Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Letícia
Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo

Dúvida sobre Civil

Letícia, dia 6 de Maio de 2023 às 23:56 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18

Dúvida sobre Civil 1
Noivinhas que já estão casadas ou que estão já a par de toda a perte do civil:
Estamos preparando nossas documentações para o casamento civil, e vi que agora é necessário tirar uma nova certidão de nascimento que tenha até 90 da data do casamento. É mesmo obrigatória? Porque meu Deus, que absurdo pagar cada um R$270,00 pra tirá-la, além da taxa do casamento em si.
Outra coisa, as testemunhas também precisam tirá-la? Estou achando um absurdo tem que pagar mais de mil reais pra casar no civil 🙄

18 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 8 de Maio de 2023 às 21:19
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É padrão pedir isso, acredito que seja para garantir que você não é casado, pois se fosse não conseguiria emitir uma certidão nova. Apenas o casal precisa, testemunhas não.
    • Responder
  • Thayná
    Noiva Novata outubro 2023 Rio de Janeiro
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo moramos em cidades diferentes, na minha cidade era obrigatório ambos tirarem certidão de nascimento atualizada, na cidade dele não é obrigatório quando as certidões estão inteira, sem danificação. Apenas meu noivo foi necessário tirar uma nova pois estava amarelada e rasgada.
    • Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A sua e do seu noivo precisa sim, a das testemunhas acho que so documento com foto Smiley smile

    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva Setembro 2023 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa tô chocada , esse valor na minha cidade é pra quem é divorciado mas o primeiro a ir tira por um valor menor , ou seja na separação quem vai primeiro consegue pelo menor valor .
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Agosto 2023 São Paulo Estado
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É obrigatório sim noivinha, caso a certidão de vocês seja de uma cidade diferente do casamento. Buscamos as nossas essa semana e deu 100 reais cada. As testemunhas não precisam, apenas documento com foto.
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Agosto 2023 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim normal, isso é regra a muito tempo!


    Tem q estar com a certidão atualizada! Sei q existe um site geral dos cartórios do BR que vc consegue pedir por lá atualização e chega no seu endereço! Da uma pesquisada deve sair mais barato
    • Responder
  • Ellen
    Noiva Constante outubro 2024 Alagoas
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Precisa sim. Eu to muito chocada com o preço! na minha cidade é R$50 e já acho caríssimo

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada por me ajudar! Eu segui as orientações do próprio cartório, e esse valor é só da minha certidão, achei surreal. Vou tentar no meu cartório de registro 🙏🏻
    • Responder
  • Stefanie
    Super Noiva Junho 2024 São Paulo Estado
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É pra se estranhar mesmo, as vezes os cartórios tentam passar a perna na gente.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito caro né.. É realmente um absurdo
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela dica, aqui segui as instruções que o cartório me passou, achei muito estranho esse valor (detalhe que é só a minha esses R$270,00)
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    São obrigatórias para os noivos sim, por aqui a minha saiu por R$ 44,00 e a do meu noivo por R$ 85,00 (a minha foi mais em conta, pois pedi diretamente no cartório que nasci). Talvez se forem diretamente no cartório em que nasceram saia mais em conta.


    As testemunhas precisam levar apenas o documento de identidade (RG e CPF)!
    • Responder
  • Karina
    Noiva VIP outubro 2024 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Letícia você viu a certidão simples? Porque tem certidão de Haia que é mais cara mesmo, está só se for sair do Brasil.
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Master Setembro 2023 Paraná
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim agora precisa tirar certidão nova com no máximo 90 dias, aqui pagamos em torno de R$ 60,00 cada uma. Um absurdo, pois a minha certidão não fazia nem dois anos que eu havia tirado segunda via. Mas retiramos nossas certidões nos cartórios que fomos registrados, pois se não fica bem mais caro. Aqui o casamento civil está saindo em torno de R$ 500,00. Bem salgado casar no cartório.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim é obrigatório noivinha, e tem que tira-la nesse tempo corretinho, não podendo casar se não tiver elas ou uma das duas tenha passado da data na hora da homologação. As testemunhas não precisam de nada do tipo, mas o RG de todos tem que ter menos de 10 anos (isso é uma regra em órgãos públicos brasileiros e internacionais hoje em dia)! Sobre esse preço achei um pouco abusivo, por aqui pagamos 130 reais nas duas (66 na minha e 64 reais na do meu noivo, mas isso porque fomos diretamente nos cartorios em que fomos registrados)
    • Responder
  • C
    Noiva Ativa outubro 2023 Minas Gerais
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menina estava olhando esses documentos essa semana, aqui em BH consegui pedir a certidão pelo site e foi 69.00 reais mas eu vou ter que ir no cartório buscar. Já o civil está saindo a 670 mais ou menos. Agora sobre esse documento atualizado das testemunhas eu não sabia, tomara que não precise pq o resto já está tão caro 🥲
    • Responder
  • Stefanie
    Super Noiva Junho 2024 São Paulo Estado
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Outra coisa noivinha, se a renda sua e do seu noivo são baixas vocês podem fazer uma declaração de hipossuficiência que o cartório disponibiliza e não pagar nada. Acertou que até 2 salários mínimos você consegue, teria que consultar com o cartório da cidade que você vai casar.
    • Responder
  • Stefanie
    Super Noiva Junho 2024 São Paulo Estado
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi novinha, infelizmente elas são obrigatórias sim. Quando pesquisei as nossas não ficaram tão caras, da uma olhada no site do cartório da cidade que você nasceu, dá pra solicitar pela internet pelo registro civil (As nossas ficaram em 160,00 as duas, isso porque meu noivo nasceu em outra cidade)
    Esse é o link, da uma olhada 👇

    https://registrocivil.org.br/birth-certificate
    E quanto as testemunhas não, nenhuma delas precisa tirar, só os noivos.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas