Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Super Noiva Novembro 2016 Paraná

Duvidas casamento civil

Tatiana, dia 19 de Agosto de 2016 às 09:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 15

Bom dia Meninas

Surgiu-me uma duvida, próxima semana vamos no cartório para dar entrada no casamento no civil. Solicitaram nossos documentos e que levássemos 2 testemunhas. Essas duas testemunhas são no caso padrinhos? Por que se não forem penso em levar minha sogra e meu sogro pra facilitar e agilizar o processo.

No dia que realmente será o casamento vou terque levar essas 2 testemunhas novamente ou posso levar os meus padrinhos

Esta pensando em pegar 2 casais para padrinhos no civil...

Gente alguém pode me ajudar??

15 Respostas

Última atividade por Menezes, dia 24 de Julho de 2019 às 11:38
  • Menezes
    Noiva Novata Setembro 2019 Santa Catarina
    Menezes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas, é duas testemunhas! Nao precisa ser os padrinhos, duas pessoas no dia da entrada da documentação, tanto faz o sexo, pode ser dois homens ou duas mulheres, sogra, sogro, irmao, amigo, tanto faz quem tiver disponível no dia da habilitação( entrega da documentação). Com Cpf e Rg. Espero ter contribuido.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fiz isso essa semana e sei direitinho, é o seguinte:

É OBRIGATÓRIO no casamento civil que 2 pessoas (quaisquer 2 pessoas, conhecidos só da noiva, só do noivo, do casal, 2 homens, 2 mulheres, um homem e uma mulher, tanto faz, sao 2 pessoas), que precisam assinar "testemunhando" que cvs estão se casando.

Isso não são os padrinhos, são as testemunhas. Muitas vezes a gente acaba chamando as testemunhas de padrinhos (eu e meu noivo chamamos nossas avós como duas testemunhas e falamos para elas que serão as madrinhas do civil), mas segundo a burocracia do cartório essas 2 pessoas são testemunhas.

É preciso que as 2 testemunhas estejam presentes no dia de dar entrada e também no dia do casamento. Se alguma testemunha tiver problema no dia, pode trocar, mas precisa de 2 testemunhas na entrada e no casamento.

No dia do casamento, além das 2 testemunhas, é possível que você tenha padrinhos de casamento, casais, ou não, outras pessoas - além das testemunhas - que também irão assinar o casamento civil de vocês, como padrinhos, mas isso é OPCIONAL.

Smiley smile bjos!

• Responder
  • Luciara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Luciara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Um dos padrinhos de cada lado tem que ir no dia da abertura do processo. No cartório eles nem falam padrinhos, se referem as pessoas como testemunhas.

• Responder
  • Roberta
    Noiva VIP Maio 2016 Rondônia
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii, as duas testemunhas levei um casal de padrinhos.. porque nosso casamento religioso com o civil junto (levei os papeis uns dias antes para o padre) Dai os padrinhos que eram as testemunhas assinaram em 1 lugar a mais, e depois levei este papel assinado para o cartorio novamente!

• Responder
  • C
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, que complicado, mas olha.. então antes de chamar as pessoas para irem, dá uma passada lá sozinha e se informa pra não ter viagem perdida.

• Responder
  • T
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tbm estava pensando em fazer assim pra agilizar. Esta faltando 3 meses do meu casamento e tenho que me agilizar com isso

• Responder
  • Lisiane
    Noiva VIP Setembro 2016 São Paulo
    Lisiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu caso levei meu sogro e um amigo do meu noivo no dia de marcar, pq tinham disponibilidade e moram perto do cartório.

Já para o dia do casamento será outro amigo do meu noivo e uma amiga minha. No cartório que vou me casar são apenas duas testemunhas para assinar e não precisam ser as mesmas que já foram, e decidimos que cada um escolheria uma.

• Responder
  • T
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai fica bom né. No meu caso iria levar amigos os meus sogros pra agilizar mesmo.

Por que meus padrinhos morram em outra cidade, e fica dificil eles virem pra ca só pra dar a entrada no cartorio

• Responder
  • T
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou ligar lá sim. Eles não gostam de passar as informações por telefone, e é o unico cartorio da cidade ai já viu né, fazem da gnt oque bem querem Smiley sad

• Responder
  • Ariane
    Noiva Esperta outubro 2016 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, não casei ainda, só dei a entrada, mas o cartório disse que não precisa ser as mesmas pessoas que vão assinar no dia do civil, confirmei 3 vezes essa informação e eles disseram que não precisava, que pode ser pessoas diferentes....por isso acho que varia de cartorio para cartório.

• Responder
  • C
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Flor, só dá uma ligada antes, porque tem cartório que não aceita os pais como testemunhas.

Precisa de duas no dia da abertura e no dia do casamento para assinatura.

• Responder
  • T
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Humm... intendi

Essa era a minha duvida. Pq agora pra abri o processo pensei em levar alguem pra agilizar né.

E no dia que realmente será o casamento no civil eu iria levar os padrinhos que escolhi.

Obrigada pela ajuda

• Responder
  • T
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mais no dia que foi o casamento no civil, vc teve que levar essas mesmas pessoas?

• Responder
  • Luciara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Luciara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando me casei no civil, levamos 02 testemunhas para abrir o processo: uma para mim e outro para o meu marido. No dia do casamento, as duas tiverem que ir novamente e levamos mais 02 pessoas, ficando assim 02 testemunhas para cada. Quem for com vocês abrir o processo, é obrigatório ir no dia do casamento. As outras duas pessoas você escolhe quem quiser.

• Responder
  • Ariane
    Noiva Esperta outubro 2016 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha,

no cartório aqui de Campinas, as duas testemunhas não necessariamente precisa ser algum dos padrinhos, pode ser qualquer pessoa.

levei meu irmão que será padrinho, e também levei minha sogra.

porém é bom pesquisar com o seu cartório, vai que é diferente..

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas