Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Doces... a hora do engorda

Taiana, dia 7 de Janeiro de 2020 às 17:33 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 21

Já escolheu os doces de casamento? Nós estamos fazendo nossa lista de desejos e recebendo orçamentos de vários fornecedores e não tenho dúvida, essa é uma das fases mais gostosas (literalmente) do planejamento, afinal, degustar docinhos é uma delícia!

E quem pensa que escolher doces é uma tarefa fácil, muito se engana. Apesar de uma tarefa gostosa está longe de ser simples. Isso porque tem muitos sabores, muitos tipos, muitas possibilidades...e muitas dúvidas... pensando em (mais uma vez) ajudar vocês, fiz esse debate pra la de doce, com tudo o que aprendi até agora...

Doces são diferentes de bombom?

Simmmm... Primeiramente, vamos ao bombom. Os primeiros relatos de bombons são do século 17, quando foram feitos na corte real francesa. Seu nome surgiu da reduplicação infantil da palavra bon, que significa “bom”. O bombom é qualquer doce feito e envolto em chocolate, onde na maioria das vezes seu interior não possui ganache. Mas seus recheios são mais massudos e encorpados.

Doces... a hora do engorda 1

Por sua vez os doces não são envolvidos por chocolate. Assim, o famoso olho de sogra, beijinho e até mesmo o brigadeiro, são doces por não terem aquela casquinha de chocolate. Também entra nesta lista as musses e os doces cristalizados.

Doces... a hora do engorda 2


Então trufa não é um bombom, certo?

Certo! As trufas são consideradas o manjar dos deuses da chocolataria e receberam este nome pelo formato semelhante à Trufa (um fungo que cresce em algumas regiões de clima específico e pode ser encontrado na coloração negra, amarelada ou branca – a última é um requinte para a culinária).

As famosas trufas de chocolate surgiram na Áustria, no fim do século XIX, enquanto o chef da corte austríaca preparava uma sobremesa para o banquete especial ao príncipe russo, ele errou a receita e, sem querer, criou este doce maravilhoso que é conhecido até hoje. É conhecida em muitos países e até com outros nomes, na Espanha a trufa é chamada de ganache.

Doces... a hora do engorda 3

A trufa é um tipo de chocolate na confeitaria, tradicionalmente feita com seu interior de puro ganache revestido com chocolate (essa é a principal diferença entre bombom e trufa), entre outros ingredientes como açúcar de confeiteiro, cacau em pó e nozes tostadas (tipicamente avelãs, amêndoas ou coco.

Quando começo a olhar os doces?

Não pode demorar muito. Eu estou há cinco meses do meu casamento, mas comecei a olhar os fornecedores com sete meses de antecedência. Isso porque optei por pedir indicações, analisar os orçamentos com calma, verificar o que cada um tem de melhor e só ao final agendar as degustações.

A antecedência é importante porque muitas docerias/confeitarias seguem um cronograma minucioso e aceitar encomendas de última hora prejudica outras entregas.

Antes de começar, peça indicações de conhecidos que já experimentaram os docinhos (ou até de lugares que vocês já conhecem) e selecione os três melhores.

O barato nem sempre deve ser a opção

Eu sei que quando o assunto é casamento todo mundo pensa, e pensa muito, sobre formas de economizar. Gente, definitivamente, acho que a economia não deve ser feita nem na comida, incluindo os doces, e nem na bebida. A decoração da festa pode estar precária que ninguém comenta, mas se a comida estiver ruim, pode ter certeza que será assunto. Então não utilize o método “vamos fechar com o mais barato” para escolher os melhores doces de casamento.

É claro que preço não define a qualidade, porém, a escolha do fornecedor que te pegou pelo estômago e pelos seus olhos é de suma importância. Além disso, olhe os detalhes! Há doces que ficarão expostos na mesa e eles devem ser feitos de forma incrível!

-> Minha experiência: Minha cerimonialista me indicou a fornecedora de doces do casamento dela sob a justificativa de ser "barateira". Entrei em contato com a doceira, a moça foi uma simpatia. Falou que me mandaria uma caixinha de doces para degustação. Ela não mandou. Entrei em contato para saber o que ocorreu e ela disse que havia esquecido e pediu um milhão de desculpas e disse que mandaria naquela semana. Bem, já tem três semanas que estou esperando e nada! Agora quem não quer mais esta fornecedora sou eu. Imagina se ela não faz os doces do meu casamento e se justifica dizendo que esqueceu? Melhor não arriscar.

E na hora de comprar, quais opções escolher?

Hummm...pergunta difícil, né? Hoje existem vários tipos de doces e bombons disponíveis no mercado (um mais diferente e delicioso que o outro). Você não está mais presa aos clássicos e nem aos diferentões. Há quem prefira os bombons tradicionais, há quem vai de brigadeiro e cascata de chocolate. Minha aposta é democratizar o máximo possível e investir tanto em doces, quanto bombons e trufas. Isso ajuda, inclusive, a equilibrar o orçamento e agrada todos os paladares.

-> Minha experiência: Fui ao casamento de uma amiga que optou por ter bombons somente na mesa do bolo (somente lá, nenhum foi servido) e estação de brigadeiro. Gente, eu nunca vi tanto dinheiro jogado fora e ela (a noiva) concorda. Isso porque ela gastou cerca de R$2000 com a estação de brigadeiros e os convidados não apreciaram. Eu mesma nem cheguei perto porque não sou doceira. O pessoal contratado estava servindo brigadeiro de todos os tipos e combinações mas não agradou. Vi pouquíssimas pessoas de fato se deliciando com o brigadeiro. Em compensação na mesa de doces, que ela nem investiu tanto, não sobraram nem as forminhas para contar história. Óbvio que muita gente não comeu o que estava na mesa porque esta amiga pensou que os doces da mesa seriam apenas para compor a mesa.

A dica para esta situação é: faça aquilo que considerar melhor para você e sua festa, mas sem esquecer que a festa existe também porque os convidados estarão lá. Então pensar neles é sim uma forma de cuidado...até mesmo com seu bolso Smiley smile.

No nosso casamento optamos pela diversidade. Teremos doces, bombons e trufas. Não teremos estações de brigadeiros justamente pelo custo x beneficio. Mas optamos por agradar todos os paladares, inclusive na escolha dos sabores. Eu por exemplo detesto castanha, café...mas nossa lista de desejos contempla estes sabores porque nossos convidados curtem.

E já que falamos na mesa de doces...

Os doces de casamento ajudam a decoração da festa. Quanto mais docinhos e variedade de opções, melhor! Capriche nas forminhas! Algumas imitam pétalas de flores, enquanto outras encantam com os formatos diferentes e coloridos. Inclusive, escolha de acordo com a sua paleta de cores. Caso seja algo neutro e branco, as forminhas precisam ser brancas também – não troque a cor delas. A mesma coisa acontece com paletas mais coloridas.

Doces... a hora do engorda 4

-> Minha experiência: Meninas, forminhas não são bobagem! Elas encantam e embelezam ainda mais a mesa de doces. Para quem não sabe onde encontrar, o ELO7 tem fornecedores ótimos. O preço varia bastante, mas encontrei forminhas com valor entre R$0,90 e R$4,00 a unidade, ai vai depender do gosto e do bolso. Mas olha, as mais baratas super atendem. A dica que eu dou é que tem forminhas que são de papel - são mais baratas - e outras de tecido - que são mais caras. Geralmente as que são de juta e tecidos mais rústicos também são mais caras. Mas são MARA!!!!! Ai vai depender do estilo de cerimônia e, de novo, do bolso.

Como calcular a quantidade de doces?

O cálculo dos doces acontece de acordo com a quantidade de convidados. O ideal é ter pelo menos 8 unidades para cada convidado. Portanto, 200 convidados = 1600 doces/bombons/ trufas de casamento.

-> Minha experiência: Já falei algumas vezes aqui que minha família é dona de um buffet então usando o ensinamento da minha família, no meu casamento farei 10 doces por convidado. Isso porque quero uma mesa abarrotada (kkkkk) de doces e também quero servir.

Dica: os doces de casamento também podem ser usados como lembrancinhas de casamento! É uma alternativa ao bem casado e a famosa plantinha que está tanto na moda. No meu casamento, optei pelo bem casado, pelo significado que possui.


Bem meninas, espero ajudá-las com mais este debate.

Bjs






21 Respostas

Última atividade por Taiana, dia 8 de Janeiro de 2020 às 08:54
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E certamente ficará linda sua mesa cheia de brigadeiros
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aiii que legal! Amei seu debate, obrigada pelas dicas!!

    No meu casamento optamos por trocar os doces simples que o buffet disponibilizava por cascata de chocolate, aí contratamos somente 750 brigadeiros gourmet pra preencher a mesa de doces!

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha por aqui a formiguinha TB é o noivo.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa! Não sei onde vc esta, mas aqui em BH temos uma doceria diet com doces sem lactose e glúten ... De uma olhada na sua cidade. Bjs
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahah te confesso que me seduzo mais pelas fotos de hambúrguer kkkkk
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Eu achei mto legal, quando vi esses chocolates a granel. Achei que compensa muito!
    • Responder
  • Rayane
    Noiva VIP outubro 2020 Minas Gerais
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Deus Taiana,que debate PHODA
    E eu estou doida por um docinho e tive que ver essas foto torturantes até o final😥 hahah mas amei
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2023 Bahia
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom debates eu tou ainda em análise pq sou celíaca e tenho intolerância à lactose tou vendo como vai ser , já que tem alguns que vou fazer .
    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom debate! Parabéns!
    O meu buffet ja inclui doces finos, mas pretendo incrementar a mesa com duas ou 3 opcoes mais top.
    Quem curte doce por aqui é o noivo kkkl
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa!!!! até eu queria estar no seu casamento kkkk

    Bem, acho que considerar 4 ou 5 não é pouco não. Tem o bolo ainda! é muito doce!!! Fora que as pessoas já terão comido, né?

    Cacau show é sem dúvida qualidade garantida

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Né!? Mas dê uma olhada no Elo 7... Tem mta gente trabalhando com isso e vire e mexe tem promoção.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não, os doces são servidos estilo família mesmo, buffet... É uma fazenda, então será tudo bem rústico...
    Me recomendaram 4 doces por pessoa e 50g de bolo apenas, para não sobrar mto.
    Todo mundo que fez evento lá me falou que o pudim voa e dps sobra horrores de bolo... (Já Doce, se tiver 5 mil vai tudo kkkkkkkkkk).
    Não queria gastar mto, por isso não sei se 4 por pessoas não fica mto pouco. E tava vendo os preços dos bombons da cacau show, fica em torno de 1.50 a unidade e são lindos! E qualidade garantida, né?
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Jamily, seu eu fosse somente pelo meu gosto seriam compotas e compotas e compotas e mousse de limão...ahhh e bombom de morango. AMOOOO

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    As forminhas dão um charme a mais, né?

    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Top, Taiana!
    Aqui a gente bala de bombom rs
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boaaa Carol... bem, eu também acho 8...10 doces muita coisa, mas eu não sou referência. Eu devo comer um doce no máximo!

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahahaah eu como tenho buffet na família não terei a degustação dos salgados, já tá mais que degustado e os doces, como eu disse, não sou formiga kkkk... então acho que vou comer mesmo é no grande dia kkkk

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Alessandra,

    o que o Buffet oferece são porções individuais? Se sim, a conta é a mesma, 8 unidades por pessoa. Agora se não, te aconselho a olhar com o buffet qual será a quantidade servida, assim você não compra doces em excesso. Agora, menina, que delícia essa opção no seu cardápio, hein??? Inicialmente eu pensei em servir doces de compota, aqui em BH o que mais temos é isso, faz parte da nossa cultura, mas meu noivo vetou e ai vamos pelo caminho tradicional mesmo. Smiley smile

    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai Taiana, tô louquinha pra entrar nessa fase de degustação de buffet, doce, etc kkkkkkk

    Casamento de gordinhos é uma alegria que só!

    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Alessandra, essa quantidade de 8 a 10 doces por pessoa é só pra quem não vai servir sobremesa! E pra mim é até um pouco demais, já que eu não comeria tudo isso, mas pra quem gosta é um prato cheio kkk... Pro seu caso, basta de 4 a 5 doces por pessoa.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E como que faz quando tem diversas sobremesas ja no buffet?
    No nosso pacote tem pudim, pavê de sonho de valsa e mousse (os 3, não davam desconto se tirasse), mais bolo mais doces... Quanto que compra??
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas