Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Samara
Noiva Master Novembro 2015 Pará

Documentos para casar civil

Samara, dia 22 de Março de 2015 às 12:12 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 17

Mais um debate noivinhas rs hj estou inspirada!

São muitas as perguntas que envolvem um casamento no civil e a mais importante é sobre os documentos que os noivos precisam levar ao cartório. Primeiro vale saber que é preciso que os noivos compareçam ao cartório para dar entrada em seu processo de habilitação com uma antecedência de 30 dias da data marcada para a cerimônia.

Não dá para marcarem essa data com, por exemplo, um ano de antecedência, como é feito com a festa. Isso porque o cartório concede um prazo máximo de 60 dias de antecedência, portanto, assim que procurar o cartório já é preciso saber a data do casamento.

Para um casamento no civil os documentos necessários são: RG, certidão de nascimento dos pretendentes, declaração do seu estado civil, da residência e do domicílio atual dos noivos e de seus pais, declaração de duas testemunhas que sejam maiores de idade, podendo ser parentes ou não, mas que possam atestar que conhece os noivos e que afirmem não existir qualquer impedimento para sua união.

No caso de um dos noivos ser viúvo, os documentos que ele ou ela vai precisar levar é o RG original, certidão de casamento com a anotação de óbito original ou a certidão de óbito original do cônjuge falecido e também uma cópia do Formal de Partilha, que é um documento que informa quem são os herdeiros do falecido e quais são os bens que ficarão em sua posse, ou seja, um documento que encerra o inventário.

Já no caso de um dos noivos serem divorciados, os documentos são: certidão de casamento com averbação de divórcio original, RG original e cópia da carta de sentença do divórcio.

E se acontecer de um dos noivos ser estrangeiro, é preciso levar os seguintes documentos para o casamento no civil: passaporte original ou R.N.E (Registro Nacional de Estrangeiro) original, declaração de estado civil e a certidão de nascimento original.

Esses são os documentos para casar que os noivos terão que levar ao cartório. E você, já providenciou os seus?

17 Respostas

Última atividade por Samara, dia 23 de Março de 2015 às 15:46
  • Samara
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muda mesmo noivinha!

• Responder
  • Samara
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Omeu será assim tb vapt vupt bem formal!!! Não vai dar tempo de ter romantismo! e a festa será em novembro!

• Responder
  • Samara
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom q é rapido! Sera se nao tem muita gente casando ai noivinha?? Smiley surprise

• Responder
  • Samara
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa noivinha é mesmo?? Casar sai caro não é? rssr Smiley smile

• Responder
  • Camilla
    Noiva VIP Janeiro 2016 Rio de Janeiro
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui tá 850 reais o casamento religioso com efeito civil
    • Responder
  • Elane
    Noiva Ativa Abril 2018 Pernambuco
    Elane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aq em recife pode ser ate 30 dias antes
    • Responder
  • Thayssa
    Noiva Master Janeiro 2015 Rio de Janeiro
    Thayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Smiley surprise
    Festinha? Salão?
    Nossa! Aqui não tem isso... 15 minutos no máximo de cerimônia... Nem tem opção de festinha. Nadica!
    E eh esse valor absurdo...

Pelo menos nos que tem aqui perto da minha casa...
    • Responder
  • Samara
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa serio!! A minha eu perdi vou fazer a segunda via mas ela estava em péssimo estado. Rs
    • Responder
  • Samara
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi novinha cada cidade muda verifiva melhor na sua ok!
    • Responder
  • Samara
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E verdade peguei em um site padrão mas em Belém são 3 meses antes mesmo . E o valor aqui foi de 180,00 so casamento civil mesmo sem direito a festinha. Mas tem cartório q tem um espaço próprio que fazem uma pequena cerimônia e o valor está 400.
    • Responder
  • Thayssa
    Noiva Master Janeiro 2015 Rio de Janeiro
    Thayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muda muito de lugar pra lugar... Nossa!

No Rio são de 90 a 45 dias antes do casamento. Com 30 dias de antecedência não tem casamento civil! Rs

E não pode ser parente próximo tb não... Nada de pai, mãe, irmão... Mas primos podem. Minha prima foi a minha!

E o valor tb muda bastante...
    Eu paguei 780 pelo casamento religioso com efeito civil...
    Mas já vi noivinhas de outros estados falando de 300/400, e umas falando em 900... Smiley surprise
    • Responder
  • B
    Noiva Master Novembro 2015 Espírito Santo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eita, são 60 dias antes? Eu e meu noivo lemos que poderia ser com 90 dias. Ele mora em SP e vem em agosto pra marcar... acho que vamos ter que adiar a vinda dele então kk

• Responder
  • Thaís
    Noiva Constante Julho 2015 Bahia
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui em Salvador tem que ser com 90 dias e a certidão de nascimento tem que ser nova, ou seja, providenciar uma segunda via pois precisa estar em perfeito estado.
    • Responder
  • Samara
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aqui em Belém e com 3 meses tb.

• Responder
  • Liliane
    Noiva VIP Maio 2015 Rio de Janeiro
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui em Nova Iguaçu, Rj a entrada tem que ser feita com 90 dias de anantecedência. Ja fiz a minha! Smiley smile
    • Responder
  • Marianne
    Noiva Principiante Abril 2016 Alagoas
    Marianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já aqui em Alagoas só precisa do RG, certidão de nascimento e comprovante de residência dos noivos!
    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva VIP Maio 2015 Rio de Janeiro
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Interessante como muda de estado pra estado, né?!

Aqui no RJ, no município de São Gonçalo, a entrada deve ser feita com 70 dias de antecedência e as testemunhas não podem ser parentes.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas