorando, já que ele não ganha muito. Ela exige coisas dele que vocês nem tem noção..m
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas