Oi noivinhas, hoje vamos falar sobre a tal palavra DIY, confesso que quando entrei na comunidade não tinha noção do que estavam falando e por vergonha não perguntei a ninguém, por mais que eu tinha a certeza de que todas iam me responder e compreender que era um mundo novo para mim.
Então, resolvi pegar diversas informações na internet e perguntar para algumas casadinhas que utilizaram esse método e separar as mais importantes para passar pra vocês.
Para quem é noiva, ver fotos de casamentos serve de inspiração, aliás, tenho certeza que até quem não é noiva se encanta com belos casamentos, simples ou de famosos, ou seja, qualquer coisa que esteja relacionado. Há cerimônias tão bonitas que parecem ter saído de um sonho, casamentos bem elaborados como esses são caros e às vezes difíceis pro nosso bolso, porém não devemos no preocupar, há uma alternativa boa: O famoso DIY – Do It Yourself, ou seja, Faça Você Mesma em inglês!
Se você é criativa, tem bom gosto e pessoas dispostas a te ajudar, porque não produzir seu próprio casamento? Você provavelmente conseguirá o orçamento dentro do esperado e o melhor de tudo, com o seu toque!
Muitas noivas optam por esse tipo de casamento, assim como vi aqui na comu, com dedicação e tempo, dá super certo.
Se você escolheu FAZER VOCÊ MESMO, então tenha em mente que vai precisar pesquisar preços e estipular como será sua decoração. Quando começar sua jornada lembre-se de:
- ↬ Ter os números de convidados
- ↬ Definir os padrinhos e madrinhas
- ↬ Achar o local que será realizada a cerimônia
- ↬ Definir quantas mesas terão (incluindo as mesas do Buffet
- ↬ Marcar a data da cerimônia
- ↬ Contatar o oficial
- ↬ Contatar o pastor ou padre caso faça cerimônia
- ↬ Pesquisar fotos de casamento para servir como inspiração e base
- ↬ Definir a temática (Romântico, moderno, rústico, étnico e etc.)
- ↬ Escolher a decoração
- ↬ Definir a paleta de cores
- ↬ Fazer os convites
- ↬ Encontrar um Buffet
- ↬ Provar Buffet
- ↬ Escolher bolo
- ↬ Provar bolo
- ↬ Fechar o pacote de Buffet e bolo
- ↬ Escolher um vestido
- ↬ Procurar por lojas de decoração e festas
- ↬ Escolher o buquê
- ↬ Comprar a decoração (quanto antes você começar, menos pesado será pro seu bolso $$&dollar
- ↬ Definir fotógrafo, filmagem e DJ
- ↬ Faça os testes de maquiagem e cabelo
Neste mundo, existem também Prós e Contras
Prós: Você tem o poder de moldar todo seu casamento! Ele sairá exatamente do jeito que você quer. Você terá controle de quanto gastará e dividir as tarefas durante os meses.
Contras: É cansativo, você precisa preparar tudo com antecedência. Se você não pesquisar bem sobre decoração, pode acabar transformando seu casamento em uma cerimônia cafona.
OBS: Talvez seja necessário contratar um designer gráfico para auxiliar na criação dos convites e peças gráficas como rótulos, embalagens e etc.
É simplesmente lindo quando o cenário do casamento transborda alegria e reflete o perfil dos noivos de alguma forma, e a decoração e lembrancinhas se alinham perfeitamente a isso. Aqui na comunidade vi uma coisa mais linda que a outra, a delicadeza e a ajuda com que muitas noivas tiveram de amigos, noivo, família, me inspiraram também em fazer algumas coisinhas DIY para o
meu “Dia C”.
Agradeço pelas inspirações e pela força de vontade que cada uma de vocês tem, confesso que adoro fazer coisas manuais, mas quando me convém, e o que me deixa mais instigada é em relação à economia. Quero meu casamento perfeito, estou com um orçamento bem apertado, são 55 mil de orçamento que estamos juntando (fora os imprevistos), pra muitos aqui é muito dinheiro e pra outros nem tanto, independente disso eu só quero que o meu dia e do Rafa seja perfeito, será nosso primeiro casamento então acho justo eu gastar com algo que me sinta satisfeita.
Então, por hoje é só, espero ter ajudado cada uma de vocês, caso alguém tenha dicas ou queira acrescentar algo é só dizer também.
Ah antes de usar a criatividade e colocar a “mão na massa”, para quem fez ou esta fazendo a maioria das coisas de casamento DIY, quero saber de algumas coisinhas para que possam me ajudar e ajudar outras noivinhas também:
- Quanto gastaram e quanto economizaram?
- Optou em fazer o que? Contratou alguma empresa, se sim, para fazer o que?
- Estão confeccionando sozinha ou alguém ajudou vocês?
- O que não fariam em DIY? Por que?
- Dicas a mais para começar um casamento DIY
Então noivinhas e casadinhas, aguardo cada uma de vocês aqui no comentário, não é necessário responder todas, mas as que vocês acham que possam auxiliar quem está começando.
Beijinhos XOXO e bom final de semana!