Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Vivian
Noiva Novata Janeiro 2025 Pernambuco

diy - Convite e identidade visual - Sites e programas

Vivian, dia 5 de Junho de 2023 às 19:39 Publicado em Fórum DIY 6 9

Olá noivinhas.

Estou escrevendo este post por achar que tenho algumas informações que podem ajudar quem quer fazer DIY com convite e identidade visual.

Eu ainda estou em dúvida se vou comprar pronto ou realmente fazer tudo com minhas mãos, mas como sou curiosa, gosto de criar essas artes (simples, não sou entendida da área kkkSmiley laugh ) e tenho tempo mais do que suficiente para me divertir criando, estou tentando criar algo de um modo único e que agrade a mim e meu noivo.

Vou descrever alguns sites e passo a passo que acho que pode ser útil a vocês, assim como está sendo para mim (TODOS GRATUITOS).

happy-dance.gif

Comecei tentando criar o convite pelo famoso Canva, com a intenção de usar o serviço de impressão da plataforma no final. Ao testar o recurso, percebi que só é possível impressão em tamanhos pré-determinados pelo site e a opção de redimensionar só está disponível para assinantes. Assim, ou eu escolheria algum tamanho de impressão disponível para fazer o convite, ou utilizava outra plataforma. Eu tenho afinidade com o PhotoScape, então decidi mudar.

Iniciei no PhotoScape tentando criar um Brasão. Simplesmente procurei "Brasão casamento png" no Google e a pesquisa resultou em vários modelos em vários sites. Escolhi um que eu mais gostava baixei a imagem. Coloco a imagem no Photoscape, escolho a fonte e posiciono as iniciais na imagem e salvo. Muitas vezes aparecem imagens que dizem ser png mas não tem o FUNDO TRANSPARENTE, para isso eu uso o site https://www.online-image-editor.com/:

- Faz o upload da imagem que você escolheu > seleciona a linguagem no canto superior direito > clica na aba "Advanced" > clica no ícone "Transparência" > no menu do lado esquerdo, no item "Preenchimento" você pode escolher "Preencher a cor selecionada" (no espaço que você clica fica transparente), ou "substituir a cor selecionada" (em toda imagem, a cor em que você clicou vira transparência). Também tem a opção de desenhar a transparência e inserir transparência em quadrados.

Preocupada com a qualidade da imagem para impressão, resolvi procurar algum site para TRANSFORMAR A IMAGEM EM VETOR, e descobri o https://express.adobe.com/pt-BR/tools/convert-to-svg/, nele você insere a imagem e baixa em SVG, imediatamente podemos ver que a qualidade melhora bastante. Importante: pode não ficar tão legal em imagens degradê e com fundos coloridos, imagens em uma só cor fica bem melhor. Imagens com muitos detalhes as formas podem variar um pouco.

Como a imagem é baixada no formato SVG, uso o https://convertio.co/pt/svg-png/ para transformar em png e poder trabalhar no Photoscape. Atenção: limite de conversão gratuita de 10 imagens por dia, e até duas por vez.

Com esses passos, tenho a imagem do Brasão em boa qualidade e fundo transparente, para mim é a melhor forma de trabalhar.

Chegou a hora de criar o convite em si, nesse momento eu encontrei um problema. Na versão do PhotoScape que eu usava não tinha a opção de salvar como um projeto para que depois eu pudesse editar, só tinha a possibilidade de salvar como imagem. Isso iria me atrapalhar muito, acho que são poucas as pessoas que conseguem criar algo do 0, de uma vez, salvar e não querer mudar algo depois (eu jamais conseguiria Smiley xd kkkk).

Então, pesquisando como fazer isso, descobri o PhotoScape X, que tem essa função, me senti muito feliz kkk, o design é um pouco diferente do outro, mas nada que tornasse a usabilidade difícil.

Agora é sem mistério, ao abrir o aplicativo > Aba "Editor"> Novo > escolhe o fundo da imagem e o tamanho (eu costumo colocar mais 2 zeros de acordo a quantidade de cm que eu quero, por exemplo: Largura de 20 e altura de 15, então eu coloco largura 2000 e altura 1500)> No canto superior direito clica em "inserir"> Imagem (localize o brasão criado ou outra imagem que deseje colocar > Arraste a imagem e escolha o tamanho ideal para posicionar.

O mesmo para incluir os textos: No canto superior direito clica em "inserir"> Texto > Na janela aberta, escolha a fonte, cor, contorno, sombra e tamanho. O tamanho também pode ser alterado aumentando e diminuindo na própria caixa de texto.

O programa também tem opções de inserir molduras, formas, mas é bem fácil de aprender e tem vários tutoriais na internet, eu descrevi os que eu uso mais.

Na hora de salvar como projeto para que você possa continuar depois: "Salvar" no canto inferior direito > "Salvar Projeto"> Escolha o nome e o local > Salvar.

Para salvar a arte final: "Salvar" no canto inferior direito > Salvar como > Escolha o nome, local e tipo do arquivo> Salvar.

Espero ajudar alguém com esse post.

E se alguém já teve experiência de imprimir as artes, me contem como foi a escolha do papel? Optaram por gráfica online ou física?

Beijoos Smiley kiss

cat-sticker-line-sticker.gif

9 Respostas

Última atividade por Vivian, dia 12 de Junho de 2023 às 19:10
  • Vivian
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que ótimo, Aline! Muito obrigada, com certeza vou usar essas dicas.
    • Responder
  • A
    Noiva Constante outubro 2023 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu imprimi os meus, mas quem fez o design foi uma amiga. Pedi pra ela montar um PDF no formato A4 e encaixar o máximo de convites que coubesse, pra render mais (o meu é pequenininho, então coube 3).

Daí tem a opção de imprimir em gráfica especializada em convites, ou em gráfica rápida. A especializada vai ser mais cara e costuma levar uns 15 dias para fazer, mas a vantagem é que oferece uns acabamentos especiais, como relevo ou metalizado, por exemplo, e eles já entregam prontinho, cortado, lindo. Mas no meu caso, a gráfica rápida já atendeu totalmente a minha necessidade. além de sair na hora, é beeem mais barato e eles geralmente topam imprimir no papel que vc levar, o que é ótimo pq eles não costumam ter muitas opções de papel lá.
    Daí se for na gráfica rápida, eu recomendo com força ir pessoalmente, levar o papel que vc pretende usar (se for o caso), de preferência na própria embalagem dele, pq algumas não aceitam sem embalagem, e pq eles precisam saber qual é a gramatura do pakem pra poder regular a impressora, e o mais importante: não manda imprimir tudo de uma vez! Pede pra imprimir só 1 de teste antes, pra ver como vai ficar. Assim vc consegue conferir se a impressão é de boa qualidade, se tem manchas ou falhas, se o tamanho saiu certinho, se o papel que vc escolheu é compatível com esse tipo de impressão etc. Se tiver bastante opção de gráfica onde vc mora, recomendo inclusive fazer esse teste em mais de uma gráfica e comparar em casa, com calma, e voltar no outro dia. Eu fiz isso e pude perceber diferenças sutis entre cadda uma. E no fim das contas, a melhor impressão foi tbm a mais barata.
    Ah, e vale a pena perguntar se tem desconto pra quantidade que vcs pretendem imprimir.tem gráfica que chega a fazer até 50% de desconto.
    • Responder
  • V
    Noiva VIP Dezembro 2023 São Paulo
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que post incrível, com certeza ajudará muitas noivinhas!
    por aqui eu também já fiz todas as artes e utilizei o canva… essa parte de papelaria é uns dos maiores gastos de qualquer casamento, então acho mais vantajoso e econômico colocar a mão na massa! economizar é tudo e o nosso lado julius agradece hahaha

julios-wins-ebersuon.gif

• Responder
  • Sarah
    Noiva Master Setembro 2023 Paraná
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Economizar é a melhor forma, mas no meu caso vou mandar fazer, é mais vantajoso e mais econômico no meu caso, pelos cálculos que realizei.

• Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vivian, essas dicas são muito valiosas Smiley love Obrigada!

Se alguém quiser ir pelo caminho "mais fácil", clique no botão:

diy - Convite e identidade visual - Sites e programas 1

Depois 👉📍Os melhores fornecedores para o seu casamento em Pernambuco

E para não deixar escapar nada 👇

15.png

Posso ajudar em algo mais?

Smiley kiss

• Responder
  • Vivian
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Letícia.

Eu até iniciei com o tamanho personalizado, mas como o intuito era usar o próprio Canva para imprimir e não tinha esse tamanho, rezolvi usar o Photoscape mesmo.

Mas realmente o Canva é ótimo, usei ele para fazer o convite digital do nosso noivado e achei que ficou lindo.
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Agosto 2023 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu usei o canvas acho o mais fácil de usar! Eu usei e ficou lindo 😻

Sobre a questão de redimensionar é só iniciar o trabalho com tamanho Personalizado, aí é grátis e da pra deixar em um tamanho grande para a resolução ficar alta e ficar top na impressão
    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vivian!! Esse post é de utilidade pública!! O que a gente mais quer é conseguir economizar no casamento e os DIY estão aí pra isso! Muito obrigada por essas informações valiosas!
    • Responder
  • Vivian
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Https://www.microsoft.com/store/productId/9NBLGGH4TWWG

Link para baixar o Photoscape X no Windows

Esse site é tipo um Photoshop grátis: https://www.photopea.com/

Eu não sei usar, mas tem alguns tutoriais no youtube, para quem quiser algo mais elaborado.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas