Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Andressa
Noiva Principiante Novembro 2019 Rio de Janeiro

Documentação para dar entrada no casamento civil?

Andressa, dia 1 de Abril de 2019 às 18:06 Publicado em Rio de Janeiro 0 8
Oi noivinhas, estou noiva a 1 ano e 4 meses( mas já moramos juntos) e resolvemos, finalmente casar! Será um casamento simples, a união no cartório e no outro dia a festa de casamento ( com uma celebração símbolica ) e estou em dúvida de quais documentos levar ao cartório, alguém sabe dizer se pode dar entrada ao casório usando carteira de trabalho?

8 Respostas

Última atividade por Sara, dia 5 de Janeiro de 2022 às 20:14
  • Sara
    Noiva Ativa outubro 2022 Rio Grande do Sul
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pelo menos na minha cidade pode casar com carteira de trabalho, mas é sempre bom ligar ele informar
    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Junho 2022 Distrito Federal
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Disponha noivinha
    Tem razão, é bom levar a carteira de trabalho por precaução. Não se preocupe, vai dar tudo certo...
    Beijos
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Principiante Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ajudou sim, muito obrigado! Vou fazer isso vou levar o RG( que está danificado) se eles não aceitarem, irei apresentar a carteira de trabalho.
    • Responder
  • Lulu
    Noiva Constante Junho 2019 São Paulo
    Lulu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde Andressa Smiley flower

    Depende do cartório, é melhor ir/ligar/mandar email no cartório onde vão dar entrada (perto da casa de um dos noivos) e se informar.

    No nosso caso apenas levamos CNH original e certidão de nascimento dos dois, não pediu comprovante de residência. Precisa levar duas testemunhas (não precisa ser os mesmos que vão assinar no dia) que precisam portar RG e CPF ou CNH. Eles perguntam endereço e data de nascimento dos pais dos noivos, se forem vivos. Já paguei no dia e ficou 457,15 reais.

    Por sermos de cidades diferentes também precisei levar um papel que o cartório onde dei entrada forneceu para o cartório da minha cidade para publicar as proclamas. Ficou em uns 93 reais aproximadamente.

    Ah, e para dar entrada precisa ser no mínimo 90 dias antes da data escolhida, não conseguem marcar antes disso. Como sou ansiosa, esperei faltarem 88 dias e fui rsrsrs

    Mas me disseram lá que até um mês antes dá tempo tranquilamente, porém né, prefiro não arriscar e é muito mais difícil conseguir a data e horário que você quer.

    • Responder
  • Thamiris
    Noiva Constante Maio 2019 Minas Gerais
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Andressa aqui na minha cidade foi assim:

    1) Tivemos que tirar uma certidão de nascimento nova (cerca de 40 reais cada)

    2) Para marcar o casamento: rg e cp (pode ser cnh tbm) cópia e original, certidão de nascimento cópia e original, e comprovante de endereço dos noivos.

    La no cartório eles deram uma folha para preenchermos nossos dados que entregamos no dia da marcação...

    Ah, no dia de marcar o civil tivemos que levar duas testemunhas para assinar e tbm pagar a taxa (450 + 8,50 por folha arquivada)

    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Junho 2019 Distrito Federal
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A noivinha Bruna falou tudo! Mas é bom confirmar antes por telefone, pois essas questões de cartório costumam mudar muito dependendo da região.

    • Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Andressa!

    Seja bem-vinda, noivinha! Smiley smile

    Alguns detalhes podem variar de acordo com o cartório da sua região. Mas, temos aqui uma orientação sobre os documentos básicos e os prazos, vem ver:

    Burocracia do casamento civil: o que os noivos precisam saber

    Um beijo Smiley flower


    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Junho 2022 Distrito Federal
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Em alguns casos a carteira de trabalho vale como identidade, mas eu particularmente sugiro que você leve a identidade mesmo, os documentos necessários são:

    RG e CPF dos noivos;
    Certidão de nascimento dos noivos;
    Comprovante de residência.

    É importante também definir qual será o regime de bens:

    Comunhão parcial de bens;

    Comunhão universal de bens;

    Separação total de bens

    Espero ter ajudado...

    Sucesso noivinha

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas