Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Andreina
Super Noiva Dezembro 2018 Paraíba

Dúvida - 2ª via de registro pra casamento civil

Andreina, dia 31 de Agosto de 2015 às 12:07 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 14

Oi noivinhas, vim aqui para tirar uma dúvida.

Meu noivo e eu ganhamos o casamento civil da nossa Igreja, que pagará as despesas, mas ao ligar para o cartório, nos deparamos com uma situação estranha.

Nos dois cartórios que pesquisamos estão pedindo uma nova certidão emitida em até 120 dias.

É como se a gente precisasse nascer de novo pra poder casar. Achei tudo muito estranho. A moça disse que era para comprovar que não contraímos matrimônio, mas como poderíamos se a certidão de nascimento fica retida no cartório pra pegarmos a de casado e essa fica conosco pra sempre? Ela não explicou. Smiley atonished

Cada certidão atualizada custa R$55,00 e para nós, que já estamos cortando todos os gastos, será uma despeza a mais, que achamos dispensável, afinal, certidão é só uma. Por mais que tenhamos cópias, a original é só uma e essa é retida, não é?

Alguém poderia me explicar melhor ou passou por essa situação? É mesmo necessário essa segunda via atualizada? Smiley amazing Smiley sad

_____________________

Informações obtidas em outro cartório

Fui hoje a tarde e perguntei porque tinha que ter essa segunda via. O rapaz me informou que é em razão de uma lei que chegou a todos os cartórios do país em Junho. O prazo de validade varia de cartório para cartório e vai de 90 a 120 dias. Se pedir a 2ª via atualizada e não contrair matrimônio, terei de ter uma nova via quando o decidir fazer.

14 Respostas

Última atividade por Andreina, dia 31 de Agosto de 2015 às 21:09
  • Andreina
    Super Noiva Dezembro 2018 Paraíba
    Andreina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    AMÉM!!

    • Responder
  • E
    Noiva Esperta outubro 2016 Goiás
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado pela dica vou tentar Deus abençoe nos todas Smiley smile
    • Responder
  • Andreina
    Super Noiva Dezembro 2018 Paraíba
    Andreina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tenta entrar em contato com o cartório e pede pra enviarem pelos correios. Foi a opção que consegui aqui...

    • Responder
  • E
    Noiva Esperta outubro 2016 Goiás
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também estou passando por isso e como meu noivinho foi registrado em uma cidade de interior até pra achar o escrivão no cartório ta difícil sem contar a despesa q é pra chegar até lá 100,00
    • Responder
  • Andreina
    Super Noiva Dezembro 2018 Paraíba
    Andreina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Extremamente desnecessário mesmo. A minha vem de outra cidade, umas 8 horas da cidade onde moro. O cartório manda pelos correios, mas é um gasto enorme. Estou procurando outros cartórios, um que faça seu trabalho, e não dê trabalho aos outros... :/

    • Responder
  • Camilla
    Super Noiva Dezembro 2015 Espírito Santo
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pra mim não mudou muita coisa, pois não encontro em lugar nenhum minha certidão de nascimento original, só cópias... no caso teria que pedir outra de qualquer forma!Agora pro meu noivo muda tudo... pois ele foi registrado no Paraná e vai ter todo o trabalho de pedir para algum parente pegar pra ele e mandar para Vitória.
    Desnecessário eu acho Smiley sad

    • Responder
  • Andreina
    Super Noiva Dezembro 2018 Paraíba
    Andreina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não te dá a sensação que tem que nascer de novo? Tô achando tão estranho. Mas como a noivinha falou ali embaixo, com certeza é pra diminuir o trabalho deles que teriam que fazer isso.

    • Responder
  • Camilla
    Super Noiva Dezembro 2015 Espírito Santo
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No cartório que meu noivo ligou também estão pedindo uma certidão de nascimento nova.
    Nunca soube disso também!

    beijos!

    • Responder
  • Andreina
    Super Noiva Dezembro 2018 Paraíba
    Andreina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vamos com fé esperando que isso seja apenas de cartório pra cartório...

    • Responder
  • Andreina
    Super Noiva Dezembro 2018 Paraíba
    Andreina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou dar uma olhada agora, karina. Obrigada pelo retorno! Aqui a validade é de 120 dias.

    • Responder
  • Andreina
    Super Noiva Dezembro 2018 Paraíba
    Andreina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho que essa tua resposta é a mais próxima da verdade: encurtar trabalho. Falta de consideração com a gente que já está atolada de coisas pra fazer e gastos até o pescoço.

    Mas que estranho te devolverem tua certidão de nascimento... kkk Isso sim eu nunca vi Smiley laugh

    • Responder
  • Thayssa
    Noiva Master Janeiro 2015 Rio de Janeiro
    Thayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Algumas noivinhas aqui já falaram sobre isso.

    No meu cartório não precisou de nada disso. E pra te ser sincera, no meu me devolveram as certidões de nascimento... hahahaha

    Não sei se foi erro da mulher lá, mas as nossas ainda estão conosco.

    Mas te falar, que isso é pra encurtar o trabalho deles, tá?

    Pq o cartório teria que ele mesmo, quando vc der entrada nos papéis, descobrir se vcs são casados ou não.

    Com essa certidão recente, eles não precisam fazer uma busca profunda. Ou seja, menos trabalho pra eles...

    • Responder
  • Karina
    Top das Noivas Setembro 2016 Santa Catarina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha

    Para dar início as papeladas e data para o casamento no civil você precisa ter em mãos alguns documentos e o certidão original de nascimento válido por 90 dias.

    Este meu debate abaixo irá te ajudar a esclarecer tudinho.

    Documentos para casamento no civil

    https://comunidade.casamentos.com.br/forum/documentos-necessarios-para-o-casamento-no-civil--t121612

    • Responder
  • Marcela
    Noiva VIP Dezembro 2022 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa Noivinha q estranho. Nunca ouvi caso de ter q emitir segunda via . Mas acho q alguma noivinha vai poder te ajudar. Boa Sorte

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas