Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marilise
Noiva Novata Julho 2017 Distrito Federal

Dúvida sobre rito da coroação no casamento católico

Marilise, dia 15 de Janeiro de 2017 às 12:21 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 10

Bom, eu sou descendente de grego, mas minha família não deu continuidade as tradições da parte da família que é grega.

Meus avós se casaram na igreja ortodoxa grega e fizeram o Rito da Coroação, cheio de significado e que eu achei maravilhoso.

Meu casamento será realizado na igreja católica romana e eu queria saber se é possível realizar este rito na cerimônia católica? Ou o juiz de paz seria capaz de realizar?

Eu queria muito casar, assim como meus avós, na igreja ortodoxa, mas a família do meu noivo exigiu que fosse na igreja católica romana.

Alguém que conheça ou já foi ou até mesmo já fez este rito saberia tirar essa minha dúvida?

Desde já agradeço...

Foto para ilustrar.

rito da coroação

rito da coroação

10 Respostas

Última atividade por Marilise, dia 16 de Janeiro de 2017 às 17:35
  • Marilise
    Noiva Novata Julho 2017 Distrito Federal
    Marilise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas, muito obrigada pelas respostas. Eu vou atrás do juiz de paz para ver se consigo na cerimônia civil pelo menos. A igreja já esta paga então seria difícil mudar o local para uma ortodoxa. Complicado, mas pensamos só depois que fazemos rs Mas enfim, muito obrigada a todas.
    • Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal vou olhar sim! Meu casamento vai ter a cerimônia das areias.
    Meu Noivo é católico romano, mas eu não frequento a Igreja (ele sim, vai toda segunda-feira a missa).
    Eu queria um casamento no sítio! Sempre foi meu Sonho! Só q a Romana não casa fora da Igreja Smiley sad
    Eu conheci a Igreja Católica Anglicana e amei! O ritual é idêntico ao da Romana, essa que fui é aprovada pela Romana, ou seja, se eu casasse na Igreja seria válido , massssssss como vou casar no sítio a Romana não reconhece.
    Enfim, apesar das famílias serem contra, Graças a Deus meu Noivo entendeu e vamos casar no sítio. Eu acredito que Deus está em todos os lugares e eu acredito que serei abençoada sim!
    Espero que dê tudo certo para vocês, assim como deu pra mim 😍😘 além de poder casar no sítio, o Padre da Anglicana faz o ritual dá cerimônia das areias que acho super lindo Smiley love Beijos!!!!!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é! Achei extremamente interessante! Muito bom saber!!!

    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Agosto 2017 Distrito Federal
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é Nathalia, eu também achava que só de ser ortodoxa era aceito, aí recentemente fui assistir uma palestra sobre sacramentos e o Padres esclareceu isso pra gente. Pra ser aceito precisa ser necessáriamente consignatária do CONIC e a única ortodoxa que é consignatária, ou seja, que faz parte do CONIC é a de Antioquia que inclusive aqui em Brasília tem pouquíssimos templos.

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Até onde eu tenho noticia a Igreja ortodoxa reconhece, mas já que você falou vou procurar pesquisar sobre o assunto.

    Quanto ao valou do Sacramento, concordo plenamente com você. Sou católica e não me casaria em outra religião porque o rito pra mim é extremamente necessário.

    Mas no caso dos pais eu discordo. Quem tem que querer o sacramento são os noivos. Pedir o sacramento APENAS porque a família EXIGE e porque para a FAMÍLIA é importante eu sinceramente não acho legal. Vejo muita gente fazendo isso ( Não que seja o caso da Marilise pelo visto não é) e acho errado.

    Eu vejo o casamento como um sacramento e uma vocação. Só propuz isso pra ela, pra também encaixar algo que ela quer e que também é importante para ela.

    Quanto a isso de a igreja católica não reconhecer o casamento ortodoxo eu realmente vou olhar os links que voce disponibilizou pois quanto mais conhecimento melhor.

    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Agosto 2017 Distrito Federal
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nathalia, nem toda igreja ortodoxa tem o sacramento reconhecido na igreja católica romana. Apenas os sacramentos realizados nas igrejas que fazem parte do CONIC são reconhecidos. As igrejas que fazem parte do CONIC são apenas 5:

    Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR www.cnbb.org.br Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB www.ieab.org.br Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB www.luteranos.com.br Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia - ISOA www.igrejasirianortodoxa.com Igreja Presbiteriana Unida - IPU www.ipu.org.br

    Ps.: A ortodoxa grega, por exemplo, que é o caso da noivinha que criou o debate, não é reconhecida.

    Independente disso, os pais dos noivos provavelmente "exigiram" isso por serem católicos romanos e pra nós, ainda que seja realizado em uma das igrejas na qual o sacramento é aceito é importante seguir os ritos do sacramento católico romano, isso porque pra gente o sacramento tem um valor específico e de grande importância.

    Não conheço o ritual em questão, mas se tal ritual não ferir nenhum dos preceitos, princípios, mandamentos ou sacramentos da igreja católica pode ser que o Padre concorde com sua realização. Converse com o padre, leve as informações detalhadas sobre o Rito, motivação, como funciona, etc.

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Caso se interesse fiz um post explicando essas regras e o porquê delas 😊

    Só procurar no meu perfil
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, sinto te informar que esse ritual não faz parte do rito do matrimônio dá Igreja Católica Apostólica Romana. Conheço esse rito dá Igreja Católica Ortodoxa.
    Você pode conversar com o juiz pra saber se ele faz.
    Mas se quer um conselho de noivinha católica romana, o matrimônio dá igreja ortodoxa é reconhecido por Roma. Ou seja, o casamento é o mesmo! Então acho que vale a pena você conversar com seu noivo sobre casar na igreja católica ortodoxa para ter esse ritual (que acho lindo apesar de não saber o que significa - tai bora pesquisar).

    Quanto a família dele, bom não conheço, mas acho que exigir isso não cabe a eles mas a vocês. Se ele concordar, peça a ELE que explique isso (do casamento ser reconhecido por Roma) pra família dele e se imponha.

    Quando casamos temos que nos impor as famílias de origem pra que elas possam nos respeitar como família individual.
    • Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hum, acho difícil o Padre da Romana aceitar. Eles tem muitas regras, e nem pode casar mais fora da Igreja.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa nunca tinha ouvido falar sobre esse ritual noivinha, eu sou católica romana e com certeza digo que um padre não celebraria esse rito por não fazer parte dos ritos da igreja! Talvez um juiz de paz.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas