Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marylane
Noiva Ativa outubro 2016 Rio de Janeiro

Dúvida sobre entrada de processo casamento civil - noivos de bairros diferentes

Marylane, dia 20 de Dezembro de 2015 às 00:32 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11

Olá, noivinhas e casadinhas que ainda participam dos fóruns!

Comecei a procurar saber sobre o casamento civil e fui com meu noivo a um cartório próximo à casa dele. Disseram que eu não poderia me casar lá porque meu bairro não era atendido por aquele cartório. Fomos ao centro da cidade onde há mais dois cartórios e em um não atendia nenhum dos dois bairros e no outro, só o meu.

Fazendo uma pesquisa na internet li que se os noivos residem em bairros diferentes o processo deve ser feito nos dois cartórios. Aí fiquei com uma super dúvida. Alguém sabe como funciona isso? Neste caso teremos que pagar duas vezes (uma em cada cartório)?

11 Respostas

Última atividade por Milena, dia 16 de Março de 2019 às 20:55
  • M
    Noiva Novata Novembro 2021 São Paulo
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, poderia me chamar no WhatsApp? Meu caso é parecido (**** obrigada
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Novembro 2021 São Paulo
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite, meu noivo mora em Recife e eu em São Paulo, ele vai passar as férias dele aqui em São Paulo, no mês de agosto, gostaríamos de nos casar nesse mês, porém não sei como proceder, já que não sei se poderemos nos casar no cartório aqui em São Paulo,já que o comprovante de residência dele é em outra cidade... me ajudem 😭
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Novata outubro 2017 Rio de Janeiro
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, gostaria de saber se precisa pagar para essa publicação ser feita. Meu noivo é de SP e eu do RJ, me cobraram R$ 88,00 para publicar e mais R$ 60,00 da resposta do cartório.

    • Responder
  • Marylane
    Noiva Ativa outubro 2016 Rio de Janeiro
    Marylane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas, obrigada por responderem!Entrei em contato por telefone com o segundo cartório (pq na ocasião q fomos lá não tinha ninguém para passar informação) e foi dito o q algumas de vcs já falaram aqui: damos entrada em um cartório e levamos um documento no outro cartório e lá pagamos uma outra taxa. Achei um absurdo o valor extra. Agora em 2015 era de quase R$ 200,00. Nossa, haja dinheiro! Rs
    • Responder
  • Carol Cavalcanti
    Noivo VIP outubro 2016 Rio de Janeiro
    Carol Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha em qual bairro do RJ vc mora? Eu moro em Bangu e o meu noivo em Rocha Miranda, em Bangu tem 2 cartórios, Rocha Miranda não tem nenhum, nesse caso teria que ser no de Madureira, fui a ambos me informar e disseram a mesma coisa: os noivos devem procurar o cartório do seu bairro, ou seja, tanto faz para gente se for nos de Bangu ou Madureira, podemos dar entrada sem problemas em um desses 3 cartórios.

    • Responder
  • Taiza
    Noiva VIP Março 2016 Goiás
    Taiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Em todos os casamentos no civil que presenciei e que fui madrinha, nunca houve dizer isso...

    No ultimo casamento que fui testemunha o noivo morava em São Paulo-SP e a noiva (minha amiga) morava aqui em Goiânia-GO e o processo do civil foi feito normalmente...

    O da minha cunhada também ocorreu normalmente mesmo ela e o noivo morarem em setores diferentes...

    • Responder
  • Laís Cirino
    Noiva Master Julho 2016 São Paulo
    Laís Cirino ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca ouvir falar disso. Até onde sei, se os noivos moram em jurisdições diferentes, opta-se por um dos cartórios, ou o que atende o domicílio da noiva ou o que atende o do noivo.

    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2015 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, na minha cidade tem 2 cartórios um atendia ele e o outro atendia eu, mas o que vale é onde nós iríamos morar e por isso teríamos que casar em um e pagar uma taxa para o outro, a única forma de escapar da taxa é se vocês derem o mesmo endereço de casa, eu e meu noivo demos o mesmo endereço que morávamos juntos, na vdd não morávamos na época mas não tínhamos dinheiro pra taxa rs..
    • Responder
  • Denise
    Noiva Curiosa Março 2017 Minas Gerais
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já li sobre o assunto. Me parece que deve ser realizado em um cartório próximo a casa de um dos noivos
    • Responder
  • Joyce
    Noiva Ativa Fevereiro 2016 Distrito Federal
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc dá entrada em um dos cartórios e solicita que seja publicado edital no do bairro do outro nubente. É que como aí tem essa divisão, tem que comunicar às duas localidades. Aqui em Brasília como a organização é diferente e não temos divisão em municípios basta que os dois morem no DF que podemos dar entrada em qualquer cartório. Mas caso um morasse no DF e outro no Goiás me foi informado que poderíamos dar entrada no cartório do DF mas que teríamos que pra publicar o edital de proclamas no GO tb.É só a formalidade pra saber se não há nenhum impedimento mesmo!
    • Responder
  • Thais
    Noiva Curiosa Abril 2016 Minas Gerais
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu ainda não fiz o processo, + soube que com 3 meses antes do casamento na igreja(esse é o tempo de validade da certidão de nascimento atualizada que tem q tirar), VC tem q ir no cartório de referência do noivo e pedir a transferência para o seu cartório ( essa transferência vai dizer se o noivo está liberado para casar, se não é casado em outro cartório). Então VC leva esta para o seu cartório para dar entrada. Agora em relação a valor não sei quanto custa está transferência. Espero ter te ajudado em alguma coisa.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas