Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Amanda
Noiva Ativa Novembro 2022 Paraná

Duas cerimônias???

Amanda, dia 7 de Janeiro de 2021 às 12:45 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 30

Bom dia, meninas. Estou em um impasse... eu tenho muita vontade de casar num jardim, mas toda nossa família é católica (frequentadores assíduos). Pensei em realizar uma cerimônia na igreja bem simples, um dia antes, so para a família. E no outro dia fazer a festa com tudo que temos direito. Meu noivo gostou da ideia, mas acho que será desgastante… Opiniões?

30 Respostas

Última atividade por Aline, dia 14 de Janeiro de 2021 às 13:16
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Amanda!

Smiley heart

Mas que um desgaste físico, se preparem para uma maratona de emoções por dois sias! Pode funcionar, sim. Se os dois parceiros topam, o próximo passo é organizar um roteiro para garantir o que desejam na cerimônia e na festa e também prever um descanso para vocês entre os dois eventos.

Deixo um debate que acho você pode se interessar. Vem aqui: Vão valorizar a espontaneidade no casamento?

Smiley kiss

• Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada 😉
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mais um ponto negativo aqui: não há a menor cogitação em não usar métodos anticoncepcionais, e ter quantos filhos Deus mandar não... Pronto, só isso já acaba tudo rsrs.

Acho que sou feminista demais pra ser uma esposa católica
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahajahah

A missa tridentina é linda mesmo. Só que ela é "inacessível" pela língua. Então o CVII (anos 60.) instituiu o rito ordinário. Se você gostou, uma dica: a liturgia é a mesma no mundo todo. Então da pra acompanhar pelo celular (só digitar liturgia diaria). Confesso que prefiro o rito de Paulo VI.

Em todo caso, você tem razao, só achar bonito não é motivo pra casar na igreja. Tem todo um sentido, é uma opção de vida (que envolve inclusive a indissolubilidade, além de abertura a vida -quantos filhos o Senhor confiar, admitindo -se apenas método natural para espaçamento dos filhos, pílula nem pensar). Então é mais que uma cerimônia linda.

Olha, se o catolicismo te encanta, não se prenda ao que os outros falam. Uma coisa que aprendi é que nossas convicções não podem estar presas a nenhuma afetividade.

Sem pretensão estude (se te interessar ta). Sugiro começar por "Todos os caminhos levam a Roma", um livro que eu amo muito. Eu falo por mim pq me encontrei enquanto católica. Sim, nasci e cresci na igreja, mas foi estar em contato com a doutrina que me fez querer estar, não uma tradição.

Eu te entendo nisso de fazer aniversário perto do Natal hahahahaha sempre um presente só. Dos meus padrinhos eu não reclamo kkkkk

Nós também temos o costume de comemorar o aniversário de batismo (que é o nascimento pra fé) . Só que graças a um erro de percurso eu só faço aniversário de batismo de 4 em 4 anos hahahaha (29 de fevereiro).
    • Responder
  • B
    Super Noiva Dezembro 2023 Tocantins
    Brunna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostei, qualquer coisa case de manhã na igreja, fica mais prático e dá tempo pra descansar pra comemoração
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E minha família por parte de mãe é tipo beeeem evangélica. Minha vó vai na igreja 3x na semana (sem pandemia), acho que ia matar ela se me casasse na igreja católica kkkkkkkkkk
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade, eu acho muito bonita a cerimônia e a liturgia católicas, de verdade. Fui a uma missa tridentina uma vez, em latim, e fiquei fascinada (só não entendi nada kkkkkkkkkk).
    E quando era criança, tinha uma invejinha das minhas amigas que tinham madrinhas (faço aniversário perto do Natal e sempre ganhei um presente só, confesso que tinha uma invejinha das amigas que ganhavam vários presentes pelo ano, dos padrinhos e dos pais rsrs), mas acho que só isso não é razão pra se casar na igreja
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    5 séculos depois e esse povo não parou de brigar kkkkk

Tudo tem uma simbologia sabe. Eu já fui em muita coisa de igreja evangélica e acho muita coisa bacana, em especial a assiduidade com o dízimo (eu tenho muita vergonha de nós católicos não termos essa confiança. Eu devolvo meu dízimo -Não faço mais que A obrigação né- mas vejo muitos que não o fazem. É triste )
    Bom, se ele fizesse o casamento teria que ser misto (O bispo autoriza mas é bem tranquilo na verdade. Muito raro o bispo nao autorizar ). Porém entre outras coisas, a cerimônia teria que ser na igreja e você teria que se comprometer que seus filhos serão católicos (o matrimônio gera uma família católica. Por ex se vocês não quiserem ter filhos, o matrimônio é nulo, ou seja, não existe) . Se ele não faz questão o importante é vocês se entenderem! Smiley smile
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha família é evangélica, nunca convivi ou conheci a liturgia católica (na verdade, minha vó ainda acha que os santos são demônios kkkkkkkkkk, briguinha besta de 5 séculos que não acaba), então pra mim tudo isso é bem diferente. Meu noivo é católico, porém não praticante, e ele não faz questão de se casar na igreja, nem frequenta nem nada.
    Pessoalmente, não tenho mesmo muito conhecimento dos costumes, mas acho bonito. Porém, como nem batizada eu fui, seria muito complicado o processo todo para nós.
    Mas obrigada pela aula, de verdade. Aprendi bastante
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O Cristo é um santuário. Por isso pode. Confesso que queria, mas teria que ser que nem o alok, as 5 da manhã kkkk eles não fecham para os visitantes durante o dia e a noite é perigoso
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom na verdade não é bem "pena", pelo menos não pra quem é católico praticante.

Ocorre que o pra nós o matrimônio antes de um ato do casal é um sacramento. Só pra você entender é uma das 7 bases da fé católica (junto com batismo, eucaristia, crisma (confirmação do batismo) , reconciliação (confissão), ordem e unção dos enfermos (erroneamente chamada de extrema unção).
    No caso do matrimônio em si, pouco deve importar se o local é bonito, ou se a noiva está vestida chique. Não é um ato social, mas uma celebração onde nasce a família católica. E essa celebração tem um rito, uma liturgia própria que merece toda a sua dignidade.
    Ocorre que fora da igreja, nem sempre se atentavama dignidade do sacramento, realizando o mesmo até com adornos contra a fé católica,além de abusos litúrgicos, ou seja, introdução de momentos que não estão no rito como excesso de entradas, placas, discursos e por aí vai. Então a Santa Sé (sim vem de Roma essa ordem) julgou que não seria prudente mais realizar fora da igreja, pois os párocos teriam mais controle do que seria feito.

Os bispos locais tem autonomia para dar uma autorização especial para realização em oratório privado (mas assim, só se um dos noivos estiver morrendo e mesmo assim o local na maioria das vezes tem que ser aprovado). O católico praticante entende e obedece. Os que como a noiva do post tem o sonho de uma cerimônia em outro local, podem casar antes na igreja e fazer uma cerimônia após. Tecnicamente o padre pode ir (O casal já está casado), MAS com autorização do bispo (O do Rio por ex - dom Orani sei que não costuma deixar) pois uma foto pode complicar o sacerdote perante Roma.

No caso da Europa, o casamento ser no Jardim da igreja está ok pois além de ser solo sagrado,o pároco tem controle da dignidade do ambiente.

Eu sei que pra quem não é da mesma crença é meio estranho entender, mas o católico acima de tudo é obediente, ainda que discorde. E te digo que já vi igrejas "feias" que devido ao zelo com o ambiente ficaram mais lindas que qualquer basílica. Smiley smile #cultura hahahaha
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Igualmente pra vc! 💗😘
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esse aqui é um dos padres que já vi:
    https://www.marcosvinicius.info/

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta!!!
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahh, que legal!!! Espero que seja tudo do jeito que sempre quis!!! 😘
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!!!!
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pensei nisso!! Mas acho que dai ficaria muito cansativo
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ambos somos católicos!!!! Obrigada pelas informações 😘
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!! Meu irmão estudou teologia e ele comentou que o Padre só realiza casamentos fora da igreja se for em algum lugar considerado sagrado (capela, até o Cristo Redentor). Por isso é difícil conciliar as ideias no mesmo lugar
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta! 😘
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Huuuuuum... Eu não entendo nada disso kkkkkkkkkk
    Mesmo. Mas, já aprendi algo!
    Pena que os padres não fazem casamentos fora da igreja, né? E que as igrejas no Brasil não sejam tão bonitas como as europeias. Lá tem igrejas com jardins espetaculares, e muitas vezes fazem casamentos nelas.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tranquilo. Mas só pra entender, se um católico casa em uma outra religião o casamento precisa ser em uma das igrejas do CONIC (com a possibilidade de homologação perante Roma) é o mesmo que nada. A pessoa permanece solteira.

Pra quem é católico praticante isso significa não poder comungar, nem servir no altar, ser catequista etc, pois estará em fornicação.
    No caso do anglicano, algumas vertentes estão no CONIC, porém é preciso verificar na diocese local, o que gera uma mão de obra um pouco grande.
    • Responder
  • Gabrielli
    Noiva VIP Março 2021 Rio Grande do Sul
    Gabrielli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O ruim é todos terem que se arrumar duas vezes em datas tão próximas, inclusive para a noiva deve ficar bem difícil e caro. E se fizesse na igreja pela manhã e a tarde no jardim?!
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi...
    Minha família não é católica, então não sei como funciona...
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas aí não tem valor de sacramento. Eles permanecem solteiros perante a igreja Católica apostólica romana. Não podem comungar se forem viver juntos, por exemplo. No caso creio que ela faz questão do sacramento. E esse só na igreja
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amanda não acho desgastante. Afinal vocês querem o sacramento que só pode ser celebrado na igreja. Não precisa ter A comemoração no dia do religioso. Nem decoração nem nada sabe? Vocês podem casar na sacristia mesmo. Só vocês e os pais e 2 testemunhas se for o caso. E na festa vocês chamam um cerimonialista (até que o padre poderia ir, afinal vocês já estarão casados, mas mesmo assim o bispo tem que autorizar pois uma foto pode o comprometer.l).

Só fazer tudo bem simples. É pelo sacramento. No dia seguinte a festa .
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Amanda, aí na sua cidade não tem padre que faz a cerimônia católica fora da igreja?
    Aqui em Campinas tem um padre que faz, ele é anglicano, mas a cerimônia é quase igual (quem não souber disso, vai achar que é católica mesmo).
    No caso, ele faz mto casamento ecumênico, quando um é católico e o outro evangélico. Ou então, achar algum espaço bonito que tenha uma capela no local, para fazer o casamento?
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Teve uma noiva aqui que fez exatamente assim , não encontrei o debate pra te mandar ,mas ela fez o casamento na igreja só entre eles os pais e testemunhas ,depois ela fez no sítio pra todos convidados e tal
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm pensei em fazer exatamente dessa forma, pq meu sonho era casar ao ar livre no pôr do sol. Mas tbm queria na igreja, e o meu noivo sempre quis na igreja católica tbm. Como os gastos seriam grandes, optamos somente pela igreja. Mas na nossa renovação de votos iremos fazer como eu tinha planejado antes. 😍
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que vocês não vão ter gastos extras já que será apenas uma festa. Eu gosto da ideia! A única diferença é que a comemoração será no dia seguinte da cerimonia ao invés de ser seguido.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas