Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Noiva Novata Abril 2024 São Paulo Estado

Dúvida quanto à celebração religiosa

Tatiana, dia 21 de Novembro de 2023 às 22:00 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 8
Olá novinhas!!!
Ainda não sou oficialmente noiva, mas estamos começando a pensar o planejamento do casamento.
Minha grande dúvida é quanto à celebração religiosa. Eu sou católica, ele é batizado católico mas frequentou por muitos anos outra religião, e hoje se denomina agnóstico, mas está totalmente aberto a se casar na católica, que é o meu desejo.Porém já declarou que a avó dele não iria na igreja, pois é evangélica. E eu não quero deixar de fora uma pessoa que é importante na vida dele.Que sugestão me dariam??

8 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 23 de Novembro de 2023 às 11:08
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tati, uma alternativa pode ser casar no mesmo local da festa e realizar uma cerimonia com um padre católico anglicano ou ortodoxo, geralmente essas doutrinas realizam celebrações fora da igreja.

    Minha cerimonia foi anglicana e foi linda, não me arrependo de ter feito dessa forma, além disso, o padre deu uma assistência bem personalizada, foi na nossa casa pra nos conhecer, fazer a benção do nosso noivado e com isso pudemos reunir nossas famílias, foi bem significativo pra gente.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Constante Junho 2024 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já vi essas cena! A avó do boy da minha amiga fez isso, mas no final ela foi kkkk a avó do meu namorado é da universal e ela disse que nunca entrou em uma igreja católica, está bem resistente em ir. Sendo bem sincera: eu tô pouco me lixando. Pessoas que deixam de ir em um evento TÃO IMPORTANTE pela intolerância religiosa delas eu fico muito brava.
    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, Tatiana! Não sei o quanto você valoriza o Sacramento, pra mim, não casar na Igreja jamais seria uma opção. Como a Carol comentou, todo o processo tem várias etapas, curso de noivos, entrevista com o padre, documentação, a escolha entre religioso com efeito civil ou casar no civil e depois no religioso. E, como tudo que envolve casamento, as taxas não são nada baratas. O seu noivo está disposto a cumprir essas etapas? Você está segura dessa decisão?

    Sobre a avó, honestamente, vocês precisam entender e valorizar o Sacramento para seguir essa decisão. É extremamente importante para o casal, se a avó vai ou não, é uma decisão só dela, e se você está pensando em abrir mão do Sacramento por isso, talvez não esteja tão segura da escolha.

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que dava pra fazer uma cerimônia bem intimista na igreja, só vocês ali e as testemunhas e no dia do evento mesmo, com a festa e tal, aí faz uma cerimônia ao ar livre, chama um celebrante e tal, aí não fica preso à religião nenhuma
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se uma avó não tem o carinho pelo neto de pelo menos estar presente num momento tão importante, já vemos o tipo de intolerante que ela é.
    Vocês podem casar com casamento misto na igreja,zero problemas. E como o casamento é seu e do seu noivo, façam a vontade de vocês e não dos outros
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O matrimônio é importante pra você? Você faz questão do Sacramento? Ele tá disposto a criar os filhos dentro dessa religião? Se sim, casem na Igreja Católica e que se dane o que a avó dele acha. Se ela quer perder o casamento do neto dela por isso, que perca. Não são vocês que estão excluindo, ela que está se colocando de fora. Católicos sempre frequentam igreja evangélica em evento social. Quando é o contrário daí show. Então deixa dar o show e sigam o que faz sentido pra vocês enquanto casal.


    Agora se pra vocês não é tão importante o matrimônio, se é algo que vocês fariam só pra cumprir uma tabela, casem num outro local com um celebrante (visto que para casar na Igreja Católica fora do templo é preciso um bom motivo,já que o bispo tem que autorizar), do jeito que mais lhes é coerente.
    Eu penso que só vale a pena casar em uma religião se o casal pretende viver aquilo que a denominação prega (seja ela católica, evangélica, umbanda ou qualquer outra) . Se não, vira um teatro com o sagrado. Pondere isso com seu noivo e decidam juntos, independente de avó dele ir ou não.
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Fevereiro 2024 Espírito Santo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Tatiana.

    Para casar na igreja católica, é necessário realizar um "curso de noivos", normalmente composto por 3 encontros de 1h cada ou 1 dia de encontrão, onde vocês vão discutir sobre casamento, família, fé... talvez, seu noivo não se sinta muito a vontade para isso.

    Vale destacar também, que costumam ter entrevistas com o padre que irá realizar a cerimônia e que ele terá que falar e participar de toda a parte protocolar na igreja.

    Acho que o ideal é mostrar essa realidade pra ele para que ele saiba e decida se tá topa fazer.

    Em relação a avó dele, eu sinceramente deixaria de fora, até pq se ela não pode participar do casamento do próprio neto, só pq é numa igreja diferente, aí o problema é dela né?

    Mas, se vc faz mta questão, uma opção é casar só vcs dois na igreja católica pra receber a benção e, depois, fazer uma cerimônia com celebrante no local da festa,

    Espero ter ajudado Smiley smile

    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, se informe em sua paróquia direitinho mas por aqui para o casamento católico eles pedem o batistério, documento do curso de noivos, e documentos de identificação. Se seu noivo foi batizado não terá problemas.
    E mesmo que ele tenha frequentado outra igreja, se ele concorda que caso tenham filhos eles receberão educação católica a igreja já aceita...
    Sobre a avó dele, acho ela é adulta (ou até idosa) e por isso ela pode lidar com as consequências das decisões dela, se ela escolher não ir é escolha dela... é complicado abrir mão do que você quer no seu casamento por causa de uma outra pessoa que não vai casar com você...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas