Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giovanna
Super Noiva Fevereiro 2024 São Paulo

Dupla cidadania: acrescentar sobrenome

Giovanna, dia 1 de Janeiro de 2023 às 22:48 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 7

Oioi, noivinhas! Primeiramente, feliz ano novo. Smiley heart


Alguém que já se casou ou conheça alguém que tenha dupla cidadania sabe como funciona essa parte burocrática?

Li que precisamos informar o consulado sobre a atualização do estado civil, mas não sei até em que isso impacta os documentos restantes.

Tenho cidadania italiana e queria acrescentar o sobrenome do meu noivo, porém estou quase desistindo pensando que vou ter muita dor de cabeça. Não faço ideia de como faria para atualizar os documentos italianos (cidadania, ID, passaporte...).


Alguém já passou por isso?

7 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 2 de Janeiro de 2023 às 22:10
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espera 5 anos pra mudar, você nao tem obrigação de transcrever o casamento imediatamente, a menos que va morar la e ele va com você, ate se você for sozinha nao é obrigada
    • Responder
  • Giovanna
    Super Noiva Fevereiro 2024 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!! Esse link esclareceu muita coisa Smiley smile

    • Responder
  • Giovanna
    Super Noiva Fevereiro 2024 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela dica! Farei isso

    • Responder
  • Giovanna
    Super Noiva Fevereiro 2024 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!! Vou me informar no consulado.

    A única tristeza é que meu passaporte e minha ID estão sendo impressos esse ano. Smiley ups

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Giovanna tambem tenho a italiana e eles sempre "obrigaram" a mantermos os dados atualizados sem muita demora. Ainda não casei então não posso te afirmar como é no caso do casamento, mas se você vai mudar seu sobrenome, provavelmente vai precisar traduzir o documento.

    Encontrei um link aqui do consulado, da uma olhadinha:

    https://conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/pt/i_servizi/per_i_cittadini/stato_civile/mudanca-de-nome-ou-de-sobrenome.html

    Editado por Casamentos.com.br
    • Responder
  • Gabriela
    Admin São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Giovanna

    A melhor maneira de se informar para ter certeza dos trâmites seria ir ao Consulado, até porque as regras costumam mudar constantemente.

    Dê uma olhadinha com o consulado italiano no Brasil para ver como seria Smiley laugh

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho a Portuguesa, acrescenta o sobrenome dele normalmente, muda todos seus documentos no Br, ai no consulado ou na Italia você precisa validar o casamento (com os documentos seus e dele) e assim você tera uma certidão de casamento italiana tambem, após emitida a certidao tanto ele pode iniciar o processo de cidadania depois de certo tempo quanto você pode fazer a mudança do seu Cartão Cidadão e Passaporte. Eu aproveitei a data que os meus vencem para mudar tudo de uma vez, por sorte sempre viajamos para Portugal e o custo de transcrever o casamento la é de apenas 125€, deduzo que na Italia nao seja muito mais
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas