Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

J
Noiva Novata Novembro 2023 Distrito Federal

Dúvida sobre madrinha de casamento - chamar ou não?

Julianna, dia 1 de Novembro de 2022 às 13:44 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 17

Queria opinão. Um amiga de infância casou um tempo atrás, mas antes disso, ela havia se afastado muito de mim e eu sempre tentei manter a amizade, porque gostava demais dela - amiga que vc considera irmã. Quando ela foi pedida em casamento, o namorado dela chamou todas as amigas dela pra participar do pedido e não me chamou, fiquei chateada mas naõ falei nada, depois ela veio se explicar do porq ele nao ter me chamada (porque ela me mandou fotos do pedido e mandou foto de todas as meninas juntas), deu uma desculpa na verdade... beleza. Aí quando ela estava preparando tudo do casamento, eu vi as outras amigas postando o convite de madrinhas e tals, fiquei arrasada, porque ela nao ter me mandado tbm. Aí quando estava perto do casamento, ela foi na minha casa com ele e levou o convite, me chamando pra ser madrinha (isso depois de um tempo), fiquei super feliz.
Achei que nossa amizade poderia melhorar, por parte dela. Só que não, não conversava cmg direito e por ai vai. Eu queria ajudar ela, participar mais, fazer convites e tals, ela pedia minha opinião vez ou outra, achava o máximo, mas depois de um tempo eu comecei a observar que parecia que era mais por dó, nao sei como explicar em palavras, mas não parecia que ela me incluia nas coisas por amizade mesmo, parecia que ela: nossa, tenho que chamar ela, tadinha. Não tenho certeza, mas sabe quando vc sente algo estranho?!

Pra resumir eu tô magoada, porque não sinto reciprocidade. Não sei se chamo ela pra ser madrinha com o marido, por ela ter me chamado e seria educado "retribuir", estou na dúvida. O que vocês acham?

Ps: No casamento dela eu me senti muito sozinha, eu só me senti "acolhida" pela mãe dela, que ficou grata por uma ajuda que eu dei. Sei lá, to bem chateada. Já falei como me sinto, mas nao adianta. Me sinto uma carente kk, mas ela era realmente importante na minha vida como amiga. To aprendendo a lidar com pessoas que se vão.

17 Respostas

Última atividade por Ana Luiza, dia 10 de Novembro de 2022 às 07:04
  • Ana Luiza
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Ana Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, noivinha!

Siga o que seu coração diz. Essa é uma função muito importante para ser chamada por educação. Se ela te chamou por "pena", azar o dela.

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu no seu lugar não chamaria como madrinha, só chamaria como uma convidada mesmo ela não merece ser madrinha de vocês por que se ela importasse realmente não faria tudo que fez

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Juliana de coração, eu não chamaria para madrinha não.

Veja quantos sentimentos negativos ela causou em você, desde o convite até o casamento em si... Para madrinha no nosso grande dia devem estar pessoas que realmente são especiais, ela pode ter sido um dia, mas infelizmente não é mais.

• Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Julho 2023 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Li seu post e os comentários, concordo plenamente com a Andreia!

• Responder
  • Ingrid
    Noiva Esperta Maio 2023 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Ju!

Que chata essa situação. Sinto muito por isso...

Eu jamais chamaria uma madrinha por educação ou retribuição, chamar alguém para ser madrinha/padrinho de casamento não deve ser uma obrigação para os noivos.
    Por aqui nós escolhemos somente pessoas especiais para nós e que fazem sentido com a nossa história.

• Responder
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ju, só vou engrossar o couro do "NÃO". Já tive algumas amigas que se distanciaram de mim, uma inclusive que foi minha amiga por 28 anos (sempre mantive contato com ela esses anos todos) e ela teve uma atitude comigo ano passado que me deixou MUITO triste. Ela era minha escolha de madrinha desde sempre na minha vida, mesmo quando eu estava solteira eu tinha certeza que ela seria minha madrinha um dia. E depois da atitude dela cheguei ate a tira-la da lista de casamento... mas depois pensei melhor e somente deixei na lista, mas madrinha não será mais.

Padrinhos é um posto muito importante, não entregue pra qualquer pessoa apenas por retribuição ou dó.

• Responder
  • Flávia
    Super Noiva Fevereiro 2023 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não chamaria. Se ela te chamou depois de um tempo, ou alguma madrinha desistiu ou ela ainda estava pensando em te chamar.
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Novembro 2023 Distrito Federal
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, meninas. Me ajudou muito. Não vou chamar mesmo. 💗
    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, minha opinião eu não chamaria para esse momento, pois casal de padrinhos e para estar do seu lado no momento da correria e depois que passar o casamento e para ser presentes, então não seja que nem ela e chamar só por chamar, mas coloque na balança.

• Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De verdade? Muitas vezes a amizade será uma via em que um da mais que o outro. E aí vai dá prioridade mesmo. Eu tenho carinho por pessoas que SEI que não tem no mesmo nível por mim, e tô ok com isso porque pra mim é sobre doar. Por outro lado eu vejo padrinhos como pessoas BEM próximas, então não faz sentido isso de retribuir o convite pra madrinha (ainda mais de você é alguém que espera participação -eu não sou assim, meu time é ninguém me deve nada, eu que devo tudo). Nesse sentido, talvez seja melhor eles serem apenas convidados. Nem faz sentido serem padrinhos se não há proximidade.

Mas se quer um conselho de vida: ressignifique a palavra reciprocidade. As pessoas só dão o que tem e não necessariamente ela tem no mesmo nível que nós. Alem disso, somos prioridade apenas de cônjuge, pais e , em alguns casos filhos. No mais, as pessoas nos amam, mas cada um tem sua vida. Pra mim adulto é quem trabalha, serve, é forte e principalmente não enche o saco. Então se você pode dar mais que ela, fique feliz por você. Você é generosa e isso basta. Fique bem
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Fevereiro 2023 Roraima
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    EU não chamaria, ainda mais com o pensamento de achar que precisa retribuir convite, você não precisa! Se tentou ter contato várias vezes e viu que não é recíproco pra mim não faz sentido chamar
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, eu no seu lugar não chamaria. Claramente ela te chamou para não se indispor e acho que a situação ficou ainda pior. Não chame pessoas para retribuir, eu por exemplo sou madrinha de um casal que me dou super bem até hoje... mas nos desvinculamos um pouco, eles não fazem parte da minha história com meu noivo, eles irão como convidados somente.

• Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Março 2024 Bahia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, eu estando no seu lugar não chamaria sabe? Madrinha é uma posição muito importante no casamento, e esse lugar deve ser ocupado por pessoas que verdadeiramente nos ama, e verdadeiramente se importa com a gente. E o fato de ela ter te chamado não significa que deve retribuir, as pessoas tem momentos diferentes da vida, e se a amizade dela não tem feito mais sentido pra ti, se você não sente: cuidado, carinho, amizade por parte dela, porquê ter ela em uma posição que exige tudo isso?

• Responder
  • Aninha
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo Estado
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho melhor vc se desvencilhar desse sentimento unilateral, isso não dá certo em nenhum aspecto da nossa vida, amoroso, trabalho e tbm no de amizades. O q foi, foi, vc não é obrigada a chamá-la como madrinha pq vai só piorar as coisas, do mesmo jeito q vc sentiu q ela fez pra vc por dó, ela sentirá q vc fez por obrigação. Esquece td isso e bola pra frente, chame outras amigas, pessoas q realmente querem estar ao seu lado, pq é um momento de tanta alegria q não podemos deixar nada e ninguém estragar!!! Espero ter ajudado. Beijos!!

• Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que o melhor seja não incluir ela como madrinha, apenas como convidada normal. Não convide por educação, convide aquelas que efetivamente mantém uma relação com você e que também fazem questão da sua amizade!
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não convide. Ela já mostrou que o sentimento que nutre por ela não é recíproco. A vida é muito curta para perdermos tempo com quem não se importa com a gente. Sei que pode ficar ressentida mas, supere.
    • Responder
  • Clara
    Noiva Esperta Maio 2022 Rio de Janeiro
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Julianna,

Bem chata essa situação, ninguém deveria se sentir com uma amizade por pena.

Eu não chamaria ninguém de madrinha/padrinho por educação de retribuir, acho que se chama quem faz sentido na história do casal, se nem amiga de verdade ela parece ser, quem dirá madrinha. Se analisando sem ser pela amizade de vcs ela não tem nada a ver com a história do casal, não acho que tem que chamar.

Problema é dela que te chamou por pena, se for isso que passou na cabeça dela. Mas eu não colocaria alguém sem sentido nessa posição no meu casamento.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas