Mulheres maravilhosas,
Quando eu fiz esse debate https://www.casamentos.com.br/forum/r-s-v-p--t45089 senti que muitas ficaram com dúvidas, e para responder geral, sinto que a dúvida de uma pode ser a de outra que esqueceu de perguntar ou que pode pensar "legal essa dúvida" e no final não ver a resposta. Evitando esse tipo de coisa, resolvi responder aqui.
Vamos lá:
- O que é R.S.V.P.: nada mais nada menos que Confirmar presença, em francês Répondez S'il Vous Plaît, traduzindo - responda por favor.
- Se coloca no convite, geralmente em um papel pequeno, com os dados de contato de uma pessoa que se encarregue de anotar quem vai ou não vai, o "organizador do casamento". Pode ser o email e telefone dos noivos, dos pais dos noivos, dos padrinhos, dos assessores, wedding planner, da prima, da vizinha, cerimonialista... Com quem você combinar.
- Informações que se coloca no R.S.V.P.: Geralmente se coloca a data de até quando você quer que confirmem presença, o email (porque é um serviço gratuito), telefone e agradecimento.
- Pode colocar o R.S.V.P. no Save the Date? Bom, não é o comum, save the date é para a pessoa saber que nesta data será o evento, e o R.S.V.P. é para saber que é necessário confirmar se vai ou não, eles têm papeis diferentes. Porém, tudo nessa vida é adaptável!!
- Qual data colocar no R.S.V.P.? Costuma-se colocar entre um mês e 3 semanas, porque se as pessoas não confirmarem, o que é comum, é necessário fazer a confirmação ativa, a de ligar, enviar email, e ir atrás dos convidados para saber se eles vão. Quem faz isso?! Ou a pessoa de contato que está no R.S.V.P. ou os noivos, ou alguém de confiança.
- É necessário ter o monograma do casamento, ou seguir o padrão do convite? Não!! Pode apenas estar escrito, sem desenho nenhum!
Alguma outra pergunta flores?